Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Superaquecimento em equipamentos inverter com gás 410A

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Superaquecimento em equipamentos inverter com gás 410A

    Boa noite a todos,desculpe a pergunta mas como ñ estou trabalhando ainda com este gás ecológico em equipamentos inverter tenho uma dúvida cruel se o compressor reduz a rotação para poupar energia como se comporta a pressão e o superaquecimento neste momento,a válvula de expansão mantem o superaquecimento constante?Desculpe mas é uma dúvida de quem esta acostumado com válvula de expansão convencional e equipamentos onde a economia se da no momento que o compressor desliga,agradeço a atenção de todos.

  • #2
    Postado originalmente por Riva Ver Post
    Boa noite a todos,desculpe a pergunta mas como ñ estou trabalhando ainda com este gás ecológico em equipamentos inverter tenho uma dúvida cruel se o compressor reduz a rotação para poupar energia como se comporta a pressão e o superaquecimento neste momento,a válvula de expansão mantem o superaquecimento constante?Desculpe mas é uma dúvida de quem esta acostumado com válvula de expansão convencional e equipamentos onde a economia se da no momento que o compressor desliga,agradeço a atenção de todos.
    primeiro lugar vossa excelencia tava sumido ...rsrsrsrs não desapareça ...te respondi no outro tópico mas pra ficar melhor transferi a resposta pra cá ..sua pergunta é super hiper pertinente ...pela média dentro da operação fracionada esse super aquecimanto também é dinâmico mas não muito ..vamos chama-lo de pontual ele acompanha a operação fracionada alcançando temperaturas e pressões um pouco acima e abaixo nesse tempo de resposta da operação(delta "T") de um condicionador inverter pra que o ar ambiente equalize com a temperatura setada e de acordo a variação dos parametros de carga pontuais que fazem esse compressor aumentar e diminuir a rpm dentro dos limites de capacidade de operação e velocidades da movimentação desse ar tanto na evaporadora como condensadora ,e o deslocamento e fluxo do gas refrigerante...mas na média e na lógica e dentro de um tempo de equalização das pressões e temperaturas de trabalho na inversão ele fica dentro do super aquecimento considerado ideal que é entre 6 a 10 ºc tanto é que se vc fizer um teste na unidade interna de medir as temperaturas de retorno do ar ambiente exaurido e com entrada na parte de cima da unidade e diminuir com a temperatura de insuflamento e varredura do ar gelado ou trocado o que sai na boca de insuflamento na parte inferior da unidade ,vc também vai encontrar essa temperatura entre os 6 a até 10º c,,

    se vc setou 23º c no modo cool e o fan no modo hi (alta) por exemplo,a tendencia dessa temperatura é quase não sofrer variações a mais ou menos ou variações mínimas em todo tempo de operação mantendo-se praticamente constante ,ou seja quando aumenta a temperaura externa ou interna por algum motivo ele acelera e oferece mais capacidade em btu´s ,quando ele percebe plos sensores que aquela oferta de caloria equalizou e supriu a demanda de calor ele desacelera dixando a temperatura setada na média e constante e assim por diante

    diferente dos fixos ou on/off que quando o diferencial da temperatura do ambiente atinge 2 ºc abaixo da temperatura setada ele desliga o compressor ,quando essa temperatura vai subindo e atinge geralmente 2º c acima da temperatura setada ele volta a operar esse compressor ciclando essa operação esse difencial varia entre 1ºc e 2ºc dependendo da marca e modelo e em alguns vc pode programar esse diferencial para desligar com diferncial de 1ºc ou 2ºc

    com é impossível qualquer sistema oferecer resposta imediata a uma mudança de temperatura e pressão o sistema inverter pela sua própria carcterística consgue uma média nesse super aquecmento que sempre está perto do superaquecimento mesmo variando a pressão e temperatura ..entendeu? e pra vc chegar nessa média vc tem que tomar essas medidas por exemplo num dia inteiro e ir comparando que as pressões mudam mas temperatura do gás refrigerante tende a permanecer constante com variação minimas calro que numa mudaça brusca na oferta de calor pra essa ambiente a pressão de trabalho aumenta e a temperaura desse gás também mas se vc fizer o teste sempre a temperatura vai ficar entre os parametros de temperatura/pressão de operação e trabalho estipulados pelos fabricantes como ideal para que o super aquecimento seja considerado bom.. essas são as grandes vantagens de um condicionador com operação fracionada

    Comment


    • #3
      Obrigado pela atenção,essas dúvidas são porque ñ encontro curso direcionado para aparelho inverter outra dúvida é se eu tiver que instalar o equipamento com tubulação curta como resolvo o problema de exesso de refrigerante já que se eu deixar apenas ele vazar estarei desbalanceando a proporção deste refrigerante.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Riva Ver Post
        Obrigado pela atenção,essas dúvidas são porque ñ encontro curso direcionado para aparelho inverter outra dúvida é se eu tiver que instalar o equipamento com tubulação curta como resolvo o problema de exesso de refrigerante já que se eu deixar apenas ele vazar estarei desbalanceando a proporção deste refrigerante.
        no caso vc não precisa se preocupar com isso por que a própria maquina cuida disso pela valvula eletronica reguladora de fluxo e controle da rpm do compressor vc tem que manter o que pede o manual ,com um serviço bem feito,e as boa práticas da refrigeração...guardando as distancias minimas e maximas do comprimento linear dos tubos e desníveis essa tecnologia oferece e dá oportunidade de poucas e mínimas interferencias na operação e rendimento do equipamento ,só exigindo um bom procedimento na instalação e depois nas manutenções geralmente preventivas

        Comment


        • #5
          Então pelo que entendi mesmo com a tubulação sendo curta ñ terei que retirar refrigerante é isso?
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          no caso vc não precisa se preocupar com isso por que a própria maquina cuida disso pela valvula eletronica reguladora de fluxo e controle da rpm do compressor vc tem que manter o que pede o manual ,com um serviço bem feito,e as boa práticas da refrigeração...guardando as distancias minimas e maximas do comprimento linear dos tubos e desníveis essa tecnologia oferece e dá oportunidade de poucas e mínimas interferencias na operação e rendimento do equipamento ,só exigindo um bom procedimento na instalação e depois nas manutenções geralmente preventivas

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Riva Ver Post
            Então pelo que entendi mesmo com a tubulação sendo curta ñ terei que retirar refrigerante é isso?
            no caso da inversão não ..não precisa .. aumento de carga de refrigerante geralmente 10 a 15 gr de acrescimo por metro ou curva desnível cotovelo etc ...vc quer um exemplo? em 8 anos instalando inverter principalmente fujitsu ,completei a carga de condicionador que eu me lembre só uma vez ..acho principalmente por causa das características das contruções da minha região com pouco prédios e instalações curtas em sem muitos obstáculos e distancias grandes entre as unidades talvez em regiões com maior densidade pode ser que tenha uma incidência maior de condicionadores que precisam de complemento na carga ...mas não tenha receio que isso tudo que te passei tá nos manuais ..mande seu endereço via MP que te envio um material a esse respeito ...é só vc comprar a manifold própria pra trabalhar com o gás procure ver se seu manometro manifold vem com os adaptadores pra valvula de serviço que é maior (5/16 na sua bitola na valvula de serviço) boa sorte um grande abraço Deus te abençõe depois vamos conversando sobre ferramentas,instalações,problemas e soluções,caracterísiticas de cada modelo etc

            Comment


            • #7
              Obrigado mandei um mp para vc se puder mandar este material para estudo muito obrigado.
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
              no caso da inversão não ..não precisa .. aumento de carga de refrigerante geralmente 10 a 15 gr de acrescimo por metro ou curva desnível cotovelo etc ...vc quer um exemplo? em 8 anos instalando inverter principalmente fujitsu ,completei a carga de condicionador que eu me lembre só uma vez ..acho principalmente por causa das características das contruções da minha região com pouco prédios e instalações curtas em sem muitos obstáculos e distancias grandes entre as unidades talvez em regiões com maior densidade pode ser que tenha uma incidência maior de condicionadores que precisam de complemento na carga ...mas não tenha receio que isso tudo que te passei tá nos manuais ..mande seu endereço via MP que te envio um material a esse respeito ...é só vc comprar a manifold própria pra trabalhar com o gás procure ver se seu manometro manifold vem com os adaptadores pra valvula de serviço que é maior (5/16 na sua bitola na valvula de serviço) boa sorte um grande abraço Deus te abençõe depois vamos conversando sobre ferramentas,instalações,problemas e soluções,caracterísiticas de cada modelo etc

              Comment


              • #8
                taí um link legal que fala sobre o passo a passo da montagem de split´s de parede e o superaquecimento de uma forma bem clara ...http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/i...so_a_Passo.swf
                Last edited by jairo bertoni; 27/02/13, 19:24.

                Comment


                • #9
                  Obrigado Jairo esse vídeo foi passado até no curso que fiz no senai,esse e todos os outros que já havia assistido na rede,curso é bom para compartilha conhecimento de campo obrigado pela atenção.
                  Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                  taí um link legal que fala sobre o passo a passo da montagem de split´s de parede e o superaquecimento de uma forma bem clara ...http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/i...so_a_Passo.swf
                  Last edited by Riva; 27/02/13, 23:01.

                  Comment


                  • #10
                    Oi blz galera! Estou começando nessa área agora é tenho uma dúvida se instalar um ar e o mesmo não tenha manual qual pressão de serviço essa máquina deve trabalhar ? Vou pela tabela do gás se sim no gas 410 devo ir por qual temperatura de sucção obg

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Luan davila Ver Post
                      Oi blz galera! Estou começando nessa área agora é tenho uma dúvida se instalar um ar e o mesmo não tenha manual qual pressão de serviço essa máquina deve trabalhar ? Vou pela tabela do gás se sim no gas 410 devo ir por qual temperatura de sucção obg
                      olha se for fixo convencional entre 130 psi 140 psi vai depender de algumas variantes como temperatura externa umidade relativa se a unidade externa está sombreada isso varia alguns grados de pressão nada excepcional mas varia ...exemplo se vc fizer uma carga no inverno em temperaturas mais baixas provavelmente no verão a pressão vai baixar um pouco ..nos inverters obrigatoriamente pra fazer a carga de fluído tem que usar a balança eletrônica ..no meu caso em qualquer situação utilizo a balança pelo peso pedido pelo fabricante,portanto faço a carga sempre pela balança ..E fazer o vácuo sempre.

                      O super aquecimento nos condicionadores inverter´s varia muito pela própria tecnologia.Em alguns casos raros no campo já completei a carga para fazer a manutenção outra hora .O certo é fazer a carga com uma balança pelo peso de fluído que o fabricante pede e está descrito na etiqueta da unidade externa ..Sempre fazendo o vácuo ..O correto é dessa maneira.Mas pela experiencia a gente encontra situações e cenários que as vezes tem que se completar a carga ,mas essa prática não é a forma correta ...Sempre tem gente que posta que fez isso e aquilo e deu certo ..Depende das situações ..tem paliativos que vc faz para o momento ..tipo a máquina não pode parar de operar naquele instante...mas vc tem que voltar na primeira oportunidade e fazer do jeito correto.O negócio é seguir o manual e boas práticas na refrigeração e se qualificar sempre .procurar bons cursos e parceiros investir no conhecimento e ferramental.

                      boa sorte abraço jairo
                      Last edited by jairo bertoni; 08/01/20, 06:46.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                        olha se for fixo convencional entre 130 psi 140 psi vai depender de algumas variantes como temperatura externa umidade relativa se a unidade externa está sombreada isso varia alguns grados de pressão nada excepcional mas varia ...exemplo se vc fizer uma carga no inverno em temperaturas mais baixas provavelmente no verão a pressão vai baixar um pouco ..nos inverters obrigatoriamente pra fazer a carga de fluído tem que usar a balança eletrônica ..no meu caso em qualquer situação utilizo a balança pelo peso pedido pelo fabricante,portanto faço a carga sempre pela balança ..E fazer o vácuo sempre.

                        O super aquecimento nos condicionadores inverter´s varia muito pela própria tecnologia.Em alguns casos raros no campo já completei a carga para fazer a manutenção outra hora .O certo é fazer a carga com uma balança pelo peso de fluído que o fabricante pede e está descrito na etiqueta da unidade externa ..Sempre fazendo o vácuo ..O correto é dessa maneira.Mas pela experiencia a gente encontra situações e cenários que as vezes tem que se completar a carga ,mas essa prática não é a forma correta ...Sempre tem gente que posta que fez isso e aquilo e deu certo ..Depende das situações ..tem paliativos que vc faz para o momento ..tipo a máquina não pode parar de operar naquele instante...mas vc tem que voltar na primeira oportunidade e fazer do jeito correto.O negócio é seguir o manual e boas práticas na refrigeração e se qualificar sempre .procurar bons cursos e parceiros investir no conhecimento e ferramental.

                        boa sorte abraço jairo
                        Caro Jairo, imagine que um equipamento após um determinado tempo perde o fluído refrigerante, esse inverter; Não tendo mais as etiquetas tanto na condensadora como na evaporadora para identificarmos o equipamento, não temos a massa do fluído refrigerante indicada pelo fabricante, como devemos agir usando das boas praticas da refrigeração?
                        Desde já grato!

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Leisoar Ver Post

                          Caro Jairo, imagine que um equipamento após um determinado tempo perde o fluído refrigerante, esse inverter; Não tendo mais as etiquetas tanto na condensadora como na evaporadora para identificarmos o equipamento, não temos a massa do fluído refrigerante indicada pelo fabricante, como devemos agir usando das boas praticas da refrigeração?
                          Desde já grato!
                          Geralmente quando isso acontece abro a condensadora e pelo código do modelo serial do compressor na unidade externa acho a capacidade do condicionador em questão ...Claro que tem unidades externas em lugares de difícil acesso geralmente instalados em fachadas de prédios por rapel longe de janelas ou alguma outra maneira a não ser descer pela corda daí fica difícil ..Não trabalho com rapel ..Tem uma pessoa aqui na minha cidade que trabalha .

                          Nos códigos de séries dos compressores na sequencia tem um nº específico do compressor geralmente o anti penúltimo e que eu me lembre é o da capacidade em TR.(12000 btu´s multiplicando esse anti penúltimo da etiqueta do compressor por exemplo se esse nº for 5 esse equipamento é de 60.000 btu´s ) .geralmente isso acontece em condicionadores mini split´s de parede e piso teto até 8 a 10 TR´s e essa situação não é uma regra e nem é engessada mas na grande maioria das vezes funciona assim ..pelo moto ventilador da unidade interna na sua maioria também indica a capacidade ..Vc encontrando a capacidade do condicionador,a carga de fluído refrigerante total de um condicionador inverter de mesma capacidade mesmo sendo de fabricante diferentes não varia muito entre si ..

                          Encontrando a capacidade,na maioria dos casos pela experiencia consigo identificar o fabricante ,Em alguns casos específicos consulto fabricantes,colegas representantes se conseguir identificar o fabricante... Sempre existe uma maneira ou um jeito de encontrar os dados técnicos .A interligação frigorígena também conta..apesar que hoje está tudo meio estandartizado mas dá pra ter uma noção ..Também isso pode variar um pouco digamos ficar mais complicado quando a linha é longa ou com desníveis grandes ...

                          Se em toda tentativa não tiver jeito mesmo ,faço o vácuo,quebro vácuo com o fluído até eu perceber que está diminuindo a quantidade de entrada de fluído no sistema ,daí pelo o manômetro e internamente fazendo o delta da temperatura na evaporadora dá pra deixar operando redondinho .. Mesmo se ambiente estiver subdimensionado ..

                          Faz parte também das boas práticas na refrigeração o "vire-se,vc não é caixote"kkkkk As vezes é a única saída ..

                          Ah e não custa lembar que as boas práticas na refrigeração são procedimentos corretos a serem seguidos no passo a passo de uma instalação ou manutenção .Esse cenário que vc relatou é um "PO", o famoso problema operacional kkkk Descobrindo o "PO" faz-se o serviço sempre seguindo e em cima das boas práticas .Abraço ..
                          Last edited by jairo bertoni; 16/02/20, 00:13.

                          Comment

                          Working...
                          X