Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ar condicionado não da rendimento

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • ar condicionado não da rendimento

    Um cliente me passou que seu ar não estava dando um bom rendimento, mas sua unidade evaporadora e condensadora estava muito suja inclusive turbina, aconselhei para fazer uma limpeza e isso que foi feito, depois de tudo limpo e com o aparelho ligado a mais de 20min notei que o linha de descarga não estava gelado e sua expansão e feito pelo capilar dentro da condensadora, coloquei o manômetro e verifiquei a pressão e esta dando 90psi parecia que estava com excesso mas o retorno fica pouco gelado não congela, desliguei o aparelho e medi a pressão com ele desligado e esta dando quase 200psi de pressão.Sera que pode ser excesso mesmo ou o compressor ja não esta comprimindo bem

  • #2
    Postado originalmente por Luciano da Siva Ver Post
    Um cliente me passou que seu ar não estava dando um bom rendimento, mas sua unidade evaporadora e condensadora estava muito suja inclusive turbina, aconselhei para fazer uma limpeza e isso que foi feito, depois de tudo limpo e com o aparelho ligado a mais de 20min notei que o linha de descarga não estava gelado e sua expansão e feito pelo capilar dentro da condensadora, coloquei o manômetro e verifiquei a pressão e esta dando 90psi parecia que estava com excesso mas o retorno fica pouco gelado não congela, desliguei o aparelho e medi a pressão com ele desligado e esta dando quase 200psi de pressão.Sera que pode ser excesso mesmo ou o compressor ja não esta comprimindo bem
    esse condicionador é com R 22 ? olha pode ser entupimento ou no capilar ou no filtrinho ou por umidade ..mas geralmente quando entope cai a pressão no manometro ..faça um teste recolha o gás desacople o tubo da descarga pela flange na valvula de alta da unidade externa,abra e feche rapidamente com a chave allen correspondente a valvula de alta se houver descarga pode ser outra coisa . faça outra carga de gás com um vácuo bem feito e dê a carga com uma balança colocando a carga pelo peso .

    Comment


    • #3
      Pelas pressões que você mediu, é R410A né? Estas pressões variam com a temperatura externa. Se o aparelho não for inverter, você tem que fazer o superaquecimento pra ter certeza que a carga de gás está correta. Medir consumo elétrico também pode te ajudar, pois se estiver com excesso o consumo estará alto. Leve em conta que a corrente nominal que consta na plaqueta do mesmo é para dias muito quentes. Em dias com temperatura amena ela sempre estará abaixo da nominal, mas se estiver muito baixa, já é sinal de pouco gás.
      Postado originalmente por Luciano da Siva Ver Post
      Um cliente me passou que seu ar não estava dando um bom rendimento, mas sua unidade evaporadora e condensadora estava muito suja inclusive turbina, aconselhei para fazer uma limpeza e isso que foi feito, depois de tudo limpo e com o aparelho ligado a mais de 20min notei que o linha de descarga não estava gelado e sua expansão e feito pelo capilar dentro da condensadora, coloquei o manômetro e verifiquei a pressão e esta dando 90psi parecia que estava com excesso mas o retorno fica pouco gelado não congela, desliguei o aparelho e medi a pressão com ele desligado e esta dando quase 200psi de pressão.Sera que pode ser excesso mesmo ou o compressor ja não esta comprimindo bem

      Comment


      • #4
        e um ar 12000btus com r22, e estava com o tubo de retorno um pouco estrangulado tb e eu troquei

        Comment


        • #5
          mas devo descartar compressor

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Luciano da Siva Ver Post
            mas devo descartar compressor
            descartar o compressor como? condenar o compressor por estar com defeito ? ou descartar a possibilidade dele estar com defeito? existem outros testes e ferramentas que te dão essa certeza

            Comment


            • #7
              90 libras tá alto, mesmo em dia de calor. Se estava estrangulado a linha de baixa é bem provável que o mecânico anterior tenha posto muito gás tentando alcançar a pressão de trabalho. Quando você retirou o estrangulamento a pressão se estabilizou. Então só falta você fazer o ajuste da carga mesmo. Já peguei ar congelando a linha de baixa com a pressão em 55 libras. desconfiei logo de linha de baixa estrangulada e dito e feito, estava toda torcida a tubulação que saia da evaporadora. Vai tentando aí e dá retorno que no que for possível agente ajuda. Boa sorte.
              Postado originalmente por Luciano da Siva Ver Post
              e um ar 12000btus com r22, e estava com o tubo de retorno um pouco estrangulado tb e eu troquei
              Last edited by Márcio Paco; 24/11/13, 18:11.

              Comment


              • #8
                Jairo, eu quis dizer que por enquanto vou descartar a possibilidade de ser o compressor e vou tentar fazer uma identificação melhor de entupimento e fazer uma nova carga de gás, e sobre o cano estrangulado Marcio, quando arrumei o tubo estrangulado a pressão continuou a mesma. Obrigado pelas dicas vou informando vcs sobre os resultados.

                Comment


                • #9
                  bom dia amigos, como eu tinha falado qualquer novidade postava, o cliente me ligou e me disse que o ar nesse final de semana depois da limpeza deu um bom rendimento, e chegou a desligar com 22 graus rsrs, mas levei em consideração que a nossa temperatura ambiente esta mais amena

                  Comment


                  • #10
                    A sujeira da evaporadora e condensadora impede a troca de calor, outra coisa que deve cuidar é o motoventilador quando não esta funcionando bem TB sobe a pressão

                    Comment


                    • #11
                      Amigo, faltou vc apenas conferir a amperagem do aparelho em funcionamento para saber se há algum entupimento. Compare a amperagem com a fornecida na etiqueta da condensadora.

                      Comment

                      Working...
                      X