Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida de DISJUNTORES

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida de DISJUNTORES

    Bo tarde a todos..

    Como todo bom humano as vez escapa da memoria algumas coisas e to aqui me matando pra colocar a melhor escolha..

    Ar inverter de 9k frio, 18k frio e 1 de 18k Q/F qual melhor escolha de disjuntores ?

    Na casa do cliente deixaram 2 disjuntores de 16A para ligar 5 ar 2 9k frio 2 18k Q/F e 1 de 18k frio

    Estou pensando em aumentar os disjuntores de dentro colocar para 32A cada do lado de fora 1 32A ligar as 2 maquinas de 9 + 18 frio e outro disjuntor as 2 de 18 Q/F

    ai no caso colocar separado 1 disjunto 16a para as 3 2 9k + 18k frio e 2 disjuntor de 20a para as 2 de 18 Q/F no outro disjuntor.

    Estaria certo ? alguem ai me ajuda nessa questão

  • #2
    Boa Tarde, Leandro.
    Primeiro, não recomendo que você utilize 2 ou mais equipamentos em um único disjuntor. Equipamentos de ar condicionado devem ser ligados em circuitos individuais, cada qual com o seu disjuntos. Segundo, 32A é um valor muito alto para equipamentos deste porte, mesmo para o de 18.000.
    Dá uma olhada no manual do equipamento que nele deverá constar o disjuntor recomendado pelo fabricante. Em geral, equipamentos de 9.000 BTU requerem disjuntores de 10 a 15A, já o de 18.000, 20A já estaria de bom tamanho. Mas o melhor é ver o que o fabricante recomenda, para não ter problemas com garantia. Cuidado com disjuntor superdimensionado, pois comprometerá a segurança, que é a função do disjuntor.

    Um abraço

    Comment


    • #3
      Leandro, a colocação do Cícero esta correta; com certeza cada aparelho de AC deve ter sim seu próprio circuito de alimentação independente. Nos inverter de 9k pode usar bipolar DIN de 10A curva C com cabinho para alimentação bitola 2,5 mm² e no de 18k o mesmo tipo de disjuntor, mas de 20A e o cabinho pode ser o de 4 mm². Na dúvida leia o manual de instalação dos aparelhos e a recomendação que estiver informada por lá. Mas repito: todos os circuitos devem ser independentes.
      Abraço.

      Comment


      • #4
        vai pela orientaçao do cicero que esta correto

        Comment


        • #5
          Bom eu entendo que está correto as explicações dos amigos mas como eu expliquei

          Dentro do quadro dos disjuntores tem 2 disjuntor de 16A com fio 4mm irei trocar por 2 bipolar de 32A de dentro e fora 05 bipolar 2 de 16A para as 2 de 9k e 2 bipolar de 20A para as de 18k

          1 disjuntor de 32A dentro do quadro ira ligar 2 maquina de 9k + a 18k frio

          2 disjuntor 32A para as 2 maquinas de 18k Q/F

          estaria correto então ?

          Comment


          • #6
            A função do disjuntor é proteger o fio, não o equipamento.

            Comment


            • #7
              Desculpem-me mas a resposta mais correta é a do "Eduardo7".
              Vejam, quando projetamos uma instalação elétrica (digo projetamos pois sou eng. eletricista) utilizamos os disjuntores para proteção do circuito, ou seja, os fios e a tomada a que ele se destina. Geralmente, no projeto, imaginamos uma determinada carga para tal circuito e com base nisso determinamos os disjuntores.
              Então, se o colega, trocar o disjuntor por um de maior capacidade, ao invéz de ajudar seu cliente está colocando em risco a instalação elétrica da casa.
              Veja o seguinte exemplo: No quadro de disjuntores tem um de 10 amperes e a fiação é compatível com estes mesmos 10 amperes... se você colocar um disjuntor de 20 amperes o fio não suportará tal corrente e começará a esquentar, formando uma resistência elétrica. A depender do tempo de uso da carga, no caso o ar-condicionado, a fiação certamente queimará, mas o disjuntor não desarmará... o que causará um curto circuito e um possível princípio de incêndio no local.

              SDS
              Daltro

              Comment


              • #8
                se acontecer algum curto ou falha no equipamento protege também a integridade da instalação.mata os dois coelhos.

                Comment


                • #9
                  Por baixo, 5 duplos: 2 de 16A e 3 de 20A.

                  Cada aparelho instalado precisa de um disjuntor, sempre.

                  Comment


                  • #10
                    duvida sobre a ligaçao eletrica

                    Olá.Gostaria de saber se a ligaçao do Inverter Split é igual a do nao Inverter.utiliza-se mesmos fios ou vai algum a mais?.
                    Obrigado

                    Comment


                    • #11
                      Obrigado pelas respostas..

                      Então sei que cada aparelho terá um disjuntor separado minha duvida era se eu estaria fazendo o certo que é a troca de 2 disjuntores internos de 16A para 35~40A para dividir tipo la fora irei colocar 1 caixa steck com 2 disjuntores de 16A e 3 de 20A para as maquinas correspondentes fiação está de 4mm ligaria 1 disjuntor de dentro em 3 maquinas e o sedunod para 2 maquinas Q/F.

                      Comment


                      • #12
                        Caros amigos do forum sei já foi citato aqui no forum em razão dos disjuntores, sou novo por aqui ganhei um arcondicionafo da midea modelo liva, de 9.000 btus gostaria de saber qual a bitola do fio q posso usar para ligação, e outra coisa no quadro de energia aqui de dentro de casa o disjuntor do meu ar de janela ainda é 30 amperes gostaria de saber ae vou ter q colocar outro dijuntor do lado de fora e qual seria... Atenciosamente leco.

                        Comment


                        • #13
                          Leco o correto seria vc refazer essa instalação, com dois disjuntores de 20A ou um bipolar de 20A de preferencia DINN e fiação de 2,5mm, se nao tiver espaço no quadro de distribuição, use uma caixinha externa ao lado da condensadora.

                          Comment


                          • #14
                            Como escolher um disjuntor

                            Vejam como selecionar um disjuntor passo a passo:


                            http://www.youtube.com/channel/UCU460ZsZTMBwD9BwBophS0A

                            http://eletricistasantossp.blogspot.com.br/

                            Sem Mais

                            Ewerton Ricardo

                            Comment


                            • #15
                              Gente! Vamos entender bem. As normas técnicas brasileiras dizem que cada aparelho de ar cond. deve ser ligado a um único circuito protegido pelo seu disjuntor. Não pode ligar mais de um aparelho no mesmo circuito, mesmo que o fio e o disjunto aguente, é contra as normas técnicas. Outra coisa que tem de ser observada é que o disjuntor só pode ser colocado no fio quando ele for FASE, nunca no fio neutro. Isto quer dizer que, quando for monofásico, só se usa um disjuntor; quando bifásico, dois disjuntores. Também os manuais mandam utilizar, como menor bitola, em 110V, fio 4 mm. Cuidado! Abraços a todos!

                              Comment

                              Working...
                              X