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Ver Versão Completa : Erro E4 da Rhenn 60.000 BTU



Luciano JM
25-09-2013, 05:31 PM
Gostaria de saber se tem algo a haver com o sensor de gelo, pois ela funciona uns 5 min apos desarma, Desligo e ligo e erro perciste.

andre babynton
25-09-2013, 05:48 PM
rapaz em consul e algumas marcas E-4 é problema na ventilação tipo motor da turbina da evaporadora
queimado ou travado ou atér mesmo capacitor que fica na placa vale a pena conferir

Luciano JM
25-09-2013, 05:52 PM
Ola a carga de gas esta ok assim como o motor do ventilador da evaporadora ok nos tres niveis porem tenho duvidas sobre o sensor do degelo.
Alguem poderia me ajudar com esta duvida.

andre babynton
25-09-2013, 05:56 PM
vc naum tem algum sensor ai pra testar ?

Luciano JM
25-09-2013, 06:07 PM
Fiz a compra mas esta pra chegar daqui uns 10 dias um novo sensor estou no aguardo, mas obrigado pelas dicas de inicio.

Douglas Daronch
26-09-2013, 10:20 AM
Então Luciano o Erro E4 pode estar relacionado com vários problemas possíveis, tanto sensor de imersão da evaporadora quanto a falta de gás, sou autorizado RHEEM deixe seu email que lhe enviarei um material TOP fornecido pela própria RHEEM para resolver esse problema.

Se quiser me add SKYPE procure por Douglas Daronch FLEX CLIMA ok


Abraço!

jose silva de carvalho
26-09-2013, 07:22 PM
Anormalidade da unid. exter./ Piscando 4 vezes / 6 segs.
sensor serpentina EVAP (iluminando) E4

Douglas Daronch
27-09-2013, 08:52 AM
Segue boletins de falhas que pode ajudá-lo no problema que estão tendo.



E2 – Falha no sensor de temperatura ambiente (descalibrado);



E3 - Pode ser uma falha no sensor anticongelamento,ele pode estar descalibrado (vide anexo Boletim Técnico Sensor 5k), ou congelamento da serpentina por algum motivo como por exemplo,

baixa carga do refrigerante, filtro de ar sujo,equipamento sendo utilizado em temperatura muito baixa ,etc.



E4

O erro ocorre quando o sensor de imersão da serpentina da evaporadora informa à placa principal da própria evaporadora que a serpentina está numa temperatura anormal (ou muito fria ou muito quente ou em temperatura ambiente, mesmo com o relê do compressor acionado). Isso pode ocorrer quando o pressostato de alta ou baixa estão abertos, quando o capilar está obstruído, quando o protetor térmico da linha de descarga do compressor abre, quando a serpentina tanto da evaporadora quando da condensadora estão sujas, quando algum capacitor está ruim dificultando o movimento normal do motor ou quando o motor está avariado. Como visto, esse erro pode ter várias causas que a troca da placa não resolve. Sempre que for fazer o teste, desligue o disjuntor e ligue para limpar a memória da placa eletrônica.

Ao ligar e se deparar com o erro E4, deve-se feitos os testes abaixo indicados antes de trocar a placa da evaporadora:

1 – Verificar a tensão de alimentação para ver se a mesma está dentro da nominal.

2 – Verificar com o manômetro se há gás na máquina.

3 - Estando a máquina com gás e a tensão estando correta, ligar o equipamento no modo refrigeração e observar na unidade condensadora a condição dos LED´s indicadores. Ao energizar a unidade, o LED 1 verde da placa da condensadora deve acender e o display da evaporadora deverá mostrar a temperatura ambiente. Se não acender o LED 1 da placa da condensadora, verificar se a unidade está alimentada corretamente e se o transformador está com os enrolamentos em condições normais. Verifique sempre o superaquecimento da unidade conforme o boletim presente no site da Rheem..

Coloque no controle remoto uma temperatura que permita a partida do compressor. Quando isso ocorrer. O LED 2 vermelho deverá acender e o compressor deverá partir. Verifique nesse momento e até onde for possível a corrente e as pressões de funcionamento, verificando também se o LED 3 vermelho irá piscar. O número de piscadas irá dizer qual componente está com problema.

LED 02 piscando três (3) vezes – Indicado que o pressostato de alta ou o protetor térmico do compressor está aberto.

LED 02 piscando quatro (4) vezes – Indicando que o pressostato de baixa está aberto.

LED 02 piscando cinco (5) vezes – Indicando que o sensor CN4 está avariado, detectou algum congelamento na unidade condensadora no modo quente ou que está faltando na placa. Nesse último caso, coloque um de 5K no lugar.

Obs. Quando ocorrer a abertura de algum componente e isso fizer com que o compressor desligue, ao voltar o sistema à condição normal de uso, os erros desaparecem. É indicado que alguém verifique a condição da evaporadora informando quando o erro ocorrer e outra pessoa fique verificando os possíveis erros na placa da condensadora.

4 – Se o erro E4 ocorrer e a condição de funcionamento da placa da condensadora está em funcionamento normal (LED 1 aceso, LED 2 aceso e LED 3 apagado), é hora de verificar o status da evaporadora.

Verifique o sensor de imersão da evaporadora do conector CN21. Consulte a tabela de sensor de 5K para ver se o mesmo está calibrado.. Lembrando que o mesmo deve ser retirado da serpentina e medido na temperatura ambiente. Se estiver descalibrado,faça a substituição do mesmo por outro de 5K. Coloque-o novamente na serpentina e ligue o equipamento, refazendo os testes.

Se o defeito persistir, faça a troca da placa eletrônica da evaporadora.

OBS. Com o sensor de imersão da evaporadora aberto (resistência muito alta), aparecerá no display da evaporadora o código de erro E3. Troque o sensor por outro de 5K.

O sensor de temperatura da evaporadora CN20 acusará o erro E2. Em geral, quando ele está ruim, a temperatura informada no display fica em valores anormais. Com o sensor aberto, o display marcará 0°C



E7- Falha de comunicação entre as unidades, pode ser mal contato em algum cabo,alguma ligação elétrica errada,algum cabo rompido,alguma interferência eletromagnética.



E8 – Erro devido a superaquecimento, pode ser excesso de fluido, algum problema na válvula solenóide,trocadores de calor sujos,sensores anticongelamento avariados, aumento da corrente do compressor devido algum problema elétrico/mecânico e etc.



Código por combinação de Leds, vide anexo “código de falhas do piso teto e K7”

Luciano JM
27-09-2013, 10:28 AM
Ola grato pela ajuda

Pode add o e-mail da minha esposa que usamos juntos.

Leticiagouveia@ig.com.br

consertec
11-11-2013, 07:05 PM
Boa tarde Douglas, estou com problema num Rheem 60000 btu. Ele liga para refrigerar e após 3 minutos desliga o compressor e depois de um tempo também o ventilador da evaporadora. Para poder testar novamente tenho que desligar o disjuntor. A carga de gás quando parte está em 59 psi e a tensão está correta. Me disseram que seria bom trocar os sensores de ambiente e imersão da evaporadora. Se possível gostaria de sua ajuda, grato.
Meu email é: daniel.consertec@gmail.com

Tomas José
30-01-2014, 11:12 AM
Por favor, pode adicionar meu email e enviar o material/manual?
Obrigado!

tomasjose2011@gmail.com

lhrrefrigeração
22-02-2014, 09:08 AM
Bom dia, Douglas Daronch

eu trabalho com refrigeração em uberlndia e gostaria de saber se vc por ser autorizado da rhenn tem esses sensores para vender? Meu email é lhrrefrigeracao@gmail.com.
No aguardo
ATT

daioalvares
24-02-2014, 10:48 PM
Ola,Douglas Daronch
gostaria de receber este material da Rheem,pois estou com o mesmo problema em uma 60.000 btus só fria.
Meu email daioalvares@gmail.com Grato.

Douglas Daronch
25-02-2014, 08:52 AM
Desculpe galera nessas época é complicado responder em virtude da grande ( montoeira ) de serviço que tenho aki na minha empresa, Sobre o E4 da RHEEM a solução esta neste tópico,

Quanto a fornecer sensores posso até ver... mas não tenho ideia de preços para passar... mas posso verificar. ok

Segue boletins de falhas que pode ajudá-lo no problema que estão tendo.

E2 – Falha no sensor de temperatura ambiente (descalibrado);

E3 - Pode ser uma falha no sensor anticongelamento,ele pode estar descalibrado (vide anexo Boletim Técnico Sensor 5k), ou congelamento da serpentina por algum motivo como por exemplo,

baixa carga do refrigerante, filtro de ar sujo,equipamento sendo utilizado em temperatura muito baixa ,etc.

E4

O erro ocorre quando o sensor de imersão da serpentina da evaporadora informa à placa principal da própria evaporadora que a serpentina está numa temperatura anormal (ou muito fria ou muito quente ou em temperatura ambiente, mesmo com o relê do compressor acionado). Isso pode ocorrer quando o pressostato de alta ou baixa estão abertos, quando o capilar está obstruído, quando o protetor térmico da linha de descarga do compressor abre, quando a serpentina tanto da evaporadora quando da condensadora estão sujas, quando algum capacitor está ruim dificultando o movimento normal do motor ou quando o motor está avariado. Como visto, esse erro pode ter várias causas que a troca da placa não resolve. Sempre que for fazer o teste, desligue o disjuntor e ligue para limpar a memória da placa eletrônica.

Ao ligar e se deparar com o erro E4, deve-se feitos os testes abaixo indicados antes de trocar a placa da evaporadora:

1 – Verificar a tensão de alimentação para ver se a mesma está dentro da nominal.

2 – Verificar com o manômetro se há gás na máquina.

3 - Estando a máquina com gás e a tensão estando correta, ligar o equipamento no modo refrigeração e observar na unidade condensadora a condição dos LED´s indicadores. Ao energizar a unidade, o LED 1 verde da placa da condensadora deve acender e o display da evaporadora deverá mostrar a temperatura ambiente. Se não acender o LED 1 da placa da condensadora, verificar se a unidade está alimentada corretamente e se o transformador está com os enrolamentos em condições normais. Verifique sempre o superaquecimento da unidade conforme o boletim presente no site da Rheem..

Coloque no controle remoto uma temperatura que permita a partida do compressor. Quando isso ocorrer. O LED 2 vermelho deverá acender e o compressor deverá partir. Verifique nesse momento e até onde for possível a corrente e as pressões de funcionamento, verificando também se o LED 3 vermelho irá piscar. O número de piscadas irá dizer qual componente está com problema.

LED 02 piscando três (3) vezes – Indicado que o pressostato de alta ou o protetor térmico do compressor está aberto.

LED 02 piscando quatro (4) vezes – Indicando que o pressostato de baixa está aberto.

LED 02 piscando cinco (5) vezes – Indicando que o sensor CN4 está avariado, detectou algum congelamento na unidade condensadora no modo quente ou que está faltando na placa. Nesse último caso, coloque um de 5K no lugar.

Obs. Quando ocorrer a abertura de algum componente e isso fizer com que o compressor desligue, ao voltar o sistema à condição normal de uso, os erros desaparecem. É indicado que alguém verifique a condição da evaporadora informando quando o erro ocorrer e outra pessoa fique verificando os possíveis erros na placa da condensadora.

4 – Se o erro E4 ocorrer e a condição de funcionamento da placa da condensadora está em funcionamento normal (LED 1 aceso, LED 2 aceso e LED 3 apagado), é hora de verificar o status da evaporadora.

Verifique o sensor de imersão da evaporadora do conector CN21. Consulte a tabela de sensor de 5K para ver se o mesmo está calibrado.. Lembrando que o mesmo deve ser retirado da serpentina e medido na temperatura ambiente. Se estiver descalibrado,faça a substituição do mesmo por outro de 5K. Coloque-o novamente na serpentina e ligue o equipamento, refazendo os testes.

Se o defeito persistir, faça a troca da placa eletrônica da evaporadora.

OBS. Com o sensor de imersão da evaporadora aberto (resistência muito alta), aparecerá no display da evaporadora o código de erro E3. Troque o sensor por outro de 5K.

O sensor de temperatura da evaporadora CN20 acusará o erro E2. Em geral, quando ele está ruim, a temperatura informada no display fica em valores anormais. Com o sensor aberto, o display marcará 0°C

E7- Falha de comunicação entre as unidades, pode ser mal contato em algum cabo,alguma ligação elétrica errada,algum cabo rompido,alguma interferência eletromagnética.

E8 – Erro devido a superaquecimento, pode ser excesso de fluido, algum problema na válvula solenóide,trocadores de calor sujos,sensores anticongelamento avariados, aumento da corrente do compressor devido algum problema elétrico/mecânico e etc.

Código por combinação de Leds, vide anexo “código de falhas do piso teto e K7”