Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

espera/tubulação para splt inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • espera/tubulação para splt inverter

    boa tarde,
    recebi minha casa recentemente e pretendo colocar as esperas/tubulações para os splits agora e depois só instalar.

    Após muitas pesquisas, decidi que colocarei splits inverter, dois de 12.000 e outro de 18.000 btus (marca samsung).
    Na sala, onde ficará o de 18.000, já existe uma espera deixada pela construtora, porém consultando uma assistência, fui informado que aquela tubulação deveria ser mudada para uma especifica para inverter. Segundo eles, isolamento térmico para inverter no modo calefação aquece muito mais os tubos, por isso da utilização de outro material isolante nos tubos de cobre.

    Falei com outro instalador, disse que não existe isso e não teria problema.
    Liguei para Samsung, o atendente também não soube informar.

    Qual o verdade nisto ? o que está realmente correto ?
    Gostaria de atualizar a espera atual, mas estou preocupado com o risco no futuro.

    Obrigado pela ajuda!

  • #2
    Postado originalmente por Ale_rs Ver Post
    boa tarde,
    recebi minha casa recentemente e pretendo colocar as esperas/tubulações para os splits agora e depois só instalar.

    Após muitas pesquisas, decidi que colocarei splits inverter, dois de 12.000 e outro de 18.000 btus (marca samsung).
    Na sala, onde ficará o de 18.000, já existe uma espera deixada pela construtora, porém consultando uma assistência, fui informado que aquela tubulação deveria ser mudada para uma especifica para inverter. Segundo eles, isolamento térmico para inverter no modo calefação aquece muito mais os tubos, por isso da utilização de outro material isolante nos tubos de cobre.

    Falei com outro instalador, disse que não existe isso e não teria problema.
    Liguei para Samsung, o atendente também não soube informar.

    Qual o verdade nisto ? o que está realmente correto ?
    Gostaria de atualizar a espera atual, mas estou preocupado com o risco no futuro.

    Obrigado pela ajuda!
    a isolação termica ou tubo isolante termico dentro das especificações é compatível tanto pra frio como pra quente ...acho que a opinião do segundo tecnico instalador provavelmente está correta..isso te afirmo pelo bom senso,experiencia ...não conheço outro tubo isolante no condicionamento específico pra
    o modo aquecimento claro que existem marcas melhores ou piores ,com espessuras diferentes etc ...instalo e instalei pouquíssimas quente e fria .. mas as que instalei não deram problemas e no manual de instalação não tinha nenhuma observação sobre essa questão do isolante ..se fosse necessário um isolante específico fora dos usualmente usados nas instalações,no manual de instalação das quente/frio essa questão teria um alerta ...olha que instalei fujitsu,hitachi,samsung..poucas maquinas mas instalei ...mas pra garantir peça uma terceira opinião se possível no local da instalação ..nãos sei o que a construtora usou ...boa sorte dê um retorno pra gente

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Ale_rs Ver Post
      ...
      Na sala, onde ficará o de 18.000, já existe uma espera deixada pela construtora, porém consultando uma assistência, fui informado que aquela tubulação deveria ser mudada para uma especifica para inverter.
      ...
      Ale_rs,

      Os diametros dos tubos de cobre e' que precisam ser compativeis com o aparelho escolhido. Quanto ao isolamento termico, use o melhor que vc puder encontrar. Quanto mais densa a espuma e menor o espaçamento (folga) entre o isolante termico e o tubo de cobre, melhor. E de preferencia aos isolantes blindados. Os tubos devem ser isolados individualmente e a junçao entre os isolantes termicos deve ser fechada com fita adesiva ou cola.

      Eduardo

      Comment


      • #4
        obrigado pelas recomendações.

        Consultei o manual de instalação da Samsung (é o mesmo para Max Plus e Inverter), eles realmente não fazem diferenciação na tubulação entre os dois tipos, informam somente que devem seguir a norma padrão e, se entendi bem, que os tubos devem atender pressões de operação de pelo menos 4200 kpa e pressão de ruptura de pelo menos 20700 kpa.

        Peguei a planta de ar condicionado da casa, onde informa que o isolamento térmico é feito individualmente com espuma elastomérica de 9 mm. Sendo as linhas, liquida de 3/8'' e sucção 5,8''.

        Estou consultando mais algumas opiniões aqui para definir o assunto.

        Grato!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Ale_rs Ver Post
          ...
          Peguei a planta de ar condicionado da casa, onde informa que o isolamento térmico é feito individualmente com espuma elastomérica de 9 mm. Sendo as linhas, liquida de 3/8'' e sucção 5,8''.
          ...
          Ale-rs,

          Confira nos manuais de instalaçao dos aparelhos de 12.000 e de 18.000 btu quais sao os diametros dos tubos especificados. Nao conheço a linha Samsung, mas acho que nao pode ser 3/8" e 5/8" para um aparelho de 12.000 btu.
          Na linha Fujitsu quem usa 3/8" e 5/8" e' o aparelho de 30.000 btu!

          Eduardo

          Comment

          Working...
          X