Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tubulaçoes grandes distacias

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • tubulaçoes grandes distacias

    ola, pessoal estou com duvidas fui fazer um orçamento e vi que as distacias sao grandes, ai pergunto sera possivel fazer esta instalaçao.as medidas sao:

    ar 18000 18,5 mts
    ar 24000 21,5 mts
    ar 18000 14,5 mts

    sera que dara algum problema ou só ira perder um pouco de rendimento?

  • #2
    Postado originalmente por mad-max-road Ver Post
    ola, pessoal estou com duvidas fui fazer um orçamento e vi que as distacias sao grandes, ai pergunto sera possivel fazer esta instalaçao.as medidas sao:

    ar 18000 18,5 mts
    ar 24000 21,5 mts
    ar 18000 14,5 mts

    sera que dara algum problema ou só ira perder um pouco de rendimento?
    olha se os condicionadores forem fixos ou on/off convencionais(não inverter´s) e que ainda operam com o gas refrigerante R 22 com certeza vão perder rendimento mesmo vc acrescentando mais gas refrigerante ..pois essas distancias ultrapassam em muito as distancias máximas entre as unidades nesse tipo ou modelo de condicionador sem contar com desníveis,principalmente inferior ,curvas etc..em alguns casos e tipos e modelos de condicionadores é necessário o uso de sifões ...o instalador tem que saber isso ..e também isso está descrito nos manuais de instalação

    se vc optar por condicionadores com tecnologia inverter essas distancias estariam enquadradas dentro do que pede os manuais de instalação desse tipo ou modelo de equipamento ok? qualquer duvida é só postar ...sem necessidade de sifões por desníveis e as distancias máximas entre as unidades ficam enquadradas nas características específicas da sua instalação boa sorte qualquer coisa é só postar
    Last edited by jairo bertoni; 21/12/12, 09:50.

    Comment


    • #3
      Prezado, existe uma tabela para cálculo de perdas de carga em tubulações, que chamamos em hidráulica de "Comprimentos equivalentes", cada curva numa tubulação representa uma perda de carga que é expressa em metros e deve ser somado ao comprimento linear da tubulação.
      Exemplificando: Se temos um comprimento linear de tubulação de 10m num tubo de 1" e 04 joelhos de 90º, pela tabela cada joelho de 90º representa 0,5m, então teremos 10m de tubulação + 4x 0,5m = 12m.
      Observe criteriosamente as recomendações do fabricante, pois ignorar essas informações poderão reduzir a vida útil do equipamento.

      Comment


      • #4
        sera que vou ter que fazer carga de oleo, algum sabe como, e que quantidade?

        Comment


        • #5
          mad-max se não for inverter seu sistema, é só vc almentar a bitola dos tubos, se o de 18.000 for 1/2 e 1/4 almenta para 5/8 e 3/8, a de 24.000 for 5/8 e 3/8 para 3/4 e 1/2, a de 18.ooo 14.00 mts pode manter a bitola q não vai dar plobema pois até 15.00 mts a maquina funciuona bem.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por mad-max-road Ver Post
            sera que vou ter que fazer carga de oleo, algum sabe como, e que quantidade?
            mad ...te aconselho a não intervir ou intervir o minimo possível na sua instalação ou seja o que estiver dentro do manual...tenho um pequena empresa familiar que herdei de meu pai e tios ..são 54 anos de estrada ..já tá na terceira geração ...de refrigeração tenho 31 anos ..de split já vai pra 18 anos split inverter já são 8 anos de instalação

            condicionador pra te citar um exemplo não muito bom é igual carro ...cada um tem uma capacidade limite de "carga" se vc colocar 1 tonelada num carro que carrega ou sua "TARA" é pra 700 kilos ele vai carregar ..mas forçando tudo ..com menos economia ...diminui a vida útil etc...a grosso modo condicionador é a mesma coisa ..ele tem uma capacidade de deslocamento de carga limite se vc ultrapassar essa carga ele vai operar ...mas a que custo????

            tudo tem que ser feito dentro das especificações e normas ..esses fixos ou on/off alguns aceitam no máximo 10 metros de comprimento de linha linear...depois disso não adianta acrescentar mais gas ...não quero entrar em detalhes tecnicos ..e meu interesse não é mostrar conhecimento tecnico ou "experiencia" não sou melhor que ninguém...tô aqui aprendendo com os colegas .com qualquer um..o certo é vc agendar uma visita tecnica de um tecnico instalador conhecido ou de comprovada competencia ..pra te orientar no local da sua instalação ...e te orientar qual seria a melhor solução pra sua instalação ..e depois de tudo discutido,planejado, e vc partir pra instalação em si, e depois de tudo pronto ,instalação entregue, vc dar o retorno pra nós pra que fique registrado sua instalação para pesquisa e orientação pra mim e os colegas , ,a solução que vc´s deram pra ela,a marca escolhida .o por que,quais foram suas impressões ,negociação,expectativas ,tanto na pré instalação ,o durante e o depois se possível com fotos ..e por fim senão for pedir muito "O CONSUMO" boa sorte ..um grande abraço jairo
            Last edited by jairo bertoni; 25/12/12, 11:48.

            Comment


            • #7
              jha, encomendei os materiais, como o amigo valcelio, depois de pronto a obra posto para ver como ficou,vou aumentar a tubulaçao.o proprietario nao quer pegar inverter.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por mad-max-road Ver Post
                jha, encomendei os materiais, como o amigo valcelio, depois de pronto a obra posto para ver como ficou,vou aumentar a tubulaçao.o proprietario nao quer pegar inverter.
                então vc é instalador ????....eu só meio chato....eu declinaria de instalar ..se o cliente não quer inverter eu também não instalo se estiver fora das especificações ...depois se não der certo e se vc não contar com um laudo tecnico assinado por vc e ele em que vc orientou o cliente que as distancias das linhas frigorígenas estavam acima do que pede o fabricante para aquele tipo e modelo de condicionador.e para aquela situação específica da instalação do cliente o modelo indicado e compatível é para condiconadores do tipo inverter,etc..mas que o cliente optou por arriscar de correr o risco de se instalar condicionadores fora das especificações tecnicas de instalação etc..por ele depois de orientado não querer instalar condicionadores compatíveis com as distancias lineares,desníveis,curvas ,etc o instalador ou empresa fulana de tal se exime por qualquer responsabilidade de falhas tecnicas ou de operação e rendimento que venham a ocorrer..99.99% quando chego com esse laudo tecnico desiste de fazer "KaKa" na instalação e faz um esforço ou compra o condicionador compatível ..vc tem que lembrar que se der algum BO ele pode negar de pé junto que não sabia de nada e que vc é o responsável civil e criminalmente e vc é que tem que se virar.. vc é que entra pelo cano..o seu é que vai estar na reta ..pode até não levar a nada mas mancha a reputação...só se ele for conhecido amigo..mas mesmo assim vc corre o risco..vc tá tirando os macaquinhos das costas dele e colocando todos eles na suas costas ...pense nisso...

                eu já passei por isso e vi muita gente passar ...e tenho parceiros em obras tipo eng eletricistas,arquitetos,civil,todos ,todos ,fazem a pessoa assinar de que o acordado foi aquilo que está escrito e descrito no laudo ..alguns até reconhecem firma...

                desculpe se não for nada disso que está acontecendo e eu viajei na maionese ..e está tudo de boa e tranquilo..boa sorte não deixe de postar um grande abraço jairo
                Last edited by jairo bertoni; 26/12/12, 11:42.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por mad-max-road Ver Post
                  jha, encomendei os materiais, como o amigo valcelio, depois de pronto a obra posto para ver como ficou,vou aumentar a tubulaçao.o proprietario nao quer pegar inverter.
                  ficando assim mad max a maquina funciona bem e sem perigo de danos futuros pode acreditar .

                  Comment


                  • #10
                    e ai pessoal estou retornando para dizer que por hora, os ar ficaram muito bom, como se fosse curta a tubulaçao.agradeço a ajuda de todos.abraçao.

                    Comment


                    • #11
                      Bom dia pessoal tenho que fazer uma infra para o ar de 12000 ,minha distancia e de 18 mts devo aumentar minha tubulacao estou trabalhando com 3/8e 1/4 nas distancia de 10mts

                      Comment

                      Working...
                      X