Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

r 410

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • r 410

    devo dar a carga com a maquina desligada, com auxilio de uma balança a pressao deve ficar em torno de 96 psi, a carga nao deve ser completada e sim completa, com a botija de cabeça para baixo e isso mesmo pessoal ????

  • #2
    valeu andre pela dica

    Comment


    • #3
      Existe um detalhe se houve vazamento vc deve realizar a carga completa de refrigerante pois no caso de vazamento vc perde uma parte integrante deste refrigerante ficando seu sistema com excesso do restante de outro componente deste refrigerante,pois este é um gás derivado de mistura de gases dai a necessidade de se colocar ele na forma líquida bem é isto que entendi deste refrigerante se estiver errado gostaria que alguém me corrigi-se.

      Comment


      • #4
        esta correto riva o r410a e uma mistura de dois fluido refrigerantes a base de hidoflorcarbono HCF asim sende se vc recaregar o botijao de cabesa p sima vai entra so um tipo de gas desbalenseando a mistura mais se vc recaregar com o botijao de cabesa p baicho vai recarregar em forma liquida recarregando os dois gas diferente do r22 que nao tem mistura e um so gas e que pode carregar na forma gasosa

        Comment


        • #5
          normalmento aparelhos r410a, principalmente inverter eu faço as cargas de gás (botiija de cabeça para baixo)pelo peso que esta na descrição do equipamento,pois se for inverter como ele varia a rotação do compressor vc não terá muita certeza sobre a pressão,mas sempre ficará em torno de 130 psi(com compressor no pico),e como são misturas de fluidos,se vc for retirar gas para baixar a pressão, nunca vai conseguir tirar por igual a mistura,aparelhos como o Fujitsu Inverter não é necessário se fazer nd com o gás,simplesmente faça a carga, ele tem uma valvula de expansão eletronica, e vai automaticamente controlar a expasão do gás.Espero ter ajudado...

          Comment


          • #6
            Desculpa não entendi afinal todo inverter não tem válvula de expansão eletrônica?
            Postado originalmente por friotecjunqueiropolis Ver Post
            normalmento aparelhos r410a, principalmente inverter eu faço as cargas de gás (botiija de cabeça para baixo)pelo peso que esta na descrição do equipamento,pois se for inverter como ele varia a rotação do compressor vc não terá muita certeza sobre a pressão,mas sempre ficará em torno de 130 psi(com compressor no pico),e como são misturas de fluidos,se vc for retirar gas para baixar a pressão, nunca vai conseguir tirar por igual a mistura,aparelhos como o Fujitsu Inverter não é necessário se fazer nd com o gás,simplesmente faça a carga, ele tem uma valvula de expansão eletronica, e vai automaticamente controlar a expasão do gás.Espero ter ajudado...

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Riva Ver Post
              Desculpa não entendi afinal todo inverter não tem válvula de expansão eletrônica?
              sim,tem.todos eles ...

              Comment


              • #8
                Boa noite Jairo,não trabalho com o gás 410 em função disso tenho uma dúvida enorme pois escuto todo mundo falar que se houver um pequeno vazamento terei que jogar todo refrigerante fora pois não é aconselhável fazer recarga em função de ser um gás derivado de mistura de refrigerantes isso é real,mesmo que eu conseguisse sanar o vazamento antes de termina o refrigerante terei que fazer carga completa e com relação a pressão ela fica oscilando não existe uma válvula de expansão eletrônica ela não deveria manter a pressão constante a fim de tirar melhor rendimento do equipamento,desculpe as perguntas mas acredito que sejam a de muitas pessoas só aprende quem pergunta.
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                sim,tem.todos eles ...

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Riva Ver Post
                  Boa noite Jairo,não trabalho com o gás 410 em função disso tenho uma dúvida enorme pois escuto todo mundo falar que se houver um pequeno vazamento terei que jogar todo refrigerante fora pois não é aconselhável fazer recarga em função de ser um gás derivado de mistura de refrigerantes isso é real,mesmo que eu conseguisse sanar o vazamento antes de termina o refrigerante terei que fazer carga completa e com relação a pressão ela fica oscilando não existe uma válvula de expansão eletrônica ela não deveria manter a pressão constante a fim de tirar melhor rendimento do equipamento,desculpe as perguntas mas acredito que sejam a de muitas pessoas só aprende quem pergunta.
                  tem coisas que a experiencia ajuda ...eu já completei a carga pela manifold acompanhando no alicate amperímetro e leitura das temperaturas internas ..com a garrafa virada pra baixo aberta e injetando lentamente pela baixa na manifold ..lentamente ...eu faço isso e todos os monitores e assistentes dos fabricantes fazem isso prinicipalmente no campo...no caso prefiro fazer o vácuo e uma nova carga é mais rápido e seguro...só faço em ultimo caso...aliás se eu fiz isso foi no máximo uma duas vezes ...é melhor tomar cuidado com as soldas e flanges,fazê-las bem feito pra não dar retorno ..acidentes e falhas acontece ..mas já faz algum tempo que deixei de ter reoperações por vazamento ..pego no pé de funcionário ...mas acontece ...

                  Comment


                  • #10
                    [QUOTE=junior spina;12007]devo dar a carga com a maquina desligada, com auxilio de uma balança a pressao deve ficar em torno de 96 psi, a carga nao deve ser completada e sim completa, com a botija de cabeça para baixo e isso mesmo pessoal .NÃO JUNIO,VC PODE COMPLETAR A CARGA DE GAS PELO SUPERAQUECIMENTO.QUANDO COLOCO A GARAFA DE CABEÇA PRA BAIXO POSSO PROVOCAR O GOLPE DE LIQUIDO NO COMPRESOR CERTO.

                    Comment


                    • #11
                      Nos inverters a carga é feita por peso. Não há TXV, piston ou capilar. O elemento de controle é uma válvula eletrônica. O teste de SA só serve para verificar que o aparelho está funcionando corretamente; não serve para fazer carga.

                      Comment


                      • #12
                        Vamos pensar se a carga esta completa o superaquecimento deve estar dentro da faixa aceitável,pois se o superaquecimento não der dentro da faixa aceitável vc tem um excesso de refrigerante ou falta dele correto ou não,desculpe minha ignorância pois trabalho com self que a válvula termostática não é eletrônica e sempre que tive problemas com o equipamento coloquei refrigerante pelo calculo de superaquecimento e sempre deu a informação que precisei.
                        Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                        Nos inverters a carga é feita por peso. Não há TXV, piston ou capilar. O elemento de controle é uma válvula eletrônica. O teste de SA só serve para verificar que o aparelho está funcionando corretamente; não serve para fazer carga.

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Riva Ver Post
                          Vamos pensar se a carga esta completa o superaquecimento deve estar dentro da faixa aceitável,pois se o superaquecimento não der dentro da faixa aceitável vc tem um excesso de refrigerante ou falta dele correto ou não,desculpe minha ignorância pois trabalho com self que a válvula termostática não é eletrônica e sempre que tive problemas com o equipamento coloquei refrigerante pelo calculo de superaquecimento e sempre deu a informação que precisei.
                          Para válvula de expansão termostática (TXV) é isso mesmo! Para válvula eletrônica não.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                            Para válvula de expansão termostática (TXV) é isso mesmo! Para válvula eletrônica não.
                            tudo tem prós e contras ...o pessoal que está começando agora e que tá pegando essa transição dos condicionadores fixos pra os que tem tecnologia de inversão vão ter uma certa dificuldade no começo com a lógica dessa tecnologia ...operação fracionada ...controle da frequencia ,rpm,do fluxo,deslocamento,potencia tanto de operação como de capacidade,isso tudo integrado e de acordo a demanda de calor e todas as situações dentro da carga termica total e agora pontual,modos,setagens,situações de operação que a inversão pode oferecer ...o bom funcionamneto da operaçõa em uma instalação sempre passou,passa e passará pela qualificação principalmente na questão do ferramental e manuseio desse ferramental ,preparação das soldas e flanges, pra não dar reoperação,treinamento com os fabricantes,ter os programas principalmente das mensagens de erros ...
                            se qualificar,informar ,adquirir bagagem ,conhecimento...hoje em dia e´preciso cada vez mais seguir o passo a passo de boa instalação,que tenha qualidade e que não dê reoperação ...

                            alguns instaladores mais antigos tiveram mais sorte de estarem no mercado a mais tempo..inversão não é um bicho de 7 cabeças ..só que o mercado vai ficar cada vez mais restrito pra quele que não se qualificar..tanto na organização e adequação da empresa dentro das normas e questão da segurança,trabalho em altura,enfim NR 10 e tecnicos de segurança do trabalho,imposto,carteira,organização,planejamento e administração dentro da empresa....quem vai ganhar dinheiro vão ser a empresas que se prepararam e prepararem pra essa situação...atualmente se vc não estiver enquadrado dentro do que pede as boas práticas na refrigeração de conforto ,vc não trabalha com empresas que procuram trabalhar dentro do que pde as normas tanto que regem esse universo como de segurança..

                            claro que existem as que terceirizam, e tentam burlar a legislação ..mas as multas estão cada vez mais pesadas e é melhor se enquadrar do que se arriscar...aqui na minha região em empresas mult nacionais que estão desenvolvendo projetos ou plantas e parques industriais,todas empresas contratadas ou terceirizadas tem que estar enquadradas no mínimo nas NR 10 da vida como tem que contar em seus quadros tecnicos de segurança no trabalho..
                            aqui no brasil a coisa ainda é diferente ..mas isso tá começando a mudar...claro que no exterior também existem problemas nesse sentido,mas lá o cara vai preso!!!!

                            por isso colegas invistam em qualificação e informação ..invistam em ferramental e aprendam a manuseá-los e a trabalhar com eles ...enriqueçam suas empresas e abasteçam suas mentes com o maior tesouro que se pode ter que se chamam informação e conhecimento ... um grande abraço jairo

                            Comment


                            • #15
                              Bom conselho Jairo.
                              Estou contigo!!
                              Diego.

                              www.climaelectric.com.br

                              Comment

                              Working...
                              X