Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baixando piso teto para manutenção

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Baixando piso teto para manutenção

    Pessoal, tenho feito manutenção nos splits Hi Wall retirando-os da parede, realizando a limpeza e higienização como tem que ser feito. Acontece que realizar esse serviço em piso-teto é muito mais rentável. Gostaria de dicas para descer o "bixão", abrir e limpar. As válvulas dos dutos ficam logo ali na parte traseira? Quais as técnicas para a remoção? Como "depená-lo? Qual a melhor técnica pra subir novamente? Quantos ajudantes são necessários? Eu sei que haverá casos onde é necessário utilizar andaimes, mas no geral, qual a melhor técnica para um serviço de qualidade? Abração a todos, Rodrigo.

  • #2
    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
    Pessoal, tenho feito manutenção nos splits Hi Wall retirando-os da parede, realizando a limpeza e higienização como tem que ser feito. Acontece que realizar esse serviço em piso-teto é muito mais rentável. Gostaria de dicas para descer o "bixão", abrir e limpar. As válvulas dos dutos ficam logo ali na parte traseira? Quais as técnicas para a remoção? Como "depená-lo? Qual a melhor técnica pra subir novamente? Quantos ajudantes são necessários? Eu sei que haverá casos onde é necessário utilizar andaimes, mas no geral, qual a melhor técnica para um serviço de qualidade? Abração a todos, Rodrigo.
    rodrigo as flanges da unidade interna são geralmente olhando de frente do lado direito em alguns casos do lado esquerdo,mas geralmente e na grande maioria é do lado direito, com acesso do lado de baixo da evaporadora com a retirada do filtro ou gabinete a descida delas sempre é feita por uda s pessoas no minimo uma em cada lateral ,mas pra vc que tá começando se vc estiver disponível uma terceira pessoa pra ficar no meio essa é a melhor situação principalmente m pisos tetos de 60k ou mais já vi até 120k mas a masi pesada foi uma da springer que desmontei de 80 k pesada pra burro..

    a ferramenta ideal é o andaime eu fiz uns andaimes pequenos pra se colocar nas laterais por causa que em alguns lugares o espaço pra descer as ma´quinas é problematico são andaimes de 80 cm de largura pra duas tábuas e 1,20 de altura...montado eles nos lados pra descer a maioria das uniidades internas(UI) ou evaporadoras vem com suportes nas laterais pra se pendurar nas lages ou adpatar suportes pra fixação em paredes ..esses suportes ou pendurais vem fixados nas laterias das unidades e sempre tem um pequeno acabamento lateral pra tampar esses suportes alguns são parafusados outros tem um parafuso e são de correr geralmente para frente pra soltar eles de uns trilhos ou ranhuras próprias outros já são parafusados nas laterais ou na parte de baixo alguns modelos esses parafusos são por baixo dos filtros retirando essas proteções que parece que é complicado mas vc descobre com a mão pra trás,vc já terá o suporte descorbeto pra descer as unidades ..então vc precisa mais de atenção e bom senso do que de outra coisa,as interligações de comando,cabo PP vem em caixas no meio da unidade na parte interna quando já foi retirado os filtros ou gabinetes outras vem em borneiras ou conectores cindais geralmente na lateral direita ...e cuidado cuidado e cuidado.. boa sorte poste pra nós
    Last edited by jairo bertoni; 18/02/13, 07:50.

    Comment


    • #3
      Esses dias apenas desentupi um dreno (springer carrier 60k), foi fácil. Abri a lateral direita, mas nao vi se as flanges estao ali, pois estava tudo envolvido por espuma isolante. Mas a maior duvida é essa, desconectar as flanges. Do resto, é planejamento visual e descer...

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        Esses dias apenas desentupi um dreno (springer carrier 60k), foi fácil. Abri a lateral direita, mas nao vi se as flanges estao ali, pois estava tudo envolvido por espuma isolante. Mas a maior duvida é essa, desconectar as flanges. Do resto, é planejamento visual e descer...
        é isso aí ..elas estão ali do lado direito ..naqueles isolantes ..a springer não tem tubo capilar ela vem com o pistão(orificio calibrado) na linha da alta ou na entrada da unidade interna ou na saida da unidade externa e recolher o gás ..algumas tem pressostato de alta e de baixa recolher o gás fica dificil só com recolhedora ..pense nisso na hora de apresentar o orçamento... se vc prestar atenção vc faz ligação direta jampeando o circuito de segurança na contatora aí vc recolhe legal ..isso em alguns modelos mais antigos..

        Comment


        • #5
          Olá amigos,gostaria de mas informação sobre o recolhimento de fluido do piso teto de 60 btus e 80 btus, fiquei com dúvidas lendo sobre o pressostato de alta e de baixa e o uso com recolhedora? Obrigado PCC

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por PCC Ver Post
            Olá amigos,gostaria de mas informação sobre o recolhimento de fluido do piso teto de 60 btus e 80 btus, fiquei com dúvidas lendo sobre o pressostato de alta e de baixa e o uso com recolhedora? Obrigado PCC
            alguns colegas jampeam o sistema de segurança(pressotato de alta e baixa) pra recolher ..se vc tem a recolhedora e se ainda desumidificar também e ter visor de liquido com sensor de umidade melhor ainda

            Comment


            • #7
              se a linha de alta e de baixa tiver menos de 5 metros eu faço jampe no sistema de segurança ou seguro com a chave de fenda na contatora quanto a retirada da mesma uso um andaime de um metro e forro as tabuas com um carpete para nao riscar abs

              Comment


              • #8
                Amigos é a primeira vez que eu vou fazer manutenção no piso teto, eu fiquei com dúvida sobre jampe no sistema de segurança ( como faze-lo, me desculpem não ter entendido)!

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por PCC Ver Post
                  Amigos é a primeira vez que eu vou fazer manutenção no piso teto, eu fiquei com dúvida sobre jampe no sistema de segurança ( como faze-lo, me desculpem não ter entendido)!
                  pcc te aconselho a descer essa maquina com alguém mais experiente um amigo sei lá um parceiro seu..assim virtualmente e a distancia fica dificil ..pelo nivel da sua indagação fica difícil pois temos que ter uma noção básica do acionamento do compressor

                  mas sei o que vc tá passando não que eu tenha passado ,eu tive sorte pois minha família e´do ramo e peguei o barco andando tive todo suporte tecnico

                  mas vamos tentar ..primeiro ) recolher o gás ...nesse caso esse tipo de equipamento tem um sistema de pressão e temperatura que dependendo da pressão ou da temperatura desligam o compressor

                  o sistemas de pressão chama-se pressostatos que são interruptores ou acionadores eletricos geralmente alimentado uma das terminais da bobina do contator que aciona o compressor esses pressostato saem de fábrica com a pressão de trabalho pré determinada pelo fabricante ...se a pressão eleva-se acima desses parametros ele desliga se a pressão abaixa ultrapassando o limite também desliga o compressor

                  esses pressostatos vem acoplados nos tubos de alta ou descarga(tubo mais fino) e é chamado de pressostato de alta e o outro vem acoplado ou soldado no tubo de retorno sucção ou baixa(tubo mais grosso) é chamado pressostato de baixa ..esses pressostatos são energizados e ligados em serie com a entrada de energia da bobina e é chamado circuito de segurança ... alguns operam em 220 volt´s outros com 24 volts ..

                  os sensores de temperatura desligam também o compressor se essas temperatura ultrapassarem os limites também pré estabelecidos pelo fabricante

                  nas pisos tetos quando vamos descer ou desinstalar esse tipo de equipamento geralmente quando vamos recolher o gás refrigerante para manutenção de limpeza esses sensores desligam o compressor antes que toda carga esteja recolhida entendeu?

                  por isso a necessidade de jampea-los ou acionar o contator de alguma maneira para que se dê tempo de recolher todo o gás ...o certo é recolher o gás com uma recicladora ou recolhedora ..mas nem todo mundo possue essas ferramentas ..no diagrama eletrico se vc observar vc vai ver todo o fluxograma da fiação tanto de alimentação como de segurança é só seguir que vc chega na contatora ..eu não te aconselho a fazer sozinho sem uma ajuda de alguém mais experiente ..não é um bicho de 7 cabeças mas pra quem não tem noção de como se faz,fazer isso sem ma ajuda no local eu acho meio temerário vc vai ver que é super simples mas vc tem que ter um conhecimento minimo de como isso funciona ..um grande abraço boa sorte não deixe de postar

                  quem sabe mais pra frente o moderador tenha pena de nós e gente um dia pode postar fotos ...entre na internet quem sabe no you tube vc não acha um video sobre o assunto
                  Last edited by jairo bertoni; 18/05/13, 19:39.

                  Comment


                  • #10
                    Jairo obrigado pela orientação,seus ensinamentos sempre são com muita coerência, estou procurando videos e esquemas. Se você tiver alguma coisa e puder me mande por email. Abraços PCC

                    Comment

                    Working...
                    X