Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cortina de Ar - Qual a forma correta de instalação?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cortina de Ar - Qual a forma correta de instalação?

    Pessoal, bom dia!

    Temos instalado cortinas de ar, e surgiu uma dúvida com um cliente: existe o lado correto para posicionar a cortina para que ela re-circule o ar refrigerado ou pode ser instalado inversamente re-circulando o ar quente, inclinando levemente o duto do ar que sai para o ambiente que não está refrigerado?
    Grande abraço a todos.

  • #2
    Postado originalmente por A&D Ver Post
    Pessoal, bom dia!

    Temos instalado cortinas de ar, e surgiu uma dúvida com um cliente: existe o lado correto para posicionar a cortina para que ela re-circule o ar refrigerado ou pode ser instalado inversamente re-circulando o ar quente, inclinando levemente o duto do ar que sai para o ambiente que não está refrigerado?
    Grande abraço a todos.
    o que eu sei é que cortina é pra impedir perdas de carga pelos vãos da portas ou aberturas em ambientes em que não é possível manter a porta ou o vão fechado ...geralmente em ambientes climatizados a cria-se uma pressão positiva em que o ar climatizado é forçado a sair pelo vão aberto...a descarga tem que ser vertical no sentido teto chão..não sei de outra função que a cortina exerça a não ser essa ...impedir fuga do ar climatizado,perda de rendimento ,aumento da carga termica e por tabela consumo mais alto

    Comment


    • #3
      Bom dia a todos!

      Jairo, obrigado pelo retorno.
      Como falamos, a função da cortina de ar de forma geral é evitar grandes perdas de ar refrigerado, impedindo "em tese" que esse ar refrigerado saia do ambiente. A dúvida é: se a cortina for colocada do lado de dentro do ambiente, ela re-circulará o ar refrigerado, mantendo uma pressão positiva do ar refrigerado, e se a cortina for colocada do lado de fora do ambiente, ela conseguiria ter o mesmo papel, re-circulando o ar externo ao ambiente, exercendo uma pressão positiva do ar quente (não refrigerado)?
      Grande abraço a todos,

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por A&D Ver Post
        Bom dia a todos!

        Jairo, obrigado pelo retorno.
        Como falamos, a função da cortina de ar de forma geral é evitar grandes perdas de ar refrigerado, impedindo "em tese" que esse ar refrigerado saia do ambiente. A dúvida é: se a cortina for colocada do lado de dentro do ambiente, ela re-circulará o ar refrigerado, mantendo uma pressão positiva do ar refrigerado, e se a cortina for colocada do lado de fora do ambiente, ela conseguiria ter o mesmo papel, re-circulando o ar externo ao ambiente, exercendo uma pressão positiva do ar quente (não refrigerado)?
        Grande abraço a todos,
        olha se entendi seu questionamento acho que não .. ambinte refrigerado sempre a pressão é positiva ..claro que isso não é regra e nem podemos também generalizar existem "n" possibilidades de controle da pressão do ar insuflado e o externo ..em salas sem esse controle geralmente a pressão do ambiente costuma ser sempre maior ou positiva ,portanto a cortina é pra que o ar interno não escape e por tabela evita que o ar externo entre ..não tendo a ver com pressão mas com a velocidade e volume do ar forçado na vertical..como o próprio nome diz como "cortina" mesmo..o que eu tenho visto e trabalhado com esse equipamento sempre pro lado de dentro pra impedir "fuga" do ar do ambiente condicionado..

        Comment

        Working...
        X