Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Evaporadora condensando e pingando água pelo centro - qual é o motivo?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Evaporadora condensando e pingando água pelo centro - qual é o motivo?

    Pessoal, boa tarde!
    Tenho uma empresa de instalação de aparelhos de ar split, em alguns casos ocorre na evaporadora a saída de ar com aquela 'névoa' e consequente acúmulo de água que acaba por pingar incessantemente no centro da saída de ar. Alguém saberia me dizer o motivo e também a solução para tal problema?
    Grande abraço a todos.

  • #2
    Postado originalmente por A&D Ver Post
    Pessoal, boa tarde!
    Tenho uma empresa de instalação de aparelhos de ar split, em alguns casos ocorre na evaporadora a saída de ar com aquela 'névoa' e consequente acúmulo de água que acaba por pingar incessantemente no centro da saída de ar. Alguém saberia me dizer o motivo e também a solução para tal problema?
    Grande abraço a todos.
    pode ser desde falta de gás refrigerante ,super aquecimento baixo ,excesso de umidade relativa em ambientes super dimensinados com condiconador setado para o modo de operação de mairo rendimento..uma maneira de vc encontrar a solução é medindo a temperatura do ar que sai do insuflador com a temperatura do ar que volta(retorno do ar condicionado pela exaustão do condicionador ) na parte de cima cima do condicionador alguns fabricantes pedem que essa diferença fique entre 12º c (acho ruim) até no máximo 6 º c .. mas a média geralmente fica entre 7ºc a 8 ºc foi o que eu entendi da sua pergunta e pode ser que não seja nada disso ..dê um retorno pra gente ..mas nos próprios manuais está descrevendoque pode existir essa possibilidade essa possibilidade ou seja superaquecimento baixo entre 3 a a 4 ºc em alguns caso até com bloqueio da evaporadora e umidade relativa alta na maioria das vezes em ambintes super dimensionados.. de um retorno boa sorte jairo

    Comment


    • #3
      Jairo, primeiramente, agradeço pelo apoio!

      Na resposta vc menciona a temperatura de superaquecimento. Vc está falando sobre o teste de super aquecimento, feito com a diferença entre a temperatura de evaporação e a temperatura de sucção? Ou a relação entre o ar que sai da evaporadora e o ar que retorna para ela? Desculpe, mas acho que essa é uma dúvida minha e com certeza de outros membros tb. Pediria que, se possível, nos informasse mais sobre essa diferença de temperatura na evaporadora.
      Quanto ao problema que reportei, a máquina foi recém instalada, realizado o teste de superaquecimento, tendo uma diferença de 7ºC, entre Suc e Evap. O dreno escorre normalmente, porém, como sai um ar bem gelado (formando uma névoa) no centro da evaporadora, acaba por condensar o difusor de ar e formar o acúmulo de água e consequentemente acaba pingando. A máquina está instalada fora dos padrões (em torno de 4 metros de altura). Devido a essa diferença de temperatura, acredito que possa estar condensando na saída de ar. O que acho estranho, que é somente no centro da saída de ar.
      Grande abraço.

      Comment


      • #4
        na verdade o SA (super aquecimento) outros chamam de (SP) é como vc falou ..alguns fabricantes pedem de 3ºc a 15ºc mas na média o ideal é 7ºc a 8ºc ...isso depende de desnívies ,distancias etc..esse teste de aferir com termõmetro penta a diferença entre o ar que é exaurido pelo ar insuflado pela unidade interna do condicionador(evaporadora) é um teste menos demorado e fica perto dos valores encontrados pelo teste de SA/SP principalmente em mini split´s de parede ..em sistemas dutados,ou maiores é preciso que o teste seja feito tomando a diferença das temperaturas da linha de sucção e temperatura de evaporação e do subresfriamento(SB) alguns chamam de (SR) que é a diferença da temperatura da condensação e temperatura da linha de liquido alguns pedindo entre 4ºc a 16ºc..

        como disse em alguns manuais essa possibilidade foi descrita..principalmente quando a umidade estiver alta e a temperatura do ambiente condicionado baixa ..qual é o modelo de condicionador que isso está acontecendo ? vc tem o manual dele ? dê um retorno pra nós
        Last edited by jairo bertoni; 21/01/13, 20:51.

        Comment


        • #5
          Com certeza, está sendo de grande valia sua ajuda!
          Quanto ao modelo em questão, trata-se de um aparelho Samsung 24.000Btus on/off. amanhã farei os testes na evaporadora com o 'Penta' e reportarei aqui no fórum os resultados. Acredito que essa condensação tem a ver com a diferença de temperatura entre o ar de entrada na evaporadora e o ar insuflado. Assim que possível, retorno com os dados.
          Grande abraço.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por A&D Ver Post
            Com certeza, está sendo de grande valia sua ajuda!
            Quanto ao modelo em questão, trata-se de um aparelho Samsung 24.000Btus on/off. amanhã farei os testes na evaporadora com o 'Penta' e reportarei aqui no fórum os resultados. Acredito que essa condensação tem a ver com a diferença de temperatura entre o ar de entrada na evaporadora e o ar insuflado. Assim que possível, retorno com os dados.
            Grande abraço.
            me parece que a pressão e por tabela a temperatura da expansão estejam baixas em torno de 40/50 psi se v quiser em BAR multiplicar por 0,069 se vc quiser em KPA multiplicar por 6.895,cheque com o manifold a pressão de baixa na linha de gás,e talvez pelo desnível, a necessidade de se instalar um sifão... o desnível da condensadora é superior ou inferior ? por esse desnível estar acima de 3 metros (4 metros) pode ser que isso também ajude além de ser preventivo ... não me lembro se vc postou se esse desnível da condensadora é inferior ou superior.dê um retorno pra gente boa sorte

            http://www.refrigeracao.net/Imagens/sifao_tubulacao.png http://www.refrigeracao.net/Imagens/...ubulacao_2.png
            Last edited by jairo bertoni; 21/01/13, 20:59.

            Comment


            • #7
              Jairo, testamos novamente a máquina, verificamos que a evaporadora está instalada a 4 metros de altura (um pouco acima do recomendado), além disso existe uma janela que canaliza o ar direto para a evaporadora, causando assim a condensação do ar muito frio que sai da evaporadora. Quando se coloca a temperatura em torno de 23 graus, não cria a condensação no insuflamento e consequentemente não ocasiona o gotejamento de água. Normalmente não se deve colocar a evaporadora próximo a portas e janelas justamente devido a esse fenômeno. É normal também, quando a umidade relativa do ar está acima de 70 a 80%, é comum ocasionar a formação de água.
              Peço aos colegas que tenham um maior conhecimento, que enriqueçam nosso assunto.
              Grande abraço a todos.

              Comment

              Working...
              X