Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tornar-se Instaldor de Ar Split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    ok legal..informação muito boa ...espero que os colegas aproveitem...abraço

    Comment


    • #17
      2 dias em Ituiutaba já sai mestre em split..rs

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        2 dias em Ituiutaba já sai mestre em split..rs
        não brinca que o pessoal acredita ...abraço

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          não brinca que o pessoal acredita ...abraço
          Quando, Quanto ? manda a ficha de inscrição... tô dentro... Mestre Jairo, um igual a você em cada estado do Brasil e o mercado da Refrigeração/Climatização iria agradecer demais... !!!

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
            Quando, Quanto ? manda a ficha de inscrição... tô dentro...
            ... eu também!

            Comment


            • #21
              Comigo já são três pra turma!
              Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
              ... eu também!

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                Comigo já são três pra turma!
                acho que o rodrigo vulgo ar de bauru tava falando da comida rsrsrs..o bichin come sÔ !!!! olha o que eu fiz foi só levá-lo nas instalações ..ele tem uma base boa ..e é um cara já maduro experiente e experimentado ..e não é burro de jeito nenhum..e é corajoso pra xuxú.. já pensou se de repente eu fosse uma fraude rsrsrsrs..não que eu não seja ...rsrsrs viajar mais de 500 km´s só de ida dormir no meio do caminho,o famoso programa de indio..rsrsrs mas gostei de conhecê-lo ...acho que ele vai decolar ...espero e torço de coração ..só me sinto constrangido de verdade quando me chamam de mestre ...sou hiper super comum...igual a todo mundo ..sinceramente não tô com essa bola toda não...agora com a chegada do erik pra turma um abraço a todos amigos sama rsrsrsrsrsrss jairo san

                Comment


                • #23
                  Eu tinha vontade de trabalhar com isso,largar esta porcaria de informática que está mais que prostituída com nego cobrando 10,00 pra formatar pc's... porém não me dou bem com altura, portanto fico só na observação mesmo! :-)
                  Não sou promoção + sou um barato!!!

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por Juniorni Ver Post
                    Eu tinha vontade de trabalhar com isso,largar esta porcaria de informática que está mais que prostituída com nego cobrando 10,00 pra formatar pc's... porém não me dou bem com altura, portanto fico só na observação mesmo! :-)
                    acho que essa prostituição está generalizada...em qualquer mercado...o "trem" tá dificil ...mas vamo levando ...um abraço

                    Comment


                    • #25
                      Isto é uma grande verdade. A concorrência é desleal às vezes. Você investe em cursos, ferramentas, impostos. Aí vem um camarada sem conhecimento técnico algum, pendura o aparelho e conecta a tubulação. Quando o cliente é um pouco mais entendido e pergunta sobre o vácuo, ele diz: "Não precisa!". Aí pega o dinheirinho, vira as costas e deixa a bomba explodir na mão do cliente. O barato pode sair caro.
                      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                      acho que essa prostituição está generalizada...em qualquer mercado...o "trem" tá dificil ...mas vamo levando ...um abraço

                      Comment


                      • #26
                        Reposta 1ª PARTE

                        Olá Erik Nava,

                        Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

                        Quando buscamos investir em algo no âmbito profissional ou qualquer outro segmento que não dominamos, realmente temos que obter informações de profissionais envolvidos com o negócio. Até as franquias mais conceituadas do mercado, sofrem solvência e vão à falência na mão de aventureiros, inclusive de bons empreendedores. Muitas vezes o ponto escolhido não é propicio ao que se oferece, já testemunhei três casos no meu bairro, também tomei ciência de vários outros em demais bairros. Isto se aplica em todos os tipos de negócio, inclusive o de prestação de serviços. No caso aqui, falamos de instalador de Ar Split. Sei que envolve muitos aspectos, não é só eu fazer um curso e sai por ai achando que sou um instalador profissional. As dificuldades são inerentes e fazem parte de vários tipos de prestação de serviços.

                        Sei que conseguir um ganho médio de R$ 7.000,00 mensais demanda tempo e dedicação, não será do dia para noite.
                        Também tem a questão que você colocou sobre a sazonalidade, pagar um ajudante, e quem será um ajudante??? Registrado ou free lance? O uso de um carro esta previsto como parte do investimento ( tenho uma fiat uno 2011), temos também a gasolina, estacionamento, manutenção do veiculo entre outras despesas, tudo isso é custo operacional.

                        Quanto a um excelente atendimento, comprometimento, profissionalismo, responsabilidade, boa apresentação, oratória e dicção, essas características eu disponho, mas isso não é o suficiente para eu ser bem sucedido nesta profissão.
                        Sempre fui Representante de Comercial (28 anos de experiência), atuei em vários segmentos no mercado de vendas, sendo estes: Equipamentos odontológicos, Seguros, Equipamentos Hospitalares, uns dos últimos que atuei foi o de Comunicação Visual (Sinalização, Totens, Letreiros, Sinalização de Placas de Segurança em Indústrias). Em todos encontramos a prostituição de mercado e propinas.

                        Na área de sinalização (atuei nos últimos 5 anos) foi aonde obtive muito mais ganhos financeiros, vou resumir assim:
                        Quando o cliente que pedia um projeto ( é praxe não cobrar o projeto, pois você ganha muito mais com a venda e instalação dos itens fabricados), de vez em quando o cliente fechava o negócio com outra empresa, de um "amigo" e/ou "parente" que não fazia projeto, só fabricava as peças e instalava por um custo mais barato, porém a qualidade do material (substrato inferior), acabamento e durabilidade das peças ficavam comprometidas (trabalho mal feito), muitos clientes não dão valor a isso e quando vão dar conta, a merda já esta feita, ai ele não vai fazer de novo, pois os valores não são baratos, a fabricação e instalação de pequenos projetos custam em média R$ 10.000,00 e os projetos maiores podem chegar a R$ 50.000,00, R$ 100.000,00, R$ 200.000,00 ou mais, os maiores ocorrem esporadicamente, umas três ou quatro vezes ao ano, vai depender do mercado, tem época que leva um ano. Já os médios são em torno de R$ 10.000,00, e são de freqüência bem significativa, há muitas obras de reforma, novas lojas, clínicas e outros tipos de estabelecimento que vão precisar de elementos de sinalização.

                        Agora você me pergunta, o que você esta fazendo aqui? Buscando informações para ser instalador de Ar Split !? Tu já tens um mercado que domina há 5 anos ? O que houve?

                        É estranho não, mas nem tudo é o que parece ser. Ganhei muito dinheiro com esse mercado, mas há muitas barreiras que se enfrenta e dificuldades, sei que no seu ramo também há, mas vou expor um pouco do que aconteceu e porque desisti.

                        No começo atuei como representante comercial de uma empresa com excelente estrutura de equipamentos e maquinários para fabricação dos itens, isto demanda um investimento alto em torno de R$ 250.000,00 reais, fora o capital de giro.
                        Fechei bons negócios, projetos de confecções e instalações para sinalização de shoppings, supermercados, indústrias entre outros, minhas comissões eram de 10%, eu tinha um ganho médio de R$10.000,00 a R$ 15.000,00 - mensal, sou um bom vendedor, sempre me empenhei na busca de bons negócios, adquiri conhecimento técnico de projetos, sendo isto fundamental para ter sucesso no ramo de sinalização.

                        Mas isso tudo nesta empresa, não durou muito tempo, só um ano. O dono da empresa era um lambão, péssimo empresário, não tinha administração operacional e logística, essas palavras não existiam no “dicionário” dele, atrasos nos prazos, serviço pela metade, enrolava os clientes, tudo de ruim, e quem ficava mal com o cliente? Eu o vendedor.
                        Quando percebi que a "casa ia cair", tratei de buscar conhecimento técnico de confecção, montagem e instalação das peças, pois conhecimento técnico de projeto é uma coisa, mas da fabricação é outra. Da mesma forma que fazer um curso de instalador, comprar ferramentas e achar que estou apto a instalar, sabemos que não funciona assim. Fiquei 4 meses acompanhando todas as produções na oficina durante os dois dias da semana que ficava na empresa cuidando de orçamentos dos meu clientes, via e perguntava tudo aos profissionais operadores. Segui adiante com uma nova empreitada, terceirizar a confecção das peças, eu já tinha fornecedor de todas as áreas necessárias; serralharia, corte a laser ou fresa (tem empresas que só te vendem o substrato cortado), biro de recorte e impressão de adesivos. O espaço físico para a produção ia ser nos fundos da minha casa (bem grande).

                        Para começar só faltava um pintor profissional, consegui um "free lance". Neste mercado os profissionais operacionais sempre se oferecem para fazer um trabalho free, pois muitos ganham pouco ou estão desempregados, só os bons ganham bem.

                        Aprendi muita coisa, uma delas é que material humano é complicado, lidar com os problemas das pessoas que você contrata não é fácil, principalmente mão de obra operária, pois são pessoas sem formação cultural, sem postura em relações interpessoais e outros problemas. É fato que há excelentes profissionais na área operacional, mas é a minoria, os que me prestavam serviço não me traziam problemas, porém por serem poucos, sempre são procurados por outras empresas de grande porte com salários bem atrativos, eu não tinha condição de mantê-los. Eu não queria e nem podia investir R$ 250.000,00 e me tornar uma empresa estruturada. Estava obtendo ótimos resultados nos meus lucros atendendo projetos médios. O problema é que acabou sobrando o profissional “meia boca”, e esses complicaram minha jornada, olha que eu pagava uma diária acima do mercado, R$ 150,00 por dia, nunca deixei de pagar. Tive problemas com instalador que faltava, pintor e etc, foram varias situações que aconteceram que não é possível colocar aqui, ainda vou ser bem extenso no texto.

                        Apesar de eu ter ótimas parcerias com arquitetos, engenheiros, designer em projetos de sinalização e clientes fiéis, nada disso adianta se tenho mão de obra deficitária. As empresas estabelecidas no mercado também passam problemas com essa mão de obra de “meia boca”, mas essas sempre têm bons funcionários operacionais para suportar a deficiência, pois podem pagar bons salários, mesmo eles reclamando da sobrecarga de responsabilidade, não pedem demissão porque sabem que vai ser difícil arrumar vaga em outra.

                        Fiquei com um serralheiro e um instalador, e passei a terceirizar as confecções de metalurgia em letras block letter ( letras caixa), letreiros, totens, pintura e montagens com um profissional que tinha um galpão, ele só fazia isso, ele é muito bom no que faz, inclusive atendia as empresas de sinalização que na sua maioria não possuem estrutura completa e também terceirizavam.

                        O que me derrubou foram justamente o serralheiro e o instalador, o serralheiro era necessário na maioria das instalações, pois muitas peças de estrutura para fixação e sustentação são confeccionadas em blocos e eram montadas as partes e soldadas no local.

                        Ele resolveu que seria melhor para ele ser "empreendedor" e ganhar mais, ai começou aumentar o valor dos serviços, eu não reclamei, até diminui a minha margem de lucro para poder lhe pagar mais, só que ele começou a faltar nas instalações, enrolar, fazer os serviços e deixar para terminar outro dia, me prejudicou com clientes, me deixou mal em varias situações inventando desculpas e contando histórias da carochinha, eu percebia que eram mentiras.

                        Quando resolvi cortar as regalias que eu dava para ele, dinheiro adiantado para descontar nos próximos serviços, comprar coisas para ele no meu cartão, emprestar o carro que eu transportava a peças para ele poder passear com a família nos finais de semana (eu tenho outro carro só para uso do meu passeio e lazer).

                        Após isso, não demorou muito para ele propor que eu deveria dividir meu lucro em vez de pagar pelos seus serviços.

                        Veja bem! O real problema estava exposto, na verdade ele queria ser meu sócio, então eu falei para ele ir a uma fonoaudióloga cuidar de sua dicção verbal, mas antes disso aprender a falar sem gírias com o cliente, melhorar seu vocabulário, expliquei para ele que não dá para chegar a um cliente e falar assim: Ai meu "cumpadi", dá pra você fortalece nós ai na fita e fecha a parada com agente. Também disse que era necessário ele estudar a língua portuguesa para saber redigir uma proposta e não ter erros ortográficos. A resposta dele é que não ia vender e sim montar soldar e instalar, eu repliquei dizendo:

                        A continuação - "2ª parte", esta em postagem a seguir desta

                        Comment


                        • #27
                          Resposta 2ª parte

                          Isso não menospreza sua profissão, nem sua honra e moral, mas quem quer algo mais ou diferente, tem que se dispor a aprender o que busca, se eu quisesse ser serralheiro faria um curso para aprender a profissão, mas, no entanto, jamais poderia fazer as duas funções, seria incompatível com o ramo de sinalização o executivo de micro empresa também ser serralheiro, e já que ele queria ser dono, sócio ou seguir “carreira solo”, deveria ter dinheiro para investir e montar uma serralheria, inclusive melhorar seu nível cultural para lhe dar com os clientes. É “cada macaco no seu galho”.

                          Erik, você pode até achar que eu o ofendi agindo assim, mas ele me sacaneou, me ferrou. Quando me dei conta, as circunstâncias não me permitiam reverter a minha situação, sempre fui camarada com ele. Eu tinha mesmo que colocá-lo no seu devido mundo e tira-lo do meu.

                          Desisti... Por quê? Eu não tenho mais paciência nem tolerância, conseguir um bom profissional leva tempo e também fiquei mal com meus clientes.

                          Tenho uma boa grana, fruto do que consegui capitalizar com essa empreitada, mas agora preciso me definir, não posso deixar o tempo passar, caso contrário, quando me der conta, vou precisar usar o dinheiro guardado e fico sem nada. Estou pesquisando outros negócios, talvez uma franquia na internet tipo Dropshipping ( loja de revenda online), algo em torno de R$ 5.000,00 ou R$ 10.000,00 de investimento, desta forma vou dispor de tempo para outra atividade rentável , o ramo de representação em outros segmentos não vai me proporcionar uma renda média de R$ 7.000,00 a R$ 10.000,00. E é muito ruim para qualquer um de nós abrir mão do padrão financeiro.

                          Quando pesquisei na internet sobre o mercado de prestação de serviços, me deparei com a informação sobre a demanda de poucos profissionais no ramo de Instalação de Ar Split, e me informei sobre os valores cobrados de R$ 350,00 a R$ 700,00 dependendo da complexidade da instalação e da quantidade dos materiais usados. Eu sei que não é tão simples e fácil. Tudo que requer bons resultados exige esforço e dedicação.

                          Desculpe-me mais uma vez, por ser muito extenso no meu texto, e dispor do seu tempo para leitura, que com certeza é precioso, mas fiz isso para que entendas meu objetivo e ao mesmo tempo responder a outros participantes do fórum de perguntaram sobre minha experiência profissional.

                          No momento agradeço a todos por vossa colaboração e desejo bons negócios!

                          Att,
                          Orlando Frannco

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
                            Orlando Frannco,
                            Em primeiro lugar parabéns por buscar informações, acho que isso é um passo muito importante para que os nossos projetos saiam a contento.
                            Fico realmente feliz em ver pessoas conscientes em investir em ferramentas, isso é muito importante, quanto aos cursos... aqui em SP quem tem uma ótima estrutura é o SENAI aí no RIO certamente não é diferente, se não estou enganado os cursos rápidos do SENAI custam a partir de R$ 1300,00 ...através dos conhecimentos adquiridos no curso você mesmo conseguirá responder seus questionamentos quanto a quais ferramentas deverá comprar e quanto isso vai lhe custar, de ferramentas básicas, cortador de tubos, flangeadora de preferência excêntrica, bomba de vácuo duplo estágio, martelete, brocas, serra copo diamantada, um torquímetro, conjunto de chaves de fenda, phillips etc... conjunto de alicates, conjunto para curvar tubulação (tube bender), detector de vazamentos eletrônico, conjunto manifold lembrando que gases diferentes requerem manifolds específicos, alicate amperímetro, termômetros, escada... e por aí vai...e claro um carro ideal para se locomover e carregar seus equipamentos... quanto ao material existem as distribuidoras... aqui em SP a tubulação de cobre é vendida em panquecas como eles chamam de 15 metros cada... então isso também é um investimento... pois existem diversas bitolas... 1.4 3.8 1.2 5.8 3.4 os gases refrigerantes são vendidos em botijões ou seja também é necessário um investimento nesse sentido... e por aí vai... como te disse o curso vai lhe direcionar para o caminho certo... Antes das ferramentas pense seriamente no Senai ok ! Não esqueça de se formalizar e emitir nota tudo como manda a lei ok !

                            Quanto aos valores, isso depende do local onde se pretende atuar, aqui em SP eu por exemplo não posso cobrar R$ 250,00 R$ 300... o meu gasto com combustível, estacionamento, pedágio é alto...
                            Lembre-se que atendimentos posteriores ao da instalação diminuirá seu lucro drasticamente... lembre-se o cliente tem direito a garantia !

                            Ajudante eu levo em todas as montagens por mais simples que seja.

                            Quanto aos valores de materiais, isso deve mudar de estado pra estado então acredito que a melhor forma seria pesquisar em distribuidoras aí do RIO... lembrando que mesmo que se gaste 2 ou 3 metros na instalação vai ter que investir em 15 metros e ir usando esta tubulação em suas futuras instalações... então é necessário um investimento inicial !

                            Quanto se paga a um ajudante depende de quem é o ajudante rs... seu filho, irmão, primo... ou se vai contratar alguém, registrar, formalizar...etc... isso realmente depende muito ok !

                            No fim das contas quanto se ganha ?

                            Instalando splits R$ 7,000 acho utopia a princípio... não sei no RIO de repente são mercados diferentes... é um mercado relativamente sazonal, no verão o telefone não para, no inverno esquecem que você existe... é uma escalada, se você fizer a primeira instalação bem feita, for um bom profisisonal, ter uma boa oratória etc etc etc... esse cliente indica pro próximo, o zelador pega o seu cartão indica pro vizinho e a coisa começa a fluir... porém isso vai depender da qualidade do seu serviço e tudo no Brasil demanda tempo, trabalho, preparo e quem sabe sorte ... então tem instalador com anos de estrada ganhando R$ 7,000, R$8,000 R$ 10,000 que seja... mais pra começar é bem difícil... acho que isso é como os garotos enxergam o Neymar da vida... o garoto jogando bola na terra e vendo o Neymar lá no Barcelona... é um exemplo... começar aqui no Brasil é difícil....

                            Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma e espero que os amigos com mais experiência do fórum possa te ajudar, seja bem vindo e vamos trocando informações...
                            Abraço
                            Erik
                            Prezado Erik Nava,

                            Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

                            Não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

                            Por gentileza vá até lá e leia, assim vais saber sobre minha experiência e objetivo.

                            Grato pela colaboração e bons negócios!

                            Abraços!

                            Orlando Frannco

                            Comment


                            • #29
                              Prezado Adenilson,

                              Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

                              Relatei sobre minhas experiências, mas dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

                              Por gentileza vá até lá e leia, assim vais saber sobre minha experiência e objetivo.

                              Grato pela colaboração e bons negócios!

                              Abraços!

                              Orlando Frannco

                              Comment


                              • #30
                                Prezado Jairo Bertoni

                                Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

                                Relatei sobre minhas experiências, mas não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

                                Por gentileza vá até lá e leia, assim vais saber sobre minha experiência e objetivo.

                                Grato pela colaboração e bons negócios!

                                Abraços!

                                Orlando Frannco

                                Comment

                                Working...
                                X