Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

como fazer o teste de superaquecimento

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • como fazer o teste de superaquecimento

    caros amigos da area de refrigeraçao por gentileza me informem como fazer o teste de superaquecimento,pois trabalho na area a 10 anos e nao tinha ouvido falar neste teste,desde ja agradesso...

  • #2
    Postado originalmente por marcio lustosa Ver Post
    caros amigos da area de refrigeraçao por gentileza me informem como fazer o teste de superaquecimento,pois trabalho na area a 10 anos e nao tinha ouvido falar neste teste,desde ja agradesso...
    SUPERAQUECIMENTO
    Com o objetivo de manter a maior capacidade do sistema e para garantir o funcionamento
    do equipamento sem problemas, é necessário que o sistema esteja balanceado. Isto é
    extremamente importante para qualquer sistema de refrigeração. O ponto crítico que pode
    ser verificado é o superaquecimento na sucção.
    O superaquecimento na sucção deve ser verificado no compressor da seguinte forma:

    1. Medir a pressão de sucção na válvula de serviço do compressor pelo manometro manifold e determinar a
    temperatura de saturação correspondente para esta pressão na tabela temperatura x
    pressão ou dispositivo similar.

    2. Medir a temperatura na linha de sucção a aproximadamente 30 cm da entrada do
    compressor utilizando um termômetro apropriado.

    3. Subtraia a temperatura de saturação equivalente à pressão de sucção da temperatura
    medida na sucção. A diferença é o superaquecimento.ou seja SA= Tls - Tss sendo SA =superaquecimento Tls= temperatura da linha de sucção e Tss = temperatura na tabela temperatura X pressão do manômetro manifold na valvula de serviço da sucção

    Superaquecimento muito baixo pode resultar em retorno de líquido para o compressor. Isto
    causa a diluição do óleo e eventualmente falha nos mancais e anéis ou em casos extremos,
    danos na placa de válvulas.

    Superaquecimento muito alto resulta em uma temperatura de descarga muito alta que causa
    queima do óleo resultando em estrago dos anéis, pistões e danos na parede do cilindro.
    Deve-se lembrar que a capacidade do sistema diminui com o aumento do superaquecimento
    na sucção. Para a máxima capacidade do sistema, o superaquecimento na sucção atingido
    deveria ser o menor possível.
    Caso haja necessidade de ajuste do superaquecimento na sucção, a válvula de expansão
    no evaporador deve ser ajustada a fim de corrigí-lo ou se o sistema de expansão do gás refrigerante for por capilar ou pistão completar ou retirar o gas refrigerante

    nos split´s esse superaquecimento fica entre 6º a 10º com média de 7º alguns podem chegar a 12º mas nessa temperatura a meu ver já está ou dará problemas de rendimento ..o ideal é que ele fique como disse entre 6º 10º ,pra confirmar vc pode fazer outro teste mais fácil que é medir as temperaturas na unidade interna (evaporadora) do retorno do ar resfriado(parte de cima do evaporador) e a temperatura que está sendo insuflada parte de baixo na evaporadora na saída do ar gelado diminue ou subtraia uma da outra essa diferença também tem que ficar entre os 6ºc aos 10ºc podendo chegar aos 12º c mas nessa temperatura já ficando meio ruim..

    se vc não entendeu alguma coisa ou a explicação ficou meio confusa é só postar boa sorte
    Last edited by jairo bertoni; 14/02/13, 13:47.

    Comment


    • #3
      sera que tem um modo mais simplificado,a sua informaçao é muito tecnica?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

        SUPERAQUECIMENTO

        se vc não entendeu alguma coisa ou a explicação ficou meio confusa é só postar boa sorte
        olha essa explicação vem nos manuais de instalação de qualquer condicionador ..não existem formulas mágicas no aprendizado ..é 1% de talento e inspiração e 99% de transpiração ...não tem como a coisa fluir e num estalar mágico de dedos fazendo "plim" e o entendimento e a sabedoria desce lentamente dos céus sobre nossas cabeças num coro de vozes angelicais e como num conto de fadas,"voilá" fiat lux ...ou vc rala e dá informação pro seu cérebro ou vc fica pra trás

        nós somos na nossa natureza preguiçosos e indolentes e nisso vc pode ter certeza que me incluo e sou o primeiro a confessar ..e queremos tudo mastigado,tudo seria muito bom se a coisa fosse como tomar uma pílula dourada hoje ,dormimos nas trevas da ignorância e acordamos o mais inteligente da face da terra..com todo o conhecimento ,falando todas as linguas,sabendo de cor e salteado todos os autores e livros,todas as formulas ..seria bom se fosse assim ,não ?

        um grande abraço boa sorte jairo

        Comment


        • #5
          muito obrigado pela força vou le novamente e com mais atençao.logo eu tenho facilidade em aprender as coisas basta um pouco de atençao.desde ja lhe agradesso...um abraço

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por marcio lustosa Ver Post
            muito obrigado pela força vou le novamente e com mais atençao.logo eu tenho facilidade em aprender as coisas basta um pouco de atençao.desde ja lhe agradesso...um abraço
            pra esse teste vc precisa de uma ferramenta chamada termometro penta http://www.refrigeracaomarechal.com....304_foto_1.jpg qualquer duvida é só postar ...boa sorte um grande abraço jairo

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por andre babynton

              ... coloque a ponta dele no tubo de alta " o mais fino " a uns 20 cm da valvula de serviço ...

              ... no caso a média é no minimo 6cº e no maximo 10cº se ficar maior que 10 vc precisa adicionar gáz se ficar menor que 6 vc precisa retirar gáz
              1) A mediçao deve ser feita no tubo de baixa (o mais grosso), como o Jairo disse anteriormente.

              2) Em aparelhos de ar condicionado tipo inverter o teste de superaquecimento nao serve para adicionar ou remover refrigerante do sistema. A carga e' feita por peso.

              Eduardo

              Comment


              • #8
                Pessoal, aquelo termometro pretinho digital com a ponta metalica vai bem?

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                  Pessoal, aquelo termometro pretinho digital com a ponta metalica vai bem?
                  sim ...sendo metálico de ponta ..isola ele bem isolado na tubulação beleza..

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por andre babynton
                    olá amigo tudo bem? seja bem vindo
                    concordo com vc na questão dos termos tecnicos.

                    amigo é muito simples o teste de superaquecimento segue o raciocinio.

                    depois de toda instalada e já em funcionamento aguarde a pressão estabilizar " ponteiro do manifold nao ocilar mais"
                    compre "se vc já naum tiver" um termometro daqueles que o sensor é tipo um fio e a ponta é metalizada pode ser de uma ponta só
                    e coloque a ponta dele no tubo de alta " o mais fino " a uns 20 cm da valvula de serviço e faça um bom isolamento pra naum sofrer interferencia do ambiente.
                    aguarde a medição da temperatura.
                    no manifold a pressão exata que apontar tipo assim 65 psi "r-22" na tabela de superaquecimento me dá um valor de 2.8, supondo que a leitura do termometro seja de 10cº

                    no manifold eu tenhu uma leitura de psi 65 que depois de conferir na tabela é 2.8 que é a " temperatura de saturação"
                    no termometro eu tenhu uma leitura de 10cº que é a temperatura de evaporação
                    o que vc tem a fazer é simples amigo diminuir da temperatura do termometro o valor que a tabela me deu ou seja: 10 - 2.8 = 7.2 = superaquecimento

                    no caso a média é no minimo 6cº e no maximo 10cº se ficar maior que 10 vc precisa adicionar gáz se ficar menor que 6 vc precisa retirar gáz simples naum

                    me manda um E-mail para pro-arcursos@hotmail.com que eu te mando a tabela r-22 e r-410

                    valeu abraços qlqr coisa é postar ai
                    caro amigo nao consegui enviar o email pois so da erro. Por gentileza me envie outro endereço de email.

                    Comment


                    • #11
                      pode ser qualquer termometro digital ou tem que ser o termometro penta mesmo...

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por marcio lustosa Ver Post
                        pode ser qualquer termometro digital ou tem que ser o termometro penta mesmo...
                        o penta é porque vc pode tirar várias temperaturas ao memso tempo ..mas um termometro com a ponta metálica também dá parecido ou similar a esse http://www.google.com.br/imgres?imgu...temp.net/termo

                        Comment


                        • #13
                          pesoal meu manifold tem a tabela de tenperatura mesmo asim presiso da tabela de temperatura em papel? ou serve a do manifold?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por andre babynton
                            e ai lorival tranquilo
                            maninhu aquela tabela naum te dá com exatidão a lietura da temperatura por ex lá que 60 psi é 0 de temperatura no r-22
                            mais na verdade 0 é 58 psi.

                            mais assim fica bem proximo mais eu prefiro usar a tabela

                            valeu amigo
                            o melhor é usar a tabela ..como o r22 tá com os dias contados e tem uma sobre vida acho que nãomuito longa e logo logo o r 410 A e outros gases vão tomar conta do mercado tecnico instaladores "laços fora" diga ao povo que vamos nos qualificar !!!! estudem pesquisem usem seu tempo na internete que hoje é a maior universidade gratuita do planeta claro que tem muito lixo ..mas separem o lixo,reciclem o lixo.abasteçam seus corações e mentes de informação,usem o forum pra tirar suas duvida, pra se instruir e também pra instriuir outras pessoas,ajudar outros colegas ..enriqueçam e abasteçam suas mentes com informação que vão nos qualificar ,instruir,nos tornar maiores ,mais sábios,cooperativos,sociáveis,interativos,ousem a serem mais felizes,melhores,não conformistas e conformados ,corajosos,solidários,mais eficazes,mais diretos ,sejamos mais educados,mais delicados,mais amorosos,mais suaves,mais verdadeiros,responsáveis,certeiros ,corretos,éticos,mais humildes,ter a felicidade de doar,de receber,de ter mais esperança,de ter o espírito mais leve,mais iluminado, só nos resta perguntar por que não???
                            Last edited by jairo bertoni; 18/02/13, 20:52.

                            Comment


                            • #15
                              pessoal no manifold tem uma tabela de temperatura relativa a preçao esta tabela nao serve p faser o teste do soperaquesimento? o devo usar a tabela de papel grato

                              Comment

                              Working...
                              X