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Como faço para recolher o gás do ar condicionado split sem e com a recolhedora?

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  • Como faço para recolher o gás do ar condicionado split sem e com a recolhedora?

    Preciso saber o passo a passo do uso do manômetro, tubo de alta e baixa, aparelho ligado ou não, qual registro abrir, abrir 1/4 ou totalmente, preciso de uma recolhedora, posso aproveitar esse gás, por favor tirem estas e outras dúvidas. Obs.: Terei que separar a condensadora da evaporadora para fazer a manutensão em ambas. Fiz o curso mais esqueci alguns desses detalhes.

  • #2
    Ola Douglas, coloque o manifold, traque a valvula menor (descarga) e ligue o ar, quando o manifold estiver perto de zerar vc fecha a valvula maior(sucçao) e desligue o ar...tá recolhido!

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    • #3
      Obrigado djthiagao, mas onde vou por o manifold? Aonde ponho a mangueira azul e onde ponho a mangueira vermelha? O que significa traque? Desde já te agradeço!

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      • #4
        irmão é assim

        na valvula de baixa " a de tres vias" vc coloca a mangueira azul do manifold com os registros fechados.


        retire as tampas das valvulas e ligue o aparelho no modo frio.

        dentro das tampas existem um parafuso allen .

        primeiro vc vai na valvula de cano mais fino e com a chave allen gire o parafuso sentido horario até fechar.

        observe que o ponteiro do manifold irá descer, aguarde até ele chegar abaixo de zero e aperte o parafuso da outra valvula feito isso desligue a aparelho rapido e pronto

        só desmontar. na hora de montar naum deixe de fazer vacuo antes de liberar o gáz

        boa sorte

        Comment


        • #5
          Desculpe amigo, eu quis dizer tranque! A mangueira azul do manifold vc coloca no engate de serviço da vavula maior!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por andre babynton Ver Post
            irmão é assim

            na valvula de baixa " a de tres vias" vc coloca a mangueira azul do manifold com os registros fechados.


            retire as tampas das valvulas e ligue o aparelho no modo frio.

            dentro das tampas existem um parafuso allen .

            primeiro vc vai na valvula de cano mais fino e com a chave allen gire o parafuso sentido horario até fechar.

            observe que o ponteiro do manifold irá descer, aguarde até ele chegar abaixo de zero e aperte o parafuso da outra valvula feito isso desligue a aparelho rapido e pronto

            só desmontar. na hora de montar naum deixe de fazer vacuo antes de liberar o gáz

            boa sorte

            Beleza entendi, mas me tire uma outra dúvida, para onde vai este gás que foi recolhido e como faço para libera-lo? Desde já te agradeço por sua atenção e detalhada resposta.

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            • #7
              então amigo o gás fica guardado na unidade externa "condensadora"

              para liberar o gas depois é o seguinte

              depois de conectar os canos e vazer vácuo

              com a chave allen vc abre os parafusos das valvulas que vc fechou na hora do recolhimento

              certinho qualquer coisa só postar

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              • #8
                Split quente e frio

                Postado originalmente por andre babynton Ver Post
                então amigo o gás fica guardado na unidade externa "condensadora"

                para liberar o gas depois é o seguinte

                depois de conectar os canos e vazer vácuo

                com a chave allen vc abre os parafusos das valvulas que vc fechou na hora do recolhimento

                certinho qualquer coisa só postar

                Valeu amigo, mas gostaria de explorar mais um pouco do seu conhecimento. Você sabe me informar como fazer a inversão das unidades interna e externa em um sistema quente e frio? E quais são as diferenças na instalação e manutenção desse tipo de sistema para o sistema comum que é apenas frio? Muito obrigado mesmo, que Deus te pague!

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                • #9
                  pois é douglas aqui na minha região quase naum usa-se esse tipo de aparelho q/f

                  mais o esquema é o seguinte:

                  no modo frio a o compressor vai empurrando o refrigerante na forma gasosa pra dentro da condensadora gerando alta pressão até esse refrigerante condensar, com o almento da pressão automaticamente aumenta-se tb a temperatura, depois na forma de liquido ele vai pelo cano de alta para a evaporadora, chegando lá ele percebe que a pressão é menor conseuqentemente a temperatura tb abaixa entaum ele evapora dentro das tubulações da evaporadora fazendo com que as paredes da tubulação resfrie-se até em media 4ºc, assim assim estando no estado gasoso o compressor puxa ele e o empurra novamente para dentro da condensadora e por ai vai. Isso no modo frio.

                  No modo quente lá dentro da unidade externa existe uma valvula reversora que obriga a inversão do fluxo do gás ou seja:

                  em vez do compressor empurrar o refrigerante na forma liquida ele empurra na forma gasosa fazendo com que a pressão dentro da evaporadora aumente consequentemente aumenta tb a temperatura lá na evaporadora ai o refrigerante condensa lá e vem para a unidade externa e evapora
                  desse jeito ele esquenta lá dentro e gela lá fora.

                  a questão instalação é praticamente a mesma coisa o que muda é o cabo de interligação que se usa mais fios e tb tem que fazer dreno na condensadora.

                  espero ter ajudado se tiver mais duvidas é só postar

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por andre babynton Ver Post
                    pois é douglas aqui na minha região quase naum usa-se esse tipo de aparelho q/f

                    mais o esquema é o seguinte:

                    no modo frio a o compressor vai empurrando o refrigerante na forma gasosa pra dentro da condensadora gerando alta pressão até esse refrigerante condensar, com o almento da pressão automaticamente aumenta-se tb a temperatura, depois na forma de liquido ele vai pelo cano de alta para a evaporadora, chegando lá ele percebe que a pressão é menor conseuqentemente a temperatura tb abaixa entaum ele evapora dentro das tubulações da evaporadora fazendo com que as paredes da tubulação resfrie-se até em media 4ºc, assim assim estando no estado gasoso o compressor puxa ele e o empurra novamente para dentro da condensadora e por ai vai. Isso no modo frio.

                    No modo quente lá dentro da unidade externa existe uma valvula reversora que obriga a inversão do fluxo do gás ou seja:

                    em vez do compressor empurrar o refrigerante na forma liquida ele empurra na forma gasosa fazendo com que a pressão dentro da evaporadora aumente consequentemente aumenta tb a temperatura lá na evaporadora ai o refrigerante condensa lá e vem para a unidade externa e evapora
                    desse jeito ele esquenta lá dentro e gela lá fora.

                    a questão instalação é praticamente a mesma coisa o que muda é o cabo de interligação que se usa mais fios e tb tem que fazer dreno na condensadora.

                    espero ter ajudado se tiver mais duvidas é só postar

                    Obrigado querido por mais esta aula!

                    Como vc faz para dar vácuo e carga de gás no split?

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                    • #11
                      douglas para esse procedimento é necessário que adquirir uma bomba de alto vacuo http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=403

                      ai vc conecta a mangueira azul na valvula de baixa na condensadora e a mangueira amarela que sái do meio do manifold vc conecta na bomba de vácuo liga a bomba e deixe por uns 30 minutos com o registro azul aberto. note que o ponteiro do relogio de baixa deve chegar no negativo proximo a 30
                      ai primeiro vc fecha o registro de azul e depois desliga a bomba e aguarde uns 10 minutos se o ponteiro voltar para zero confira as conexões pois há vazamentos e faça novo vácuo. se o ponteiro naum se mexer liberer o gás e aguarde uns 5 minutos e ligue a maquina.

                      qualquer duvida só postar

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                      • #12
                        se o aparelho naum tiver gás ai na mangueira amarela que estava na bomba de vácuo vc conecta o cilindro de gás.

                        com o registro de azul fechado abra o registro do cilindro de gás ai vc vai na ponta da mangueira amarela que está conectada no manifold abre ela por uns 4 segundos para sair o ar que estava dentro dela ai aperta denovo.

                        com a maquina DESLIGADA abra o registro azul e deixe entrar gás até parar ai LIGUE a maquina e complete a carga de gás até mais ou menos uns 65 psi

                        depois de uns 20 minutos de funcionamento faça o teste de superaquecimento se bateu beleza.

                        o detalhe a ser observado é o seguinte deve observar bem qual gás abastece a maquina se R-22 OU R-410A no caso do R-22 a carga deve ser feita com o cilindro em pé e o R-410A com o cilindro de ponta cabeça.

                        espero tedr ajudado qualquer coisa só postar

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                        • #13
                          Postado originalmente por andre babynton Ver Post
                          se o aparelho naum tiver gás ai na mangueira amarela que estava na bomba de vácuo vc conecta o cilindro de gás.

                          com o registro de azul fechado abra o registro do cilindro de gás ai vc vai na ponta da mangueira amarela que está conectada no manifold abre ela por uns 4 segundos para sair o ar que estava dentro dela ai aperta denovo.

                          com a maquina DESLIGADA abra o registro azul e deixe entrar gás até parar ai LIGUE a maquina e complete a carga de gás até mais ou menos uns 65 psi

                          depois de uns 20 minutos de funcionamento faça o teste de superaquecimento se bateu beleza.

                          o detalhe a ser observado é o seguinte deve observar bem qual gás abastece a maquina se R-22 OU R-410A no caso do R-22 a carga deve ser feita com o cilindro em pé e o R-410A com o cilindro de ponta cabeça.

                          espero tedr ajudado qualquer coisa só postar

                          Mais uma vez obrigado amigão, mas como faço o teste de superaquecimento?

                          Comment


                          • #14
                            depois do aparelho instalado vc pega um termometro digital e fixa a ponta dele no tudo de baixa "o mais grosso" a uns 20 cm da valvula de serviçoe isole bem ele para naum receber influencia do ambiente. Amangueira azul do manifold deve estar conectada na maquina
                            liga o aparelho e espera por uns 20 minutos veja a temperatura to termometro "temperatura de evaporação" ai vc olha no manifold e pega a pressão informada no relogio,
                            vc vai precisar baixar uma tabela de calculo de superaquecimento.
                            ai a pressão do relogio lá na tabela vai te dar uma outra temperatura "temperatura de saturação"

                            ai vc pega o resultado do termometro e subtrai o resultado da tabela o resultado é o superaquecimento.

                            se ele for maior que 9 precisa adicionar gás se for menor que 5 deve retirar gás
                            qualquer valor entre os dois é bom.

                            esse calculo é impressindivel para ter certeza que naum vai voltar gás na forma liquida para o compressor se isso acontece quebra o compressor.

                            em maquinas inverter o teste naum é necessário pois há uma valvula eletronica que regula isso automaticamente.

                            espero ter ajudado qualquer coisa só postar

                            Comment


                            • #15
                              Bom dia André,então para um ar condicionado de ciclo só frio não é preciso ter mangueira de dreno...? E mais uma duvida, nas unidades de 18000BTU acima a alimentação é na condensadora? é que como leigo queria esclarecer essas duvidas,é que li aqui no forum em alguma coisa sobre isso. abraço vando.
                              Last edited by vando; 29/05/13, 07:24.

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