Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Disjuntores e proteção elétrica

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Disjuntores e proteção elétrica

    sobre instalar ou não instalar disjuntores essa é minha modesta opinião de aprendiz que sou sobre essa questão de proteção,chaves de proteção,circuitos protegidos,filtros de linha,chaves contra surtos,raios,etc sempre dá muita discussão e pano pra manga ...algumas opinões,postagens e explicações são pertinentes,embasadas tecnicamente e teoricamente..outras mais pela experiencia e algumas não muito dentro da realidade,algumas totalmente fora..

    disjuntor não protege contra surtos ,picos etc existem vários tipos de disjuntores,seccionadores,e outros nomes bonitos... esse disjuntor preto é normatizado pela NEMA (acho que seria essa mesma) que é um normatizador americano,dos estados unidos..esse disjuntor basicamente não foi feito e não protege os circuitos eletricos contra surtos,picos de energia,oscilações,raios,

    ele protege basicamente os circuitos elétricos de sobrecargas,curto circuitos e linhas muito desbalanceadas,que aquecem os fios e condutores, e que ocasionam o desarme..claro que tem todo um calculo de carga,distancias,e compatibilidade dos condutores por trás dessa escolha de protetores de linha,que nós não vamos aprofundar muito agora pra postagem não ficar imensa ou maior do que já está..rsrsrsrs esses disjuntores que usamos pra proteger nossas residencias e comercios médios, tem o que nós chamamos de delta T ou tempo de resposta e desarme bastante e muito lento..

    se dá algum pico ou oscilação repentina na rede protegida por esse tipo de dispositivo,já era,geralmente disjuntores não protegem esse tipo de evento,e se a placa ou equipamento não contar com outros tipos de proteção e prevenção próprias pra isso essas anomalias fatalmente vão pra placa e provocam em alguns casos mais graves a queima da mesma...picos de energia,surtos,cortes e retornos bruscos de fornecimento de energia, são altamente prejudiciais as placas eletronicas ..disjuntores basicamente não protegem e não foram feitos e pensados contra ou pra proteção quando ocorrem essas situações e essa parte e cenário é uma outra história e sua discussão vai ficar pra outra oportunidade.

    a discussão é sobre esses disjuntores comuns que a gente usa em quadros de distribuição pra proteger os circuitos de sobrecargas e curtos circuitos e esses branquinhos que nós chamamos de DIN(trilho) com de arco curva C e que é normatizado pelo sistema europeu de normatização e tem um tempo de resposta mais rápido mas que tambem não protegem contra surtos,cortes,picos,e oscilação de rede..claro que em alguns casos oscilações prolongadas ou desbalanceamentos na rede,provocam o super aquecimento das mesmas e a natural interrupção da proteção delas se elas estiverem dimensionadas corretamente

    o lógico e aconselhável é proteger individualmente os circuitos no caso dos condicionadores ,mas não adianta só proteger,tem que ver se a fiação,a carga,e o balanceamento desses condutores estejam dentro do que pede o fabricante e as normas ..não adianta protegermos um circuito com um disjuntor se esse circuito estiver fora dos padrões .. procurem sempre instalar disjuntores compatíveis à carga das linhas de suas intalações,e que elas sejam dimensionadas corretamente... ! esse assunto como disse dá muito pano pra manga até discussões bastante acaloradas,algumas até com uma certa dose de verdade,trabalhei com montagens elétricas,acionamentos de todos os níveis e dificuldades por 15 anos da minha vida ,residencial,comercial,industrial,urbana e rural...vc´s querem um exemplo?

    "Disjuntores térmicos seccionadores de linha ou circuito"
    "Os disjuntores térmicos utilizam a deformação de placas bimetálicas causada pelo seu aquecimento. Quando uma sobrecarga de corrente atravessa a placa bimetálica existente num disjuntor térmico ou quando atravessa uma bobina situada próxima dessa placa, aquece-a, por efeito de Joule, diretamente no primeiro caso e indiretamente no segundo, causando a sua deformação. A deformação desencadeia mecanicamente a interrupção de um contacto que abre o circuito elétrico protegido.

    Um disjuntor térmico é, assim, um sistema eletromecânico simples e robusto. Em contrapartida, não é muito preciso e dispõe de um tempo de reação relativamente lento.
    A proteção térmica tem como função principal a de proteger os condutores contra os sobreaquecimentos provocados pelas sobrecargas prolongadas na instalação elétrica. Tradicionalmente, esta é uma das funções também desempenhadas pelos fusíveis gG." essa definição e explicação não é minha vc acha no google por exemplo rsrsrsrsrs

    esse disjuntor preto da eletromar,westinghouse e similares ching ling´s são básicamente isso e aqueles branquinhos da siemmens ,eletromechanic ,e similares ching ling´s também mas esses nesse no caso tem um tempo de resposta "quick lag" do delta "T" melhor e menor,com abertura de interrupção mais rápida ..mas não impedem a queima de placas ..em alguns casos são preventivos e são pensados,projetados e instalados para interromper a alimentação de energia e impedir que um circuito ou equipamento literalmente "pegue fogo" ou qualquer outro circuito protegido por esses disjuntores,que são básicos e essenciais

    para os colegas pesquisarem nesse link tem o dispositivo que protege preventivamente as placas e circuitos eletro eletronicos
    http://dicasdogilsoneletricista.blog...ra-surtos.html

    nesse outro explica o que é disjuntores e outros dispositivos de proteção http://eletricaesuasduvidas.blogspot...tores-sao.html

    por favor postem suas respostas e opiniões !!!sejam elas quais forem obrigado

  • #2
    Manual de Instalações Elétricas Residenciais:

    http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=637

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
      Manual de Instalações Elétricas Residenciais:

      http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=637
      edu olá td bem ? como é que tá a luta acabou a reforma,ou a coragem e o dinheiro? rsrsrsrs ..se vc souber alguma coisa a respeito,vc poderia falar um pouco das diferenças básicas entre disjuntores de linha,disjuntores ou dispositivos de diferencial residual os famosos "DR" e os "DPS" dispositivos de proteção contra surtos? ...um abração obrigado

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
        edu olá td bem ? como é que tá a luta acabou a reforma,ou a coragem e o dinheiro? rsrsrsrs ..se vc souber alguma coisa a respeito,vc poderia falar um pouco das diferenças básicas entre disjuntores de linha,disjuntores ou dispositivos de diferencial residual os famosos "DR" e os "DPS" dispositivos de proteção contra surtos? ...um abração obrigado
        Olá Jairo,

        A reforma não vai acabar tão cedo... Está mais devagar do que a construção da catedral de Barcelona! Espero que a coragem e o dinheiro também não acabem antes...

        O manual citado anteriormente é muito didático. Bom para principiantes.

        Outros artigos muito bons:
        - DR
        http://www.industry.siemens.com.br/b...os%20DR%20.pdf

        - DPS
        http://www.industry.siemens.com.br/b...akeone-DPS.PDF
        http://www.industry.siemens.com.br/b...uments/DPS.pdf

        Um abraço,
        Eduardo

        Comment


        • #5
          Muito bom esse tópico!!! Agradeço pelas informações postadas!!!

          Aqui(Região dos Lagos/RJ) a energia é muito instável, eu já estava providenciando um aterramento pra minha casa,
          agora entendi a importância do DPS, só preciso estudar melhor as apostilas disponibilizadas, pra escolher o tipo de DPS
          e como instalar corretamente.

          No quadro de luz chega 1 neutro e 2 fases, todos os eletrodomésticos são 110V e to preparando uma fiação 220V pro
          Fujtisu 9000(recomendação do Jairo), vou usar um disjuntor 10A e cabo PP 3x2,5mm(distância 13m) até o aparelho,
          caso eu esteja errado me corrijam.

          Eduardo, vou seguir seus passos e vou instalar o meu split, só falta comprar a bomba de vácuo, só não vou fazer o teste com o nitrogênio,
          talvez nas futuras instalações.

          Abs,
          Kleber.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Kleber Ver Post
            Muito bom esse tópico!!! Agradeço pelas informações postadas!!!

            Aqui(Região dos Lagos/RJ) a energia é muito instável, eu já estava providenciando um aterramento pra minha casa,
            agora entendi a importância do DPS, só preciso estudar melhor as apostilas disponibilizadas, pra escolher o tipo de DPS
            e como instalar corretamente.

            No quadro de luz chega 1 neutro e 2 fases, todos os eletrodomésticos são 110V e to preparando uma fiação 220V pro
            Fujtisu 9000(recomendação do Jairo), vou usar um disjuntor 10A e cabo PP 3x2,5mm(distância 13m) até o aparelho,
            caso eu esteja errado me corrijam.

            Eduardo, vou seguir seus passos e vou instalar o meu split, só falta comprar a bomba de vácuo, só não vou fazer o teste com o nitrogênio,
            talvez nas futuras instalações.

            Abs,
            Kleber.
            ok boa sorte ! fazendo direito e bem feito não tem erro ..vai postando suas duvidas ..no fim vai dar tudo certo ...um grande abraço jairo tome cuidado especial nas flanges prepare elas bem antes de fazê-las use o escariador pra tirar as rebarbas internas e externa ..nessa preparação não afine muito a ponta do tubo pra que a flange nãa fique frágil e venha a ser danificada pelo aperto . uma flange bem preparada e bem feita não deixa escapar o gás refrigerante ..vc conheçe o torquímetro http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181 ele fecha com chave de ouro uma flange bem preparada e bem feita pois ele dá o aperto na porca das flanges sem passar e nem faltar..depois o vácuo ..prestar atenção nas interligações elétricas de comando e alimentação no manual de instalação tá tudo explicadinho sobre essa parte .. nivelar bem as placas internas e suportes externso ..e o buraco use a broca de 6mm sem vazar a parede e utilize a serra copo coma guia até passar o reboco ...dpois retire a guia da serra faça o buraco com pequeno desnível pro lado de fora e não use nessa fase da serra copo o impacto na maquineta de furar ..use sem impacto ..vamo conversando

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Kleber Ver Post
              ...
              vou usar um disjuntor 10A e cabo PP 3x2,5mm(distância 13m) até o aparelho,
              caso eu esteja errado me corrijam.
              ...
              Kleber,

              O cabo PP é 4 x 1,5 mm2. Talvez pela distância seja melhor usar um 4 x 2,5 mm2 mesmo. Mas o cabo é de 4 vias!!!

              Quanto ao teste de nitrogênio, concordo com o Jairo. Se o flange for bem feito e for usado um torquimetro as chances de BO são quase nulas.

              Boa sorte,
              Eduardo

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                Kleber,
                O cabo PP é 4 x 1,5 mm2. Talvez pela distância seja melhor usar um 4 x 2,5 mm2 mesmo. Mas o cabo é de 4 vias!!!
                Quanto ao teste de nitrogênio, concordo com o Jairo. Se o flange for bem feito e for usado um torquimetro as chances de BO são quase nulas.
                Boa sorte,
                Eduardo
                Eduardo e Jairo, obrigado pelas dicas!

                A evaporadora ficará no 2º andar e a condensadora no 1º andar, embaixo do telhado da varanda(1,80m do chão, vai ficar fácil de trabalhar),

                - distância e desnível = 5m, acho que posso usar o cabo PP 4 x 1,5mm para a interligação (Eduardo, como não fui claro, vc entendeu 13m)
                - distância do quadro de luz até a evaporadora = 13m, vou usar o cabo PP 3 x 2,5mm (fase fase e um para o aterramento)

                Agradeço o incentivo de vcs!
                Comprei o ar no ano passado, eu ia pagar R$600 para a credenciada instalar, depois quando souberam que era inverter,
                queriam aumentar alegando que o gás era mais caro e que nas últimas 4 instalações houve vazamento e eles tiveram prejuízo,
                cancelei a instalação e resolvi eu mesmo fazer o serviço!

                Vou comprando as ferramentas e componentes com calma.

                Abs!
                Kleber.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Kleber Ver Post
                  Eduardo e Jairo, obrigado pelas dicas!

                  A evaporadora ficará no 2º andar e a condensadora no 1º andar, embaixo do telhado da varanda(1,80m do chão, vai ficar fácil de trabalhar),

                  - distância e desnível = 5m, acho que posso usar o cabo PP 4 x 1,5mm para a interligação (Eduardo, como não fui claro, vc entendeu 13m)
                  - distância do quadro de luz até a evaporadora = 13m, vou usar o cabo PP 3 x 2,5mm (fase fase e um para o aterramento)

                  Agradeço o incentivo de vcs!
                  Comprei o ar no ano passado, eu ia pagar R$600 para a credenciada instalar, depois quando souberam que era inverter,
                  queriam aumentar alegando que o gás era mais caro e que nas últimas 4 instalações houve vazamento e eles tiveram prejuízo,
                  cancelei a instalação e resolvi eu mesmo fazer o serviço!

                  Vou comprando as ferramentas e componentes com calma.

                  Abs!
                  Kleber.
                  vamo conversando ..me parece que vc é o primeiro DIY daqui do forum ...parabéns pela coragem e disposição boa sorte

                  Comment


                  • #10
                    Encontrei no YT este vídeo sobre surtos elétricos muito didático, que fala da importância do DPS (dispositivo de proteção contra surtos) baseado no varistor, um componente eletrônico que altera sua resistência em função da tensão elétrica. Vale a pena assistir: http://youtu.be/_FpZqAwEiAc

                    Comment

                    Working...
                    X