Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compressor superaquecendo - urgente

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Compressor superaquecendo - urgente

    Bom dia Pessoal. Estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês.

    Estou com uma YORK 24mil Q/F que está aquecendo o compressor em 5 minutos depois que liga.
    O que acontece é o seguinte.

    Este aparelho estava instalado em uma Imobiliária com mais ou menos 6 metros de tubulação embutida.
    Funcionou perfeitamente durante dois verão e agora apresentou um defeito.´
    Os rapazes Marceneiros colocara várias prateleiras e furaram a tubulação que estava embutida.
    Neste meio tempo fui chamado para reinstalar o equipamento em outro lado, abandonando a tubulação existente.
    Sendo assim, o equipamento foi instalado em outro lado da sala com 8 metros de tubulação 5/8 e 3/8 aparente.
    O que acontece é que agora o equipamento liga mas trabalha 5 minutos e desarma o compressor, sendo que o mesmo superaquece demais, a ponto de nem conseguir encostar a mão de tão quente. E quando desarma o compressor, fica a evaporadora ligada e o motor do ventiador da condensadora também.
    Já fiz vários testes e não consigo solucionar o defeito. A pressão está em 60psi, a tubulação está tudo ok.
    Como eu tinha um compressor deste no estoque, fiz a troca para ver se era o compressor, pois o cliente me informou que ele trabalhou vários dias sem gás, mas mesmo assim, o defeito continua, na verdade até pior, pois o compressor novo nem consegue partir, só faz um barulho grrrrrr e desarma o disjuntor. Troquei capacitor, conferi todo o esquema e está tudo ok.
    Estou achando que este novo compressor está com defeito.
    O que vocês me orientam? Pois agora tenho duas situações. A com o compressor antigo que parti mas desarma em 5 minutos superaquecido e a do compressor novo que nem parti....

    Alguém pode me ajudar por favor??
    Diego.

    www.climaelectric.com.br

  • #2
    Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
    Bom dia Pessoal. Estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês.

    Estou com uma YORK 24mil Q/F que está aquecendo o compressor em 5 minutos depois que liga.
    O que acontece é o seguinte.

    Este aparelho estava instalado em uma Imobiliária com mais ou menos 6 metros de tubulação embutida.
    Funcionou perfeitamente durante dois verão e agora apresentou um defeito.´
    Os rapazes Marceneiros colocara várias prateleiras e furaram a tubulação que estava embutida.
    Neste meio tempo fui chamado para reinstalar o equipamento em outro lado, abandonando a tubulação existente.
    Sendo assim, o equipamento foi instalado em outro lado da sala com 8 metros de tubulação 5/8 e 3/8 aparente.
    O que acontece é que agora o equipamento liga mas trabalha 5 minutos e desarma o compressor, sendo que o mesmo superaquece demais, a ponto de nem conseguir encostar a mão de tão quente. E quando desarma o compressor, fica a evaporadora ligada e o motor do ventiador da condensadora também.
    Já fiz vários testes e não consigo solucionar o defeito. A pressão está em 60psi, a tubulação está tudo ok.
    Como eu tinha um compressor deste no estoque, fiz a troca para ver se era o compressor, pois o cliente me informou que ele trabalhou vários dias sem gás, mas mesmo assim, o defeito continua, na verdade até pior, pois o compressor novo nem consegue partir, só faz um barulho grrrrrr e desarma o disjuntor. Troquei capacitor, conferi todo o esquema e está tudo ok.
    Estou achando que este novo compressor está com defeito.
    O que vocês me orientam? Pois agora tenho duas situações. A com o compressor antigo que parti mas desarma em 5 minutos superaquecido e a do compressor novo que nem parti....

    Alguém pode me ajudar por favor??
    diego vc verificou os capilares ??? creio que o elemento de expansão seja capilar.aconteceu comigo uma vez ...o capilar entupiu..troquei o compressor super aquecia e desligava no termico...toda caractrística de compressor em curto ou com problemas na isolação ..era no capilar ..pode ter ido alguma escoria pela sucção e entupido o capilar ..concorda? não se esqueça se for isso (acredito que sim) provavelmente e fatalmente tá tudo contaminado ,,vc teria que fazer uma limpeza no condensador e evaporadora com 141 b e R22(ou seja injeta o 141B e dá uma carga na pressão do R22) e também retirar e trocar o oleo do compresssor verifique isso e dê retorno pra nós boa sorte jairo
    Last edited by jairo bertoni; 06/01/13, 11:46.

    Comment


    • #3
      Jairo. Obrigado pelo seu retorno.

      Na verdade não verifiquei o capilar ainda.
      Vou verificar então e dou um retorno.

      Forte abraço.
      Diego.

      www.climaelectric.com.br

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
        Jairo. Obrigado pelo seu retorno.

        Na verdade não verifiquei o capilar ainda.
        Vou verificar então e dou um retorno.

        Forte abraço.
        não se esqueça se for isso (acredito que sim) provavelmente e fatalmente tá tudo contaminado ,,vc teria que fazer uma limpeza no condensador e evaporadora com 141 b e R22(ou seja injeta o 141B e dá uma carga na pressão do R22) e também retirar e trocar o oleo do compresssor verifique isso e dê retorno pra nós boa sorte jairo

        Comment


        • #5
          Boa noite Jairo desculpe a ignorância mas como trocar o óleo de um compressor rotativo no alternativo é relativamente fácil mas no rotativo se puder ajudar obrigado
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          diego vc verificou os capilares ??? creio que o elemento de expansão seja capilar.aconteceu comigo uma vez ...o capilar entupiu..troquei o compressor super aquecia e desligava no termico...toda caractrística de compressor em curto ou com problemas na isolação ..era no capilar ..pode ter ido alguma escoria pela sucção e entupido o capilar ..concorda? não se esqueça se for isso (acredito que sim) provavelmente e fatalmente tá tudo contaminado ,,vc teria que fazer uma limpeza no condensador e evaporadora com 141 b e R22(ou seja injeta o 141B e dá uma carga na pressão do R22) e também retirar e trocar o oleo do compresssor verifique isso e dê retorno pra nós boa sorte jairo

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Riva Ver Post
            Boa noite Jairo desculpe a ignorância mas como trocar o óleo de um compressor rotativo no alternativo é relativamente fácil mas no rotativo se puder ajudar obrigado

            é meio chato mas tem jeito ..vc tem que retirar o oleo contaminado virando ele de cabeça pra baixo,quando todo o oleo escoar ,colocar ele na posição certa e com um um funil na baixa e ir despejando a quantidade de oleo compatível ...isso nunca descontamina integralmente ...eu prefiro uma outra opção no caso corto mais acima o tubo da baixa soldo um cano de 1/4 com adaptador pra mangueira de serviço ligo o compressor succionando a quantidade certa de oleo ,isso é rapido e não dá calço mecanico.. retiro o cano de 1/4 com adaptador de serviço ,depois reabro o tubo pra receber o outro que vem do retorno só tem que dar uma forçadinha pra soldar ou mesmo adaptar uma união com um tubo com bitola acima do tubo de retorno e soldar... ...fiz isso pouquíssimas vezes graças a Deus.. pra mim dentro da refrigeração acho que o pior BO que pode dar é a contaminação do sistema... na minha opinião foi o que aconteceu com o colega ..já aconteceu comigo uma vez em um split ..como nós gostamos de falar aqui em minas "chupei muita manga até resolver" rrsrsrsrs aí vai as configurações de torque

            eu uso uma média de aperto alguns fabricantes pedem um pouca acima outros um pouco abaixo quando digo porca de 1/4-3/8-1/2-5/8-3/4- estou me referindo à bitola do tubo de cobre em polegadas...

            porca de 1/4 --180 kgf/cm outros (consul eletrolux rheem etc) porca de 1/4 entre 160kgf/cm a 200kgf/cm(15.70 N/m a 16.60 N/m)
            porca de 3/8 --330 kgf/cm................................................ .porca de 3/8 entre 300 kgf/cm a 350kgf/cm(29.40N/m a 34.30N/m)
            porca de 1/2--520kgf/cm................................................ ...porca de 1/2 entre 500kgf/cm a 550 kgf/cm(49.00N/m a 53.30 N/m)
            porca de 5/8--700 kgf/cm................................................ ..porca de 5/8 entre 750kgf/cm a 800kgf/cm (73.50N/m a 78.50 N/m)
            porca de 3/4-- 1100 kgf/cm...............................................p orca de 3/4 entre 1200kgf/cm a 1400 kgf/cm(117.70 N/m a 137.30 N/m)

            alguns usam N/cm aí é só tirar a virgula.. torquímetro é bom pois dificilmente dá retorno por vazamento nas flanges ..um grande abraço jairo
            Last edited by jairo bertoni; 07/01/13, 10:41.

            Comment


            • #7
              Jairo,

              Em outro post, vc disse que esta comprando um torquimetro novo.
              Pergunta: Qual e' a marca/modelo?

              Obrigado,
              Eduardo

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                Jairo,

                Em outro post, vc disse que esta comprando um torquimetro novo.
                Pergunta: Qual e' a marca/modelo?

                Obrigado,
                Eduardo
                se não me falha a memória ou é da robust ou gedore...(depois te falo o modelo) R$ 1800.00 pilas achei caro ...os xing ling custam na faixa de R$ 400.00 mas com 6 meses de uso dão pau...mas os alemães/ingleses/americanos são mais caros ainda ...

                esqueci de mencionar as chaves fixas ou de bocas adaptáveis do torquímetro eu levo pras instalações mm e polegada pois não existe um padrão de medidas das porcas ...então lá vai

                porca pra tubo de 1/4 chave fixa de 16mm ou 5/8 "
                """"""""""""""""""""""" 3/8 """""""""""""""""" 20mm ou 3/4
                """"""""""""""""""""""" 1/2 """""""""""""""""" 24mm ou 7/8
                """"""""""""""""""""""" 5/8 """""""""""""""""" 27mm ou 1"
                """"""""""""""""""""""" 3/4 """""""""""""""""" 33mm ou 1" ¹/4

                eduardo ainda não comprei as chaves pois estou pesquisando..vamo trocando informação a esse respeito ok? fui na loja de ferramentas hoje chegou algumas coisas que eu pedi mas o torquímetro só semana que vem ******...mas sempre tô passando por lá portanto amanhã eu te falo a marca e modelo do torquímetro ok? abraços jairo
                Last edited by jairo bertoni; 07/01/13, 11:13.

                Comment


                • #9
                  Jairo,

                  Muito obrigado pela atençao!

                  Quando estava procurando um torquimetro, tambem vi os produtos da Gedore. Porem nao achei nenhum soquete de chave de boca adaptavel a estes torquimetros.

                  No catalogo da Gedore, disponivel em http://www.ferramentasrobust.com.br consta os seguintes modelos com torque entre 10 e 100 N.m
                  - na pagina 7 do catalogo:
                  codigo referencia
                  060 440 2550K-05
                  060 790 GBR 6900-07
                  060 791 GBR 5900-10

                  na pagina 35
                  060 400 2550-05

                  Parece que estes torquimetros sao projetados para serem usados com soquetes sextavados ou estriados, nao com chave de boca. Nao encontrei nenhum soquete de chave de boca no catalogo.

                  Como se acopla um soquete de chave de boca a estes torquimetros? Com uma junta universal?

                  Eu tenho a chave torquimetrica da Rothenberger: http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181 que e' bem mais barato que o modelo citado. Nao sei dizer se ela e' duravel.

                  Uma ressalva em relaçao a esta ferramenta e' que existe uma pequena folga nas chaves, ou seja, as chaves sao um pouco maiores do que deveriam ser. Outro ponto negativo e' que nao ha soquetes em polegadas.

                  Um abraço,
                  Eduardo

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                    Jairo,

                    Muito obrigado pela atençao!

                    Quando estava procurando um torquimetro, tambem vi os produtos da Gedore. Porem nao achei nenhum soquete de chave de boca adaptavel a estes torquimetros.

                    No catalogo da Gedore, disponivel em http://www.ferramentasrobust.com.br consta os seguintes modelos com torque entre 10 e 100 N.m
                    - na pagina 7 do catalogo:
                    codigo referencia
                    060 440 2550K-05
                    060 790 GBR 6900-07
                    060 791 GBR 5900-10

                    na pagina 35
                    060 400 2550-05

                    Parece que estes torquimetros sao projetados para serem usados com soquetes sextavados ou estriados, nao com chave de boca. Nao encontrei nenhum soquete de chave de boca no catalogo.

                    Como se acopla um soquete de chave de boca a estes torquimetros? Com uma junta universal?

                    Eu tenho a chave torquimetrica da Rothenberger: http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181 que e' bem mais barato que o modelo citado. Nao sei dizer se ela e' duravel.

                    Uma ressalva em relaçao a esta ferramenta e' que existe uma pequena folga nas chaves, ou seja, as chaves sao um pouco maiores do que deveriam ser. Outro ponto negativo e' que nao ha soquetes em polegadas.

                    Um abraço,
                    Eduardo
                    então acho que é da robust...vou achar um link que mostra como é acoplamento...mas vamos trocando informação obrigado pelo site ..são essas mesmos se vc notar tem pequenas diferenças milimétricas...vc tem que ter uma mão "boa" e dependendo da espessura da chave fixa ela estraga a porca..o meu era bom demais era da rothenberger,...meu flangeador de catraca e estalo também era dessa marca ..se for original o preço tá bom e eles são máquinas ...me roubaram ...mas tava muito mais caro ...vou comprar os dois depois de posto falando o que eu achei abraços mais uma vez obrigado ... ..esse é bom demais ..vou cancelar o pedido do outro quase que entrei numa fria ..há males que vem pra bem...ainda bem que o vendedor é meu amigo
                    Last edited by jairo bertoni; 07/01/13, 14:10.

                    Comment


                    • #11
                      Boa tarde caro Jairo.

                      Estou retornando aqui para informá-lo que era realmente aquilo que você falou.. Tirei o compressor e o capilar fora e fiz uma limpeza no sistema completo. Recoloquei tudo no lugar e funcionou certinho o aparelho. Só estranhei um pouco a pressão de alta, que ficou em torno de 120 psi. A Pressão de baixa ficou entre 55/60 psi. Você acha que pode ter algum problema ainda?

                      Desde já agradeço a sua atenção com o meu post. Sua ajuda foi muito importante.
                      Já que você me ligou para me dar mais esclarecimentos, estou com seu número aqui e qualquer dúvida te dou um toque.
                      Forte abraço.
                      Diego.

                      www.climaelectric.com.br

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
                        Boa tarde caro Jairo.

                        Estou retornando aqui para informá-lo que era realmente aquilo que você falou.. Tirei o compressor e o capilar fora e fiz uma limpeza no sistema completo. Recoloquei tudo no lugar e funcionou certinho o aparelho. Só estranhei um pouco a pressão de alta, que ficou em torno de 120 psi. A Pressão de baixa ficou entre 55/60 psi. Você acha que pode ter algum problema ainda?

                        Desde já agradeço a sua atenção com o meu post. Sua ajuda foi muito importante.
                        Já que você me ligou para me dar mais esclarecimentos, estou com seu número aqui e qualquer dúvida te dou um toque.
                        Forte abraço.
                        provavelmente o capilar continua entupido vc não trocou o capilar???? ou por trabalhar forçado talvez a valvula interna de alta do compressor deu uma "afrouxada" acho que vc deveria ter trocado o capilar ..se tá funcionando ..espere ..se der BO provavlmente vc deve trocar o compressor e CAPILAR não se esqueça ..o compressor é o antigo ou o novo???

                        Comment


                        • #13
                          Galera, desculpa me intrometer na conversa, mas me chamou a atenção as pressões de 60 X 120. Será que este equipamento não é daqueles que expandem na condensadora, e também na evaporadora? Neste caso, a leitura estaria correta, pois o que vc está lendo não é a pressão de descarga, mas a pressão do que se convencionou chamar linha de expansão, ao invés de linha de líquido. Muitos splits têm uma pré expansão na condensadora, com capilar, e depois tem uma expansão na evaporadora, onde se chega à pressão de saturação. Se verificar a temperatura de saída do ar da condensadora, verá que ele estará quente, o que não seria possível com esta pressão, se ela for mesmo a de descarga ou da linha de líquido.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
                            Galera, desculpa me intrometer na conversa, mas me chamou a atenção as pressões de 60 X 120. Será que este equipamento não é daqueles que expandem na condensadora, e também na evaporadora? Neste caso, a leitura estaria correta, pois o que vc está lendo não é a pressão de descarga, mas a pressão do que se convencionou chamar linha de expansão, ao invés de linha de líquido. Muitos splits têm uma pré expansão na condensadora, com capilar, e depois tem uma expansão na evaporadora, onde se chega à pressão de saturação. Se verificar a temperatura de saída do ar da condensadora, verá que ele estará quente, o que não seria possível com esta pressão, se ela for mesmo a de descarga ou da linha de líquido.
                            a gente vive aprendendo ...isso é uma grande novidade pra mim portanto só tenho a agradecer acredito que o colega em questão também sei aque algumas vem com espansão na condensadora a grande maioria na atualidade hoje é assim outros vem com orifício calibrado as piso teto e teto da carrier e hitachi eliminaram os capilares e valvulas de expansão...outras a expansão se dá na evaporadora ...mas pré expansão e linha de espansão em vez de linha de liquido é uma surpesa agradabilíssima ... muita das vezes por causa da rotina e correria nós deixamos alguma coisa passar ..rsrsrsrs ..obrigado de qualquer maneira ..vou dar uma pesquisada a esse respeito um grande abraço jairo
                            Last edited by jairo bertoni; 09/01/13, 20:58.

                            Comment


                            • #15
                              Jairo, quanto à nomenclatura "linha de expansão", verifique os catálogos da Carrier (Space, piso-teto). Naquela parte que fala sobre as bitolas dos tubos eles já usam esse termo. E no final do catálogo tem o fluxograma frigorífico, onde mostra um capilar na condensadora e, depois dele, o oríficio calibrado, que eles chamam de piston e que é instalado em campo. Outros modelos também têm esta dupla expansão, e outras marcas também, se não me engano, Fujitsu com R22. E a pressão que se tem nesta "linha de expansão" é exatamente a que o nosso amigo Diego diz observar no seu equipamento (100 a 120 psi).

                              Comment

                              Working...
                              X