Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porca redutora - Fujitsu Inverter 18k Tri-split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Porca redutora - Fujitsu Inverter 18k Tri-split

    Olá prezados!

    Estou com dúvida na instalação de uma Fujitsu Inverter, tri-split com total de 18kbtu.
    Como ela é do sistema conectável, ou seja, é possível ligar apenas uma evaporadora de 18k ao invés das três que acompanham o produto (12+9+9), uma das três conexões de baixa vem na bitola de 1/2", e uma porca redutora acompanha o produto, para instalar na tubulação de 3/8. A pergunta é: para conectar a porca redutora na válvula de serviço da condensadora, é necessário algum tipo de vedação, tipo, veda-rosca? Ou apenas o aperto da porca sobre a válvula é suficiente para a perfeita estanqueidade?

    Agradeço muito se alguém puder responder com brevidade!

    Abraços,

    Paulo

  • #2
    o ideal seria se vc tivesse torquímetro...e tem um produto selante para flanges e conexões de latão e bronze...já conectei sem problemas ...esse produto selante nunca usei...mas vou comprar...NUNCA É DEMAIS produtos ou ferramentas que agreguem valor à instalação e aumente a qualidade e diminua as reoperações ou como nós chamamos de "retorno"... uso um pouco do oleo SINTÉTICO poliol ester para 410 A na união tubo flange ou redução para que no aperto movimente somente as porcas ..coloco com muita parcimônia algumas gotas ..PRESTE ATENÇÃO óleo tem que ser compatível ao gás 410 A existem nas boas casas do ramo desse óleo pra vender em recipientes de 1/2 litro a 1 litro talvez quem sabe eles também não tem o selante( o selante é colocado no fio das roscas ,evitar que caia na flange ou dentro da tubulação) se vc tiver torquímetro(se vc tiver ,desculpe a retundancia) o aperto pra porca de 3/8 gira em torno de 300 KGf/cm ou 30 N/m boa sorte qualquer dúvida é só postar

    Comment


    • #3
      Graaaande Jairo! Sempre me tirando de grandes enrascadas!!! Como vai, tudo em paz amigo?
      Então, há muito tempo desejo um torquímetro ou chave dinamométrica... já bati muita perna atrás disso, pesquisei muito na net também, mas não encontrei alguma com valor acessível... as mais próximas são aquelas com cabeça intercambiável, o que demandaria mais de R$ 2 mil em investimento, o que no meu caso é bastante significativo. Sofri um grande retrabalho neste fim de semana, nessa Fujitsu tri de 18k e também em uma Samsung Smart Inverter mono de 18k. Ambas tiveram vazamentos em uniões flangeadas, pois na época que instalei não possuía maçarico. Retirei todas as uniões e fiz solda, e refiz todas as flanges nas conexões da condensadora. Removi toda a carga de refrigerante, fiz vácuo por 45 minutos e recarreguei com gás, utilizando uma balança. Em seguida passei o detector de vazamentos (como esse: http://loja.concordiarefrigeracao.co...-sra-200l.html) nas soldas e conexões, não acusou vazamentos. Espero que tenha resolvido, pois levei um prejuízo de quase 4kg de R410a, comprado fracionado me custou R$ 260,00...
      Aliás, tenho outra dúvida: como sei que o R410a é um blend, afinal é possível ou não completar a carga em caso de vazamento? Li nas informações da DuPont que é possível, porém na dúvida removi toda a carga e coloquei o gás novo, na forma líquida, para garantir a proporção... só que isso custa muito caro...

      Você tem toda a razão quando fala do investimento em ferramentas... hoje estou mais equipado do que na época que ganhei suas primeiras dicas. Tenho flangeador excêntrico, detector de vazamento, balança de precisão e maçarico portátil.

      Forte abraço!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Paulo José Baptista Ver Post
        Graaaande Jairo! Sempre me tirando de grandes enrascadas!!! Como vai, tudo em paz amigo?
        Então, há muito tempo desejo um torquímetro ou chave dinamométrica... já bati muita perna atrás disso, pesquisei muito na net também, mas não encontrei alguma com valor acessível... as mais próximas são aquelas com cabeça intercambiável, o que demandaria mais de R$ 2 mil em investimento, o que no meu caso é bastante significativo. Sofri um grande retrabalho neste fim de semana, nessa Fujitsu tri de 18k e também em uma Samsung Smart Inverter mono de 18k. Ambas tiveram vazamentos em uniões flangeadas, pois na época que instalei não possuía maçarico. Retirei todas as uniões e fiz solda, e refiz todas as flanges nas conexões da condensadora. Removi toda a carga de refrigerante, fiz vácuo por 45 minutos e recarreguei com gás, utilizando uma balança. Em seguida passei o detector de vazamentos (como esse: http://loja.concordiarefrigeracao.co...-sra-200l.html) nas soldas e conexões, não acusou vazamentos. Espero que tenha resolvido, pois levei um prejuízo de quase 4kg de R410a, comprado fracionado me custou R$ 260,00...
        Aliás, tenho outra dúvida: como sei que o R410a é um blend, afinal é possível ou não completar a carga em caso de vazamento? Li nas informações da DuPont que é possível, porém na dúvida removi toda a carga e coloquei o gás novo, na forma líquida, para garantir a proporção... só que isso custa muito caro...

        Você tem toda a razão quando fala do investimento em ferramentas... hoje estou mais equipado do que na época que ganhei suas primeiras dicas. Tenho flangeador excêntrico, detector de vazamento, balança de precisão e maçarico portátil.

        Forte abraço!
        tudo na paz Graças a Deus ! agora melhor ainda com seu poste ..como disse um colega forista "HÁ MALAS QUE VÃO PRA BELÉM" rsrsrsrsrs me lembro de vc sim!!..só me surpreendi de que minha pequena contribuição tenha sido recebida por vc com toda essa magnitude ..obrigado ..estou bastante feliz..ferramentas certas e adequadas pro equipamento certo dá uma tranquilidade danada...e deixa seu cliente com uma confiança muito grande no profissional..pois os diagnósticos dados com o ferramenta apropriada aliado claro a experiencia tem um diferencial muito grande ..

        no meu caso na grande maioria das vezes preferi tomar o "preju" ...por que? no caso o inverter que tem a operação fracionada e portanto pressões de trabalho dinãmicas entre os limites máximos e mínimos fica dificil acertar a quantidade exata que tá faltando concorda comigo? mas já aconteceu umas poucas vezes que recolhi o gás,resolvi o problema,fiz vácuo e fui quebrando o vácuo com o 410A com o cilindro de cabeça para baixo ...bem devagar ..como tava um dia muito quente e eu tava com tempo fiquei monitorando a pressão..mas não aconselho e nem faço mais isso ..o certo é perder o gás ou recolher com a recolhedora e fazer a carga com peso certo...

        o governo tá com um programa de fornecer recicladoras pra pequenas empresas...a empresa tem que estar na formalidade e estar ok sem dívidas ...me esqueci o site mas se vc pesquisar no google vc acha é alguma coisa ponto gov do ibama...

        vai investindo ..faça como a maioria dos empresários japoneses ...a empresa é que é rica ...ele vive confortavelmente sem muito luxo...uma coisa que me surpreendeu foi quando o airton senna guiava pra HONDA ..Os mecanicos quase todos japoneses de branco impecavelmente limpos no box da maclaren.. o pessoal da imprensa querendo falar com o senna ron denis ,tirando fotos da máquina que era a maclaren ...e o box parecendo um espelho...rsrsrsrs...e era assim na rotina

        portanto invista em ferramental que vc estará com certeza investindo em vc..um grande abraço boa sorte jairo

        Comment


        • #5
          Legal meu amigo, sempre disposto a contribuir e compartilhar seu amplo conhecimento!

          Então, sabe de alguma loja onde tenha o torquímetro a preço acessível?
          Tenho mais duas dúvidas:
          - Vazamento em conexão SEMPRE vai deixar vestígio de óleo, ou seja, se a conexão está perfeitamente limpa (sem óleo) após algumas semanas, há chance de ter vazamento, numa inverter ou convencional?
          - Qual a diferença entre uma solda foscoper feita com maçarico portátil (gás MAP), e essas convencionais do pessoal de refrigeração (imagino ser oxi-acetileno)?

          Abraços!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Paulo José Baptista Ver Post
            ... há muito tempo desejo um torquímetro ou chave dinamométrica... já bati muita perna atrás disso, pesquisei muito na net também, mas não encontrei alguma com valor acessível... as mais próximas são aquelas com cabeça intercambiável, o que demandaria mais de R$ 2 mil em investimento, o que no meu caso é bastante significativo.
            Esta aqui nao serve?
            http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181

            Eduardo

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
              Olá Eduardo, muito obrigado!
              Parece que serve sim. A boca menor será que serve nas porcas de 1/4?

              Abraço

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Paulo José Baptista Ver Post
                Olá Eduardo, muito obrigado!
                Parece que serve sim. A boca menor será que serve nas porcas de 1/4?

                Abraço
                quanto a chave de boca ela é compatível(17mm)...talvez por diferenças nas medidas das porcas entre fabricantes algumas vem com diferenças em alguns casos é bom vc ter a 20 mm(pra tubo 3/8) e a de 33 mm(pra tubo de 3/4) vc compra avulso aí seu torquímetro ficaria completo mas nada que atrapalhe ..quanto ao maçarico oxigenio/glp ou oxi acetileno o calor da chama é maior,solda mais rápido.e a solda corre melhor ..principalmente em tubos de bitolas maiores de 1/2 polegada pra cima ..em ambiente fechados com espaço as vezes o portátil opera bem..mas gosto mais do oxi acetileno..por ser mais rápido e seguro..

                Comment

                Working...
                X