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Dúvidas com o funcionamento do motor ventilador de unidades evaporadoras em Splits.

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  • Dúvidas com o funcionamento do motor ventilador de unidades evaporadoras em Splits.

    Amigos!
    Recentemente me deparei com um ar Split 12.000 York , facilmente verifiquei defeito na placa elet. principal , tentei com muitos fornecedores , não tive sucesso para conseguir a placa original , então , me foi sugerido por uma loja de componentes para refrigeração a instalação de uma placa universal , porém , a universal tem os pinos de ligação para a ventilação semelhantemente a ligação de um ventilador convencional de um ar de janela . com um pino para cada velocidade . Os ventiladores das evap. são diferentes em suas ligações , há "dois" chicotes com tres cabinhos cada , o principal ( vermelho, preto, branco) liga o ventilador normalmente se ligar um capacitor de 1,5uf nos cabos vermelho e branco , o ventilador funciona na velocidade máxima , acredito que os outros cabinhos sejam pra redução da velocidade , mas não consegui uma combinação que funcione . alguém tem alguma dica pra fazer esse ar funcionar com as velocidade de ventilação corretas usando essas placas universais que estão sendo vendidas por aí .
    Alguém sabe indicar alguém que conserte placas eletronicas originais ?
    Serei muito agradecido.

  • #2
    É Daniel, já enfrentei um desse!
    Se conseguir um eletronico que tenha boa vontade ele pode consertar para voce.
    O ventilador é controlado por pulsos vindos de um micro (ou um CI - PIC, circuito integrado programável) acoplado por um acoplador ótico que aplica esse sinal num TRIAC (um tipo de transistor de potencia, usado nos inverter, nesse caso é parecido com um transistor comum) e daí para o motor. Os tres cabos mais finos servem de referencia (tacometro) para o PIC, tem um positivo, negativo (5volts) e o referencia da velocidade.
    Concluindo: motor vira fora do circuito, pode usar um dimer -220v - e um capacitor para testar; capacitor (10mf) está em condições, solda com mau contato no "pé" dos terminais do capacitor e dos "chicotes" do motor e tacometro, testar voltagem de entrada no TRIAC, um terminal vem do acoplador ótico (gate - gatilho) e outro saída para o motor, entre uma fase do motor e entrada do TRIAC deve ter 220v; os cabos mais finos (tacometro) dá para testar, alimentar com 5v, com polarização correta, pondo o motor para virar, o cabo que sobra é o de referencia e medir com um voltimetro em escala de milivolts se há deflexão na escala e variação da mesma quando o motor é segurado ou freado para uma velocidade menor (pode ser usado um dimer - 220v) então o conjunto do motor está perfeito.
    A função deste circuito (tacometro) não se limita na ventilação, mas como na segurança num todo, em conjunto com o sensor de congelamento o aparelho de ar condicionado não parte o motor do compressor.
    Last edited by skinkas; 19/03/12, 15:38.

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    • #3
      Se o motor estiver totalmente parado sem funcionar, o que eu vou falar não serve (no caso da placa velha), agora se ele não altera a velocidade quando se da os comandos pelo CR e o CR esta bom, pode ser que a memoria esteja corrompida ai vc teria que ter um gravador de memoria e uma memoria de um aparelho bom, talves resolveria,mais para quem não tem muito conhecimento é bem complicado.

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      • #4
        É pessoal , sou grato pela resposta e interesse , é uma ligação complicada para se fazer sem aúxilio de um técnico em eletrônica , minha área não é essa , sou técnico em refrigeração há anos , sei que a eletronica veio para melhorar o nosso setor ,mas tem nos complicado um pouco , vou fazer um curso básico em eletronica para ter o principio da eletronica na cabeça aí fica mais facil . Esses motores vieram pra ficar e problemas com placas também . Quando me deparo com um problema assim , sinto saudade da boa e velha chave seletora .hahahaha ! Mas valeu . consegui um técnico eletronico em Porto Alegre que conserta as placas . Deve resolver meu problema. Obrigado.

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        • #5
          Ligação com Placa Universal

          Boa tarde a todos. Alô Daniel! Estou passando exatamente pela mesma situação que você enfrentou com o ar condicionado York. No meu caso, o ar condicionado é da Komeco mas a descrição que você fez é a mesma: são dois chicotes de três fios que controlam o motor ventilador. Mas não tive sucesso para acionar o motor ventilador, já o compressor funcionou normalmente. Você poderia me explicar com mais detalhes como funciona a adaptação do capacitor? Esse capacitor não está montado junto com a placa universal? Tem que adquirir em separado e ligar entre os fios vermelho e branco, isso mesmo? Como posso fazer para conseguir que o motor funcione? (mesmo que sempre em uma única velocidade). Olha só, depois que instalei a placa universal, deixei o ar ligado sem o funcionamento do ventilador por umas 2 horas e criou um monte de gelo, será que danifiquei alguma coisa no ar condicionado? Agradeço muito qualquer ajuda! Um abraço.

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          • #6
            gelo na evaporadora

            Helvio,
            boa pergunta!
            O excesso de gelo é pela falta de circulação de ar na evaporadora, óbvio.
            Pode ter encharcado o motor do compressor de fluido ou gás em forma de líquido, isso poderá reduzir um pouco a vida útil do compressor por vários motivos ou na melhor hipótese nada ter acontecido, depois que voce fizer o ventilador funcionar, tudo voltará ao normal. Dica: faça a máquina funcionar um pouco até ela desfazer a mistura de gás líquido com o óleo (trinta segundos) e desligue até voce consertar.
            Referente a placa será necessário um bom técnico em eletrônica, a velocidade deste ventilador é controlada pelo micro que comanda outras peças em relação (comparação) a leitura de sensores (temperatura da evaporadora), resultando na variação de velocidade (no caso auto).
            Em relação dos cabos de ligação eu já comentei em outro tópico.
            Last edited by skinkas; 16/05/12, 18:09.

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            • #7
              Adaptação de Evaporadora - Springer

              Ok skinkas! Obrigado pela dica. Coloquei o ar em funcionamento por 30s conforme orientado e acredito que está tudo bem, apesar do ventilador não funcionar, percebi que saiu o ar frio vindo do compressor então acho que está tudo preservado. Aproveito para saber tua opinião sobre a retirada completa desta evaporadora e a instalação de um evaporadora nova da Springer porém mantendo o compressor Komeco. É possível realizar esta adaptação? Teria alguma restrição? Mais um vez fico muito grato. Abraços!

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              • #8
                Helvio,
                com o tempo de experiencia, e sendo brasileiro, se as partes em questão forem compatíveis, digo, se tiverem a mesma capacidade, os aparelhos de ar condicionado são farinha de mesmo saco, só muda de nome, pois se a condessadora tiver apenas o motor do compressor e o ventilador, portanto se a corrente elétrica estiver dentro das especificações de ambos, voce pode casear ou juntar essas raças que vai funcionar, a diferença tá nessas benditas placa eletronica que servem para acionar a parte externa, eu disse se tiver somente os dois motores, se tiver algo mais como sensor de temperatura para a parte externa ou etc. aí não dá, pois o micro pode bloquear o funcionamento causando erro, se a parte externa for reversa acredito que de para conciliar, é só ligar os cabos do motor do compressor ( não esqueça que os controles remotos não são compatíveis).
                Last edited by skinkas; 26/05/12, 18:54.

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                • #9
                  A placa universal te da a opção de controle de velocidade da evaporadora,se dá já pensou que ela pode estar com defeito se vc colocar um multímetro nas saídas elas tem que te dar valor de tenção se não derem esta com defeito a outra saída original é para verificar defeito no motor do ventilador por exeplo turbina quebrada ou travada.

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                  • #10
                    sem duvida vc deve trocar a placa por uma original,pois o york nao aceita a placa universal se nao fazer adaptacao.paz!!!!!!

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                    • #11
                      qual capacitor e potência que se usa no ventilador de ar split 9000

                      Oi Skinkas ou alguem que sabe, estou com uma unidade interna do ar condicionado split electrolux 9000, que o capacitor esta queimado, e ninguem sabe me informar qual capacitor para reposicao. troquei a placa que estava queimada pela universal, o motor do ventilador funciona com um impulso manual e ele entra em funcionamento, E assim preciso de um capacitor para que o ventilador funcione sozinho ao ser ligado o ar. Por favor qual capacitor que devo colocar para voltar a funcionar o ventilador quando ligado o ar? seja somente em uma velocidade ja esta bom.
                      aguardo, obrigado

                      Postado originalmente por skinkas Ver Post
                      É Daniel, já enfrentei um desse!
                      Se conseguir um eletronico que tenha boa vontade ele pode consertar para voce.
                      O ventilador é controlado por pulsos vindos de um micro (ou um CI - PIC, circuito integrado programável) acoplado por um acoplador ótico que aplica esse sinal num TRIAC (um tipo de transistor de potencia, usado nos inverter, nesse caso é parecido com um transistor comum) e daí para o motor. Os tres cabos mais finos servem de referencia (tacometro) para o PIC, tem um positivo, negativo (5volts) e o referencia da velocidade.
                      Concluindo: motor vira fora do circuito, pode usar um dimer -220v - e um capacitor para testar; capacitor (10mf) está em condições, solda com mau contato no "pé" dos terminais do capacitor e dos "chicotes" do motor e tacometro, testar voltagem de entrada no TRIAC, um terminal vem do acoplador ótico (gate - gatilho) e outro saída para o motor, entre uma fase do motor e entrada do TRIAC deve ter 220v; os cabos mais finos (tacometro) dá para testar, alimentar com 5v, com polarização correta, pondo o motor para virar, o cabo que sobra é o de referencia e medir com um voltimetro em escala de milivolts se há deflexão na escala e variação da mesma quando o motor é segurado ou freado para uma velocidade menor (pode ser usado um dimer - 220v) então o conjunto do motor está perfeito.
                      A função deste circuito (tacometro) não se limita na ventilação, mas como na segurança num todo, em conjunto com o sensor de congelamento o aparelho de ar condicionado não parte o motor do compressor.

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                      • #12
                        qual capacitor e potência que se usa no ventilador de ar split 9000btus

                        Oi Skinkas ou alguem que sabe, estou com uma unidade interna do ar condicionado split electrolux 9000, que o capacitor esta queimado, e ninguem sabe me informar qual capacitor para reposicao. troquei a placa que estava queimada pela universal, o motor do ventilador funciona com um impulso manual e ele entra em funcionamento, E assim preciso de um capacitor para que o ventilador funcione sozinho ao ser ligado o ar. Por favor qual capacitor que devo colocar para voltar a funcionar o ventilador quando ligado o ar? seja somente em uma velocidade ja esta bom.
                        aguardo, obrigado

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                        • #13
                          INVERTER - site: Centralar.com.br

                          NÃO COMPRE AR CONDICIONADO INVERTER NO SITE "CENTRALAR.COM.BR". HOJE SÃO 19/11/12, COMPREI UM EM 18/10/12 COM PREVISÃO DE ENTREGA EM 09/11/12. PASSADO 10 DIAS DE ATRASO JÁ ABRI 05 SACs E EM NENHUM MOMENTO A EMPRESA SE PRONUNCIA DE QUANDO VAI ENTREGAR.
                          É ROUBADA!

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                          • #14
                            capacitor da fan interna ou evaporadora

                            CRIS AR REFRI

                            Use um com 2,2 microfarads por 400volts.
                            Tem capacitores de diversos tamanhos e materiais, mas com a mesma capacidade, antes de comprar verefique se vai caber no lugar, procure adquirir um igual e não precisa ser original, digo da mesma marca, procure os nacionais.


                            SKINKAS.

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                            • #15
                              É Daniel. Já passei por isso várias vezes.
                              O jeito é deixar só em uma velocidade mesmo.

                              Hélvio, respondendo a sua dúvida, você deve fazer a seguinte ligação:

                              Tem dois chicotes de fios que saem do motor do ventilador. Um com tres fios brancos e outro com 3 cores de fio sendo Branco - Vermelho e Preto.
                              O de fios brancos você esquece.
                              Você deve pegar este chicote de fios coloridos e ligar o branco e vermelho no capacitor (1,5mF) (você pode tirá-lo da placa com defeito) e fazer uma ponte do vermelho até no neutro. O fio preto que sobrar você liga em uma das velocidades da placa universal. Lembrando que se você conecta-la no LOW, o FAN no controle deverá ficar apenas no mínimo.

                              Espero ter ajudado.
                              Forte abraço.
                              Diego.

                              www.climaelectric.com.br

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