Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tornar-se Instaldor de Ar Split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Prezado Marcio Paco

    Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

    Relatei sobre minhas experiências, mas não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

    Por gentileza vá até lá e leia, assim vais saber sobre minha experiência e objetivo.

    Grato pela colaboração e bons negócios!

    Abraços!

    Comment


    • #32
      Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
      Orlando Frannco,
      Em primeiro lugar parabéns por buscar informações, acho que isso é um passo muito importante para que os nossos projetos saiam a contento.
      Fico realmente feliz em ver pessoas conscientes em investir em ferramentas, isso é muito importante, quanto aos cursos... aqui em SP quem tem uma ótima estrutura é o SENAI aí no RIO certamente não é diferente, se não estou enganado os cursos rápidos do SENAI custam a partir de R$ 1300,00 ...através dos conhecimentos adquiridos no curso você mesmo conseguirá responder seus questionamentos quanto a quais ferramentas deverá comprar e quanto isso vai lhe custar, de ferramentas básicas, cortador de tubos, flangeadora de preferência excêntrica, bomba de vácuo duplo estágio, martelete, brocas, serra copo diamantada, um torquímetro, conjunto de chaves de fenda, phillips etc... conjunto de alicates, conjunto para curvar tubulação (tube bender), detector de vazamentos eletrônico, conjunto manifold lembrando que gases diferentes requerem manifolds específicos, alicate amperímetro, termômetros, escada... e por aí vai...e claro um carro ideal para se locomover e carregar seus equipamentos... quanto ao material existem as distribuidoras... aqui em SP a tubulação de cobre é vendida em panquecas como eles chamam de 15 metros cada... então isso também é um investimento... pois existem diversas bitolas... 1.4 3.8 1.2 5.8 3.4 os gases refrigerantes são vendidos em botijões ou seja também é necessário um investimento nesse sentido... e por aí vai... como te disse o curso vai lhe direcionar para o caminho certo... Antes das ferramentas pense seriamente no Senai ok ! Não esqueça de se formalizar e emitir nota tudo como manda a lei ok !

      Quanto aos valores, isso depende do local onde se pretende atuar, aqui em SP eu por exemplo não posso cobrar R$ 250,00 R$ 300... o meu gasto com combustível, estacionamento, pedágio é alto...
      Lembre-se que atendimentos posteriores ao da instalação diminuirá seu lucro drasticamente... lembre-se o cliente tem direito a garantia !

      Ajudante eu levo em todas as montagens por mais simples que seja.

      Quanto aos valores de materiais, isso deve mudar de estado pra estado então acredito que a melhor forma seria pesquisar em distribuidoras aí do RIO... lembrando que mesmo que se gaste 2 ou 3 metros na instalação vai ter que investir em 15 metros e ir usando esta tubulação em suas futuras instalações... então é necessário um investimento inicial !

      Quanto se paga a um ajudante depende de quem é o ajudante rs... seu filho, irmão, primo... ou se vai contratar alguém, registrar, formalizar...etc... isso realmente depende muito ok !

      No fim das contas quanto se ganha ?

      Instalando splits R$ 7,000 acho utopia a princípio... não sei no RIO de repente são mercados diferentes... é um mercado relativamente sazonal, no verão o telefone não para, no inverno esquecem que você existe... é uma escalada, se você fizer a primeira instalação bem feita, for um bom profisisonal, ter uma boa oratória etc etc etc... esse cliente indica pro próximo, o zelador pega o seu cartão indica pro vizinho e a coisa começa a fluir... porém isso vai depender da qualidade do seu serviço e tudo no Brasil demanda tempo, trabalho, preparo e quem sabe sorte ... então tem instalador com anos de estrada ganhando R$ 7,000, R$8,000 R$ 10,000 que seja... mais pra começar é bem difícil... acho que isso é como os garotos enxergam o Neymar da vida... o garoto jogando bola na terra e vendo o Neymar lá no Barcelona... é um exemplo... começar aqui no Brasil é difícil....

      Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma e espero que os amigos com mais experiência do fórum possa te ajudar, seja bem vindo e vamos trocando informações...
      Abraço
      Erik
      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      prezado orlando ...não existe receita ou formula mágica ..talvez exista o que os homens chamam de sorte e outros planejamento ,organização,disciplina,foco,desafios,gestão,empre endedorismo,arrojo,riscos,e muito mas muito trabalho... ...qual seria então "o jeito certo"? ...no meu caso talvez eu tenha tido "sorte" nasci no ano de 1953 ...em 1958 meu pai mais 3 tios,fundaram os "irmãos araujo " nome de fantasia "oficina do xuxu" rsrs ..enrolamento de motores,instalações elétricas, ,eletrificação urbana e rural,refrigeração doméstica comercial e residencial,eletrodomésticos,etc...quadros de comando e acionamento,etc

      sempre cursei bons colégios ,saí da minha cidade em 1969 para o "científico" fui estudar em outra cidade ...e logicamente não sabia o que eu queria ...me envolvi profundamente com as drogas, o movimento comunista ,o sexo e o rock´n roll ...história parecida e conhecida de milhares de jovens da minha geração que é chamada de "a geração perdida "..três faculdades todas deixadas precocemente por terminar ,nenhum diploma...duas over doses ..a ultima eu "morri"...enfim resumindo voltei pra minha cidade com uma mão na frente outra atrás ..perdi perdão pro meu pai resposta do velho : " eu não tenho que te perdoar coisa alguma,vc não fez nada ,pra mim vc saiu de casa pra dar uma volta e tá voltando hoje " e me abraçou ...daí começei a frequentar a oficina deles isso em 1982 e não parei mais ...aconteceu comigo o que pré suponho que tenha acontecido diferentemente ao colega que postou

      as ferramentas eu e os colegas podemos te passar (já te passei o básico) o resto vc faz empiricamente por tentativa e erro (esse é o jeito mais difícil e doloroso,pra vc e pro cliente) ou fazendo cursos tipo o do senai que no brasil seria referencia ...um investimento ...ou trabalhar ou conhecer algum mentor ...se vc tem alguma base umas semanas com alguém mais experiente ,que te mostre todas as fases,as dificuldades,facilidades etc ...nosso colega ar de bauru ficou tres dias aqui comigo ...visitamos algumas obras em todas as sua fases ...ele não trabalhou nem desmontou ou montou alguma coisa ,mas viu desmontado,viu montar,viu pré instalado e instalado,etc a unica coisa é que fiz ele fazer soldar tubos de cobre ,com maçarico portátil e a oxigenio /glp...rsrsrs

      quando o eduardo falou em aprender a soldar ,é tão simples ,que em poucas horas o nosso amigo de baurú tava soldando maravilhosamente ...tenho certeza que vc também aprenderia com uma mão atrás meu caro EDÚ ..quando vc estiver fazendo o curso e entrar na parte da solda vc vai ver ..claro que tem os procedimentos de segurança ,como passar o nitrogenio durante a solda,depois limpar internamente a tubulação soldada etc..

      dei meu depoimento de vida pessoal pra que o colega entenda que eu tive o que chamam de "sorte" com uma boa base teórica e a melhor escola da região na prática ...em todos os estágios e processos não só dentro da refrigeração como em todo universo da eletro mecanica..desde seu acionamento ,como operação...

      sei que não é fácil ...mas vc tem que conhecer logicamente e sobretudo amar o que vc está fazendo...espero que os colegas deem sua contribuição ao colega ..e sobre despesas/capital de giro/lucro ..o que eu tenho a dizer é que o colega vai e tem que percorrer esse caminho que na maioria da vezes é meio longo ..vai depender de uma equipe azeitada,treinada,comprometida,qualificada,e só o tempo vai te dar essa oportunidade ..o começo é mais difícil pois demanda se informar,qualificar profissionalmente pelo conhecimento e experiencia ,se conhecer como pessoa,conhecer o mercado,ser visionário,planejar,se organizar pra atingir metas,vencer desafios.mas não é impossível e se vc gostar é muito mas muito prazeroso e gratificante ...boa sorte um grande abraço jairo
      Prezado Erik Nava e Jairo Bertoni

      Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

      Relatei sobre minhas experiências, mas não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

      Por gentileza vão até lá e leiam, assim haverão saber sobre minha experiência e objetivo.

      Grato pela colaboração e bons negócios!

      Abraços!

      Orlando Frannco
      Last edited by orlando frannco; 18/06/13, 00:55.

      Comment


      • #33
        olha orlando...o caminho vc conhece ..vc trilhou por ele...acho que sinceramente vc está equivocado sobre as dificuldades e desafios se posso dizer assim ..vc vai encontrá-los na mesma proporção ou até maiores em qualquer profissão que vc escolher..sei que vc sabe disso..tudo tem prós e contras ... claro que pelo que vc descreveu sobre sua experiencia profissional as dificuldades e facilidades com o tipo de prestação de serviço que vc atuava e as ferramentas usadas para tal fim seriam a princípio mais caras,mais complicadas de se manter e manusear ..do que as ferramentas de instalação que estariam na categoria das portáteis..que seriam consideradas "móveis " tendo que se levar pra uma instalação ...

        enfim na minha visão,qual seria a principal dificuldade então as dificuldades além da que vc teria que seria se especializar de uma forma correta,e que mesmo vc fazendo um bom curso,isso dificilmente te daria a experiencia necessária pra abrir e gerir um novo negócio,que não só demandaria o conhecimento em gestão mas que vc teria que ter o famoso "pulo do gato' que os mais sofisticados chamam de "expertise"..coisa que percebemos que vc tem de sobra na sua profissão ..sobre a maneira de se comportar,argumentar,dar orçamentos inteligíveis e bem explícitos,a gente viu que vc tem e vc mesmo confessou isso.. o que eu acho e sinto na verdade é que vc teria um problema "que todos nós" atualmente enfrentamos,o grande problema ou problema maior na nossa profissão ..o material humano,as pessoas...formar sua equipe ...

        não vou te dizer que é impossível ou impraticável..longe disso..muito pelo contrário..existem pessoas que nasceram pra enfrentar esses tipos de situações e se tornaram vencedores e bem sucedidos,"virando a mesa" onde quase todos agiam com um certo cetismo e desconfiança do exito daquela ideia

        pra vc cumprir com seus compromissos vc vai depender de pessoas..pra vc prometer uma entrega de serviço vc tem que ter gente comprometida com sua empresa e com a verdade e com a responsabilidade .. hoje estamos em falta de gente com esse perfil infelizmente ...estamos numa entre safra humana de moralidade e ética...o reverso do que acontecia com seu ex patrão ..vc era comprometido ..vestia a camisa e não tinha respaldo e era o saco de pancada e bode expiatório da incompetência e má gestão...mas pode colocar isso no reverso do espelho... vc ser um excelente gestor,etico organizado,competente,honesto,ciente e cumpridor dos compromissos,v teria que ter uma infra e material humano, uma equipe que te dê o devido respaldo,que não deixe a "peteca" cair ..esse é um caminho meio duro e difícil ..mas como disse não é impossível e nem impraticável ...e quem sabe seja mais fácil do que estou colocando...e espero que seja ...o que vc precisar e estiver no nosso alcance e limite estamos aqui,é só postar boa sorte um grande abraço jairo

        Comment


        • #34
          Obrigado pelo seu retorno aqui Orlando, e se optar em iniciar no ramo da refrigeração seja bem vindo ! saiba que aqui encontrará pessoas realmente dispostas a ajudar, pois queremos o mercado bem qualificado e pela sua história estou certo que você vai contribuir pra que isso aconteça !

          Em meados de 2005 desembarquei no Japão, um país com uma cultura completamente diferente da nossa, o povo, o idioma, os costumes, moeda corrente... etc etc etc... enfim era um novo mundo e um novo desafio pra mim.
          Os estrangeiros são contratados por empreiteiras em sua maioria e chegam lá com o serviço e a moradia já definidos, me lembro que na época a empreiteira oferecia o apartamento já com fogão, geladeira, uma pequena mesa e máquina de lavar... no apartamento já tinha chuveiro, ofurô e armários embutidos... cheguei juntamente com a minha esposa em julho... bem próximo do auge do verão que é em agosto... me lembro como se fosse hoje que a sensação de calor é a mesma de quando se abre um forno quando se está assando algo e vem aquele vapor quente em nosso rosto... é mais ou menos assim 24h não tem uma brisa pra refrescar... é tomar banho, sair do chuveiro e já estar suando novamente... fizemos amizades com alguns brasileiros na fábrica onde trabalhávamos e uma moça estava de malas prontas para voltar para o Brasil e me ofereceu o ar condicionado que ela havia comprado alguns anos atrás... eu passava em frente a pequenas lojas, assistências técnicas mais como mal sabia falar obrigado em japonês não dava pra pedir um orçamento de instalação/desinstalação ... foi meio que na base da cara de pau que pedi ajuda a amigos veteranos na fábrica que ensinaram a frase para perguntar o orçamento... anotei, criei coragem e entrei na tal assistência técnica... falei meio engasgando a frase... o japonês nem pestanejou e disse que só a instalação era 20.000 vinte mil yenes... algo como 200 dólares... achei um absurdo e claro estava fora do meu orçamento... fui até a casa dessa amiga pra desinstalar o aparelho... e não tinha a mínima noção de como recolher o gás... resultado: com uma chave inglesa abri as porcas na condensadora, foi gás pra todo lado... pra retirar a tubulação acabei rompendo a tubulação de cobre... enfim um desastre... levei a condensadora e a evaporadora pra casa empurrando a bicicleta... enfim desastre total... por fim achei que o aparelho fosse lixo por que tinha danificado a tubulação, e o fim do aparelho foi o lixo mesmo... coitada da nossa amiga que deu um ar condicionado e o fim dele não foi dos melhores... não fizemos bom uso do aparelho... passou o verão, entrou o inverno também muito rigoroso, já tinha feito as primeiras economias e resolvi junto com minha esposa que nosso sofrimento iria ter um fim... já dominando alguma coisa do idioma pois estudava todos os dias pois queria me comunicar de qualquer forma... fomos a uma loja de departamentos um home center como chamam por lá e compramos o nosso primeiro aparelho split... algo como 500 dólares já com a instalação incluída, maravilha acabava ali o nosso sofrimento, era um panasonic quente e frio não inverter ... nem sabia o que era isso na época rs... marcado o dia chegou o instalador já levando nosso aparelho, pediu licença, entrou, conferiu o lugar da instalação, forrou tudo, entrou com as ferramentas, instalou, ligou uma bombinha barulhenta que eu fiquei curioso em saber o que era mais meu limitado vocabulário a época não me permitiu... terminada a instalação ele tentou nos explicar o funcionamento do aparelho em vão... assinamos um papel cheio de kanjis... e ele foi embora... fomos apertando os botões, liga, desliga, velocidade do fan, quente, frio... e pronto tinhamos um conforto térmico em nosso lar...
          Trabalhamos algum tempo nesta região... nosso trabalho era em componentes eletrônicos e o setor de auto peças estava mais promissor... mais horas extras, melhores salários e nos mudamos... como nosso novo apartamento já tinha ar condicionado acabamos deixando para trás nosso estimado aparelho... pro nosso azar, pois o aparelho que herdamos... era usado, um fujitsu em má estado de conservação... que nos deixou na mão logo no início do verão... só que nessa região que nos mudamos havia um brasileiro que tinha fama de bom instalador de ar condicionado... pra nossa alegria pois a comunicação em nosso idioma natal é 100%... liguei pro infeliz que me deixou esperando sábado o dia todo, domingo o dia todo e só apareceu no sábado da outra semana pra dar o diagnóstico, meu aparelho estava condenado... como no Japão é normal jogar os eletrodomésticos no lixo não pensamos duas vezes ... compramos um aparelho novo e combinamos a instalação com este brasileiro que cobrava 100 dólares a instalação... novo chá de cadeira por 2 finais de semana seguidos... nisso já estávamos há um mês passando calor... e que calor... até que ele resolveu dar o ar da graça pra instalar nosso novo aparelho, fui perguntando pra que serve essa bomba, o cortador de tubos, a flangeadora... o manifold... etc etc etc... resolvi que iria fazer daquilo a minha nova segunda fonte de renda... sim como falo inglês intermediário eu comprava produtos na china e revendia para os brasileiros, som de carro, gps... etc... peguei o dinheirinho do caixa 2 comprei algumas ferramentas, mais faltava uma cobaia.... sim meu conhecimento técnico se resumia a assistir 2 instalações e uns 3 vídeos do youtube... além do meu assistente pessoal google... desinstalei meu ar condicionado... recolhi o gás... tirei a tubulação, refiz as flanges... desmontei evaporadora, lavei tudo montei novamente... vácuo... coloquei na tomada e FUNCIONOU... a partir daí fui divulgando na fábrica e fiz acho que quase uma dezena de instalações e desinstalações de graça, claro que alertando os amigos que eu estava em experiência... descobri uma loja de ferramentas, fui comprando aos poucos... conhecendo o gerente da loja nesse estágio eu já me comunicava razoavelmente bem no idioma Japonês... a prática, os erros, a vontade de aprender... pesquisar horas e horas na internet... e por fim a amizade que fiz com um brasileiro que cresceu no Japão e ia comigo a lojas especializadas, fazia a tradução de explicações... ia junto a palestras... e ele sempre traduzindo... ele era a minha ponte com a engenharia da Daikin, Fujitsu, Mitsubishi, etc... sem ele eu não teria crescido tecnicamente... foram anos e anos instalando em diversos estados do Japão... Gifu, Aichi, Mie, Shiga... atendendo a comunidade brasileira e mais ou menos 10% da minha demanda era de japoneses, detalhe que muitos japoneses não aceitam estrangeiros prestando serviço em sua residência, mais fui fazendo amizades na fábrica, um ia indicando aqui outro ali e consegui ir quebrando algumas barreiras...observando como as assistências funcionam, o suporte que as fábricas dão aos instaladores, sejam eles credenciados ou não, pois os instaladores podem agregar valor ao produto com uma instalação bem feita, ou difamar a marca se o produto for mal instalado, agradeço a Deus a oportunidade que eu tive em estar no berço da tecnologia... vim para o Brasil a passeio em 1 de outubro de 2012... em parceria com um primo que também é prestador de serviços mais no ramo da segurança eletrônica, coloquei anúncios na internet e a coisa fluiu bem, apareceram diversas instalações, fiz boas amizades, visitei fornecedores e pude observar como as coisas funcionam por aqui... retornei ao Japão no dia 15 de dezembro, fique lá 3 meses para investir em mais ferramentas, resolver pendências por lá e em março deste ano 2013 retornei de vez ao Brasil, leio muito, sou curioso, pergunto, busco informações... encontrei o fórum HT e posteriormente este fórum, li muito principalmente as aulas do Jairo, aliás o Jairo acrescenta muito o meu aprendizado vai aqui o meu muito obrigado.
          O que quero deixar claro aqui neste post é que se eu consegui vencer barreiras culturais, a barreira da comunicação, leitura, escrita, qualquer um com força de vontade aqui no Brasil vence.
          Mais que este fórum seja sempre fonte de informações de alto nível, pois colaboradores de alto nível aqui temos vários, pessoas bem dispostas a ajudar o próximo.
          Vamos trabalhar com boas ferramentas, oferecer um bom atendimento, ser honestos e transparentes nos serviços prestados, e cobrar o justo, pois vivemos no capitalismo e sem dinheiro não conseguimos oferecer nada ao cliente.
          Aos clientes que desejam o atendimento mais barato de quem não tem educação, formação, ética profissional, boa sorte !
          Obrigado a todos que tanto me ensinam aqui no fórum e que me ajudarão a escrever as próximas páginas de minha história.
          Grande Abraço
          Erik

          Comment


          • #35
            vc foi um dos bons ventos que veio soprar e arejar o ambiente por essa paragens..bela e inspiradora postagem...arigato gozaimasu

            Comment


            • #36
              Erik,

              Obrigado por compartilhar o teu histórico profissional... é muito inspirador!

              Orlando,

              Idem. Vc já cogitou em ser representante de pequenas companhias americanas, fabricantes de ferramentas para refrigeração, que tem bons produtos e preços competitivos mas ainda não tem representantes no Brasil?

              Um abraço,
              Eduardo

              Comment


              • #37
                Bacana Erik. Parabéns pela tua garra, disposição e empreendedorismo. Com certeza terás sempre muitos resultados positivos que suplantaram e deicharão bem longe todas negativas que por ventura possam surgir.
                Grande abraço.

                Comment


                • #38
                  Jairo, Eduardo, Wagner, muito obrigado pelas palavras, realmente aprendi muito fora do País, romper barreiras culturais, a dificuldade com o idioma e aprender a trabalhar na marra, mais a vontade de fazer as coisas do jeito certo prevaleceu, usar torquímetro para apertar as conexões, o uso da bomba de vácuo e a sua importância para o sistema, vacuômetro, etc... Aqui no Brasil encontrei em vocês a boa vontade de sempre contribuir com os fóruns, isso acrescenta muito, se lá eu tinha dificuldades com o idioma, cultura e informações aqui as dificuldades são outras... O mercado prostituído, falta de amparo por parte das fabricantes, problemas com importações e falta de máquinas disponível para venda e o cliente que muitas vezes não entende que o bom atendimento tem seu preço... mais em todos os lugares do mundo temos a nossa luta... estou feliz por ter voltado ao Brasil, e feliz de ter encontrado vocês, obrigado de coração pela interação diária nos fóruns...
                  Grande Abraço
                  do amigo
                  Erik

                  Comment


                  • #39
                    Orlando boa noite.
                    Venho acompanhando este tópico e lendo todas as histórias e experiências profissionais de todos e me despetou a curiosidade em lhe perguntar, O que despertou esse interesse em investir justamente em refrigeração? Ar comdicionado para ser mais direto.
                    Saiba que esse ramo é muito mais difícil que mecânica e elétrica até porque é a soma das duas mais termodinânica, e essa terceira é simplesmente uma incógneta para muitos.
                    Aproveite toda essa experiência do forum, pois tem muitos bons profissionais aki. Num passado um pouco distante a GM (General Motors do Brasil) em SJC estava passando por um momento muito delicado em qualidade no que se dizia respeito a uso incorreto da matéria prima, em outras palavras tinha um índice de perda muito grande, então foi lançaco uma campanha que levou este nome:"FAÇA CERTO NA PRIMEIRA VEZ" Pra você isso significa aprenda certo nas primeiras vezes, pois não profissionias ruins, tem profissionais que estão viciados a fazer errado porque aprenderam errado, faço como o Srº Jairo disse, procure um fabricante e faça um treinamento de curta duração que que é objetivo. Sou instrutor da Hitachi, se inscreva num curso lá.
                    Atenciosamente.
                    Edilson R Silva
                    Instrutor Técnico.

                    Comment


                    • #40
                      Alguma spessoas deste fórum já fizeram treinamento na HITACHI e no caso do Srº Jairo tive o prazer de estar em sua cidade "Ituiutaba" ele pode lhe dizer se o curso te dá um horizonte, o fato é o seguinte, chegar ao ponto que estes, que estão lhe dando concelhos vai demorar longos anos, mas é muito gratificante, é de fato uma das profissões mais interessante que já conheci. Você interaje com mecânica, elétrica, termodinâmica, leis ambientais, civis, saúde, administrativas........Etc.
                      Você houve pessoas perguntando de Esquema elétrico, teste de sensores, como lavar o ar condicionado, PMOC, preventiva ou preditiva? em fim, é um aprendizado muito legal e extremamente massante, a pergunta é a seguinte Você tá disposto a começar? quer ser chamado de Instalador ou pendurador? No final o que muda é valor e qualidade.
                      Desejo-lhe boa sorte para qualquer que seja sua escolha, e lhe ofereço a minha ajuda na medida do possivel e espero estar apto a cumpri-la.

                      Abraço.
                      Att: Edilsn R Silva
                      Atenciosamente.
                      Edilson R Silva
                      Instrutor Técnico.

                      Comment


                      • #41
                        Postado originalmente por Edilson silva Ver Post
                        Alguma spessoas deste fórum já fizeram treinamento na HITACHI e no caso do Srº Jairo tive o prazer de estar em sua cidade "Ituiutaba" ele pode lhe dizer se o curso te dá um horizonte, o fato é o seguinte, chegar ao ponto que estes, que estão lhe dando concelhos vai demorar longos anos, mas é muito gratificante, é de fato uma das profissões mais interessante que já conheci. Você interaje com mecânica, elétrica, termodinâmica, leis ambientais, civis, saúde, administrativas........Etc.
                        Você houve pessoas perguntando de Esquema elétrico, teste de sensores, como lavar o ar condicionado, PMOC, preventiva ou preditiva? em fim, é um aprendizado muito legal e extremamente massante, a pergunta é a seguinte Você tá disposto a começar? quer ser chamado de Instalador ou pendurador? No final o que muda é valor e qualidade.
                        Desejo-lhe boa sorte para qualquer que seja sua escolha, e lhe ofereço a minha ajuda na medida do possivel e espero estar apto a cumpri-la.

                        Abraço.
                        Att: Edilsn R Silva
                        e se Deus quiser vamos fazer o curso de VRV ...fiz um orçamento de vrv´s ...vou apresentá-lo na terça feira que vem...quem sabe ? obrigado por aparecer... nada melhor do que um instrutor do seu calibre ,experiencia e simplicidade ...estou feliz e agradecido por vc disponibilizar seu precioso tempo em ajudar a turma do forum ,aumentando a qualidade e abrindo caminho pra qualificação e crescimento dos colegas mesmo que virtualmente ...o forum te agradece e nós nos sentimos lisonjeados por sua informal e solidária disponibilidade mais uma vez obrigado...

                        Comment


                        • #42
                          em OFF


                          Jairo, vc tem parentes no RS? Vi uma entrevista hj na globo sobre a manifestação e entrevistou um rapaz com nome de Juliano Bertoni, funcionário dos correios!

                          Comment


                          • #43
                            Postado originalmente por Tuninho Ver Post
                            em OFF


                            Jairo, vc tem parentes no RS? Vi uma entrevista hj na globo sobre a manifestação e entrevistou um rapaz com nome de Juliano Bertoni, funcionário dos correios!
                            tem uma "bertonaiada" espalhada pelo país inteiro ..principalmente são paulo,e alguns no RS ,porto alegre..deve ser primo segundo ou terceiro..

                            Comment


                            • #44
                              Primeiramente desculpem por ressuscitar um post tão antigo, mas foi por este post que encontrei o forum e era exatamente o tipo de informação que eu queria tenho 27 anos familia para sustentar e diante dos salários baixos e falta de segurança nas empresas estou decidido a trabalhar por conta(sei que tenho que primeiro pegar experiência). Depois de pesquisar sobre a profissão inclusive com o empurrão deste post, fiz a pré-inscrição no curso "Mecânico de manutenção de refrigerados e climatização residencial" de 160 horas do Senai é um bom começo para se aprofundar sobre a area? O curso será concluido apenas em junho e pretendo fazer também, durante ou depois do primeiro o de "instalador de condicionador de ar tipo Split".
                              Agradeço de antemão aos que se prontificarem.

                              Comment


                              • #45
                                Postado originalmente por Rodrigo Simao Ver Post
                                Primeiramente desculpem por ressuscitar um post tão antigo, mas foi por este post que encontrei o forum e era exatamente o tipo de informação que eu queria tenho 27 anos familia para sustentar e diante dos salários baixos e falta de segurança nas empresas estou decidido a trabalhar por conta(sei que tenho que primeiro pegar experiência). Depois de pesquisar sobre a profissão inclusive com o empurrão deste post, fiz a pré-inscrição no curso "Mecânico de manutenção de refrigerados e climatização residencial" de 160 horas do Senai é um bom começo para se aprofundar sobre a area? O curso será concluido apenas em junho e pretendo fazer também, durante ou depois do primeiro o de "instalador de condicionador de ar tipo Split".
                                Agradeço de antemão aos que se prontificarem.
                                parabéns! o caminho é esse vai tirando as dúvidas com seus monitores e aqui no forum. abraço boa sorte

                                Comment

                                Working...
                                X