Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retrofit para o gás r-22, alguem já fez?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Retrofit para o gás r-22, alguem já fez?

    Bom dia pessoal pesquisando uma solução para o problema que poderemos ter com a extinção do gás R-22, encontrei nesse link no site da dupont, um gás (R-438A) que é o possível substituto do nosso R-22.


    http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon99_br.html

    Gostaria de saber se alguém de vc´s amigos já teve contato e já utilizou esse gás..

    Abraço a todos

  • #2
    pelo que sei o substituto do R22 é R410 ok.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Douglas Daronch Ver Post
      Bom dia pessoal pesquisando uma solução para o problema que poderemos ter com a extinção do gás R-22, encontrei nesse link no site da dupont, um gás (R-438A) que é o possível substituto do nosso R-22.


      http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon99_br.html

      Gostaria de saber se alguém de vc´s amigos já teve contato e já utilizou esse gás..

      Abraço a todos
      esse gás não contem moléculas de cloro que é o que quebra a camada de ozonio sendo chamado ou é da família dos HFC

      http://www2.dupont.com/Refrigerants/...upont_mo99.pdf dá uma olhada nesse link explica direitinho o que é retrofit e como fazê-lo

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por jose silva de carvalho Ver Post
        pelo que sei o substituto do R22 é R410 ok.

        Então José... o que eu quis dizer é isso q o André falou.... sobre a substituição direta do R-22 por outro compatível sem ser necessário substitui o equipamento ou partes do sistema. entendeu? abraço




        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
        esse gás não contem moléculas de cloro que é o que quebra a camada de ozônio sendo chamado ou é da família dos HFC

        http://www2.dupont.com/Refrigerants/...upont_mo99.pdf dá uma olhada nesse link explica direitinho o que é retrofit e como fazê-lo

        Bom dia amigo Jairo.... então muito legal esse artigo que vc mandou, mas outra pergunta a vc Jairo.... vc já utilizou esse gás? qual foi a experiência?

        Abraço

        Comment


        • #5
          [QUOTE=Douglas Daronch;18269 Bom dia amigo Jairo.... então muito legal esse artigo que vc mandou, mas outra pergunta a vc Jairo.... vc já utilizou esse gás? qual foi a experiência?

          Abraço[/QUOTE]

          sim muito poucas vezes ..primeiro com os chamados blend´s depois com os halocarbonados (HFC) também poucas vezes em alguns casos tem que se substituir o elemento de expansão que no meu caso foi o capilar ..mas eu não faço a muito tempo por ter deixado a refrigeração doméstica e comercial de lado pra trabalhar só com split´s ...e geralmente trabalhei mais com inversão portanto quase não trabalho com R22 mais ...e me parece que o R 32 está em processo de homologação e certificação ..não sei pra quando,mas acho que é tendencia e gradativamente vai sendo introduzido no nosso pais ..tem que deixar os fabricantes faturarem um pouco mais com os 410 A da vida rsrsrs

          Comment


          • #6
            ola amigo o proceso e facil de ser feito...
            so que utilizo o MO29 da dupont gas 422D
            vc so precisa ficar atento que a pressao dele e serca de 10% menor que a do R22 ou seja se vc utiliza uma escala de pressao de cerca de 60psi tem q se colocar menos cerca de uns 53 psi ja e uma pressao boa...

            Comment


            • #7
              ola amigo o proceso e facil de ser feito...
              so que utilizo o MO29 da dupont gas 422D
              vc so precisa ficar atento que a pressao dele e serca de 10% menor que a do R22 ou seja se vc utiliza uma escala de pressao de cerca de 60psi tem q se colocar menos cerca de uns 53 psi ja e uma pressao boa...

              Comment


              • #8
                bom dia colegas, alguem pode me tirar uma duvida? sobre um aparelho que vazou fluido R22, a bomba de vacuo elimina os residuos desse fluido no sistema? pois quero colocar todo gas novo, pois acredito que o fluido atual ja esteja contaminado

                Comment


                • #9
                  Novo Substituto do R22

                  Bom dia.

                  Trabalho na empresa Refrigeração Capital, no Rio Grande do Sul.
                  Trabalho com insumos para refrigeração, Hoje possuímos o YH222, gás substituto do R22. É o gás que não agride a camada de ozônio, e é compátivel com todos os tipos de óleo.
                  Envie seus cotatos para meu email: rober@rcapital.com.br , que enviarei mais informações.

                  Comment


                  • #10
                    São muitos hoje os gases q substituem o R-22 são eles: O MO99 - MO79 - MO29 - YH222!
                    Edivando Araujo

                    Comment


                    • #11
                      Porém pelo que estava vendo, cada um em uma situação. Por exemplo, o MO99 é indicado para retrofit em equipamentos até 5TR. Nos mais robustos acima de 5TR vc usaria ja o MO79.
                      Edivando Araujo

                      Comment


                      • #12
                        Na Polipartes está custando 899,00 a garrafa com 11kg. MO99 é apenas o nome q a dupont escolheu pra chamar o R438A
                        Edivando Araujo

                        Comment


                        • #13
                          o retrofit começou a ser falado a uns 20 anos atás ...em grandes sistemas principalmente aqueles que operavam com o R 11 ..daí começou a ser pensar nos blends( misturas) usando os mesmos cfc´s mas misturados em proporções alguns casos teriam que regular as valvulas na época as chamadas tixas e trocar capilares e ter uma atenção no super aquecimento pois em alguns casos a pressão variava tanto pra cima como pra baixo alguns poucos psi´s ,mas variava.. ..o óleo continuava sendo o mesmo o mineral na minha época o famoso capella da texaco...talvez em algum caso completar...até hoje eu não fiz muitos retrofit´s ..participei de alguns ...atualmente tem tabelas e procedimentos por capacidades e caraterísticas operacionais de todos os fabricantes conhecidos ..enfatizando que continuam sendo blend´s misturas geralmente usa-se o mesmo oleo e elemento de expansão.com a homologação aqui no brasil do R 32 a coisa vai se estabilizar daqui uns 20 anos...no japão esses gases deixaram de serem usados a uns 15 anos ou mais pelo menos.mas vale a discussão e informações são e serão sempre bem vindas .

                          se o pessoal tiver paciencia independentemente do gás utilizado e faixa de operação para esse fim no link que postei tem o passo a passo pormenorizado com todas as situações e cenários.abraço

                          Comment


                          • #14
                            Boa tarde , o substituto para o R22 é o isceon M059 ( R-417A) , o mesmo pode ser utilizado em equipamentos de até 5TR, a temperatura de evaporação é bem semelhante e a troca não necessita a troca do óleo do equipamento. A carga é em media de 5% menos na quantidade de fluido e o rendimento é melhor. A pressão de trabalho e de em média 60% do r22( varia de acordo com o superaquecimento). Para equipamentos de maior capacidade é utilizado o 407c é necessário observar o tipo de lubrificante, o 407c é compatível somente com o poliol éster (POE).
                            Att,
                            Junior Freitas
                            (051) 9401-4370

                            Comment


                            • #15
                              Pessoal bom dia!!
                              Somos uma loja de venda de equipamentos, peças e gás para ar condicionado.
                              Vendemos muito o YH222 substituto da R22, porém hoje um instalador q havia comprado um YH222 retornou dizendo que o gás não está gelando.
                              Por favor, alguém já teve algum problema com o gás YH222? Segundo ele uso a botija de ponta cabeça e tudo mais correto.
                              Abraços.

                              Comment

                              Working...
                              X