PDA

Ver Versão Completa : Tornar-se Instaldor de Ar Split

orlando frannco
10-06-2013, 10:32 PM
Boa noite!

Prezados membros deste fórum,

Meu nome é Orlando e resido no Rio de Janeiro – RJ.

Cadastrei-me neste fórum em busca de informações, e para aqueles que puderem colaborar, desde já, fico muito grato.

Bem... Vamos ao relato:

Eu pretendo investir em um curso de instalador de Ar condicionado Split. Li alguns relatos do fórum sobre o mercado e percebi que não é muito diferente de outros segmentos em serviços de manutenção e instalação, e no que diz respeito a maus profissionais, pedreiros, porteiros, e aventureiros que assistem a um vídeo no youtube e acham que podem instalar um equipamento que requer conhecimentos técnicos cobrando valores baixos sem gerar futuros problemas.
Mas estamos na luta para fazer a diferença, pois competência e qualidade são fundamentais para sermos sucedidos profissionalmente.

Preciso saber se a empreitada vale à pena, vejam o que segue:

Tenho como investir de R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00 em todas as ferramentas necessárias para executar uma instalação a contento, com esse valor é possível?

Também poderiam informar quais são as ferramentas?

Será necessário em todas as instalações ter um ajudante?

Qual o valor em média pago ao ajudante?

Na minha pesquisa verifiquei que o valor cobrado fica em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00 se não houver grau de dificuldade e outros detalhes pertinentes.

No caso de uma instalação simples quanto o instalador gasta em média com materiais utilizados, desta forma fico sabendo o lucro final, exemplo: Valor da instalação R$ 300,00 – R$ ? (ajudante) – R$ ? (Material) = Lucro liquido da instalação.

Sei que para obter retorno tenho que investir em anúncios locais, internet, parcerias com revendedores e etc, mas em média da para ter um bom resultado de lucro liquido próximo de uns R$ 7.000,00 por mês ou mais ?

A priori essas informações respondidas por profissionais do ramo vão me dar embasamento para avaliar se compensa avançar nessa empreitada de tornar-me instalador de Ar Split.

Desde já conto com a colaboração de vocês desejando bons negócios e fico no aguardo.

Att,
Orlando Frannco

Erik Nava
11-06-2013, 07:34 AM
Orlando Frannco,
Em primeiro lugar parabéns por buscar informações, acho que isso é um passo muito importante para que os nossos projetos saiam a contento.
Fico realmente feliz em ver pessoas conscientes em investir em ferramentas, isso é muito importante, quanto aos cursos... aqui em SP quem tem uma ótima estrutura é o SENAI aí no RIO certamente não é diferente, se não estou enganado os cursos rápidos do SENAI custam a partir de R$ 1300,00 ...através dos conhecimentos adquiridos no curso você mesmo conseguirá responder seus questionamentos quanto a quais ferramentas deverá comprar e quanto isso vai lhe custar, de ferramentas básicas, cortador de tubos, flangeadora de preferência excêntrica, bomba de vácuo duplo estágio, martelete, brocas, serra copo diamantada, um torquímetro, conjunto de chaves de fenda, phillips etc... conjunto de alicates, conjunto para curvar tubulação (tube bender), detector de vazamentos eletrônico, conjunto manifold lembrando que gases diferentes requerem manifolds específicos, alicate amperímetro, termômetros, escada... e por aí vai...e claro um carro ideal para se locomover e carregar seus equipamentos... quanto ao material existem as distribuidoras... aqui em SP a tubulação de cobre é vendida em panquecas como eles chamam de 15 metros cada... então isso também é um investimento... pois existem diversas bitolas... 1.4 3.8 1.2 5.8 3.4 os gases refrigerantes são vendidos em botijões ou seja também é necessário um investimento nesse sentido... e por aí vai... como te disse o curso vai lhe direcionar para o caminho certo... Antes das ferramentas pense seriamente no Senai ok ! Não esqueça de se formalizar e emitir nota tudo como manda a lei ok !

Quanto aos valores, isso depende do local onde se pretende atuar, aqui em SP eu por exemplo não posso cobrar R$ 250,00 R$ 300... o meu gasto com combustível, estacionamento, pedágio é alto...
Lembre-se que atendimentos posteriores ao da instalação diminuirá seu lucro drasticamente... lembre-se o cliente tem direito a garantia !

Ajudante eu levo em todas as montagens por mais simples que seja.

Quanto aos valores de materiais, isso deve mudar de estado pra estado então acredito que a melhor forma seria pesquisar em distribuidoras aí do RIO... lembrando que mesmo que se gaste 2 ou 3 metros na instalação vai ter que investir em 15 metros e ir usando esta tubulação em suas futuras instalações... então é necessário um investimento inicial !

Quanto se paga a um ajudante depende de quem é o ajudante rs... seu filho, irmão, primo... ou se vai contratar alguém, registrar, formalizar...etc... isso realmente depende muito ok !

No fim das contas quanto se ganha ?

Instalando splits R$ 7,000 acho utopia a princípio... não sei no RIO de repente são mercados diferentes... é um mercado relativamente sazonal, no verão o telefone não para, no inverno esquecem que você existe... é uma escalada, se você fizer a primeira instalação bem feita, for um bom profisisonal, ter uma boa oratória etc etc etc... esse cliente indica pro próximo, o zelador pega o seu cartão indica pro vizinho e a coisa começa a fluir... porém isso vai depender da qualidade do seu serviço e tudo no Brasil demanda tempo, trabalho, preparo e quem sabe sorte ... então tem instalador com anos de estrada ganhando R$ 7,000, R$8,000 R$ 10,000 que seja... mais pra começar é bem difícil... acho que isso é como os garotos enxergam o Neymar da vida... o garoto jogando bola na terra e vendo o Neymar lá no Barcelona... é um exemplo... começar aqui no Brasil é difícil....

Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma e espero que os amigos com mais experiência do fórum possa te ajudar, seja bem vindo e vamos trocando informações...
Abraço
Erik

adenilson
11-06-2013, 07:39 AM
sim este ramo é bom ! mais é melhor vc fazer 1 o curso depois entra na pratica pois nem tudo que vc vê no curso é o que v c passa lá fora no dia dia !! pratica mesmo é no dia dia ai depois vc avalia se vc vai gosta pois para vc investi em uma em ser instalador de ar 1 vc tem que ama o que vc faz este é o passa para ser um otimo instalador !! as ferramentas vc pode vê no site da DUFRIO TEM TAMBÉM

Eduardo7
11-06-2013, 09:53 AM
O SENAI tem um curso de instalação de AC split com duração de 3 meses. O "problema" é que o pré-requisito para fazer este curso de instalação de AC split é ter feito o curso de técnico de refrigeração, que tem a duração de 2 anos.

Erik Nava
11-06-2013, 11:32 AM
O SENAI tem um curso de instalação de AC split com duração de 3 meses. O "problema" é que o pré-requisito para fazer este curso de instalação de AC split é ter feito o curso de técnico de refrigeração, que tem a duração de 2 anos.

Eduardo... boa informação você nos trouxe... aqui em SP eles não exigem isso seria o caso de conversar com o diretor da escola ?? Algo está errado neste pré requisito, ou não ??
Abraço
Erik

jairo bertoni
11-06-2013, 12:11 PM
Eduardo... boa informação você nos trouxe... aqui em SP eles não exigem isso seria o caso de conversar com o diretor da escola ?? Algo está errado neste pré requisito, ou não ??
Abraço
Erik

não sei qual a formação e nem experiencia profissional do colega .....quem sabe pra um começo com mais qualidade se inscrever em cursos de instalador básico da fujitsu/hitachi/daikin ,ou esses treinamentos de 30 horas que os representantes agendam com os monitores das fábricas..,pesquisar e comprar as ferramentas básicas,aprender a manuseá-las, e se possível montar um split em sua própria casa(DIY) como fizeram inúmeros colegas de outros foruns que foram perguntando pesquisando se aventuraram a instalar,sendo que pelo entendi a grande maioria se deu bem,alguns até seguiram carreira .. ou investir e entrar no senai mesmo ..pode ser que essa exigência de 2 anos seja uma leve forçada de barra pra quem é leigo no assunto ,e o curso de 3 meses seria um curso mais aprofundado onde o leigo ficaria meio que boiando ou talvez atrasando a dinamica do curso ...mas acho dois anos um tempo muito longo pra capacitar uma aluno pra instalação de split de parede...acho que tres meses estão de bom tamanho daí fazer o outro mais aprofundado de 3 meses ...claro que o aluno deve procurar fazer do jeito certo e não ser mais um no mercado ..esse curso básico do senai de 2 anos é bem mais teórico do que pratico ..ensina desde que é massa,volume,volume específico,densidade,tabelas.entalpia,entropia,e todos os fenômenos relacionados com o calor .. e meio que como funciona,quais as caraterísticas físicas dos gases,liquidos ,etc...o outro seria mais mão na massa ..tem dois colegas aí do rio um tenho certeza que fez esses cursos ...espero que eles se manifestem...nesse link pra vc começar a se inteirar com o assunto que está bem resumido com as ferramentas básicas https://www.arcondicionado.com.br/instalacao-de-ar-condicionado-split/#ferramentas-split um abraço vai postando

Eduardo7
11-06-2013, 03:25 PM
Abraço
Erik

Realmente, a informação está errada.

Há uns dois anos atrás cheguei a fazer a pré-matricula no curso de "Instalação e Manutenção de Aparelhos de Refrigeração Split". O pré-requisito era:
6a série do Ensino Fundamental, ter concluído o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar OU ter 2 anos de experiência comprovada na área.
Eu entendi que bastava ter a 6a série para poder fazer o curso de Instalação. Errei na interpretação do requisito. Na secretaria do curso vi que a duração do outro curso era de um ano e meio ou dois anos - não lembro exatamente. Só sei que era muito tempo. Procurei cursos particulares mas não senti confiança, então resolvi aprender por conta própria. As primeiras lições foram com o mestre Jairo. Depois foi o hvac-talk, YouTube (tem coisa boa lá, mas precisa saber procurar), sites dos fabricantes de equipamento, a leitura de 4 livros e finalmente as instalações aqui em casa.

Acabei de ver agora que o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar tem a carga horária de 120 horas e é realizado em 6 semanas. Só que não tem vaga disponível... Acho que vou fazer assim que tiver vaga, pois ainda não aprendi a soldar... vai que seja necessário trocar o compressor da geladeira...

Para concluir: Na época, procurei o SENAI de Benfica - que agora só tem os cursos de Self-contained e Chiller.
http://www.cursosenairio.com.br/segmento-refrigeracao-e-climatizacao,20,0,263,0.html#

Os cursos de Mecânica de Refrigeração e Instalação/Manutenção de Split são oferecidos na unidade de Vicente de Carvalho
http://www.cursosenairio.com.br/curso-mecanica-de-refrigeracao-domiciliar,20,2,278,0,18289.html#
http://www.cursosenairio.com.br/segmento-refrigeracao-e-climatizacao,20,0,278,0.html#

Valeu Erik! Não fosse o teu questionamento eu ia continuar pensando que o curso ainda era de longa duração.

PS: Acabei de ligar para o SENAI e me informaram que existe um Curso de Refrigeração que engloba todas as áreas de refrigeração. Este curso tem a duração de um ano e meio.

Erik Nava
11-06-2013, 03:45 PM
Realmente, a informação está errada.

Há uns dois anos atrás cheguei a fazer a pré-matricula no curso de "Instalação e Manutenção de Aparelhos de Refrigeração Split". O pré-requisito era:
6a série do Ensino Fundamental, ter concluído o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar OU ter 2 anos de experiência comprovada na área.
Eu entendi que bastava ter a 6a série para poder fazer o curso de Instalação. Errei na interpretação do requisito. Na secretaria do curso vi que a duração do outro curso era de um ano e meio ou dois anos - não lembro exatamente. Só sei que era muito tempo. Procurei cursos particulares mas não senti confiança, então resolvi aprender por conta própria. As primeiras lições foram com o mestre Jairo. Depois foi o hvac-talk, YouTube (tem coisa boa lá, mas precisa saber procurar), sites dos fabricantes de equipamento e finalmente as instalações aqui em casa.

Acabei de ver agora que o curso de Mecânica de Refrigeração Domiciliar tem a carga horária de 120 horas e é realizado em 3 semanas. Só que não tem vaga disponível... Acho que vou fazer assim que tiver vaga, pois ainda não aprendi a soldar... vai que seja necessário trocar o compressor da geladeira...

Para concluir: Na época, procurei o SENAI de Benfica - que agora só tem os cursos de Self-contained e Chiller.
http://www.cursosenairio.com.br/segmento-refrigeracao-e-climatizacao,20,0,263,0.html#

Os cursos de Mecânica de Refrigeração e Instalação/Manutenção de Split são oferecidos na unidade de Vicente de Carvalho
http://www.cursosenairio.com.br/curso-mecanica-de-refrigeracao-domiciliar,20,2,278,0,18289.html#
http://www.cursosenairio.com.br/segmento-refrigeracao-e-climatizacao,20,0,278,0.html#

Valeu Erik! Não fosse o teu questionamento eu ia continuar pensando que o curso ainda era de longa duração.

Não por isso ... só achei estranho pois aqui em SP o curso técnico não é pré-requisito para o curso de curta duração... mais em se tratando de Brasil coisas impossíveis acontecem...rs

Leio os fóruns há muito tempo e você assim como o Jairo, o Cláudio e o Wagner acrescentam muito ... Obrigado sempre pelas postagens
Abraço
Erik

Márcio Paco
11-06-2013, 07:13 PM
Eu fiz dois cursos na área de refrigeração pela FAETEC/RJ. Além de ser uma escola técnica do governo do estado, com certificado reconhecido no mercado, ela é gratuita. Você tem que fazer primeiro o de mecânico de manutenção de refrigeração e climatização doméstica para depois fazer o de instalador de split. Os dois cursos tem carga horária de 360 horas cada. Em média 4 meses e meio para cada curso. Infelizmente as inscrições estão fechadas no momento, mas vão abrir talvez entre setembro e dezembro. As inscrições são feitas pelo site da instituição e a seleção é por sorteio. Este curso é dado na unidade CVT Belford Roxo em três horários diferentes. Espero ter ajudado. Um abraço.

jairo bertoni
11-06-2013, 07:19 PM
Boa noite!

Prezados membros deste fórum,

Meu nome é Orlando e resido no Rio de Janeiro – RJ.

Cadastrei-me neste fórum em busca de informações, e para aqueles que puderem colaborar, desde já, fico muito grato.

Desde já conto com a colaboração de vocês desejando bons negócios e fico no aguardo.

Att,
Orlando Frannco

prezado orlando ...não existe receita ou formula mágica ..talvez exista o que os homens chamam de sorte e outros planejamento ,organização,disciplina,foco,desafios,gestão,empre endedorismo,arrojo,riscos,e muito mas muito trabalho... ...qual seria então "o jeito certo"? ...no meu caso talvez eu tenha tido "sorte" nasci no ano de 1953 ...em 1958 meu pai mais 3 tios,fundaram os "irmãos araujo " nome de fantasia "oficina do xuxu" rsrs ..enrolamento de motores,instalações elétricas, ,eletrificação urbana e rural,refrigeração doméstica comercial e residencial,eletrodomésticos,etc...quadros de comando e acionamento,etc

sempre cursei bons colégios ,saí da minha cidade em 1969 para o "científico" fui estudar em outra cidade ...e logicamente não sabia o que eu queria ...me envolvi profundamente com as drogas, o movimento comunista ,o sexo e o rock´n roll ...história parecida e conhecida de milhares de jovens da minha geração que é chamada de "a geração perdida "..três faculdades todas deixadas precocemente por terminar ,nenhum diploma...duas over doses ..a ultima eu "morri"...enfim resumindo voltei pra minha cidade com uma mão na frente outra atrás ..perdi perdão pro meu pai resposta do velho : " eu não tenho que te perdoar coisa alguma,vc não fez nada ,pra mim vc saiu de casa pra dar uma volta e tá voltando hoje " e me abraçou ...daí começei a frequentar a oficina deles isso em 1982 e não parei mais ...aconteceu comigo o que pré suponho que tenha acontecido diferentemente ao colega que postou

as ferramentas eu e os colegas podemos te passar (já te passei o básico) o resto vc faz empiricamente por tentativa e erro (esse é o jeito mais difícil e doloroso,pra vc e pro cliente) ou fazendo cursos tipo o do senai que no brasil seria referencia ...um investimento ...ou trabalhar ou conhecer algum mentor ...se vc tem alguma base umas semanas com alguém mais experiente ,que te mostre todas as fases,as dificuldades,facilidades etc ...nosso colega ar de bauru ficou tres dias aqui comigo ...visitamos algumas obras em todas as sua fases ...ele não trabalhou nem desmontou ou montou alguma coisa ,mas viu desmontado,viu montar,viu pré instalado e instalado,etc a unica coisa é que fiz ele fazer soldar tubos de cobre ,com maçarico portátil e a oxigenio /glp...rsrsrs

quando o eduardo falou em aprender a soldar ,é tão simples ,que em poucas horas o nosso amigo de baurú tava soldando maravilhosamente ...tenho certeza que vc também aprenderia com uma mão atrás meu caro EDÚ ..quando vc estiver fazendo o curso e entrar na parte da solda vc vai ver ..claro que tem os procedimentos de segurança ,como passar o nitrogenio durante a solda,depois limpar internamente a tubulação soldada etc..

dei meu depoimento de vida pessoal pra que o colega entenda que eu tive o que chamam de "sorte" com uma boa base teórica e a melhor escola da região na prática ...em todos os estágios e processos não só dentro da refrigeração como em todo universo da eletro mecanica..desde seu acionamento ,como operação...

sei que não é fácil ...mas vc tem que conhecer logicamente e sobretudo amar o que vc está fazendo...espero que os colegas deem sua contribuição ao colega ..e sobre despesas/capital de giro/lucro ..o que eu tenho a dizer é que o colega vai e tem que percorrer esse caminho que na maioria da vezes é meio longo ..vai depender de uma equipe azeitada,treinada,comprometida,qualificada,e só o tempo vai te dar essa oportunidade ..o começo é mais difícil pois demanda se informar,qualificar profissionalmente pelo conhecimento e experiencia ,se conhecer como pessoa,conhecer o mercado,ser visionário,planejar,se organizar pra atingir metas,vencer desafios.mas não é impossível e se vc gostar é muito mas muito prazeroso e gratificante ...boa sorte um grande abraço jairo

Erik Nava
11-06-2013, 07:50 PM
Acho que já li este post umas 3 vezes Jairo, você é uma lição de vida ! muito obrigado por dividir conosco tamanha experiência de vida e profissional !!!

jairo bertoni
11-06-2013, 08:01 PM
Acho que já li este post umas 3 vezes Jairo, você é uma lição de vida ! muito obrigado por dividir conosco tamanha experiência de vida e profissional !!!

o mais legal disso tudo é que to aprendendo ainda ..cada dia .."um eterno aprendiz"...

como dizia e cantava bob marley "existem homens que amam o poder ,e existem outros que tem o poder de amar" mas como diria nosso amigo camões,tenho cá os meus defeitos...o reverso da moeda ...mas a vida nada mais é que uma oportunidade ...preparado pra ela ou não ,é uma oportunidade...queira ou não queira..rssrsrs

jairo bertoni
11-06-2013, 08:07 PM
vc´s também são coisas boas que aconteceram em minha vida ..todos vc´s...conhecido e desconhecido,o que virão por eu conhecer,os que talvez eu não conheça nunca...quem sabe pra onde a vida nos leva voando pela brisa suave ou navegando pelas tempestuosas aguas do destino?.rsrsrsrs

jairo bertoni
12-06-2013, 04:16 AM
Eu fiz dois cursos na área de refrigeração pela FAETEC/RJ. Além de ser uma escola técnica do governo do estado, com certificado reconhecido no mercado, ela é gratuita. Você tem que fazer primeiro o de mecânico de manutenção de refrigeração e climatização doméstica para depois fazer o de instalador de split. Os dois cursos tem carga horária de 360 horas cada. Em média 4 meses e meio para cada curso. Infelizmente as inscrições estão fechadas no momento, mas vão abrir talvez entre setembro e dezembro. As inscrições são feitas pelo site da instituição e a seleção é por sorteio. Este curso é dado na unidade CVT Belford Roxo em três horários diferentes. Espero ter ajudado. Um abraço.

marcio ..obrigado pela dica ...acho que o colega tem que começar por aí ...quem se interessar e no momento exerce outra profissão teria condições de fazer o curso e trabalhar? o curso é o dia inteiro ? ou dois turnos, vespertino e noturno?

Márcio Paco
12-06-2013, 03:25 PM
Jairo, o curso é dado em três horários diferentes: manhã, tarde e noite e três vezes por semana. como é uma instituição do governo estadual, o aluno tem direito a riocard (cartão de passagem de ônibus) e merenda. O turno da noite começa às 18:00 horas e vai até as 22:00 horas. Dependendo do local de trabalho, dá pra fazer sim. Como eu moro perto da escola, eu aproveitei e me reciclei também nos cursos de elétrica e eletrônica. São cursos rápidos mas que dão uma boa base tanto prática quanto teórica pra quem está começando. E como dizem os americanos: No Pain No Gain. Valeu e um abraço.
marcio ..obrigado pela dica ...acho que o colega tem que começar por aí ...quem se interessar e no momento exerce outra profissão teria condições de fazer o curso e trabalhar? o curso é o dia inteiro ? ou dois turnos, vespertino e noturno?

jairo bertoni
12-06-2013, 06:57 PM
ok legal..informação muito boa ...espero que os colegas aproveitem...abraço

Ar em Bauru
12-06-2013, 07:58 PM
2 dias em Ituiutaba já sai mestre em split..rs

jairo bertoni
12-06-2013, 08:11 PM
2 dias em Ituiutaba já sai mestre em split..rs

não brinca que o pessoal acredita ...abraço

Erik Nava
12-06-2013, 11:55 PM
não brinca que o pessoal acredita ...abraço

Quando, Quanto ? manda a ficha de inscrição... tô dentro... Mestre Jairo, um igual a você em cada estado do Brasil e o mercado da Refrigeração/Climatização iria agradecer demais... !!!

Eduardo7
13-06-2013, 07:48 PM
Quando, Quanto ? manda a ficha de inscrição... tô dentro...

... eu também!

Márcio Paco
13-06-2013, 09:55 PM
Comigo já são três pra turma!
... eu também!

jairo bertoni
13-06-2013, 10:45 PM
Comigo já são três pra turma!

acho que o rodrigo vulgo ar de bauru tava falando da comida rsrsrs..o bichin come sÔ !!!! olha o que eu fiz foi só levá-lo nas instalações ..ele tem uma base boa ..e é um cara já maduro experiente e experimentado ..e não é burro de jeito nenhum..e é corajoso pra xuxú.. já pensou se de repente eu fosse uma fraude rsrsrsrs..não que eu não seja ...rsrsrs viajar mais de 500 km´s só de ida dormir no meio do caminho,o famoso programa de indio..rsrsrs mas gostei de conhecê-lo ...acho que ele vai decolar ...espero e torço de coração ..só me sinto constrangido de verdade quando me chamam de mestre ...sou hiper super comum...igual a todo mundo ..sinceramente não tô com essa bola toda não...agora com a chegada do erik pra turma um abraço a todos amigos sama rsrsrsrsrsrss jairo san

Juniorni
13-06-2013, 11:14 PM
Eu tinha vontade de trabalhar com isso,largar esta porcaria de informática que está mais que prostituída com nego cobrando 10,00 pra formatar pc's... porém não me dou bem com altura, portanto fico só na observação mesmo! :-)

jairo bertoni
13-06-2013, 11:40 PM
Eu tinha vontade de trabalhar com isso,largar esta porcaria de informática que está mais que prostituída com nego cobrando 10,00 pra formatar pc's... porém não me dou bem com altura, portanto fico só na observação mesmo! :-)

acho que essa prostituição está generalizada...em qualquer mercado...o "trem" tá dificil ...mas vamo levando ...um abraço

Márcio Paco
14-06-2013, 11:23 AM
Isto é uma grande verdade. A concorrência é desleal às vezes. Você investe em cursos, ferramentas, impostos. Aí vem um camarada sem conhecimento técnico algum, pendura o aparelho e conecta a tubulação. Quando o cliente é um pouco mais entendido e pergunta sobre o vácuo, ele diz: "Não precisa!". Aí pega o dinheirinho, vira as costas e deixa a bomba explodir na mão do cliente. O barato pode sair caro.
acho que essa prostituição está generalizada...em qualquer mercado...o "trem" tá dificil ...mas vamo levando ...um abraço

orlando frannco
18-06-2013, 12:19 AM
Olá Erik Nava,

Em primeiro desculpe-me a demora na resposta.

Quando buscamos investir em algo no âmbito profissional ou qualquer outro segmento que não dominamos, realmente temos que obter informações de profissionais envolvidos com o negócio. Até as franquias mais conceituadas do mercado, sofrem solvência e vão à falência na mão de aventureiros, inclusive de bons empreendedores. Muitas vezes o ponto escolhido não é propicio ao que se oferece, já testemunhei três casos no meu bairro, também tomei ciência de vários outros em demais bairros. Isto se aplica em todos os tipos de negócio, inclusive o de prestação de serviços. No caso aqui, falamos de instalador de Ar Split. Sei que envolve muitos aspectos, não é só eu fazer um curso e sai por ai achando que sou um instalador profissional. As dificuldades são inerentes e fazem parte de vários tipos de prestação de serviços.

Sei que conseguir um ganho médio de R$ 7.000,00 mensais demanda tempo e dedicação, não será do dia para noite.
Também tem a questão que você colocou sobre a sazonalidade, pagar um ajudante, e quem será um ajudante??? Registrado ou free lance? O uso de um carro esta previsto como parte do investimento ( tenho uma fiat uno 2011), temos também a gasolina, estacionamento, manutenção do veiculo entre outras despesas, tudo isso é custo operacional.

Quanto a um excelente atendimento, comprometimento, profissionalismo, responsabilidade, boa apresentação, oratória e dicção, essas características eu disponho, mas isso não é o suficiente para eu ser bem sucedido nesta profissão.
Sempre fui Representante de Comercial (28 anos de experiência), atuei em vários segmentos no mercado de vendas, sendo estes: Equipamentos odontológicos, Seguros, Equipamentos Hospitalares, uns dos últimos que atuei foi o de Comunicação Visual (Sinalização, Totens, Letreiros, Sinalização de Placas de Segurança em Indústrias). Em todos encontramos a prostituição de mercado e propinas.

Na área de sinalização (atuei nos últimos 5 anos) foi aonde obtive muito mais ganhos financeiros, vou resumir assim:
Quando o cliente que pedia um projeto ( é praxe não cobrar o projeto, pois você ganha muito mais com a venda e instalação dos itens fabricados), de vez em quando o cliente fechava o negócio com outra empresa, de um "amigo" e/ou "parente" que não fazia projeto, só fabricava as peças e instalava por um custo mais barato, porém a qualidade do material (substrato inferior), acabamento e durabilidade das peças ficavam comprometidas (trabalho mal feito), muitos clientes não dão valor a isso e quando vão dar conta, a merda já esta feita, ai ele não vai fazer de novo, pois os valores não são baratos, a fabricação e instalação de pequenos projetos custam em média R$ 10.000,00 e os projetos maiores podem chegar a R$ 50.000,00, R$ 100.000,00, R$ 200.000,00 ou mais, os maiores ocorrem esporadicamente, umas três ou quatro vezes ao ano, vai depender do mercado, tem época que leva um ano. Já os médios são em torno de R$ 10.000,00, e são de freqüência bem significativa, há muitas obras de reforma, novas lojas, clínicas e outros tipos de estabelecimento que vão precisar de elementos de sinalização.

Agora você me pergunta, o que você esta fazendo aqui? Buscando informações para ser instalador de Ar Split !? Tu já tens um mercado que domina há 5 anos ? O que houve?

É estranho não, mas nem tudo é o que parece ser. Ganhei muito dinheiro com esse mercado, mas há muitas barreiras que se enfrenta e dificuldades, sei que no seu ramo também há, mas vou expor um pouco do que aconteceu e porque desisti.

No começo atuei como representante comercial de uma empresa com excelente estrutura de equipamentos e maquinários para fabricação dos itens, isto demanda um investimento alto em torno de R$ 250.000,00 reais, fora o capital de giro.
Fechei bons negócios, projetos de confecções e instalações para sinalização de shoppings, supermercados, indústrias entre outros, minhas comissões eram de 10%, eu tinha um ganho médio de R$10.000,00 a R$ 15.000,00 - mensal, sou um bom vendedor, sempre me empenhei na busca de bons negócios, adquiri conhecimento técnico de projetos, sendo isto fundamental para ter sucesso no ramo de sinalização.

Mas isso tudo nesta empresa, não durou muito tempo, só um ano. O dono da empresa era um lambão, péssimo empresário, não tinha administração operacional e logística, essas palavras não existiam no “dicionário” dele, atrasos nos prazos, serviço pela metade, enrolava os clientes, tudo de ruim, e quem ficava mal com o cliente? Eu o vendedor.
Quando percebi que a "casa ia cair", tratei de buscar conhecimento técnico de confecção, montagem e instalação das peças, pois conhecimento técnico de projeto é uma coisa, mas da fabricação é outra. Da mesma forma que fazer um curso de instalador, comprar ferramentas e achar que estou apto a instalar, sabemos que não funciona assim. Fiquei 4 meses acompanhando todas as produções na oficina durante os dois dias da semana que ficava na empresa cuidando de orçamentos dos meu clientes, via e perguntava tudo aos profissionais operadores. Segui adiante com uma nova empreitada, terceirizar a confecção das peças, eu já tinha fornecedor de todas as áreas necessárias; serralharia, corte a laser ou fresa (tem empresas que só te vendem o substrato cortado), biro de recorte e impressão de adesivos. O espaço físico para a produção ia ser nos fundos da minha casa (bem grande).

Para começar só faltava um pintor profissional, consegui um "free lance". Neste mercado os profissionais operacionais sempre se oferecem para fazer um trabalho free, pois muitos ganham pouco ou estão desempregados, só os bons ganham bem.

Aprendi muita coisa, uma delas é que material humano é complicado, lidar com os problemas das pessoas que você contrata não é fácil, principalmente mão de obra operária, pois são pessoas sem formação cultural, sem postura em relações interpessoais e outros problemas. É fato que há excelentes profissionais na área operacional, mas é a minoria, os que me prestavam serviço não me traziam problemas, porém por serem poucos, sempre são procurados por outras empresas de grande porte com salários bem atrativos, eu não tinha condição de mantê-los. Eu não queria e nem podia investir R$ 250.000,00 e me tornar uma empresa estruturada. Estava obtendo ótimos resultados nos meus lucros atendendo projetos médios. O problema é que acabou sobrando o profissional “meia boca”, e esses complicaram minha jornada, olha que eu pagava uma diária acima do mercado, R$ 150,00 por dia, nunca deixei de pagar. Tive problemas com instalador que faltava, pintor e etc, foram varias situações que aconteceram que não é possível colocar aqui, ainda vou ser bem extenso no texto.

Apesar de eu ter ótimas parcerias com arquitetos, engenheiros, designer em projetos de sinalização e clientes fiéis, nada disso adianta se tenho mão de obra deficitária. As empresas estabelecidas no mercado também passam problemas com essa mão de obra de “meia boca”, mas essas sempre têm bons funcionários operacionais para suportar a deficiência, pois podem pagar bons salários, mesmo eles reclamando da sobrecarga de responsabilidade, não pedem demissão porque sabem que vai ser difícil arrumar vaga em outra.

Fiquei com um serralheiro e um instalador, e passei a terceirizar as confecções de metalurgia em letras block letter ( letras caixa), letreiros, totens, pintura e montagens com um profissional que tinha um galpão, ele só fazia isso, ele é muito bom no que faz, inclusive atendia as empresas de sinalização que na sua maioria não possuem estrutura completa e também terceirizavam.

O que me derrubou foram justamente o serralheiro e o instalador, o serralheiro era necessário na maioria das instalações, pois muitas peças de estrutura para fixação e sustentação são confeccionadas em blocos e eram montadas as partes e soldadas no local.

Ele resolveu que seria melhor para ele ser "empreendedor" e ganhar mais, ai começou aumentar o valor dos serviços, eu não reclamei, até diminui a minha margem de lucro para poder lhe pagar mais, só que ele começou a faltar nas instalações, enrolar, fazer os serviços e deixar para terminar outro dia, me prejudicou com clientes, me deixou mal em varias situações inventando desculpas e contando histórias da carochinha, eu percebia que eram mentiras.

Quando resolvi cortar as regalias que eu dava para ele, dinheiro adiantado para descontar nos próximos serviços, comprar coisas para ele no meu cartão, emprestar o carro que eu transportava a peças para ele poder passear com a família nos finais de semana (eu tenho outro carro só para uso do meu passeio e lazer).

Após isso, não demorou muito para ele propor que eu deveria dividir meu lucro em vez de pagar pelos seus serviços.

Veja bem! O real problema estava exposto, na verdade ele queria ser meu sócio, então eu falei para ele ir a uma fonoaudióloga cuidar de sua dicção verbal, mas antes disso aprender a falar sem gírias com o cliente, melhorar seu vocabulário, expliquei para ele que não dá para chegar a um cliente e falar assim: Ai meu "cumpadi", dá pra você fortalece nós ai na fita e fecha a parada com agente. Também disse que era necessário ele estudar a língua portuguesa para saber redigir uma proposta e não ter erros ortográficos. A resposta dele é que não ia vender e sim montar soldar e instalar, eu repliquei dizendo:

A continuação - "2ª parte", esta em postagem a seguir desta

orlando frannco
18-06-2013, 12:21 AM
Resposta 2ª parte

Isso não menospreza sua profissão, nem sua honra e moral, mas quem quer algo mais ou diferente, tem que se dispor a aprender o que busca, se eu quisesse ser serralheiro faria um curso para aprender a profissão, mas, no entanto, jamais poderia fazer as duas funções, seria incompatível com o ramo de sinalização o executivo de micro empresa também ser serralheiro, e já que ele queria ser dono, sócio ou seguir “carreira solo”, deveria ter dinheiro para investir e montar uma serralheria, inclusive melhorar seu nível cultural para lhe dar com os clientes. É “cada macaco no seu galho”.

Erik, você pode até achar que eu o ofendi agindo assim, mas ele me sacaneou, me ferrou. Quando me dei conta, as circunstâncias não me permitiam reverter a minha situação, sempre fui camarada com ele. Eu tinha mesmo que colocá-lo no seu devido mundo e tira-lo do meu.

Desisti... Por quê? Eu não tenho mais paciência nem tolerância, conseguir um bom profissional leva tempo e também fiquei mal com meus clientes.

Tenho uma boa grana, fruto do que consegui capitalizar com essa empreitada, mas agora preciso me definir, não posso deixar o tempo passar, caso contrário, quando me der conta, vou precisar usar o dinheiro guardado e fico sem nada. Estou pesquisando outros negócios, talvez uma franquia na internet tipo Dropshipping ( loja de revenda online), algo em torno de R$ 5.000,00 ou R$ 10.000,00 de investimento, desta forma vou dispor de tempo para outra atividade rentável , o ramo de representação em outros segmentos não vai me proporcionar uma renda média de R$ 7.000,00 a R$ 10.000,00. E é muito ruim para qualquer um de nós abrir mão do padrão financeiro.

Quando pesquisei na internet sobre o mercado de prestação de serviços, me deparei com a informação sobre a demanda de poucos profissionais no ramo de Instalação de Ar Split, e me informei sobre os valores cobrados de R$ 350,00 a R$ 700,00 dependendo da complexidade da instalação e da quantidade dos materiais usados. Eu sei que não é tão simples e fácil. Tudo que requer bons resultados exige esforço e dedicação.

Desculpe-me mais uma vez, por ser muito extenso no meu texto, e dispor do seu tempo para leitura, que com certeza é precioso, mas fiz isso para que entendas meu objetivo e ao mesmo tempo responder a outros participantes do fórum de perguntaram sobre minha experiência profissional.

No momento agradeço a todos por vossa colaboração e desejo bons negócios!

Att,
Orlando Frannco

orlando frannco
18-06-2013, 12:38 AM
Orlando Frannco,
Em primeiro lugar parabéns por buscar informações, acho que isso é um passo muito importante para que os nossos projetos saiam a contento.
Fico realmente feliz em ver pessoas conscientes em investir em ferramentas, isso é muito importante, quanto aos cursos... aqui em SP quem tem uma ótima estrutura é o SENAI aí no RIO certamente não é diferente, se não estou enganado os cursos rápidos do SENAI custam a partir de R$ 1300,00 ...através dos conhecimentos adquiridos no curso você mesmo conseguirá responder seus questionamentos quanto a quais ferramentas deverá comprar e quanto isso vai lhe custar, de ferramentas básicas, cortador de tubos, flangeadora de preferência excêntrica, bomba de vácuo duplo estágio, martelete, brocas, serra copo diamantada, um torquímetro, conjunto de chaves de fenda, phillips etc... conjunto de alicates, conjunto para curvar tubulação (tube bender), detector de vazamentos eletrônico, conjunto manifold lembrando que gases diferentes requerem manifolds específicos, alicate amperímetro, termômetros, escada... e por aí vai...e claro um carro ideal para se locomover e carregar seus equipamentos... quanto ao material existem as distribuidoras... aqui em SP a tubulação de cobre é vendida em panquecas como eles chamam de 15 metros cada... então isso também é um investimento... pois existem diversas bitolas... 1.4 3.8 1.2 5.8 3.4 os gases refrigerantes são vendidos em botijões ou seja também é necessário um investimento nesse sentido... e por aí vai... como te disse o curso vai lhe direcionar para o caminho certo... Antes das ferramentas pense seriamente no Senai ok ! Não esqueça de se formalizar e emitir nota tudo como manda a lei ok !

Quanto aos valores, isso depende do local onde se pretende atuar, aqui em SP eu por exemplo não posso cobrar R$ 250,00 R$ 300... o meu gasto com combustível, estacionamento, pedágio é alto...
Lembre-se que atendimentos posteriores ao da instalação diminuirá seu lucro drasticamente... lembre-se o cliente tem direito a garantia !

Quanto aos valores de materiais, isso deve mudar de estado pra estado então acredito que a melhor forma seria pesquisar em distribuidoras aí do RIO... lembrando que mesmo que se gaste 2 ou 3 metros na instalação vai ter que investir em 15 metros e ir usando esta tubulação em suas futuras instalações... então é necessário um investimento inicial !

Quanto se paga a um ajudante depende de quem é o ajudante rs... seu filho, irmão, primo... ou se vai contratar alguém, registrar, formalizar...etc... isso realmente depende muito ok !

Instalando splits R$ 7,000 acho utopia a princípio... não sei no RIO de repente são mercados diferentes... é um mercado relativamente sazonal, no verão o telefone não para, no inverno esquecem que você existe... é uma escalada, se você fizer a primeira instalação bem feita, for um bom profisisonal, ter uma boa oratória etc etc etc... esse cliente indica pro próximo, o zelador pega o seu cartão indica pro vizinho e a coisa começa a fluir... porém isso vai depender da qualidade do seu serviço e tudo no Brasil demanda tempo, trabalho, preparo e quem sabe sorte ... então tem instalador com anos de estrada ganhando R$ 7,000, R$8,000 R$ 10,000 que seja... mais pra começar é bem difícil... acho que isso é como os garotos enxergam o Neymar da vida... o garoto jogando bola na terra e vendo o Neymar lá no Barcelona... é um exemplo... começar aqui no Brasil é difícil....

Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma e espero que os amigos com mais experiência do fórum possa te ajudar, seja bem vindo e vamos trocando informações...
Abraço
Erik

Prezado Erik Nava,

Não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

Por gentileza vá até lá e leia, assim vais saber sobre minha experiência e objetivo.

Grato pela colaboração e bons negócios!

Abraços!

Orlando Frannco

orlando frannco
18-06-2013, 12:45 AM
Prezado Adenilson,

Relatei sobre minhas experiências, mas dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

Por gentileza vá até lá e leia, assim vais saber sobre minha experiência e objetivo.

Abraços!

Orlando Frannco

orlando frannco
18-06-2013, 12:47 AM
Prezado Jairo Bertoni

Relatei sobre minhas experiências, mas não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

Abraços!

Orlando Frannco

orlando frannco
18-06-2013, 12:49 AM
Prezado Marcio Paco

Relatei sobre minhas experiências, mas não dá para postar toda a minha resposta aqui, fiz em duas partes, esta na pag -3. A 1ª parte, em postagem seguida da 2ª parte.

Abraços!

orlando frannco
18-06-2013, 12:53 AM
Orlando Frannco,

Abraço
Erik

prezado orlando ...não existe receita ou formula mágica ..talvez exista o que os homens chamam de sorte e outros planejamento ,organização,disciplina,foco,desafios,gestão,empre endedorismo,arrojo,riscos,e muito mas muito trabalho... ...qual seria então "o jeito certo"? ...no meu caso talvez eu tenha tido "sorte" nasci no ano de 1953 ...em 1958 meu pai mais 3 tios,fundaram os "irmãos araujo " nome de fantasia "oficina do xuxu" rsrs ..enrolamento de motores,instalações elétricas, ,eletrificação urbana e rural,refrigeração doméstica comercial e residencial,eletrodomésticos,etc...quadros de comando e acionamento,etc

sempre cursei bons colégios ,saí da minha cidade em 1969 para o "científico" fui estudar em outra cidade ...e logicamente não sabia o que eu queria ...me envolvi profundamente com as drogas, o movimento comunista ,o sexo e o rock´n roll ...história parecida e conhecida de milhares de jovens da minha geração que é chamada de "a geração perdida "..três faculdades todas deixadas precocemente por terminar ,nenhum diploma...duas over doses ..a ultima eu "morri"...enfim resumindo voltei pra minha cidade com uma mão na frente outra atrás ..perdi perdão pro meu pai resposta do velho : " eu não tenho que te perdoar coisa alguma,vc não fez nada ,pra mim vc saiu de casa pra dar uma volta e tá voltando hoje " e me abraçou ...daí começei a frequentar a oficina deles isso em 1982 e não parei mais ...aconteceu comigo o que pré suponho que tenha acontecido diferentemente ao colega que postou

as ferramentas eu e os colegas podemos te passar (já te passei o básico) o resto vc faz empiricamente por tentativa e erro (esse é o jeito mais difícil e doloroso,pra vc e pro cliente) ou fazendo cursos tipo o do senai que no brasil seria referencia ...um investimento ...ou trabalhar ou conhecer algum mentor ...se vc tem alguma base umas semanas com alguém mais experiente ,que te mostre todas as fases,as dificuldades,facilidades etc ...nosso colega ar de bauru ficou tres dias aqui comigo ...visitamos algumas obras em todas as sua fases ...ele não trabalhou nem desmontou ou montou alguma coisa ,mas viu desmontado,viu montar,viu pré instalado e instalado,etc a unica coisa é que fiz ele fazer soldar tubos de cobre ,com maçarico portátil e a oxigenio /glp...rsrsrs

quando o eduardo falou em aprender a soldar ,é tão simples ,que em poucas horas o nosso amigo de baurú tava soldando maravilhosamente ...tenho certeza que vc também aprenderia com uma mão atrás meu caro EDÚ ..quando vc estiver fazendo o curso e entrar na parte da solda vc vai ver ..claro que tem os procedimentos de segurança ,como passar o nitrogenio durante a solda,depois limpar internamente a tubulação soldada etc..

dei meu depoimento de vida pessoal pra que o colega entenda que eu tive o que chamam de "sorte" com uma boa base teórica e a melhor escola da região na prática ...em todos os estágios e processos não só dentro da refrigeração como em todo universo da eletro mecanica..desde seu acionamento ,como operação...

sei que não é fácil ...mas vc tem que conhecer logicamente e sobretudo amar o que vc está fazendo...espero que os colegas deem sua contribuição ao colega ..e sobre despesas/capital de giro/lucro ..o que eu tenho a dizer é que o colega vai e tem que percorrer esse caminho que na maioria da vezes é meio longo ..vai depender de uma equipe azeitada,treinada,comprometida,qualificada,e só o tempo vai te dar essa oportunidade ..o começo é mais difícil pois demanda se informar,qualificar profissionalmente pelo conhecimento e experiencia ,se conhecer como pessoa,conhecer o mercado,ser visionário,planejar,se organizar pra atingir metas,vencer desafios.mas não é impossível e se vc gostar é muito mas muito prazeroso e gratificante ...boa sorte um grande abraço jairo

Prezado Erik Nava e Jairo Bertoni

Por gentileza vão até lá e leiam, assim haverão saber sobre minha experiência e objetivo.

Abraços!

Orlando Frannco

jairo bertoni
18-06-2013, 02:15 AM
olha orlando...o caminho vc conhece ..vc trilhou por ele...acho que sinceramente vc está equivocado sobre as dificuldades e desafios se posso dizer assim ..vc vai encontrá-los na mesma proporção ou até maiores em qualquer profissão que vc escolher..sei que vc sabe disso..tudo tem prós e contras ... claro que pelo que vc descreveu sobre sua experiencia profissional as dificuldades e facilidades com o tipo de prestação de serviço que vc atuava e as ferramentas usadas para tal fim seriam a princípio mais caras,mais complicadas de se manter e manusear ..do que as ferramentas de instalação que estariam na categoria das portáteis..que seriam consideradas "móveis " tendo que se levar pra uma instalação ...

enfim na minha visão,qual seria a principal dificuldade então as dificuldades além da que vc teria que seria se especializar de uma forma correta,e que mesmo vc fazendo um bom curso,isso dificilmente te daria a experiencia necessária pra abrir e gerir um novo negócio,que não só demandaria o conhecimento em gestão mas que vc teria que ter o famoso "pulo do gato' que os mais sofisticados chamam de "expertise"..coisa que percebemos que vc tem de sobra na sua profissão ..sobre a maneira de se comportar,argumentar,dar orçamentos inteligíveis e bem explícitos,a gente viu que vc tem e vc mesmo confessou isso.. o que eu acho e sinto na verdade é que vc teria um problema "que todos nós" atualmente enfrentamos,o grande problema ou problema maior na nossa profissão ..o material humano,as pessoas...formar sua equipe ...

não vou te dizer que é impossível ou impraticável..longe disso..muito pelo contrário..existem pessoas que nasceram pra enfrentar esses tipos de situações e se tornaram vencedores e bem sucedidos,"virando a mesa" onde quase todos agiam com um certo cetismo e desconfiança do exito daquela ideia

pra vc cumprir com seus compromissos vc vai depender de pessoas..pra vc prometer uma entrega de serviço vc tem que ter gente comprometida com sua empresa e com a verdade e com a responsabilidade .. hoje estamos em falta de gente com esse perfil infelizmente ...estamos numa entre safra humana de moralidade e ética...o reverso do que acontecia com seu ex patrão ..vc era comprometido ..vestia a camisa e não tinha respaldo e era o saco de pancada e bode expiatório da incompetência e má gestão...mas pode colocar isso no reverso do espelho... vc ser um excelente gestor,etico organizado,competente,honesto,ciente e cumpridor dos compromissos,v teria que ter uma infra e material humano, uma equipe que te dê o devido respaldo,que não deixe a "peteca" cair ..esse é um caminho meio duro e difícil ..mas como disse não é impossível e nem impraticável ...e quem sabe seja mais fácil do que estou colocando...e espero que seja ...o que vc precisar e estiver no nosso alcance e limite estamos aqui,é só postar boa sorte um grande abraço jairo

Erik Nava
18-06-2013, 12:42 PM
Obrigado pelo seu retorno aqui Orlando, e se optar em iniciar no ramo da refrigeração seja bem vindo ! saiba que aqui encontrará pessoas realmente dispostas a ajudar, pois queremos o mercado bem qualificado e pela sua história estou certo que você vai contribuir pra que isso aconteça !

Em meados de 2005 desembarquei no Japão, um país com uma cultura completamente diferente da nossa, o povo, o idioma, os costumes, moeda corrente... etc etc etc... enfim era um novo mundo e um novo desafio pra mim.
Os estrangeiros são contratados por empreiteiras em sua maioria e chegam lá com o serviço e a moradia já definidos, me lembro que na época a empreiteira oferecia o apartamento já com fogão, geladeira, uma pequena mesa e máquina de lavar... no apartamento já tinha chuveiro, ofurô e armários embutidos... cheguei juntamente com a minha esposa em julho... bem próximo do auge do verão que é em agosto... me lembro como se fosse hoje que a sensação de calor é a mesma de quando se abre um forno quando se está assando algo e vem aquele vapor quente em nosso rosto... é mais ou menos assim 24h não tem uma brisa pra refrescar... é tomar banho, sair do chuveiro e já estar suando novamente... fizemos amizades com alguns brasileiros na fábrica onde trabalhávamos e uma moça estava de malas prontas para voltar para o Brasil e me ofereceu o ar condicionado que ela havia comprado alguns anos atrás... eu passava em frente a pequenas lojas, assistências técnicas mais como mal sabia falar obrigado em japonês não dava pra pedir um orçamento de instalação/desinstalação ... foi meio que na base da cara de pau que pedi ajuda a amigos veteranos na fábrica que ensinaram a frase para perguntar o orçamento... anotei, criei coragem e entrei na tal assistência técnica... falei meio engasgando a frase... o japonês nem pestanejou e disse que só a instalação era 20.000 vinte mil yenes... algo como 200 dólares... achei um absurdo e claro estava fora do meu orçamento... fui até a casa dessa amiga pra desinstalar o aparelho... e não tinha a mínima noção de como recolher o gás... resultado: com uma chave inglesa abri as porcas na condensadora, foi gás pra todo lado... pra retirar a tubulação acabei rompendo a tubulação de cobre... enfim um desastre... levei a condensadora e a evaporadora pra casa empurrando a bicicleta... enfim desastre total... por fim achei que o aparelho fosse lixo por que tinha danificado a tubulação, e o fim do aparelho foi o lixo mesmo... coitada da nossa amiga que deu um ar condicionado e o fim dele não foi dos melhores... não fizemos bom uso do aparelho... passou o verão, entrou o inverno também muito rigoroso, já tinha feito as primeiras economias e resolvi junto com minha esposa que nosso sofrimento iria ter um fim... já dominando alguma coisa do idioma pois estudava todos os dias pois queria me comunicar de qualquer forma... fomos a uma loja de departamentos um home center como chamam por lá e compramos o nosso primeiro aparelho split... algo como 500 dólares já com a instalação incluída, maravilha acabava ali o nosso sofrimento, era um panasonic quente e frio não inverter ... nem sabia o que era isso na época rs... marcado o dia chegou o instalador já levando nosso aparelho, pediu licença, entrou, conferiu o lugar da instalação, forrou tudo, entrou com as ferramentas, instalou, ligou uma bombinha barulhenta que eu fiquei curioso em saber o que era mais meu limitado vocabulário a época não me permitiu... terminada a instalação ele tentou nos explicar o funcionamento do aparelho em vão... assinamos um papel cheio de kanjis... e ele foi embora... fomos apertando os botões, liga, desliga, velocidade do fan, quente, frio... e pronto tinhamos um conforto térmico em nosso lar...
Trabalhamos algum tempo nesta região... nosso trabalho era em componentes eletrônicos e o setor de auto peças estava mais promissor... mais horas extras, melhores salários e nos mudamos... como nosso novo apartamento já tinha ar condicionado acabamos deixando para trás nosso estimado aparelho... pro nosso azar, pois o aparelho que herdamos... era usado, um fujitsu em má estado de conservação... que nos deixou na mão logo no início do verão... só que nessa região que nos mudamos havia um brasileiro que tinha fama de bom instalador de ar condicionado... pra nossa alegria pois a comunicação em nosso idioma natal é 100%... liguei pro infeliz que me deixou esperando sábado o dia todo, domingo o dia todo e só apareceu no sábado da outra semana pra dar o diagnóstico, meu aparelho estava condenado... como no Japão é normal jogar os eletrodomésticos no lixo não pensamos duas vezes ... compramos um aparelho novo e combinamos a instalação com este brasileiro que cobrava 100 dólares a instalação... novo chá de cadeira por 2 finais de semana seguidos... nisso já estávamos há um mês passando calor... e que calor... até que ele resolveu dar o ar da graça pra instalar nosso novo aparelho, fui perguntando pra que serve essa bomba, o cortador de tubos, a flangeadora... o manifold... etc etc etc... resolvi que iria fazer daquilo a minha nova segunda fonte de renda... sim como falo inglês intermediário eu comprava produtos na china e revendia para os brasileiros, som de carro, gps... etc... peguei o dinheirinho do caixa 2 comprei algumas ferramentas, mais faltava uma cobaia.... sim meu conhecimento técnico se resumia a assistir 2 instalações e uns 3 vídeos do youtube... além do meu assistente pessoal google... desinstalei meu ar condicionado... recolhi o gás... tirei a tubulação, refiz as flanges... desmontei evaporadora, lavei tudo montei novamente... vácuo... coloquei na tomada e FUNCIONOU... a partir daí fui divulgando na fábrica e fiz acho que quase uma dezena de instalações e desinstalações de graça, claro que alertando os amigos que eu estava em experiência... descobri uma loja de ferramentas, fui comprando aos poucos... conhecendo o gerente da loja nesse estágio eu já me comunicava razoavelmente bem no idioma Japonês... a prática, os erros, a vontade de aprender... pesquisar horas e horas na internet... e por fim a amizade que fiz com um brasileiro que cresceu no Japão e ia comigo a lojas especializadas, fazia a tradução de explicações... ia junto a palestras... e ele sempre traduzindo... ele era a minha ponte com a engenharia da Daikin, Fujitsu, Mitsubishi, etc... sem ele eu não teria crescido tecnicamente... foram anos e anos instalando em diversos estados do Japão... Gifu, Aichi, Mie, Shiga... atendendo a comunidade brasileira e mais ou menos 10% da minha demanda era de japoneses, detalhe que muitos japoneses não aceitam estrangeiros prestando serviço em sua residência, mais fui fazendo amizades na fábrica, um ia indicando aqui outro ali e consegui ir quebrando algumas barreiras...observando como as assistências funcionam, o suporte que as fábricas dão aos instaladores, sejam eles credenciados ou não, pois os instaladores podem agregar valor ao produto com uma instalação bem feita, ou difamar a marca se o produto for mal instalado, agradeço a Deus a oportunidade que eu tive em estar no berço da tecnologia... vim para o Brasil a passeio em 1 de outubro de 2012... em parceria com um primo que também é prestador de serviços mais no ramo da segurança eletrônica, coloquei anúncios na internet e a coisa fluiu bem, apareceram diversas instalações, fiz boas amizades, visitei fornecedores e pude observar como as coisas funcionam por aqui... retornei ao Japão no dia 15 de dezembro, fique lá 3 meses para investir em mais ferramentas, resolver pendências por lá e em março deste ano 2013 retornei de vez ao Brasil, leio muito, sou curioso, pergunto, busco informações... encontrei o fórum HT e posteriormente este fórum, li muito principalmente as aulas do Jairo, aliás o Jairo acrescenta muito o meu aprendizado vai aqui o meu muito obrigado.
O que quero deixar claro aqui neste post é que se eu consegui vencer barreiras culturais, a barreira da comunicação, leitura, escrita, qualquer um com força de vontade aqui no Brasil vence.
Mais que este fórum seja sempre fonte de informações de alto nível, pois colaboradores de alto nível aqui temos vários, pessoas bem dispostas a ajudar o próximo.
Vamos trabalhar com boas ferramentas, oferecer um bom atendimento, ser honestos e transparentes nos serviços prestados, e cobrar o justo, pois vivemos no capitalismo e sem dinheiro não conseguimos oferecer nada ao cliente.
Aos clientes que desejam o atendimento mais barato de quem não tem educação, formação, ética profissional, boa sorte !
Obrigado a todos que tanto me ensinam aqui no fórum e que me ajudarão a escrever as próximas páginas de minha história.
Grande Abraço
Erik

jairo bertoni
18-06-2013, 12:59 PM
vc foi um dos bons ventos que veio soprar e arejar o ambiente por essa paragens..bela e inspiradora postagem...arigato gozaimasu

Eduardo7
18-06-2013, 06:06 PM
Erik,

Obrigado por compartilhar o teu histórico profissional... é muito inspirador!

Orlando,

Idem. Vc já cogitou em ser representante de pequenas companhias americanas, fabricantes de ferramentas para refrigeração, que tem bons produtos e preços competitivos mas ainda não tem representantes no Brasil?

Um abraço,
Eduardo

Wagner
18-06-2013, 08:46 PM
Bacana Erik. Parabéns pela tua garra, disposição e empreendedorismo. Com certeza terás sempre muitos resultados positivos que suplantaram e deicharão bem longe todas negativas que por ventura possam surgir.
Grande abraço.

Erik Nava
18-06-2013, 09:10 PM
Jairo, Eduardo, Wagner, muito obrigado pelas palavras, realmente aprendi muito fora do País, romper barreiras culturais, a dificuldade com o idioma e aprender a trabalhar na marra, mais a vontade de fazer as coisas do jeito certo prevaleceu, usar torquímetro para apertar as conexões, o uso da bomba de vácuo e a sua importância para o sistema, vacuômetro, etc... Aqui no Brasil encontrei em vocês a boa vontade de sempre contribuir com os fóruns, isso acrescenta muito, se lá eu tinha dificuldades com o idioma, cultura e informações aqui as dificuldades são outras... O mercado prostituído, falta de amparo por parte das fabricantes, problemas com importações e falta de máquinas disponível para venda e o cliente que muitas vezes não entende que o bom atendimento tem seu preço... mais em todos os lugares do mundo temos a nossa luta... estou feliz por ter voltado ao Brasil, e feliz de ter encontrado vocês, obrigado de coração pela interação diária nos fóruns...
Grande Abraço
do amigo
Erik

Edilson silva
22-06-2013, 08:23 PM
Orlando boa noite.
Venho acompanhando este tópico e lendo todas as histórias e experiências profissionais de todos e me despetou a curiosidade em lhe perguntar, O que despertou esse interesse em investir justamente em refrigeração? Ar comdicionado para ser mais direto.
Saiba que esse ramo é muito mais difícil que mecânica e elétrica até porque é a soma das duas mais termodinânica, e essa terceira é simplesmente uma incógneta para muitos.
Aproveite toda essa experiência do forum, pois tem muitos bons profissionais aki. Num passado um pouco distante a GM (General Motors do Brasil) em SJC estava passando por um momento muito delicado em qualidade no que se dizia respeito a uso incorreto da matéria prima, em outras palavras tinha um índice de perda muito grande, então foi lançaco uma campanha que levou este nome:"FAÇA CERTO NA PRIMEIRA VEZ" Pra você isso significa aprenda certo nas primeiras vezes, pois não profissionias ruins, tem profissionais que estão viciados a fazer errado porque aprenderam errado, faço como o Srº Jairo disse, procure um fabricante e faça um treinamento de curta duração que que é objetivo. Sou instrutor da Hitachi, se inscreva num curso lá.

Edilson silva
22-06-2013, 08:37 PM
Alguma spessoas deste fórum já fizeram treinamento na HITACHI e no caso do Srº Jairo tive o prazer de estar em sua cidade "Ituiutaba" ele pode lhe dizer se o curso te dá um horizonte, o fato é o seguinte, chegar ao ponto que estes, que estão lhe dando concelhos vai demorar longos anos, mas é muito gratificante, é de fato uma das profissões mais interessante que já conheci. Você interaje com mecânica, elétrica, termodinâmica, leis ambientais, civis, saúde, administrativas........Etc.
Você houve pessoas perguntando de Esquema elétrico, teste de sensores, como lavar o ar condicionado, PMOC, preventiva ou preditiva? em fim, é um aprendizado muito legal e extremamente massante, a pergunta é a seguinte Você tá disposto a começar? quer ser chamado de Instalador ou pendurador? No final o que muda é valor e qualidade.
Desejo-lhe boa sorte para qualquer que seja sua escolha, e lhe ofereço a minha ajuda na medida do possivel e espero estar apto a cumpri-la.

Abraço.
Att: Edilsn R Silva

jairo bertoni
22-06-2013, 10:32 PM
Alguma spessoas deste fórum já fizeram treinamento na HITACHI e no caso do Srº Jairo tive o prazer de estar em sua cidade "Ituiutaba" ele pode lhe dizer se o curso te dá um horizonte, o fato é o seguinte, chegar ao ponto que estes, que estão lhe dando concelhos vai demorar longos anos, mas é muito gratificante, é de fato uma das profissões mais interessante que já conheci. Você interaje com mecânica, elétrica, termodinâmica, leis ambientais, civis, saúde, administrativas........Etc.
Você houve pessoas perguntando de Esquema elétrico, teste de sensores, como lavar o ar condicionado, PMOC, preventiva ou preditiva? em fim, é um aprendizado muito legal e extremamente massante, a pergunta é a seguinte Você tá disposto a começar? quer ser chamado de Instalador ou pendurador? No final o que muda é valor e qualidade.
Desejo-lhe boa sorte para qualquer que seja sua escolha, e lhe ofereço a minha ajuda na medida do possivel e espero estar apto a cumpri-la.

Abraço.
Att: Edilsn R Silva

e se Deus quiser vamos fazer o curso de VRV ...fiz um orçamento de vrv´s ...vou apresentá-lo na terça feira que vem...quem sabe ? obrigado por aparecer... nada melhor do que um instrutor do seu calibre ,experiencia e simplicidade ...estou feliz e agradecido por vc disponibilizar seu precioso tempo em ajudar a turma do forum ,aumentando a qualidade e abrindo caminho pra qualificação e crescimento dos colegas mesmo que virtualmente ...o forum te agradece e nós nos sentimos lisonjeados por sua informal e solidária disponibilidade mais uma vez obrigado...

Tuninho
25-06-2013, 11:39 AM
em OFF

Jairo, vc tem parentes no RS? Vi uma entrevista hj na globo sobre a manifestação e entrevistou um rapaz com nome de Juliano Bertoni, funcionário dos correios!

jairo bertoni
25-06-2013, 12:05 PM
em OFF

Jairo, vc tem parentes no RS? Vi uma entrevista hj na globo sobre a manifestação e entrevistou um rapaz com nome de Juliano Bertoni, funcionário dos correios!

tem uma "bertonaiada" espalhada pelo país inteiro ..principalmente são paulo,e alguns no RS ,porto alegre..deve ser primo segundo ou terceiro..