Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dimencionamento de vazão de Ar central

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dimencionamento de vazão de Ar central

    Oi boa tarde estou pesquisando para elaborar um projeto para um ar central e queria saber como faço para dimensionar a vazão de ar que ele vai precisar ter, conforme a ABNT NBR 16401.

    Pois é, que preciso dimensionar isso pois é para dar continuidade ao meu trabalho de graduação e em não encontrei em nenhum livro.

    Até se existir em uma norma americana, qual seria essa norma e onde está escrito exatamente ajudaria bastante. Pois em TG eles querem a referencia de tudo sabe.

  • #2
    Postado originalmente por edu_230 Ver Post
    Oi boa tarde estou pesquisando para elaborar um projeto para um ar central e queria saber como faço para dimensionar a vazão de ar que ele vai precisar ter, conforme a ABNT NBR 16401.

    Pois é, que preciso dimensionar isso pois é para dar continuidade ao meu trabalho de graduação e em não encontrei em nenhum livro.

    Até se existir em uma norma americana, qual seria essa norma e onde está escrito exatamente ajudaria bastante. Pois em TG eles querem a referencia de tudo sabe.

    vc precisa criar ou ter uma hipotética edificação e seus ambientes com todas suas características e fatores de carga térmica e em em cima disso dimensionar um equipamento de acordo ao que pede o escopo da referida norma ou seja projetar um equipamento que vai climatizar uma edificação qualquer com uma área ,quantidade de pessoas,e tudo que gira em torno de um projeto de conforto pessoal e que a sua aplicação e implantação estão descritas item por item no index dessa norma específica.

    comece por aí ..crie uma edificação que se enquadre na utilização e aplicação de um sistema central dutado.e em cima dessa hipotética edificação vc vai projetar esse equipamento de acordo ao que pede e determina a referida norma.

    o ideal seria vc fazer um estágio numa empresa que projeta esses sistemas..abraço boa sorte jairo.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por edu_230 Ver Post
      Oi boa tarde estou pesquisando para elaborar um projeto para um ar central e queria saber como faço para dimensionar a vazão de ar que ele vai precisar ter, conforme a ABNT NBR 16401.

      Pois é, que preciso dimensionar isso pois é para dar continuidade ao meu trabalho de graduação e em não encontrei em nenhum livro.

      Até se existir em uma norma americana, qual seria essa norma e onde está escrito exatamente ajudaria bastante. Pois em TG eles querem a referencia de tudo sabe.
      vc tem que criar uma hipotética edificação e em cima dos dados das características e especificidades dessa hipotética edificação e de todos os seus fatores de calor dimensionar um equipamento central dutado que atenda o referido escopo do projeto em cima do que pede a referida norma.

      trocando em miúdos vc tem que ter um edifício com planta,áreas ,volumes,quantidade de pessoas,tipo de material empregado etc ..uma obra que vc seria o projetista ou seja vc vai calcular e projetar o equipamento de conforto pessoal normatizado em cima o que pede o escopo do seu projeto com seu respectivo descritivo enquadrados item por item em seu index .

      o ideal seria vc conseguir um estágio numa empresa que projeta esses equipamentos.boa sorte abraço jairo
      Last edited by jairo bertoni; 22/03/17, 09:53.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

        vc tem que criar uma hipotética edificação e em cima dos dados das características e especificidades dessa hipotética edificação e de todos os seus fatores de calor dimensionar um equipamento central dutado que atenda o referido escopo do projeto em cima do que pede a referida norma.

        trocando em miúdos vc tem que ter um edifício com planta,áreas ,volumes,quantidade de pessoas,tipo de material empregado etc ..uma obra que vc é projetista ou seja vc vai calcular e projetar o equipamento de conforto pessoal utilizando pra cada detalhe do escopo do seu projeto o que pede a referida norma e que está descrita e detalhada item por item em seu index .

        o ideal seria vc conseguir um estágio numa empresa que projeta esses equipamentos.boa sorte abraço jairo
        Sei Digamos que tenho todos esses dados o que eu preciso para dar continuidade é a vazão do sistema de ar condicionado já me falaram em até usar um valor de xxx de vazão para cada TR de carga térmica mas eu preciso referenciar isso no trabalho entende

        Comment


        • #5
          essa vazão seria grosso modo "fixa " dada pela pressão estática (MCA)de cada equipamento dependendo da aplicação e característica de cada ambiente a ser climatizado..existem equipamentos que tem uma pressão estática fixa padrão geralmente entre 12 a 15 mca e outros que tem variação de fluxo e a operação é fracionada(inverter´s,vrv´s) de acordo a demanda de carga pontual fixa ou com possibilidade de aumentar ou diminuir a vazão de ar de acordo ao projeto ..essa vazão final vai depender do projeto dos dutos,grelhas ,insufladores,venezianas,controladores de vazão,atenuadores de ruido,tipos de dutos ,etc....o equipamento já vem com a pressão e vazão de ar pré determinada de fábrica ..alguns com a possibilidade de modular isso entre 12 a até 32 mca controlando a velocidade do moto ventilador da evaporadora por combinações de correias nas polias ou controle da velocidade do módulo evaporador por inversão ..daí vc seleciona o equipamento de acordo o projeto..

          alguns com controle de registros com vazão variáveis nos insufladores outros controle de renovação ,umidade relativa etc...mas geralmente a pressão e o volume fica a atrelado à "velocidade"do ar (volume X fluxo X pressão X varredura X alcance ) na saída dos insufladores que geralmente fica entre 1.5 m³ por minuto até 4.5 m³ isso em média pode ser que tenha projetos que fique acima disso...essa velocidade do ar final nos insufladores e grelhas tanto de insuflamento com de retorno nas linhas depende dos cálculos de perda de pressão ,volume e a pressão estática que está correlacionada ao calculo dos dutos tantos principais como secundários e o ar de retorno.estou te falando isso a grosso modo vc tem que consultar os catálogos dos fabricantes dos insufladores ,grelhas ,venezianas ,pra verificar as perdas de pressão ,volume de ar,enfim a vazão de operação existem ambientes que demandam pressão negativa .

          pode até aparecer um colega que tenha mais conhecimento e experiencia nessa área do que eu e te dê uma luz e então vc pode ter certeza que eu e vc vamos aprender mais uma vez aqui no forum... mas acredito que não,mas posso estar redondamente enganando, acredito que eu em meus limites nessa área ousa dizer que não tem como te falar alguma coisa se não tivermos os parâmetros e fatores da carga térmica ,troca de calor ,pressão extática,características de cada ambiente etc...

          e isso tudo quem te dá é a planta ,o escopo do projeto,a obra. o cálculo pra se achar esse gradientes está na psicomotricidade do ar,movimentação e climatização desse ar,no caso através de dutos,cálculo das perdas dos dutos ,curvas,insufladores grelhas ,venezianas etc...pra atingir esse resultado final vc tem que consultar os catálogos dos fabricantes de insufladores ,grelhas ,venezianas ,atenuadores de ruido,registros ,damper´s,qual o tipo de deflexão ,se vai usar caixa plenum,etc..pra consulta de perda de carga e vazão eetc..

          no caso a gente calcula a carga térmica e escolhe o equipamento e o projetista calcula a rede de dutos e acessórios pra que esses dutos movimentem esse ar climatizado em cima do que pede a aplicação ,escopo ,especificidade do projeto de climatização.

          e racionalmente falando e com bom senso,acho que a intenção de seus professores é te dar uma "expertise" em projetos desse tipo específico de climatizador,pra que vc entre no mercado já com uma certa experiencia de campo e que tenha boa noção do que é necessário pra se calcular um sistema eficaz e com bom rendimento em um empreendimento e que esse projeto tenha um custo dentro do que pede o mercado aliado a economia na instalação e que o custo fixo na operação que esteja tudo enquadrado dentro da projeção de custos e do pay back.se eu estiver enganando me perdoe.

          é por isso que o pessoal está exigindo isso de vc ..vc tem que fazer um projeto de climatização em cima do seu conhecimento na área utilizando a norma em questão isso não tem receita de bolo.senão ficaria fácil não é? kkkk cada projeto é um caso e cada caso é um caso...pode até existir projetos parecidos mas é no cálculo de todas esses detalhes é que chegam a um resultado ou objetivo que se quer alcançar e algumas vezes o resultado final é até parecido com outros empreendimentos ou obras ,nas temperaturas finais de operação,,pressões ,vazões que tem que estar sempre de acordo ao que pede o projeto nas suas especificações e aplicações .

          se eu estiver enganando me perdoe.abraço boa sorte jairo
          Last edited by jairo bertoni; 22/03/17, 14:39.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por edu_230 Ver Post
            Oi boa tarde estou pesquisando para elaborar um projeto para um ar central e queria saber como faço para dimensionar a vazão de ar que ele vai precisar ter, conforme a ABNT NBR 16401.

            Pois é, que preciso dimensionar isso pois é para dar continuidade ao meu trabalho de graduação e em não encontrei em nenhum livro.

            Até se existir em uma norma americana, qual seria essa norma e onde está escrito exatamente ajudaria bastante. Pois em TG eles querem a referencia de tudo sabe.
            Ola eu sou projetista de HVAC... pode entrar em contato pelo Whats 19 99578-8236 ou ligar na empresa 19 2517.9131 (meu ramal direto)
            Gabriel Batista
            Projetista HVAC
            www.dufrio.com.br

            Comment


            • #7
              Amigo, pra você chegar na vazão de ar necessária precisará antes calcular muitas outras coisas (carga térmica sensível e latente, renovação de ar, desenhar o processo na carta psicrométrica, obter a temperatura de insuflamento ideal, etc...) ou usar um bom software que faz tudo isso. No SENAI a gente só aprende o cálculo " na raça ". Nunca usei software. Muitos não gostam, mas dizem que funciona.
              Livro recomendado: Hélio Creder - Instalações de ar condicionado - Editora LTC

              Comment

              Working...
              X