Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas com instalação placa CCY12D Consul

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Teste de estanqueidade com nitrogênio e manifold digital

    Pessoal, ontem pressurizei meu primeiro com nitrogênio. É um split Daikin inverter 12k Q/F.
    A situação ficou assim:
    coloquei 15nm nas porcas de 1/4 e 35nm nas 3/8 seguindo os manuais (Hitachi e Daikin - uns pedem mais outros menos, vou dosando pelos manuais mais conservadores)
    Instalei o VCR e retirei o 'miolo' válvula schareder.
    Coloquei 129.9 psi de nitrogênio às 15h. Hoje cedo 7h estava com 128.1. Considerei que havia vazamento, pois as mangueiras da Yellow Jacket seguram pressão positiva.
    Subi mais mais 1nm de torque em cada flange e tampa das válvulas e subi também a pressurização de nitrogênio para 148.3 as 11h de hoje. Vamos ver no que dá.
    Depois posto fotos do serviço, pois estou utilizando canaletas da Controlbox (recomendação do Erik Nava) pra esconder a tubulação e dreno. Realmente o serviço fica com outro padrão.
    Postem comentários e dúvidas.

  • #2
    No final da tarde a pressão subiu para 149.8 psi. Talvez seja pelo aumento da temperatura ambiente. Hoje pela manhã o Sman3 estava marcando 148.2, ou seja, 0,1 psi a menos. Vamos ver com estará as 11h30 quando o teste completará 24h. Lembrando que utilizei Nylog nas flanges, flangeador RIDGID e escariador também RIDGID. Um macete legal na utilização dos flangeadores excêntricos é continuar dando aperto até ele estralar 4 ou 5 vezes. A flange fica perfeita e lustrosa.

    Comment


    • #3
      amigo correto o seu trabalho mais se voce pega uma grande quantidade de ar para instalar em bairros diferente atrasa muito seu trabalho voce deve pressurizar com nitrogenio testar vazamento fazer vacuo e por para funcionar cuidado com a frange se depois que o frangeador estralar voce der muita volta pode ficar fino a parede do tubo e partir a frange no apetro abs

      Comment


      • #4
        amigo, seu trabalho estar muito bom, eu uso o nitrogênio para achar vazamentos logo após a instalação antes de liberar o gás. eu pressurizo o sistema com o nitrogênio ate 140psi, logo após procuro vazamento usando espuma de sabão nas flanges. uma dica. eu uso o detergente veja multe uso qualquer vazamento ele encontra é muito bom para achar vazamento por menor que seja vai subir bolas, muito bom mesmo, logo após se não encontrar vazamento faço vácuo ate 500 microns, usando uma bomba de 7cfm o tempo em media é 20 minutos de vácuo no sistema sem vazamento numa linha de ate 3 metros. com migo esse método sempre deu certo, nunca falhou. antes eu não usava nitrogênio para procurar vazamento, sofri muito, perdi muito tempo porque não dava vácuo, perdi dinheiro com reposição de gás.
        esse seu método é muito bom é a melhor forma para teste de estanqueidade de qualquer sistema, so que é muito demorado se vc for fazer isso em todas as instalações quando chegar no fim do mês vc vai ter prejuízo, não vai ter um bom rendimento de serviço.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Medox Ver Post
          No final da tarde a pressão subiu para 149.8 psi. Talvez seja pelo aumento da temperatura ambiente. Hoje pela manhã o Sman3 estava marcando 148.2, ou seja, 0,1 psi a menos. Vamos ver com estará as 11h30 quando o teste completará 24h. Lembrando que utilizei Nylog nas flanges, flangeador RIDGID e escariador também RIDGID. Um macete legal na utilização dos flangeadores excêntricos é continuar dando aperto até ele estralar 4 ou 5 vezes. A flange fica perfeita e lustrosa.
          Medox,

          Meus Parabéns!!!

          Com o seu manifold digital, que tem uma resolução de 0.1 psi, não é necessário fazer o teste de estanqueidade por 24h. Uma ou duas horas são suficientes.
          Fiquei com uma dúvida: Vc deixou o manifold conectado no sistema o tempo todo ou lia e pressão e depois o retirava?

          Há poucos dias li uma dica interessante no fórum hvac-talk: Aplicar Nylog (ou óleo do compressor) na face externa da flange. A finalidade é evitar que a chave de torque encerre o aperto antes de atingir o momento pré determinado.

          Um abraço,
          Eduardo

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
            Medox,

            Meus Parabéns!!!

            Com o seu manifold digital, que tem uma resolução de 0.1 psi, não é necessário fazer o teste de estanqueidade por 24h. Uma ou duas horas são suficientes.
            Fiquei com uma dúvida: Vc deixou o manifold conectado no sistema o tempo todo ou lia e pressão e depois o retirava?

            Há poucos dias li uma dica interessante no fórum hvac-talk: Aplicar Nylog (ou óleo do compressor) na face externa da flange. A finalidade é evitar que a chave de torque encerre o aperto antes de atingir o momento pré determinado.

            Um abraço,
            Eduardo

            Obrigado Eduardo. Estou sempre seguindo suas dicas e sem arrependimento.
            TODAS as ferramentas que adquiri tem alguma relação com suas indicações. Agradeço novamente por isso.

            Quanto ao Nylog na face externa do flange, é mais uma dica que vai pra minha lista.

            Essa instalação está sendo feita aqui em casa por isso deixei conectado direto, mas vou seguir sua recomendação de 1h ou 2h de verificação enquanto não adquiro o Ashcroft.

            Consegui um vácuo de 96microns em menos de 10min graças ao kit Appion e bomba JB, e após 20min. consegui 180microns, após 40min estava em 250microns, mas não estabilizava por completo. É normal não estabilizar? Deu os 20min se estiver dentro dos 500microns está ok?

            Outra coisa, quando retiro a mangueira de vácuo (como registro do VCR fechado) e conecto a peça do VCR que parafusa o miolo da válvula schareder acabo levando ar externo pra dentro do sistema e percebo a leitura de vácuo subir imediatamente para 850microns. Perco o serviço ou feito o vácuo não importa esse contato com ar externo?

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Medox Ver Post
              Outra coisa, quando retiro a mangueira de vácuo (como registro do VCR fechado) e conecto a peça do VCR que parafusa o miolo da válvula schareder acabo levando ar externo pra dentro do sistema e percebo a leitura de vácuo subir imediatamente para 850microns. Perco o serviço ou feito o vácuo não importa esse contato com ar externo?
              Medox,

              Vc usou o kit Appion para o vácuo e não usou manifold, correto?
              Então após vácuo confirmado, isole o vacuômetro fechando o registro do VCRT, mantenha o outro VCRT tb fechado
              abra um pouco e feche a válvula de 3 vias, quebrando o vácuo com o gás refrigerante,
              com pressão positiva na válvula de 3 vias e no VCRT então instale o miolo da válvula schrader,
              desconecte o vacuômetro os VCRTs e abra as válvulas de 2 vias e 3 vias.

              Muito bom o seu post, gerou dúvidas e soluções, obrigado por compartilhar!

              Abs!
              Kleber.
              Last edited by Kleber; 02/06/14, 19:18.

              Comment


              • #8
                Amigo Kleber, eu usei sim o kit Appion e vacuômetro Bluvac. Como a linha é nova e não tem perigo de contaminar o vacuômetro, liguei este direto no VCR, mas percebi com seu post que não é suficiente para um serviço perfeito.
                Quando terminei o vácuo, fechei o registro do VCR deixando o Bluvac 'dentro' da linha e medindo o vácuo no sistema, mas sem possibilidade de isolá-lo do sistema. É um erro.
                Vou refazer o vácuo e já montei os dois VCRs juntos pra isolar o Bluvac.
                A pressão positiva do gás refrigerante impedirá a contaminação do ar ambiente na hora de recolocar o miolo da schraeder.
                Não seria legal eu não fechar o VCR do Bluvac para poder controlar a entrada de gás refrigerante até alcançar uma pressão positiva mínima (2-3 psi) e depois sim fechá-lo?
                Com esse kit Appion alcançar 500microns em 30min é para os fracos. rsrs O negócio baixar de 100microns em 10min.
                E quanto à estabilização do vácuo? Você consegue uma leitura totalmente estável?
                Grato pelo elogio e estou aqui pra somar.

                Abraço

                Fabrício Rocha

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Medox Ver Post
                  Não seria legal eu não fechar o VCR do Bluvac para poder controlar a entrada de gás refrigerante até alcançar uma pressão positiva mínima (2-3 psi) e depois sim fechá-lo?
                  Com esse kit Appion alcançar 500microns em 30min é para os fracos. rsrs O negócio baixar de 100microns em 10min.
                  E quanto à estabilização do vácuo? Você consegue uma leitura totalmente estável?
                  Fabrício Rocha
                  Caro Fabrício,

                  se deixar o registro do VCRT aberto vai sujar o sensor do Bluvac quando vc abrir o gás,
                  para monitorar o aumento de pressão até 15 PSI vc poderia usar o Sman3 para fazer esse monitoramento (acho que o Eduardo deve ter uma sugestão melhor).

                  Quanto a estabilização do vácuo veja esse artigo da JB http://www.jbind.com/pdf/Deep-Vacuum-Principles.pdf
                  na última página tem um gráfico e uma recomendação.

                  O Eduardo ficou de preparar um roteiro para vácuo sem o manifold, não sei se ele já postou.

                  A cada post com a ajuda dos amigos vamos ganhando conhecimento!

                  Abs!
                  Kleber.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Medox Ver Post
                    ...
                    Consegui um vácuo de 96microns em menos de 10min graças ao kit Appion e bomba JB, e após 20min. consegui 180microns, após 40min estava em 250microns, mas não estabilizava por completo. É normal não estabilizar? Deu os 20min se estiver dentro dos 500microns está ok?
                    ...
                    Fabricio,

                    É normal o vacuômetro não estabilizar. Para que o vacuômetro estabilize é necessário um volume maior, por exemplo um cilindro de recuperação de gazes. Quando se faz vácuo num cilindro destes, a leitura no vacuômetro fica estável. Esta é uma dúvida comum aos novos usuários de vacuômetros com grande precisão. Não é defeito do vacuômetro.

                    O artigo que o Kleber indicou no post acima, cita porque não se deve fazer vácuo abaixo de 200 microns: haverá a degaseificação do óleo do compressor, o que altera as propriedades do mesmo. Na tua situação não há problema, porque as válvulas de alta e baixa estão fechadas.

                    Um abraço,
                    Eduardo

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Medox Ver Post
                      ...
                      A pressão positiva do gás refrigerante impedirá a contaminação do ar ambiente na hora de recolocar o miolo da schraeder.
                      Não seria legal eu não fechar o VCR do Bluvac para poder controlar a entrada de gás refrigerante até alcançar uma pressão positiva mínima (2-3 psi) e depois sim fechá-lo?
                      ...
                      O vacuometro não mede pressão positiva.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                        O vacuometro não mede pressão positiva.
                        O que acha da sugestão do amigo Kleber?

                        Comment


                        • #13
                          O que acha da sugestão do amigo Kleber sobre criar pressão positiva com o próprio gás de dentro da máquina antes de colocar o miolo da válvula de 3 vias?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Medox Ver Post
                            O que acha da sugestão do amigo Kleber sobre criar pressão positiva com o próprio gás de dentro da máquina antes de colocar o miolo da válvula de 3 vias?
                            A informação do nosso amigo Kleber está corretíssima! Deve-se quebrar o vácuo antes de colocar o miolo da válvula Schrader.

                            Veja o trecho entre 9 e 10 minutos deste vídeo:

                            Comment


                            • #15
                              Ótimo vídeo Eduardo. Ilustra bem a dica do amigo Kleber. E o processo vai se aperfeiçoando cada vez mais...

                              Comment

                              Working...
                              X