Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ruido no Capilar...

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ruido no Capilar...

    Olá pessoal bom dia...
    Instalei uma maq. Midea 9000 btus - luna. e ficou fazendo ruido no encanamento, procurei e costatei que é antes da valv. pressão no capilar, normal? troco o capilar desmonto pra ver? fico grato por comentarios...

  • #2
    Postado originalmente por Renato Climatização Ver Post
    Olá pessoal bom dia...
    Instalei uma maq. Midea 9000 btus - luna. e ficou fazendo ruido no encanamento, procurei e costatei que é antes da valv. pressão no capilar, normal? troco o capilar desmonto pra ver? fico grato por comentarios...
    ele tá operando normalmente? o cliente tá reclamando do ruido? quantos metros tem a tubulação de cobre entre as unidades? tem desnível? se tem qual a altura e se é inferiro ou superior .esse ruido não é da expansão do gás refrigerante ?

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      ele tá operando normalmente? o cliente tá reclamando do ruido? quantos metros tem a tubulação de cobre entre as unidades? tem desnível? se tem qual a altura e se é inferiro ou superior .esse ruido não é da expansão do gás refrigerante ?
      Boa noite Jairo.

      Estou com um problema destes também. É uma Electrolux 7.000 frio, e está instalada com 1,5mts de tubulação, tem duas curvas e está no mesmo nível.
      Detalhe: Cliente está incomodado com este barulho hehe.
      Já tirei o gás que tinha, fiz vácuo na tubulação e coloquei um gás novo mas continua o mesmo ruído.

      O que pode ser?
      Abraço.
      Diego.

      www.climaelectric.com.br

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
        Boa noite Jairo.

        Estou com um problema destes também. É uma Electrolux 7.000 frio, e está instalada com 1,5mts de tubulação, tem duas curvas e está no mesmo nível.
        Detalhe: Cliente está incomodado com este barulho hehe.
        Já tirei o gás que tinha, fiz vácuo na tubulação e coloquei um gás novo mas continua o mesmo ruído.

        O que pode ser?
        Abraço.
        se a expansão for na evaporadora pode ser ruido da "fervura" ou da "ebulição" do gás refrigerante expandindo dentro da evaporadora ,pode ser dilatação e contração do quipamento,ou algum ruido vindo da turbina,moto ventilador ...

        essa questão de ruido é complicado..1º) pode ser coisa tipo falha na produção,no projeto,no lote,controle de qualidade,etc ..2º) movimentação mecanica de qualquer liquido ou gás dependendo da situação podem surgir "n" variáveis de pressão sonora..3º) cada caso é um caso,como disse tô sempre aprendendo,seja com o equipamento em si como com tudo que cerca e que envolve uma instalação 4º) a distancia ..pode ser uma coisa simples e que as vezes se resolve ,como pode ser uma falha como disse ou na montagem,na posição do elemento de espansão(capilar)..se eu estivesse aí poderia que conjuntamente com vc por exemplo ,trocando ideias ,ligando pra engenheiro de campo e aplicação do produto,enfim descobrir a "causa" pelo "efeito" eu particularmente ainda não encontrei nada parecido´pra que tenha algum histórico de solução...tô na espera .. o capilar ele está localizado na unidade interna ou externa?

        comigo ainda não aconteceu reclamação ,pode ter sido sorte...rsrsrsrs ...só uma vez com uma fujitsu instalada a quase 15 metros de distancia entre as unidades,o cliente que é meu amigo achou que tava barulhento rsrsrsrsrs

        sempre encontro essas considerações em manuais principalmente consul/eletrolux/komeco/

        • Ruídos do Compressor (motor compressor): ruído
        característico de motor, indicando que o motor está em
        funcionamento.
        • Ruído do sistema de ventilação: característico de ventilador,
        variando conforme a velocidade de ventilação
        selecionada.

        • Ruído de expansão de gás (chiado): chiado baixo provocado
        pela circulação de gás nas tubulações, semelhante
        ao ruído gerado quando se enche uma bola ou balão.

        • Ruído de reversão de gás nos produtos com aquecimento:
        é uma característica do produto. Sempre que
        estiver funcionando em refrigeração e mudar para aque-
        8. Ruídos Normais do Produto Ruídos
        cimento ou vice-versa, ocorrerá um ruído de gás circulando.
        • Ruído de água: ruído semelhante ao de cachoeira,
        gerado pelo ventilador coletando a água condensada
        produzida pelo sistema e direcionando para melhorar o
        rendimento do produto.
        • Ruído de termostato/relé: ruído que ocorre quando o
        produto, motor compressor ou motor ventilador é
        acionado.
        • Estalos do protetor térmico do motor compressor: pode
        ocorrer quando existe problema no fornecimento de
        energia elétrica ou instalação inadequada.

        um grande abraço jairo

        Comment


        • #5
          Jairo,

          O capilar está na condensadora.
          O ruído é parecido com expansão de gás (chiando).
          Normalmente os equipamentos fazem este barulho mas só nos primeiros 5 segundos depois que o compressor é ligado.
          Este está fazendo a todo momento que o compressor está ligado.
          Já verifiquei a evaporadora e a condensadora, não é nada de ruído, estalos nada.
          Tirei o gás que tinha, fiz vácuo um bom tempo até ter bastante certeza, coloquei gás novo e nada!! Continua o mesmo barulho...

          É a primeira vez que vejo isto também hehehe..
          Diego.

          www.climaelectric.com.br

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
            Jairo,

            O capilar está na condensadora.
            O ruído é parecido com expansão de gás (chiando).
            Normalmente os equipamentos fazem este barulho mas só nos primeiros 5 segundos depois que o compressor é ligado.
            Este está fazendo a todo momento que o compressor está ligado.
            Já verifiquei a evaporadora e a condensadora, não é nada de ruído, estalos nada.
            Tirei o gás que tinha, fiz vácuo um bom tempo até ter bastante certeza, coloquei gás novo e nada!! Continua o mesmo barulho...

            É a primeira vez que vejo isto também hehehe..
            acho que é um fenômeno parecido com esse

            http://www.google.com/url?sa=t&rct=j...41524429,d.eWU

            não é exatamente igual mas acho que tem a ver..principalmente em tubos com algumas curvas ou cotovelos ..um abraço jairo

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
              acho que é um fenômeno parecido com esse

              http://www.google.com/url?sa=t&rct=j...41524429,d.eWU

              não é exatamente igual mas acho que tem a ver..principalmente em tubos com algumas curvas ou cotovelos ..um abraço jairo
              Nunca tinha ouvido falar em cavitação (bem, talvez tenha ouvido algo no curso de mecanica dos fluidos, mas isto foi há muuuiiito tempo). Muito interessante! Vivendo e aprendendo...
              Jairo, será que este fenomeno pode ocorrer quando há um estrangulamento em uma curva na tubulação de cobre?

              Um abraço,
              Eduardo

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                Nunca tinha ouvido falar em cavitação (bem, talvez tenha ouvido algo no curso de mecanica dos fluidos, mas isto foi há muuuiiito tempo). Muito interessante! Vivendo e aprendendo...
                Jairo, será que este fenomeno pode ocorrer quando há um estrangulamento em uma curva na tubulação de cobre?

                Um abraço,
                Eduardo
                olha como trabalhei com recalque hidráulico também a muuuuiiito tempo rsrsrs e de vez em quando acontecia comigo a não mesno famosa cavitação rsrsrs e dentro da refrigeração me parece que acontece alguma coisa parecida por analogia dos efeitos da mesma principalmente em relação ao ruido gerado ,em que a gente não consegue dimensionar a causa ou o por que ...e se for uma forma de cavitação mais light(posso estar argumentando e afirmando uma tremenda asneira)com consequencias menos graves em termos de desgaste da tubulação,não sei mas que é parecido é ...seria uma conjunção de velocidade,volume,densidade,atrito e pressão que resultaria nesse ruido inexplicável... como o pessoal aqui de minas gosta de dizer "isso tudo no supositório"rsrsrsrsrsrs

                quanto ao estrangulamento já acorteceu comigo e com colegas geração de ruidos em estrangulamentos dos tubos de cobre principalmente em curvas
                Last edited by jairo bertoni; 26/01/13, 19:51.

                Comment


                • #9
                  Valeu Jairo! Muito obrigado!

                  Comment


                  • #10
                    ruido no capilar

                    RENATO

                    Vou dar um tiro no escuro.
                    Por tudo que foi exposto, poderia ser o efeito causado por excesso de solda dentro da tubulação, no terminal (conexão) de tal maneira que se enquadre na cavitação.

                    SKINKAS
                    Last edited by skinkas; 28/01/13, 17:20.

                    Comment


                    • #11
                      Fujitsu

                      Bom dia amigos, estou voltando a este tópico pois tenho tido alguns problemas deste tipo em equipamentos fujitsu, não foi 1 maquina apenas não inclusive do modelo novo com sensor, vocês conseguiram resolver em algum equipamento este tipo de ruido?

                      Comment


                      • #12
                        Como é o ruído? Você poderia gravá-lo e upar para o youtube. A cavitação nos sistemas de refrigeração ocorre normalmente por contaminação do fluído refrigerante por ar atmosférico, no momento da operação. É que as mangueiras do manifold estão sempre com ar atmosférico no seu interior e quando se vai operar o sistema, se deve expurgar esse ar para que ele não vá parar no seu interior. Se isso ocorrer, devido ao ar atmosférico ter pontos de ebulição distintos ao gás refrigerante, haverá bolhas de ar no gás quando este estiver comprimido e no estado líquido. Ocorre que ao passar pelo elemento de expansão, essas bolhas estouram, fazendo um barulho característico.

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por daniloperim Ver Post
                          Bom dia amigos, estou voltando a este tópico pois tenho tido alguns problemas deste tipo em equipamentos fujitsu, não foi 1 maquina apenas não inclusive do modelo novo com sensor, vocês conseguiram resolver em algum equipamento este tipo de ruido?
                          pode ser que a linha tenha ficado abaixo dos 2 ou 3 metros lineares mínimos exigidos de acordo a qualquer fabricante pra evitar ruídos indesejáveis ou seja ruido de expansão.como os fujitsu são com válvulas eletronica expansão e controle de fluxo sinceramente não sei pois instalei muitos fujitsus fixos e inverter´s nesses mais de 18 anos nunca ninguém reclamou ,a não ser um amigo chegado que de acordo ele mesmo é uma ingua de chato com luzes de display e ruidos .no mais sem problemas .

                          Comment

                          Working...
                          X