Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Superaquecimento..... tubulação de alta e baixa isoladas juntas ou separadas

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Superaquecimento..... tubulação de alta e baixa isoladas juntas ou separadas

    Olá Amigos, observo que a maioria das instalações, as tubulações estão isoladas no mesmo corrugado. O fabricante pede que isole separado,as minhas instalações eu faço separado, o superaquecimento fica tranquilo. Com a tubulação isolada junta, não tem como realmente fazer o superaquecimento?

  • #2
    Postado originalmente por PCC Ver Post
    Olá Amigos, observo que a maioria das instalações, as tubulações estão isoladas no mesmo corrugado. O fabricante pede que isole separado,as minhas instalações eu faço separado, o superaquecimento fica tranquilo. Com a tubulação isolada junta, não tem como realmente fazer o superaquecimento?
    PCC, continue isolando a tubulação separadamente, é o correto.
    Não entendo porque isolam a tubulação junto, se por economia, por preguiça ou sei lá o que...
    Quanto ao título do tópico, tubulação de alta e baixa ... só pra esclarecer ... em aparelhos hi wall de pequeno porte, CICLO FRIO que instalamos no dia a dia o dispositivo expansor está na condensadora, dessa maneira os dois tubos que interligam a condensadora e a evaporadora são tubos de baixa pressão, a alta pressão opera entre o compressor e o dispositivo expansor somente.
    Abraço
    Erik

    Comment


    • #3
      Já fiz a experiência: parede/parede (mesma carga térmica), 2 Sansung 12K frio, um com tubulação separada e outro juntas...todas as medições, superaquecimento, temperatura ambiente, funcionamento, pressão....idênticas!! Estéticamente juntas com tubulação curta fica mais bonita. Tenho feito separadas, mas me questiono qual o problema de se colocarem juntas sendo que elas saem juntas e a distãncia é de até 1,5 ou 2m de tubulação parede parede? Não vale responder que uma interfere na outra porque não é verdade.

      Comment


      • #4
        Como o tema é sugestivo a ponto de vista diferentes vou colocar uma foto, esperando que os amigos do fórum participem com suas opiniões !



        Só pra lembrar dois fatores importantes:

        1- Isolar a tubulação em conjunto resulta em Perda de Garantia.

        2- A função do isolamento térmico é evitar a absorção de calor no contato da tubulação com o ar, e consequentemente a perda de rendimento do aparelho e como se pode observar a foto acima grande parte de ambos os tubos ficam sem devida isolação em contato com o ar.

        Comment


        • #5
          Concordo com você. Existem várias maneiras de se fazer a mesma coisa. Só que, algumas apesar de também funcionar, não são as mais corretas. E tem o fato de que não seguindo os procedimentos de instalação do manual, o cliente estará sujeito a perda de garantia do seu condicionador de ar. Isto inclui a distância mínima de tubulação entre as unidades, que na instalação "parede a parede" não é seguida.
          Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
          Como o tema é sugestivo a ponto de vista diferentes vou colocar uma foto, esperando que os amigos do fórum participem com suas opiniões !



          Só pra lembrar dois fatores importantes:

          1- Isolar a tubulação em conjunto resulta em Perda de Garantia.

          2- A função do isolamento térmico é evitar a absorção de calor no contato da tubulação com o ar, e consequentemente a perda de rendimento do aparelho e como se pode observar a foto acima grande parte de ambos os tubos ficam sem devida isolação em contato com o ar.

          Comment


          • #6
            No manual de instalação que acompanhou o meu aparelho inverter Fujitsu a distância mínima vem como uma observação sugerida para evitar possíveis ruídos audíveis no interior do ambiente onde será instalada a evaporadora, mas não especifica tal procedimento como sendo uma regra que deva ser executada obrigatoriamente sob pena de perda da garantia. Na época - cerca de 2 anos e meio atras - minha instalação foi realizada por empresa credenciada e autorizada Fujitsu, parede/parede e os tubos ficaram com menos de 2 metros de comprimento, mas foram isolados separadamente. Até a presente data meu aparelho continua funcionando perfeita e silenciosamente.
            Abraço.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
              Como o tema é sugestivo a ponto de vista diferentes vou colocar uma foto, esperando que os amigos do fórum participem com suas opiniões !

              Só pra lembrar dois fatores importantes:

              1- Isolar a tubulação em conjunto resulta em Perda de Garantia.

              2- A função do isolamento térmico é evitar a absorção de calor no contato da tubulação com o ar, e consequentemente a perda de rendimento do aparelho e como se pode observar a foto acima grande parte de ambos os tubos ficam sem devida isolação em contato com o ar.
              3- Provavelmente vai condensar água...

              ... sou da opinião que é melhor respeitar o que diz o manual do produto... afinal alguém (mais capacitado que nós) já pensou nisso antes.
              Last edited by Eduardo7; 27/06/13, 12:16.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post

                ... sou da opinião que é melhor respeitar o que diz o manual do produto... afinal alguém (mais capacitado que nós) já pensou nisso antes.
                Também penso assim Eduardo...

                Comment


                • #9
                  Erik isolando junto, as temperaturas para ser fazer o superaquecimento vão continuar as mesmas, que se elas estivessem separadas?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por PCC Ver Post
                    Erik isolando junto, as temperaturas para ser fazer o superaquecimento vão continuar as mesmas, que se elas estivessem separadas?
                    Pela lógica deveria dar diferença nas medições, dado que isolando junto cria-se um espaço entre o tubo e a isolação e no contato com o ar a tubulação vai absorver calor.
                    Eu nunca fiz o teste, durante todo o tempo que trabalhei no Japão eu comprava a tubulação em rolos de 20 metros, e já vinha o par e com a isolação era uma mão na roda, isso poderia vir pro Brasil iria facilitar nossa vida, odeio essas isolações em espaguete de 2 metros...
                    Interessante o tópico que você iniciou PCC, A discussão aqui no fórum nos ajuda, uma vez que as fabricantes não abrem a qualificação em larga escala como se deveria, vamos nós aqui nos ajudando...

                    segue a foto da tubulação que eu utilizava no Japão.



                    Abraço
                    Erik

                    Comment


                    • #11
                      Legal Erik, espero que os colegas refrigeristas escrevam suas opiniões!

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
                        Pela lógica deveria dar diferença nas medições, dado que isolando junto cria-se um espaço entre o tubo e a isolação e no contato com o ar a tubulação vai absorver calor.
                        Eu nunca fiz o teste, durante todo o tempo que trabalhei no Japão eu comprava a tubulação em rolos de 20 metros, e já vinha o par e com a isolação era uma mão na roda, isso poderia vir pro Brasil iria facilitar nossa vida, odeio essas isolações em espaguete de 2 metros...
                        Interessante o tópico que você iniciou PCC, A discussão aqui no fórum nos ajuda, uma vez que as fabricantes não abrem a qualificação em larga escala como se deveria, vamos nós aqui nos ajudando...

                        segue a foto da tubulação que eu utilizava no Japão.


                        Abraço
                        Erik
                        a LG nos velhos tempos( a uns 12 anos) mandava um kit de montagem com 5 metros dos tubos da alta e baixa com essa isolação e também com a interligação de comando já com os terminais ...essa discussão sempre vai dar pano pra manga..como o erik,acho os isolantes tipo poliplex da parede grossa,poucos maleáveis,dá um volume grande... coisa que pra duas isolações separadas dá um furo de quase 70 mm..sendo que com essas já prontas um furo de 50 mm dá ainda sobra espaço pro dreno..como o eduardo disse ..tá manual ...portanto obedeçamos todos...realmente tubulações com uma só isolação faz perder a garantia..

                        quanto á distancias míninas entre as unidades nunca tive problemas ..e nem problemas tecnicos de perda de rendimento ou operar fora das características tecnicas de operação a fabrica pede distancias minimas de 2 metros pra se preservar de reclamações de ruidos indesejáveis que PODEM OCORRER...

                        claro que com clientes que são susceptíveis a barulho,legal é vc matar os dois coelhos ..atende ao manual sobre distancias minimas e se a UE for um equipamento um pouco mais barulhento ou em corredores estreitos muitos altos, sujeitos a reverberações e reflexões sonoras... já aconteceu comigo instalei duas maquinas iguais ..uma ficou pro lado do quintal,livre de obstáculos outra ficou um pouco mais baixa num corredor estreito ..ruido de operação da unidade externa fora do padrão pra uma fujitsu inverter..ainda bem que o cliente entendeu ,pois tive uma igual pra demostrar e comprovar que o que eu dizia tinha fundamento...
                        em maquinas on/off fixas ,principalmente ainda com projeto antigo com gás refrigerante R22,onde principalmente como disse nos projetos mais antigos ocorria a evaporação na unidade interna por capilares e o barulho de agua fervendo era motivo de constantes reclamações,mesmo depois de alguns segundos da maquina desligada permanecia o barulho de ebulição...isso principalmente a noite deve incomodar bastante ..não ! não tenho condicionador instalado em casa ..quando a coisa aperta uso um evaporativo portátil

                        pra não se ter e nem criar polêmicas estéreis isole os tubos separados,o manual pede assim,então faça...quanto às distancias mínimas confesso que nunca segui o manual ..minhas interligações frigorígenas foram sempre curtas em parede a parede ...que eu me lembre não tive ainda reclamações e nem reoperações por causa disso ..aliás nesse quase 18 anos de split´s proporcionalmente falando tive poucas reoperações por qualquer motivo em garantia ou não

                        proporcionalmente e quantitativamente tive mais reoperações com o samsung do que em outras marcas e modelos nesses anos todos de instalações ..por isso minha resistencia com a marca..a consul não tá empatada com ele por que deixei de instalá-lo faz um tempo..e nessas maquinas top´s que controlam o SA ,nunca tive problemas ou reclamações de clientes com ruidos indesejáveis ,a não ser de um amigo que instalei a UE de uma fujitsu a uns quase 15 metros de distancia entre as unidades ele ainda reclamou rsrsrsrs

                        por curiosidade e quando tiver um tempinho vou medir parametros de temperatura com tubos com isolações separadas e juntos ..depois posto ..um abraço
                        Last edited by jairo bertoni; 27/06/13, 15:54.

                        Comment


                        • #13
                          O grande problema de se isolarem as tubulações juntas não é o superaquecimento nem tão pouco a perda de capacidade, que na verdade não ocorre, ou é desprezível. O problema mesmo é a condensação,gerando umidade dentro do isolamento. Não deve haver espaços entre o tubo de cobre e o isolante. Alguns, apesar de isolarem as tubulações separadamente, utilizam isolante com diâmetro interno maior do que o da tubulação, outro erro muito comum.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                            ... sou da opinião que é melhor respeitar o que diz o manual do produto... afinal alguém (mais capacitado que nós) já pensou nisso antes.
                            Faço minha as palavras do Eduardo e assino em baixo.
                            Certa vez fui comprar um fusível que havia queimado e como o na loja de autopeças não tinha da mesma amperagem, o vendedor me sugeriu substituir por outro com o dobro da amperagem, pois seria "bem melhor"; afinal era um fusível mais forte e não queimaria com facilidade como o original que era "fraquinho" ou seja: o tal fusível "mais forte" poderia suportar um possível curto na parte elétrica e certamente algum outro dano mais sério seria causado no carro, mas o fusível ficaria intacto. E durma com um barulho desse...
                            Abraço.

                            Comment


                            • #15
                              Caros colegas, a isolação deve ser feita separadamente, pois quando feita junta conforme já comentado pelo Srº Eric em aparelhos de pequeno porte HI WALL ambas as linha são de baixa pressão, porém uma é de fluído na fase líquida +vapor com temperatura em torne de 1°C a 3°C e a outra é a de sucção com fluído na fase vapor superaquecido em torno de 12°C , logo se instaladas juntas as linhas trocarão calor e o equipamento terá seu superaquecimento e subresfriamento maquiado podendo até levar a quebra do compressor.
                              Então nos enganamos quando afirmamos que juntas ou separadas dá o mesmo efeito, isso é mito.
                              Quando as linhas são instaladas juntas as mesmas trabalham como um inetercambiador de calor, e isso não é recomendado para o condicionador de ar.
                              Quanto a istética, isso é fácil de resolver com a fita de PVC que inclusive tem como função principal de impedir a incidencia do raio ultra violeta podendo levar a deterioração prematura do isolante.
                              E pra finalizar, de fato isso é passível de perda de garantia.
                              Quanto a distância mínima recomendada de fato gira em torno de 2m, basta ver nos catálogos o desenho esquemático da instalação.
                              Atenciosamente.
                              Edilson R Silva
                              Instrutor Técnico.

                              Comment

                              Working...
                              X