Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tecnologia inverter:o que é e sua aplicação

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tecnologia inverter:o que é e sua aplicação

    colegas postei esse novo tópico porque nos clubes de condicionadores inverter´s ou não ou em outros tópicos e sub foruns sempre surgem indagações,duvidas ,postagens a respeito dessa tecnologia,sua utilidade,como é o método de comparação entre as tecnologias, consumo,modos de operação,configurações ,etc que com o passar do tempo ficam perdidas,e com postagens legais e pertinentes ao tema e contribui em muito para o entendimento dessa tecnologia ou até pra densvolver alguma linha de raciocínio em cima desse tema ..e que as vezes por não terem um lugar específico de se postar vão se perdendo no tempo e se tornam repetitivas e se vc pesqueisar em todo forum existem muitas postagens dispersas com artigos,explanações e explicações muito boas,algumas opiniões contrárias outras a favor,e se isso tudo for reunido e direcionado pra um tópico se torna excelente fonte de pesquisa e postagens sobre o tema..espero que os colegas colaborem sejam com explicações tecnicas ,dúvidas,opiniões, conclusões ,experiencias,indagações etc..não vou postar nada a respeito ainda esperando a colaboração dos colegas .a partir daí vamos desenvolvendo esse tema que está hoje tão ligado e perto de nós consumidores finais em quase todos os segmentos tanto mecanicamente falando ,como na automação e acionamentos.. espero vc´s

  • #2
    Vou começar polemizando então

    Inverter é a nova (tá bom, não tão nova) palavra do marketing para fazer os consumidores pagarem muito mais caro por uma economia que não existe.

    Todas as marcas usam os mesmos textos e figuras para explicar o inverter, mas quando vc vai em uma fonte mais técnica como as tabelas comparativas do inmetro, vc pode ver que dentro de uma mesma capacidade de refrigeração nominal o modelo inverter e o não-inverter tem exatamente o mesmo consumo ou o inverter consome um pouco mais (eu considero que uma diferença de menos de 5% é desprezível).

    Segue a tabela com os dados atualizados até fevereiro de 2013
    http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/split2.pdf

    Minha opinião: Inverter não entrega a economia que promete.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por paulo.pontes Ver Post
      Vou começar polemizando então

      Inverter é a nova (tá bom, não tão nova) palavra do marketing para fazer os consumidores pagarem muito mais caro por uma economia que não existe.

      Todas as marcas usam os mesmos textos e figuras para explicar o inverter, mas quando vc vai em uma fonte mais técnica como as tabelas comparativas do inmetro, vc pode ver que dentro de uma mesma capacidade de refrigeração nominal o modelo inverter e o não-inverter tem exatamente o mesmo consumo ou o inverter consome um pouco mais (eu considero que uma diferença de menos de 5% é desprezível).

      Segue a tabela com os dados atualizados até fevereiro de 2013
      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/split2.pdf

      Minha opinião: Inverter não entrega a economia que promete.
      olha me parece que vc não entendeu nossas postagens ou elas não foram muito claras , mas vamos lá,os fabricantes de inverter´s estão tentando junto ao inmetro um teste que realmente comprove o que a tecnologia oferece ..como disse anteriormente,comprovações dessa economia do antes e depois da instalação,na conta de energia e é o que eu vivencio e comprovo no meu dia a dia de instalador ..uma hora em ambiente controlado não dá pra se ter um parametro legal da operação fracionada

      eu entendi o que vc escreveu nos suas primeiras postagens,e é um assunto que a gente vem debatendo com o pesoal do inmetro pra mudar o teste por que ese teste que o inmetro faz atualmente não dá uma precisão de e dentro do consumo diário e mensal na inversão ...

      e se vc ler novamente nossas respostas vc veria que não tem ninguém defendo um ou outro fabricante ,mas sua conclusão aliás até compreensivelmente equivocada causada pelo erroneo e impreciso teste do inmetro então vc estaria polemizando se estivesse com a razão o que não é o caso por que vc está bastante equivocado e não tiro sua razão,acho que o teste do inmetro induz realmente a esse erro que não só vc mas muitos cometeram ,cometem e vão cometer,pois o teste que o inmetro faz leva ou induz como disse ,o leigo a essa confunsão e acho que se vc conhecesse como funciona a inversão aí vc veria e entenderia que quem tá errado não é vc e nem a inversão e nem eu mas o teste do inmetro rsrsrsrrsrs um grande abraço jairo

      Comment


      • #4
        Fala,

        Eu entendo a sua posição, como instalador e das empresas como fabricantes e vendedoras em questionar a medição do inmetro quando ela não evidencia um ganho que é propagandeado por eles, mas entre acreditar em alguém que lucra com a venda do produto e um órgão que (teoricamente) é neutro, por coerência eu tenho que usar a fonte neutra.

        Sou engenheiro elétrico e sei que impedindo os picos de consumo vc vai aumentar a vida útil de um equipamento e pode vir a economizar alguma energia, mas quando a teoria não bate com a medição, eu tenho que rever a teoria buscando mais dados e não negar a medição.

        Vi posts defendendo a tecnologia "inverter" que datam de 2010 no htforum. Se em 3 anos o inmetro não reviu sua metodologia de testes, os fabricantes poderiam ter divulgado seus próprios números, como não o fizeram (ou eu não achei) é porque os números do inmetro não devem estar tão errados assim.

        Comment


        • #5
          Paulo,

          Sugiro que vc compre um split convencional e outro inverter e faça o teste que o Inmetro deveria ter feito...

          Obs: O Jairo e eu também somos engenheiros.

          Comment


          • #6
            Mas benchmarks e medidas padronizadas são exatamente para que o comprador possa se informar antes da compra. VC está propondo que eu refaça os testes que já estão lá no inmetro por que motivo?

            Eu só quero comprar um ar novo e pagar por features que existam realmente! De um lado tem medidas realizadas pelo inmetro e do outro vendedores e instaladores dizendo "confia em mim".

            Se eu vou empatar mais de R$30k em equipamento (vão ser várias unidades) eu tenho que estar embasado em números que eu possa mostrar e defender.

            ps: só mencionei ser engenheiro porque o Jairo deu a entender que eu não entendia do assunto. Apesar de isso não ser o meu dia-a-dia, não sou ignorante na área.

            Comment


            • #7
              Eu acho que se você já tem tanta certeza de que não vale a pena o inverter pelo que você pesquisou, nem precisava ficar discutindo aqui, compre o que você acha que será melhor para o seu bolso e seja feliz.

              PS: não sou engenheira, só palpiteira

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por paulo.pontes Ver Post
                Mas benchmarks e medidas padronizadas são exatamente para que o comprador possa se informar antes da compra. VC está propondo que eu refaça os testes que já estão lá no inmetro por que motivo?

                Eu só quero comprar um ar novo e pagar por features que existam realmente! De um lado tem medidas realizadas pelo inmetro e do outro vendedores e instaladores dizendo "confia em mim".

                Se eu vou empatar mais de R$30k em equipamento (vão ser várias unidades) eu tenho que estar embasado em números que eu possa mostrar e defender.

                ps: só mencionei ser engenheiro porque o Jairo deu a entender que eu não entendia do assunto. Apesar de isso não ser o meu dia-a-dia, não sou ignorante na área.
                1) Não falei em refazer o teste que o Inmetro fez. Eu disse fazer o teste que o Inmetro NÃO fez!

                2) Vc está esquecendo do depoimento dos usuários.

                3) Não seria o caso de usar um sistema integrado VRF?

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por paulo.pontes Ver Post
                  Mas benchmarks e medidas padronizadas são exatamente para que o comprador possa se informar antes da compra. VC está propondo que eu refaça os testes que já estão lá no inmetro por que motivo?

                  Eu só quero comprar um ar novo e pagar por features que existam realmente! De um lado tem medidas realizadas pelo inmetro e do outro vendedores e instaladores dizendo "confia em mim".

                  Se eu vou empatar mais de R$30k em equipamento (vão ser várias unidades) eu tenho que estar embasado em números que eu possa mostrar e defender.

                  ps: só mencionei ser engenheiro porque o Jairo deu a entender que eu não entendia do assunto. Apesar de isso não ser o meu dia-a-dia, não sou ignorante na área.
                  vc tá precisando de ter uma experiencia com o pensamento lógico dar um "UP" uma reciclada ,uma arejada , ..já que vc disse que é engenheiro acho que vc deveria ser mais ludico e menos concreto ,mais abstrato ..apesar de não ter nada com isso não te conheço e a intenção é só argumentar sem ofender talvez vc deva dentro da sua formação dar uma aprofundada no assunto,já que essa é sua preocupação e certeza ... de conhecer mais profundamente a tecnologia aí vc entenderia os por quês...vc citou que é engenheiro elétrico e percebi que vc não entende de inversão olha me desculpe,mas acho isso de coração .. não adianta te explicar .. eu tô falando em japones rsrssrsrsrs mas beleza a argumentação é valida,e defender pontos de vistas é salutar ..mas sua linha de raciocínio estacionou nos testes ..e comparações ..claro que comparações fazem parte de um desenvolvimento do pensamento racional ....eu não fui convencido por ninguém ..eu simplesmente entendi ..no âmago ..na excencia ...e poderia te citar "N" exemplos práticos e teóricos que não adiantaria ..eu não estou querendo te convencer e acredito que os colegas também não .mas a verdade maior me basta

                  mas legal seja sempre bem vindo eu tinha um link que veu falava direto com o inmetro ..vou ver se acho e depois posto,ou passo por MP eu não sei onde tá esse danado de endereço achei que nunca ia precisar rsrsrsrs...ah vc citou experiencia,mas vc precisa de provas oficiais,e comparativos idôneos de performance e rendimento , dizendo que acompanha o ht "desde" 2010 eu acompanho a inversão "desde" 1982...

                  claro que te falo assim com muita e sincera humildade ,pois tenho aprendido com os colegas e isso falo de coração, e vc pode ter certeza que estou aprendendo com vc ..detesto "vaquinha de presépio" que concorda com tudo ...mas existe certos tipos de diálogos e discussões que se tornam estéreis pela intransigencia..meu maior defeito é não dar o braço a torcer ..confessar que eu estava errado no meu pensamento e as vezes atitudes,e que algumas me arrependo e estou pagando até hoje ..

                  quando vc disse que vc é engenheiro minha intenção não foi te desmerecer mas confirmar que vc pode ser engenheiro mas por enquanto pelo seu tipo de argumento me parece que vc não entendeu muito bem o que é a inversão e todos seus desdobramentos ..e vou repetir isso não é um desvio de personalidade ou um defeito grave ..não sabemos e nem conhecemos tudo ..só em partes..portanto vc ainda não conhece de inversão ...aqui talvez no diálogo aprendamos juntos ou não ... boa sorte um grande abraço jairo

                  mas se vc quiser ajuda na sua instalação e trocar uma ideias tamo aqui ...não fique triste comigo e nem leve pro lado pessoal tamo aqui pra judar acredite ...
                  Last edited by jairo bertoni; 05/03/13, 19:38.

                  Comment


                  • #10
                    Pelo meu lado, sou apenas um curioso em refrigeração - minha formação superior é pela UFRJ em desenho industrial, "desing" - e que aprendi a gostar do assunto e comecei a pesquisar, a princípio no ht fórum, em meados de 2010 e depois abri o leque em minhas leturas e buscas sobre o tema até me decidir, no princípio de 2011, pela compra do meu inverter Fujitsu que com certeza foi bem mais caro do que todos aparelhos convencionais existentes na praça na época, mas não me arrependo de cada centavo que gastei com o aparelho e instalação. Ele realmente ficou acima de qualquer espctativa inicial que eu tinha!
                    Abraço.
                    Last edited by Wagner; 06/03/13, 15:23.

                    Comment

                    Working...
                    X