Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

disjuntor!!!!

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • disjuntor!!!!

    É obrigatória por o disjuntor numa instalação?
    pergunto porque instalei um ar usado e não coloquei o disjuntor, o cliente me ligou dizendo que o ar não estava funcionando e chamou outro técnico que disse á ele que queimou a placa porque não tinha o disjuntor, eu sempre digo que o disjuntor é opcional coloca se quiser, agora to na duvida sobre isso......
    obrigado...

  • #2
    disjuntor na linha de proteção ou para

    Everton

    Considerando que os edificios (considere como moradias em alvenaria ou outra) atuais vem com todo aparato de proteção de linha elétrica ou não e não visando o aparelho em questão, os disjuntores servem, repetindo, para proteção da linha e não do aparelho.
    A causa da queima deve ser analisado antes de voce arcar com o prejuizo. Fatores são muito, tempo, mau contato da fiação antes do aparelho ,em questão, defeito de fabricação e etc.... Se voce tiver que instalar um disjuntor em cada linha que instalar um aparelho domestico a coisa pega.
    Terminei a primeira etapa de uma instalação eletrica de uma casa: fiz um perfeito aterramento e está presente em todas tomadas; dois disjuntores para cada chuveiro (8 no total); dois para a banheira; dois para a piscina; um para iluminação interna e outro para a externa; garagem individual; lavanderia e a oração vai terminar quando terminar o terço. Tudo é proteção, mas o importante não foi instalado que seria um para-raio. Tudo isso não vai proteger nada, nem do choque, pois não quis por o tal sensor de fuga de corrente desarmando o disjuntor correspondente, pois dobraria não só o tamanho da caixa de distribuição como triplica o orçamento.
    to contigo

    abraços
    Deus esteja com ti.
    SKINKAS
    Last edited by skinkas; 22/02/13, 23:43.

    Comment


    • #3
      obrigado mano....

      valeu mano! que dizer que eu to lascado então! e o pior vc não sabe eu tenho um monte de ar instalado sem o disjuntor.....

      Comment


      • #4
        valeu mano! que dizer que eu to lascado então! e o pior vc não sabe eu tenho um monte de ar instalado sem o disjuntor.....

        Comment


        • #5
          eu não ponho disjuntor e nunca teve BO
          não consigo mais postar respostas ou comentários, só dá erro, tinha feito uma extensa explanação referente ao disjuntor e foi perdida, parecendo que tem virús na minha linha, espero que não queime nada.

          SKINKAS
          Last edited by skinkas; 22/02/13, 23:57.

          Comment


          • #6
            muito obrigado mano vc me ajudou muito valeu mesmo.......

            Comment


            • #7
              pois é mano eu não coloco também digo sempre que é opcional coloca se quiser ainda digo que o aparelho é só 4 amperes que não puxa quase nada de energia, o cara vai querer que eu pague a placa pra ele que coisa..... mais vale mano muito bom....

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por everton.flores@globo.com Ver Post
                pois é mano eu não coloco também digo sempre que é opcional coloca se quiser ainda digo que o aparelho é só 4 amperes que não puxa quase nada de energia, o cara vai querer que eu pague a placa pra ele que coisa..... mais vale mano muito bom....
                everton ..essa questão de proteção,chaves de proteção,circuitos protegidos,filtros de linha,chaves contra surtos,raios,etc sempre dá muita discussão e pano pra manga ...algumas opinões,postagens e explicações são pertinentes,embasadas tecnicamente e teoricamente..outras mais pela experiencia e algumas não muito dentro da realidade,algumas totalmente fora..

                disjuntor não protege contra surtos ,picos etc existem vários tipos de disjuntores,seccionadores,e outros nomes bonitos... esse disjuntor preto é normatizado pela NEMA (acho que seria essa mesma) que é um normatizador americano,dos estados unidos..esse disjuntor basicamente não foi feito e não protege os circuitos eletricos contra surtos,picos de energia,oscilações,raios,

                ele protege basicamente os circuitos elétricos de sobrecargas,curto circuitos e linhas muito desbalanceadas,que aquecem os fios e condutores, e que ocasionam o desarme..claro que tem todo um calculo de carga,distancias,e compatibilidade dos condutores por trás dessa escolha de protetores de linha,que nós não vamos aprofundar muito agora pra postagem não ficar imensa ou maior do que já está..rsrsrsrs esses disjuntores que usamos pra proteger nossas residencias e comercios médios, tem o que nós chamamos de delta T ou tempo de resposta e desarme bastante e muito lento..

                se dá algum pico ou oscilação repentina na rede protegida por esse tipo de dispositivo,já era,geralmente disjuntores não protegem esse tipo de evento,e se a placa ou equipamento não contar com outros tipos de proteção e prevenção próprias pra isso essas anomalias fatalmente vão pra placa e provocam em alguns casos mais graves a queima da mesma...picos de energia,surtos,cortes e retornos bruscos de fornecimento de energia, são altamente prejudiciais as placas eletronicas ..disjuntores basicamente não protegem e não foram feitos e pensados contra ou pra proteção quando ocorrem essas situações e essa parte e cenário é uma outra história e sua discussão vai ficar pra outra oportunidade.

                a discussão é sobre esses comuns que a gente usa em quadros de distribuição pra proteger os circuitos de sobrecargas e curtos circuitos e esses branquinhos que nós chamamos de DIN(trilho) com de arco curva C e que é normatizado pelo sistema europeu de normatização e tem um tempo de resposta mais rápido mas que tambem não protegem contra surtos,cortes,picos,e oscilação de rede..claro que em alguns casos oscilações prolongadas ou desbalanceamentos na rede,provocam o super aquecimento das mesmas e a natural interrupção da proteção delas se elas estiverem dimensionadas corretamente

                o lógico e aconselhável é vc proteger individualmente os circuitos no caso dos condicionadores ,mas não adianta só proteger,tem que ver se a fiação,a carga,e o balanceamento desses condutores estejam dentro do que pede o fabricante e as normas ..não adianta vc proteger um circuito com um disjuntor se esse circuito estiver fora dos padrões ..

                então no seu caso daqui pra frente procure se inteirar nesse sentido protega as linhas de suas intalações,e que elas sejam dimensionadas corretamente... pode até ser que essa placa tenha queimado ou queimou por falta de disjuntores mas acredito que não ..vc vai ter que arcar com esse prejuizo infelizmente com razão ou não então pra sua própria defesa e segurança tanto de sua reputação ,seu bolso e do cliente faça do jeito certo..no caso vc tem pegar esse limão e fazer uma limonada ou seja aprender com a situação ..Deus pra quem acredita faz esse tipo de situação acontecer pra nos ensinar e a gente evitar um mal maior... hoje foi a placa e amanhã pode ser a casa do seu cliente ou comercio ..o homem geralmente é pouco defensivo e previdente e só toma atitude depois que acontece ..aí meu amigo já era ...como vc vai ficar ???? vc e sua empresa tem que se resguardar desse tipo de situação... quanto que custa um disjuntor ?? mesmo que ele não tenha sido o causador do problema ??? quanto que custa uma placa? pense nisso!

                esse assunto como disse dá muito pano pra manga até discussões bastante acaloradas,algumas até com uma certa dose de verdade,escute o "veinho" !! rsrsrsrs trabalhei com montagens elétricas,acionamentos de todos os níveis e dificuldades por 15 anos da minha vida ,residencial,comercial,industrial,urbana e rural...vc quer um exemplo?

                "Disjuntores térmicos seccionadores de linha ou circuito"
                "Os disjuntores térmicos utilizam a deformação de placas bimetálicas causada pelo seu aquecimento. Quando uma sobrecarga de corrente atravessa a placa bimetálica existente num disjuntor térmico ou quando atravessa uma bobina situada próxima dessa placa, aquece-a, por efeito de Joule, diretamente no primeiro caso e indiretamente no segundo, causando a sua deformação. A deformação desencadeia mecanicamente a interrupção de um contacto que abre o circuito elétrico protegido.

                Um disjuntor térmico é, assim, um sistema eletromecânico simples e robusto. Em contrapartida, não é muito preciso e dispõe de um tempo de reação relativamente lento.
                A proteção térmica tem como função principal a de proteger os condutores contra os sobreaquecimentos provocados pelas sobrecargas prolongadas na instalação elétrica. Tradicionalmente, esta é uma das funções também desempenhadas pelos fusíveis gG." essa definição e explicação não é minha vc acha no google por exemplo rsrsrsrsrs

                esse fusível preto da eletromar,westinghouse e similares ching ling´s são básicamente isso e aqueles branquinhos da siemmens ,eletromechanic ,e similares ching ling´s também mas nesse no caso com um tempo de resposta "quick lag" do delta "T" do tempo de resposta melhor e menor,com abertura de interrupção mais rápida ..mas não impedem a queima de placas ..em alguns casos são preventivos,mas são pensados,projetados e instalados para interromper o fornecimento de energia e impedir que um circuito ou equipamento literalmente "pegue fogo" ou qualquer outro circuito protegido por esses disjuntores,que são básicos e essenciais entendeu???

                pra vc e os colegas pesquisarem nesse link tem o dispositivo que protege preventivamente as placas e circuitos eletro eletronicos
                http://dicasdogilsoneletricista.blog...ra-surtos.html

                nesse outro explica o que é disjuntores e outros dispositivos de proteção http://eletricaesuasduvidas.blogspot...tores-sao.html

                por favor postem suas respostas e opiniões !!!sejam elas quais forem obrigado
                Last edited by jairo bertoni; 23/02/13, 19:36.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por skinkas Ver Post
                  ...
                  Terminei a primeira etapa de uma instalação eletrica de uma casa: fiz um perfeito aterramento e está presente em todas tomadas; dois disjuntores para cada chuveiro (8 no total); dois para a banheira; dois para a piscina;
                  ...
                  Skinkas,

                  Não entendi o porque de dois disjuntores para cada chuveiro. Não seria um disjuntor bipolar para cada chuveiro?

                  Eduardo

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por andre babynton
                    amigo quer continuar instalando e mantendo-se livre desse tipo de problema instale conforme o manual fornecido, ele pede disjuntores coloque ai qualquer coisa vc fez o que está no manual e ai vc tem como se proteger
                    Boa observação! O disjuntor também serve para proteger o instalador!!! :-)

                    Comment

                    Working...
                    X