Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tornar-se Instaldor de Ar Split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tornar-se Instaldor de Ar Split

    Boa noite!

    Prezados membros deste fórum,

    Meu nome é Orlando e resido no Rio de Janeiro – RJ.

    Cadastrei-me neste fórum em busca de informações, e para aqueles que puderem colaborar, desde já, fico muito grato.

    Bem... Vamos ao relato:

    Eu pretendo investir em um curso de instalador de Ar condicionado Split. Li alguns relatos do fórum sobre o mercado e percebi que não é muito diferente de outros segmentos em serviços de manutenção e instalação, e no que diz respeito a maus profissionais, pedreiros, porteiros, e aventureiros que assistem a um vídeo no youtube e acham que podem instalar um equipamento que requer conhecimentos técnicos cobrando valores baixos sem gerar futuros problemas.
    Mas estamos na luta para fazer a diferença, pois competência e qualidade são fundamentais para sermos sucedidos profissionalmente.

    Preciso saber se a empreitada vale à pena, vejam o que segue:

    Tenho como investir de R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00 em todas as ferramentas necessárias para executar uma instalação a contento, com esse valor é possível?

    Também poderiam informar quais são as ferramentas?

    Será necessário em todas as instalações ter um ajudante?

    Qual o valor em média pago ao ajudante?

    Na minha pesquisa verifiquei que o valor cobrado fica em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00 se não houver grau de dificuldade e outros detalhes pertinentes.

    No caso de uma instalação simples quanto o instalador gasta em média com materiais utilizados, desta forma fico sabendo o lucro final, exemplo: Valor da instalação R$ 300,00 – R$ ? (ajudante) – R$ ? (Material) = Lucro liquido da instalação.

    Sei que para obter retorno tenho que investir em anúncios locais, internet, parcerias com revendedores e etc, mas em média da para ter um bom resultado de lucro liquido próximo de uns R$ 7.000,00 por mês ou mais ?

    A priori essas informações respondidas por profissionais do ramo vão me dar embasamento para avaliar se compensa avançar nessa empreitada de tornar-me instalador de Ar Split.

    Desde já conto com a colaboração de vocês desejando bons negócios e fico no aguardo.

    Att,
    Orlando Frannco
    Last edited by orlando frannco; 10/06/13, 22:37.

  • #2
    Orlando Frannco,
    Em primeiro lugar parabéns por buscar informações, acho que isso é um passo muito importante para que os nossos projetos saiam a contento.
    Fico realmente feliz em ver pessoas conscientes em investir em ferramentas, isso é muito importante, quanto aos cursos... aqui em SP quem tem uma ótima estrutura é o SENAI aí no RIO certamente não é diferente, se não estou enganado os cursos rápidos do SENAI custam a partir de R$ 1300,00 ...através dos conhecimentos adquiridos no curso você mesmo conseguirá responder seus questionamentos quanto a quais ferramentas deverá comprar e quanto isso vai lhe custar, de ferramentas básicas, cortador de tubos, flangeadora de preferência excêntrica, bomba de vácuo duplo estágio, martelete, brocas, serra copo diamantada, um torquímetro, conjunto de chaves de fenda, phillips etc... conjunto de alicates, conjunto para curvar tubulação (tube bender), detector de vazamentos eletrônico, conjunto manifold lembrando que gases diferentes requerem manifolds específicos, alicate amperímetro, termômetros, escada... e por aí vai...e claro um carro ideal para se locomover e carregar seus equipamentos... quanto ao material existem as distribuidoras... aqui em SP a tubulação de cobre é vendida em panquecas como eles chamam de 15 metros cada... então isso também é um investimento... pois existem diversas bitolas... 1.4 3.8 1.2 5.8 3.4 os gases refrigerantes são vendidos em botijões ou seja também é necessário um investimento nesse sentido... e por aí vai... como te disse o curso vai lhe direcionar para o caminho certo... Antes das ferramentas pense seriamente no Senai ok ! Não esqueça de se formalizar e emitir nota tudo como manda a lei ok !

    Quanto aos valores, isso depende do local onde se pretende atuar, aqui em SP eu por exemplo não posso cobrar R$ 250,00 R$ 300... o meu gasto com combustível, estacionamento, pedágio é alto...
    Lembre-se que atendimentos posteriores ao da instalação diminuirá seu lucro drasticamente... lembre-se o cliente tem direito a garantia !

    Ajudante eu levo em todas as montagens por mais simples que seja.

    Quanto aos valores de materiais, isso deve mudar de estado pra estado então acredito que a melhor forma seria pesquisar em distribuidoras aí do RIO... lembrando que mesmo que se gaste 2 ou 3 metros na instalação vai ter que investir em 15 metros e ir usando esta tubulação em suas futuras instalações... então é necessário um investimento inicial !

    Quanto se paga a um ajudante depende de quem é o ajudante rs... seu filho, irmão, primo... ou se vai contratar alguém, registrar, formalizar...etc... isso realmente depende muito ok !

    No fim das contas quanto se ganha ?

    Instalando splits R$ 7,000 acho utopia a princípio... não sei no RIO de repente são mercados diferentes... é um mercado relativamente sazonal, no verão o telefone não para, no inverno esquecem que você existe... é uma escalada, se você fizer a primeira instalação bem feita, for um bom profisisonal, ter uma boa oratória etc etc etc... esse cliente indica pro próximo, o zelador pega o seu cartão indica pro vizinho e a coisa começa a fluir... porém isso vai depender da qualidade do seu serviço e tudo no Brasil demanda tempo, trabalho, preparo e quem sabe sorte ... então tem instalador com anos de estrada ganhando R$ 7,000, R$8,000 R$ 10,000 que seja... mais pra começar é bem difícil... acho que isso é como os garotos enxergam o Neymar da vida... o garoto jogando bola na terra e vendo o Neymar lá no Barcelona... é um exemplo... começar aqui no Brasil é difícil....

    Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma e espero que os amigos com mais experiência do fórum possa te ajudar, seja bem vindo e vamos trocando informações...
    Abraço
    Erik

    Comment


    • #3
      atenção

      sim este ramo é bom ! mais é melhor vc fazer 1 o curso depois entra na pratica pois nem tudo que vc vê no curso é o que v c passa lá fora no dia dia !! pratica mesmo é no dia dia ai depois vc avalia se vc vai gosta pois para vc investi em uma em ser instalador de ar 1 vc tem que ama o que vc faz este é o passa para ser um otimo instalador !! as ferramentas vc pode vê no site da DUFRIO TEM TAMBÉM

      Comment


      • #4
        O SENAI tem um curso de instalação de AC split com duração de 3 meses. O "problema" é que o pré-requisito para fazer este curso de instalação de AC split é ter feito o curso de técnico de refrigeração, que tem a duração de 2 anos.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
          O SENAI tem um curso de instalação de AC split com duração de 3 meses. O "problema" é que o pré-requisito para fazer este curso de instalação de AC split é ter feito o curso de técnico de refrigeração, que tem a duração de 2 anos.
          Eduardo... boa informação você nos trouxe... aqui em SP eles não exigem isso seria o caso de conversar com o diretor da escola ?? Algo está errado neste pré requisito, ou não ??
          Abraço
          Erik

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
            Eduardo... boa informação você nos trouxe... aqui em SP eles não exigem isso seria o caso de conversar com o diretor da escola ?? Algo está errado neste pré requisito, ou não ??
            Abraço
            Erik
            não sei qual a formação e nem experiencia profissional do colega .....quem sabe pra um começo com mais qualidade se inscrever em cursos de instalador básico da fujitsu/hitachi/daikin ,ou esses treinamentos de 30 horas que os representantes agendam com os monitores das fábricas..,pesquisar e comprar as ferramentas básicas,aprender a manuseá-las, e se possível montar um split em sua própria casa(DIY) como fizeram inúmeros colegas de outros foruns que foram perguntando pesquisando se aventuraram a instalar,sendo que pelo entendi a grande maioria se deu bem,alguns até seguiram carreira .. ou investir e entrar no senai mesmo ..pode ser que essa exigência de 2 anos seja uma leve forçada de barra pra quem é leigo no assunto ,e o curso de 3 meses seria um curso mais aprofundado onde o leigo ficaria meio que boiando ou talvez atrasando a dinamica do curso ...mas acho dois anos um tempo muito longo pra capacitar uma aluno pra instalação de split de parede...acho que tres meses estão de bom tamanho daí fazer o outro mais aprofundado de 3 meses ...claro que o aluno deve procurar fazer do jeito certo e não ser mais um no mercado ..esse curso básico do senai de 2 anos é bem mais teórico do que pratico ..ensina desde que é massa,volume,volume específico,densidade,tabelas.entalpia,entropia,e todos os fenômenos relacionados com o calor .. e meio que como funciona,quais as caraterísticas físicas dos gases,liquidos ,etc...o outro seria mais mão na massa ..tem dois colegas aí do rio um tenho certeza que fez esses cursos ...espero que eles se manifestem...nesse link pra vc começar a se inteirar com o assunto que está bem resumido com as ferramentas básicas https://www.arcondicionado.com.br/in...ramentas-split um abraço vai postando

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
              Eduardo... boa informação você nos trouxe... aqui em SP eles não exigem isso seria o caso de conversar com o diretor da escola ?? Algo está errado neste pré requisito, ou não ??
              Abraço
              Erik
              Realmente, a informação está errada.

              Há uns dois anos atrás cheguei a fazer a pré-matricula no curso de "Instalação e Manutenção de Aparelhos de Refrigeração Split". O pré-requisito era:
              6a série do Ensino Fundamental, ter concluído o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar OU ter 2 anos de experiência comprovada na área.
              Eu entendi que bastava ter a 6a série para poder fazer o curso de Instalação. Errei na interpretação do requisito. Na secretaria do curso vi que a duração do outro curso era de um ano e meio ou dois anos - não lembro exatamente. Só sei que era muito tempo. Procurei cursos particulares mas não senti confiança, então resolvi aprender por conta própria. As primeiras lições foram com o mestre Jairo. Depois foi o hvac-talk, YouTube (tem coisa boa lá, mas precisa saber procurar), sites dos fabricantes de equipamento, a leitura de 4 livros e finalmente as instalações aqui em casa.

              Acabei de ver agora que o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar tem a carga horária de 120 horas e é realizado em 6 semanas. Só que não tem vaga disponível... Acho que vou fazer assim que tiver vaga, pois ainda não aprendi a soldar... vai que seja necessário trocar o compressor da geladeira...

              Para concluir: Na época, procurei o SENAI de Benfica - que agora só tem os cursos de Self-contained e Chiller.
              http://www.cursosenairio.com.br/segm...,0,263,0.html#

              Os cursos de Mecânica de Refrigeração e Instalação/Manutenção de Split são oferecidos na unidade de Vicente de Carvalho
              http://www.cursosenairio.com.br/curs...,0,18289.html#
              http://www.cursosenairio.com.br/segm...,0,278,0.html#

              Valeu Erik! Não fosse o teu questionamento eu ia continuar pensando que o curso ainda era de longa duração.

              PS: Acabei de ligar para o SENAI e me informaram que existe um Curso de Refrigeração que engloba todas as áreas de refrigeração. Este curso tem a duração de um ano e meio.
              Last edited by Eduardo7; 11/06/13, 15:56.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                Realmente, a informação está errada.

                Há uns dois anos atrás cheguei a fazer a pré-matricula no curso de "Instalação e Manutenção de Aparelhos de Refrigeração Split". O pré-requisito era:
                6a série do Ensino Fundamental, ter concluído o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar OU ter 2 anos de experiência comprovada na área.
                Eu entendi que bastava ter a 6a série para poder fazer o curso de Instalação. Errei na interpretação do requisito. Na secretaria do curso vi que a duração do outro curso era de um ano e meio ou dois anos - não lembro exatamente. Só sei que era muito tempo. Procurei cursos particulares mas não senti confiança, então resolvi aprender por conta própria. As primeiras lições foram com o mestre Jairo. Depois foi o hvac-talk, YouTube (tem coisa boa lá, mas precisa saber procurar), sites dos fabricantes de equipamento e finalmente as instalações aqui em casa.

                Acabei de ver agora que o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar tem a carga horária de 120 horas e é realizado em 3 semanas. Só que não tem vaga disponível... Acho que vou fazer assim que tiver vaga, pois ainda não aprendi a soldar... vai que seja necessário trocar o compressor da geladeira...

                Para concluir: Na época, procurei o SENAI de Benfica - que agora só tem os cursos de Self-contained e Chiller.
                http://www.cursosenairio.com.br/segm...,0,263,0.html#

                Os cursos de Mecânica de Refrigeração e Instalação/Manutenção de Split são oferecidos na unidade de Vicente de Carvalho
                http://www.cursosenairio.com.br/curs...,0,18289.html#
                http://www.cursosenairio.com.br/segm...,0,278,0.html#

                Valeu Erik! Não fosse o teu questionamento eu ia continuar pensando que o curso ainda era de longa duração.
                Não por isso ... só achei estranho pois aqui em SP o curso técnico não é pré-requisito para o curso de curta duração... mais em se tratando de Brasil coisas impossíveis acontecem...rs

                Leio os fóruns há muito tempo e você assim como o Jairo, o Cláudio e o Wagner acrescentam muito ... Obrigado sempre pelas postagens
                Abraço
                Erik

                Comment


                • #9
                  Eu fiz dois cursos na área de refrigeração pela FAETEC/RJ. Além de ser uma escola técnica do governo do estado, com certificado reconhecido no mercado, ela é gratuita. Você tem que fazer primeiro o de mecânico de manutenção de refrigeração e climatização doméstica para depois fazer o de instalador de split. Os dois cursos tem carga horária de 360 horas cada. Em média 4 meses e meio para cada curso. Infelizmente as inscrições estão fechadas no momento, mas vão abrir talvez entre setembro e dezembro. As inscrições são feitas pelo site da instituição e a seleção é por sorteio. Este curso é dado na unidade CVT Belford Roxo em três horários diferentes. Espero ter ajudado. Um abraço.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por orlando frannco Ver Post
                    Boa noite!

                    Prezados membros deste fórum,

                    Meu nome é Orlando e resido no Rio de Janeiro – RJ.

                    Cadastrei-me neste fórum em busca de informações, e para aqueles que puderem colaborar, desde já, fico muito grato.


                    Desde já conto com a colaboração de vocês desejando bons negócios e fico no aguardo.

                    Att,
                    Orlando Frannco
                    prezado orlando ...não existe receita ou formula mágica ..talvez exista o que os homens chamam de sorte e outros planejamento ,organização,disciplina,foco,desafios,gestão,empre endedorismo,arrojo,riscos,e muito mas muito trabalho... ...qual seria então "o jeito certo"? ...no meu caso talvez eu tenha tido "sorte" nasci no ano de 1953 ...em 1958 meu pai mais 3 tios,fundaram os "irmãos araujo " nome de fantasia "oficina do xuxu" rsrs ..enrolamento de motores,instalações elétricas, ,eletrificação urbana e rural,refrigeração doméstica comercial e residencial,eletrodomésticos,etc...quadros de comando e acionamento,etc

                    sempre cursei bons colégios ,saí da minha cidade em 1969 para o "científico" fui estudar em outra cidade ...e logicamente não sabia o que eu queria ...me envolvi profundamente com as drogas, o movimento comunista ,o sexo e o rock´n roll ...história parecida e conhecida de milhares de jovens da minha geração que é chamada de "a geração perdida "..três faculdades todas deixadas precocemente por terminar ,nenhum diploma...duas over doses ..a ultima eu "morri"...enfim resumindo voltei pra minha cidade com uma mão na frente outra atrás ..perdi perdão pro meu pai resposta do velho : " eu não tenho que te perdoar coisa alguma,vc não fez nada ,pra mim vc saiu de casa pra dar uma volta e tá voltando hoje " e me abraçou ...daí começei a frequentar a oficina deles isso em 1982 e não parei mais ...aconteceu comigo o que pré suponho que tenha acontecido diferentemente ao colega que postou

                    as ferramentas eu e os colegas podemos te passar (já te passei o básico) o resto vc faz empiricamente por tentativa e erro (esse é o jeito mais difícil e doloroso,pra vc e pro cliente) ou fazendo cursos tipo o do senai que no brasil seria referencia ...um investimento ...ou trabalhar ou conhecer algum mentor ...se vc tem alguma base umas semanas com alguém mais experiente ,que te mostre todas as fases,as dificuldades,facilidades etc ...nosso colega ar de bauru ficou tres dias aqui comigo ...visitamos algumas obras em todas as sua fases ...ele não trabalhou nem desmontou ou montou alguma coisa ,mas viu desmontado,viu montar,viu pré instalado e instalado,etc a unica coisa é que fiz ele fazer soldar tubos de cobre ,com maçarico portátil e a oxigenio /glp...rsrsrs

                    quando o eduardo falou em aprender a soldar ,é tão simples ,que em poucas horas o nosso amigo de baurú tava soldando maravilhosamente ...tenho certeza que vc também aprenderia com uma mão atrás meu caro EDÚ ..quando vc estiver fazendo o curso e entrar na parte da solda vc vai ver ..claro que tem os procedimentos de segurança ,como passar o nitrogenio durante a solda,depois limpar internamente a tubulação soldada etc..

                    dei meu depoimento de vida pessoal pra que o colega entenda que eu tive o que chamam de "sorte" com uma boa base teórica e a melhor escola da região na prática ...em todos os estágios e processos não só dentro da refrigeração como em todo universo da eletro mecanica..desde seu acionamento ,como operação...

                    sei que não é fácil ...mas vc tem que conhecer logicamente e sobretudo amar o que vc está fazendo...espero que os colegas deem sua contribuição ao colega ..e sobre despesas/capital de giro/lucro ..o que eu tenho a dizer é que o colega vai e tem que percorrer esse caminho que na maioria da vezes é meio longo ..vai depender de uma equipe azeitada,treinada,comprometida,qualificada,e só o tempo vai te dar essa oportunidade ..o começo é mais difícil pois demanda se informar,qualificar profissionalmente pelo conhecimento e experiencia ,se conhecer como pessoa,conhecer o mercado,ser visionário,planejar,se organizar pra atingir metas,vencer desafios.mas não é impossível e se vc gostar é muito mas muito prazeroso e gratificante ...boa sorte um grande abraço jairo

                    Comment


                    • #11
                      Acho que já li este post umas 3 vezes Jairo, você é uma lição de vida ! muito obrigado por dividir conosco tamanha experiência de vida e profissional !!!

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
                        Acho que já li este post umas 3 vezes Jairo, você é uma lição de vida ! muito obrigado por dividir conosco tamanha experiência de vida e profissional !!!
                        o mais legal disso tudo é que to aprendendo ainda ..cada dia .."um eterno aprendiz"...

                        como dizia e cantava bob marley "existem homens que amam o poder ,e existem outros que tem o poder de amar" mas como diria nosso amigo camões,tenho cá os meus defeitos...o reverso da moeda ...mas a vida nada mais é que uma oportunidade ...preparado pra ela ou não ,é uma oportunidade...queira ou não queira..rssrsrs

                        Comment


                        • #13
                          vc´s também são coisas boas que aconteceram em minha vida ..todos vc´s...conhecido e desconhecido,o que virão por eu conhecer,os que talvez eu não conheça nunca...quem sabe pra onde a vida nos leva voando pela brisa suave ou navegando pelas tempestuosas aguas do destino?.rsrsrsrs

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                            Eu fiz dois cursos na área de refrigeração pela FAETEC/RJ. Além de ser uma escola técnica do governo do estado, com certificado reconhecido no mercado, ela é gratuita. Você tem que fazer primeiro o de mecânico de manutenção de refrigeração e climatização doméstica para depois fazer o de instalador de split. Os dois cursos tem carga horária de 360 horas cada. Em média 4 meses e meio para cada curso. Infelizmente as inscrições estão fechadas no momento, mas vão abrir talvez entre setembro e dezembro. As inscrições são feitas pelo site da instituição e a seleção é por sorteio. Este curso é dado na unidade CVT Belford Roxo em três horários diferentes. Espero ter ajudado. Um abraço.
                            marcio ..obrigado pela dica ...acho que o colega tem que começar por aí ...quem se interessar e no momento exerce outra profissão teria condições de fazer o curso e trabalhar? o curso é o dia inteiro ? ou dois turnos, vespertino e noturno?

                            Comment


                            • #15
                              Jairo, o curso é dado em três horários diferentes: manhã, tarde e noite e três vezes por semana. como é uma instituição do governo estadual, o aluno tem direito a riocard (cartão de passagem de ônibus) e merenda. O turno da noite começa às 18:00 horas e vai até as 22:00 horas. Dependendo do local de trabalho, dá pra fazer sim. Como eu moro perto da escola, eu aproveitei e me reciclei também nos cursos de elétrica e eletrônica. São cursos rápidos mas que dão uma boa base tanto prática quanto teórica pra quem está começando. E como dizem os americanos: No Pain No Gain. Valeu e um abraço.
                              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                              marcio ..obrigado pela dica ...acho que o colega tem que começar por aí ...quem se interessar e no momento exerce outra profissão teria condições de fazer o curso e trabalhar? o curso é o dia inteiro ? ou dois turnos, vespertino e noturno?

                              Comment

                              Working...
                              X