Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Testes de compressores

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Testes de compressores

    Boa tarde a todos

    estou recorrendo a vc´s pois gostaria de saber se alguem tem uma tabela de testes de compressores para que eu possa melhorar pois confesso que tenho duvidas em relação a como testar os mesmos

    Quero aproveitar a oortunidade para dizer que já consegue resolver muitos problemas que tive somente lendo o fórum e por isso sou muito grato a todos

    desde já agradeço

  • #2
    no meu caso aprendi e tenho experiencia por tido a sorte de ter começado a profissão com minha família ..começando com pequenos motores até os grandes,seu acionamento etc ..isso gradativamente durante ou ao longo dos anos ...e isso não é uma coisa fácil de fazer ou ensinar..podemos te dar uma noção básica ...vc tem que ter as ferramentas e pelo menos um curso ou estágio em uma empresa do ramo ...o que posso te adiantar na refrigeração é que vc tem que conhecer como funciona um motor elétrico,o que é um motor elétrico, e suas características de operação eletro mecanicas ..tipo capacidades,potencias,tipos e modelos,as especificidades de cada um...no caso da refrigeração em si esse motor elétrico aciona um compressor que movimenta o gás refrigerante que seria chamado de "carga" pra um deslocamento dessa carga "X" que trocando em miudos é a capacidade em "HP" "CV" btu´s e outras grandezas usadas...

    e dentro desse universo operacional existe as situações que esses componentes elétricos( motores elétricos ) e mecanico (compressores) precisam ser substituidos ou reparados aparecendo as falhas e anormalidades de operação

    a energia eletrica aciona esse motor que aciona esse compressor ..na energia elétrica existem grandezas que através ou pelas ferramentas temos condições de diagnosticar ou conferir se a operação de um compressor está correta ou não...basicamente as grandezas elétricas são amperagem,watt´s volt´s,componentes de acionamento e segurança tipo sensores,contatores ,chaves,interruptores,relés,protetores,capacitores ,componentes de partida ,etc que temos que aprender a conhecer pra diagnósticos que vamos chamar de elétricos,acionamento ou de segurança..massa,curto circuitos,continuidade,que são situações que acontecem e que são encontradas ou "medidas" por ferramentas específicas pra esse fim...

    no caso do compressor propriamente dito,as pressões de trabalho desse compressor que movimenta o gás refrigerante que se chama o ciclo da refrigeração .. cada compressor opera dentro de um ciclo ou uma faixa específica com grandezas elétricas e mecanicas que são identificadas ou monitoradas por ferramentas que existem no mercado pra esse fim que nos dão condições tecnicas de avaliação e comparação de performance enquadradas dentro do que o fabricante especificou consideradas ideais que são as condições de trabalho ou operação dentro desse ciclo

    e essas ferramentas nos dão condições de conferir essas grandezas que dá também condições de avaliar o trabalho de um compressor,ou diagnosticar um defeito pelas características que esse defeitos apresentam ou aparecem..uns são de natureza elétrica ..outros mecanicas ..

    alguns causados por problemas de fornecimento ..outros por desgastes naturais causados pelo uso,ou algum componente desse ciclo que está causando um mau funcionamento

    vc citou uma tabela .. a primeira tabela que vc tem contato seria as etiquetas com dados tecnicos que vem nos condicionadores tipo capacidade de refrigeração dados em BTu´s Kcal joule kilo joule..a capacidade de operação dos componentes eletricos que nos é dado basicamente por watt´s ,amperagem e de pressão de trabalho que nos é dado por PSI -BAR-MILIBAR -PASCAL OU MILIPASCAL...

    só isso já e uma fonte de pesquisa pra vc ...no google mesmo ...ou you tube...não tem como ou de termos uma receita que vai te dar experiencia ..livros ,cursos ,professores, são orientadores ..no caso é vc que tem que encontrar o caminho...é uma característica da raça humana querer a coisas "mastigadas' e pílulas de sabedoria pra vc tomar ..vc deita ignorante e acorda o mais sábios dos homens...que nós podemos chamar de "preguiça mental" ...e as vezes não é uma questão de culpa ou que as pessoas são ruins ,ou isso é um desvio de personalidade ,mas acredito eu que seja um problema sócio cultural mesmo ...nós temos ferramentas que a natureza nos deu e que são importantíssimas e maravilhosas,e grandes ajudadoras no caso os cinco sentidos..principalmente ,a visão ,audição ..que levam informação ao cérebro... e culturalmente nós cruelmente somos ensinados a "não pensar" e a sermos tutelados e ficarmos eternamente presos a uma situação de dependência seja ela qual for ..e o que nós dá orientação dentro da nossa profissão é a "informação" ...e se essa informação o estado ou a falta de dinheiro ou qualquer outro motivo nos impedem de ter acesso a essa informação e formação então temos que aprender a usar os sentidos pois com o tempo pela falta de uso eles fatalmente vão se atrofiando...

    usei i poste do colega como gancho pra um assunto sério que é a qualificação e preparação pra nós atuarmos num mercado com mais qualidade e ética..

    claro que esse assunto não é tão simplista e tem desdobramentos que num forum nunca seriam aprofundados ,por que nem é esse o objetivo isso demanda .estudo,esforço,capacitação e tempo...e as vezes as oportunidades que a vida nos oferecem nos impedem de ter isso na sua plenitude ..mas ao mesmo tempo isso não nos impede de tentar e nem é impossível de se conseguir ..o que nós não podemos é deixar a situação nos dominar ,dobrar e por fim vencer ...e quanto mais cedo tomarmos uma atitude positiva a esse respeito melhor ...dá uma pesquisada na internet ..e faça suas perguntas ...até pras dúvidas temos que ter no mínimo alguma conhecimento ..estude o ciclo da refrigeração..procure saber o que é um compressor ...como ele funciona...e as ferramentas que são os complementos dessa interação..

    um abraço boa sorte jairo

    Comment


    • #3
      Para testes elétricos: Megômentro!! Não tem outro jeito. Multímetro não resolve pois na maioria das vezes a fuga de corrente se dá apenas com a corrente elétrica percorrendo o enrolamento. Isso é básico!!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        Para testes elétricos: Megômentro!! Não tem outro jeito. Multímetro não resolve pois na maioria das vezes a fuga de corrente se dá apenas com a corrente elétrica percorrendo o enrolamento. Isso é básico!!
        igual fiat 147 curto e grosso rsrsrsrsrs

        Comment


        • #5
          Pois é!... Depois o Jairo fica chateado quando o chamamos de Mestre!...

          Comment


          • #6
            ok obrigado pela atenção e direcionamento

            abs

            Comment


            • #7
              obrigado

              tem ideia do valor deste aparelho ??? se tiver me avise

              abs

              Comment


              • #8
                esse é igual ao meu ...e acho que pra nossa área não precisa de ser mais preciso http://www.instrutemp.com.br/instrut...9&pf_id=MG-810

                Comment


                • #9
                  Ok Jairo mais uma vez obrigado pela atenção

                  abraço

                  Comment


                  • #10
                    posso te mandar um Guia de diagnósticos e falhas em compressores um ótimo material para se iniciar ou pelo menos para se ter uma melhor noção do funcionamento de componentes e principais defeitos e suas causas

                    Comment


                    • #11
                      guia de diagnósticos e falhas em compressores

                      oie andre luiz vc podi me enviar um dessi pra mim tm? jpcompras2012@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        Ola amigo caso possa me enviar uma cópia desse guia eu facaria muito contente, desde já agradeço a atenção, jlpssao@gmail.com

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por André Luis Ver Post
                          posso te mandar um Guia de diagnósticos e falhas em compressores um ótimo material para se iniciar ou pelo menos para se ter uma melhor noção do funcionamento de componentes e principais defeitos e suas causas
                          pode mandarpara mim por favor?? grato: edson

                          Comment


                          • #14
                            André vc pode me enviar para para mim tm? casadoaquecedor@hotmail.com


                            Obrigado.

                            Comment


                            • #15
                              Se puder me mandar tbm agradeço! michel.jp@hotmail.com

                              Comment

                              Working...
                              X