Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tempo vacuo sistema de ar split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tempo vacuo sistema de ar split

    Ola, gostaria de ver com voces o tempo correto de deixar a bomba de vacuo, eu tenho uma de duplo estagio de 7 cfm, em uma instalaçao normal ar de 12.000 deixo de 30 a 40 minutos.gostaria de ver se é nescessario este tempo.

  • #2
    Boa noite o ideal é fazer o vácuo utilizando o vacuometro pois este sim vai acusar o vácuo correto não sendo por tempo e sim por vácuo dentro de especificação de manual.

    Comment


    • #3
      O procedimento correto de vácuo e obter 29,99in/Hg no sistema, quando o vacuômetro atingir este valor, a evacuação esta completa

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Zerograu Ver Post
        O procedimento correto de vácuo e obter 29,99in/Hg no sistema, quando o vacuômetro atingir este valor, a evacuação esta completa
        O correto mesmo é o vácuo ficar entre 300 e 500 microns. Segue a dica de um dos melhores vacuometros: BluVac
        http://www.accutools.com/product/blu...l-vacuum-gauge

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
          O correto mesmo é o vácuo ficar entre 300 e 500 microns. Segue a dica de um dos melhores vacuometros: BluVac
          http://www.accutools.com/product/blu...l-vacuum-gauge
          Aproveitando o tópico... gostaria de tirar algumas dúvidas. Antes, vou contar um pouco de história para contextualizar.

          Eu tinha um split York instalado em um quarto que eu não utilizava, e tinha um outro quarto que precisava de ar condicionado... não queria pagar caro para trocarem o aparelho de quarto, foi quando comecei a ler e me interessar pela instalação de splits.

          Isso foi mais ou menos no meio do ano passado. Acabei comprando alguns equipamentos que julguei essenciais para fazer a transferencia do aparelho de forma correta: Cortador de tubos, flangeador de tubos, bomba de vávuo duplo estágio e conjunto manifold. Não comprei o vacuômetro. Considerei que fazer vácuo por tempo suficiente daria para garantir que foi bem feito (deixei 45 minutos).

          Mas o que mais me gerou dúvida foi a respeito do teste de estanqueidade. Tudo que li na internet e nos foruns é que se utiliza nitrogênio para o teste. Mas aí a brincadeira já ficaria cara demais pra mim.
          Resolvi testar a estanqueidade com o próprio manifold, pois ele marca (imagino que sem precisão), pressões negativas (vácuo). Desliguei a bomba, fiquei observando o manifold e vi que a pressão continuava negativa, embora menos negativa. Já li nos foruns que as mangueiras do manifold são permeáveis, o que impede do vácuo ser feito corretamente, procede?

          Abri as válvulas e o teste da espuma de sabão me mostrou um pequeno vazamento na flange. Apertei a porca mais um pouco e o vazamento parou. E tudo está ok desde então!

          Agora no começo do ano vou para outro apto, e pretendo instalar cerca de 4 aparelhos splits lá.

          Minha pergunta agora é a seguinte: vale a pela investir em mais equipamentos?

          - Torquimetro para apertar corretamente as porcas - vale a pena?
          - Vacuômetro é realmente essencial? Um analógico mais barato resolve?
          - Vale a pena comprar outro flangeador, desta vez excentrico?
          - Recomendam outro equipamento que não tenha lembrado?

          Abraços

          Fernando

          Comment


          • #6
            Fernando,

            Vc ja' foi mais longe do que a maioria dos instaladores! A maioria, infelizmente, nao faz vacuo. Portanto, te dou os meus Parabens! Vc esta no caminho certo.

            Vamos as perguntas:

            1) ... Não comprei o vacuômetro. Considerei que fazer vácuo por tempo suficiente daria para garantir que foi bem feito (deixei 45 minutos).

            -> Garantir, nao garante nao. Mas 45 minutos e' um tempo muito bom. E' muito provavel que vc tenha feito um bom vacuo, ainda mais considerando-se que os equipamentos eram novos.

            A minha - curtissima - experiencia, mostrou que 15 minutos nao e' suficiente, mesmo com equipamentos novos. A partir de 30 minutos foi possivel obter vacuo abaixo de 500 microns.
            Mas para ter certeza, e' necessario o vacuometro, pois podem existir outras variaveis (p. ex: bomba de vacuo, manifold, mangueira, conectores) com problemas.

            2) Mas o que mais me gerou dúvida foi a respeito do teste de estanqueidade. Tudo que li na internet e nos foruns é que se utiliza nitrogênio para o teste. Mas aí a brincadeira já ficaria cara demais pra mim.

            -> De fato, o teste de estanqueidade deve ser feito com nitrogenio, que e' um gas muito mais barato que o R410A. Apenas o refrigerante R410A custa (R$ 530,00) quase o preço do cilindro de nitrogenio + regulador de pressao + 1 m3 de nitrogenio (aprox. R$ 600,00). E se for necessario dar uma carga de refrigerante ainda e' necessario comprar uma balança eletronica (R$ 580,00)

            Uma opçao mais economica e' alugar um cilindro de nitrogenio (R$ 30,00 / mes + R$ 40,00 / m3 de gas).

            3) Resolvi testar a estanqueidade com o próprio manifold, pois ele marca (imagino que sem precisão), pressões negativas (vácuo). Desliguei a bomba, fiquei observando o manifold e vi que a pressão continuava negativa, embora menos negativa. Já li nos foruns que as mangueiras do manifold são permeáveis, o que impede do vácuo ser feito corretamente, procede?

            -> O teste de estanqueidade ate pode ser feito com o proprio manifold, mas so vai detectar grandes vazamentos. Para um pequeno vazamento ser detectavel no manifold e' recomendavel um teste de 24 horas. E e' justamente aqui que temos um problema: a mangueira do manifold e' permeavel.

            4) Agora no começo do ano vou para outro apto, e pretendo instalar cerca de 4 aparelhos splits lá.
            Minha pergunta agora é a seguinte: vale a pela investir em mais equipamentos?

            Eu sou altamente suspeito para responder esta pergunta, mas se vc nao quer gastar muito, alugue um cilindro de nitrogenio. Um teste de estanqueidade com nitrogenio, por um periodo de - no minimo - 24 horas, vai mostrar se as porcas estao pouco apertadas, MAS nao vai mostrar se foram apertadas em excesso...

            Um outro produto que eu tambem usei foi um selante (especifico para o R410A) nos flanges.
            http://refrigtech.com/Product/Sealan...ylog_blue.html

            Eduardo

            Comment


            • #7
              Eduardo, muito obrigado pela resposta completa. Vou abusar um pouco mais da sua boa vontade:

              1. Vou comprar um vacuômetro, mas existem desde 50 reais até 300 dólares. Se não me engano, foi você que comprou um vacuômetro bluevac, correto? Não posso comprar um tão caro, minha pergunta é: um analógico, simples, me atende? Considerando que vou instalar somente os meus aparelhos?
              2. Você é do Rio tb. Conhece algum lugar que aluga cilindro de nitrogênio? Quantos m3 de gás se gastaria por teste?
              3. Você diz que o teste de estanqueidade deve ser feito por 24hs. Neste caso, pressuriza-se a linha, fecha-se o cilindro e monitora-se a pressão depois de 24hs? Ela deve ser exatamente a mesma? Neste caso, a mangueira ser permeável não pode dar o mesmo problema do vácuo?
              4. E quanto ao flangeador excentrico, acha que é bem melhor que o comum?
              5. Você comprou o selante naquele site gringo? Pagou quanto?

              Novamente, muito obrigado, abraço

              Fernando

              Comment


              • #8
                Fernando,

                Vamos as perguntas:

                1. Vou comprar um vacuômetro... um analógico, simples, me atende?
                -> E' muito melhor do que usar somente o manifold, mas antes de comprar veja como coloca-lo no circuito. O ideal e' que fique o mais proximo possivel da valvula de serviço. Procure saber se vai ser necessario usar algum adaptador ou conexao.

                2. Conhece algum lugar que aluga cilindro de nitrogênio? Quantos m3 de gás se gastaria por teste?
                -> White Martins, mas o preço de R$ 30,00 e' (nao tenho certeza) na Air Liquid. Nao se dizer se eles tambem alugam o regulador de pressao e a mangueira.
                Um cilindro de 7 litros (= 1 m3 de gas) deve ser suficiente para instalar os 4 aparelhos de ar condicionado.

                3. Você diz que o teste de estanqueidade deve ser feito por 24hs. Neste caso, pressuriza-se a linha, fecha-se o cilindro e monitora-se a pressão depois de 24hs? Ela deve ser exatamente a mesma? Neste caso, a mangueira ser permeável não pode dar o mesmo problema do vácuo?

                -> O manifold ficou conectado durante 45 horas e durante este periodo de vez em quando eu observava a pressao. Note que apenas o manifold ficou instalado. O cilindro de nitrogenio foi guardado. Confesso que fiquei um pouco receoso de deixar o manifold ao relento. Depois de 45 horas a pressao estava exatamente a mesma: 130 psi.
                A mangueira do manifold e' permeavel somente ao vacuo, ela nao e' permeavel a pressao. Estranho nao? Tambem acho...

                4. E quanto ao flangeador excentrico, acha que é bem melhor que o comum?
                -> Nao tem comparaçao! E' muito melhor.

                5. Você comprou o selante naquele site gringo? Pagou quanto?

                -> Nao. O site citado anteriormente e' do fabricante do produto. Comprei neste site:
                http://www.centurytool.net/RT201B_Re...E_p/rt201b.htm

                Minha opiniao:

                Como ja citei em uma mensagem anterior, vc ja esta fazendo uma coisa que a maioria dos instaladores de split nao faz: Vacuo!
                Acredito que grande parte dos que fazem vacuo, fazem exatamente como vc fez - sem usar vacuometro. E' o procedimento de vacuo descrito no manual de instalaçao do Fujitsu!!! Sem vacuometro, tempo de 15 minutos! E sem teste de estanqueidade. Por que? Provavelmente para diminuir o custo da instalaçao. Imagine o instalador ter que ir duas vezes no cliente para fazer uma instalaçao - o custo vai aumentar.

                Conforme fui aprendendo, tambem fiquei numa duvida cruel sobre ate' onde gastar na compra de equipamentos. Tinha decidido que nao ia usar nitrogenio. Na ultima hora, o meu lado engenheiro falou mais alto e mudei de ideia.

                E' complicado aconselhar sobre o que se deve comprar. Depende de varios fatores, alem do financeiro.

                O que eu faria nas seguintes situaçoes:

                1) A grana esta curtissima: Nao compraria mais nada. Apenas mudaria o procedimento: Nao faria o teste de estanqueidade com vacuo e manteria a bomba de vacuo ligada por 1/2 hora ou mais.

                2) O dinheiro nao esta sobrando, mas da para investir mais um pouco: Compraria a chave torquimetrica. Os apertos dos flanges de 1/4 e 3/8 sao muito diferentes. Nao da para fazer certo na base do achometro.

                3) Ainda da pra gastar mais um pouco? Flangeador excentrico! O flange nao fica apenas melhor - a ferramenta tambem regula a pressao aplicada. E' parecido com a chave torquimetrica.
                O problema sao os flangeadores excentrico xing-ling. Nao pode deixar riscos no flange.

                4) Nitrogenio (cilindro + regulador de pressao + mangueira) . Tem que ter espaço fisico disponivel para guardar o cilindro.

                5) Vacuometro digital + VCR (valve core removal tool)

                Nao comprei:

                6) Mangueira flexivel de metal para vacuo. (parece estranho, mas existe...)

                7) Detector de vazamentos (nao achei nenhum confiavel para o R410A)

                Espero ter ajudado. Qualquer duvida e' so' perguntar.

                Eduardo

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                  O correto mesmo é o vácuo ficar entre 300 e 500 microns. Segue a dica de um dos melhores vacuometros: BluVac
                  http://www.accutools.com/product/blu...l-vacuum-gauge
                  eduardo dá pra fazer um favor ????entra no htforum fala pro colega leandro 1k entrar aqui que explico pra ele como ligar o capacitor ...mande uma mp pra ele ..eles estão tirando as postagens em que vc´s falam meu nome rsrsrsrsrsrs

                  Comment


                  • #10
                    Boa noite Eduardo,este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação? outra coisa vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante e quanto ao torquímetro, onde encontro costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação desculpe a minha ignorância mais onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange. Att.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Riva Ver Post
                      Boa noite Eduardo,este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação? outra coisa vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante e quanto ao torquímetro, onde encontro costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação desculpe a minha ignorância mais onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange. Att.
                      o recurso de lubrificar as flanges e porcas com um pouco de óleo é legal pra que ao torcer as porcas o tubo não acompanhe a torção e fique fora do padrão ou quebre as flanges ..quanto á força ou esforço no torquímetro tenho a tabela da fujitsu,mas que é padrão pra outros fabricantes,amanhã posto pra vc e os colegas o eduardo também deve ter ..no torquímetro de estalo intercambiável geralmente aqui no brasil vem em kilos ou dina ...pra cada bitola de tubo e espessura tem a quantidade de kilos que vc configura no torquímetro ..nunca usei selante ..mas acredito que dá uma segurança e qualidade a mais no serviço um grande abraço jairo

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Riva Ver Post
                        Boa noite Eduardo,este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação? outra coisa vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante e quanto ao torquímetro, onde encontro costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação desculpe a minha ignorância mais onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange. Att.
                        1) este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação?
                        -> Aprendi isto no hvac-talk

                        2) vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante?
                        -> Nao sei.

                        3) quanto ao torquímetro, onde encontro?
                        Comprei esta chave torquimetrica:
                        http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181
                        Na verdade, nao consegui encontrar outra.

                        4) costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação
                        -> OK, mas nao se deve passar oleo na rosca, apenas nas faces interna e externa do flange. Ao passar oleo na rosca, o aperto sera maior que o recomendado.

                        5) onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange?
                        -> A força a ser aplicada, como o Jairo ja disse, esta no manual de instalaçao.

                        Eduardo

                        Comment


                        • #13
                          Obrigado fico no aguardo.
                          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                          o recurso de lubrificar as flanges e porcas com um pouco de óleo é legal pra que ao torcer as porcas o tubo não acompanhe a torção e fique fora do padrão ou quebre as flanges ..quanto á força ou esforço no torquímetro tenho a tabela da fujitsu,mas que é padrão pra outros fabricantes,amanhã posto pra vc e os colegas o eduardo também deve ter ..no torquímetro de estalo intercambiável geralmente aqui no brasil vem em kilos ou dina ...pra cada bitola de tubo e espessura tem a quantidade de kilos que vc configura no torquímetro ..nunca usei selante ..mas acredito que dá uma segurança e qualidade a mais no serviço um grande abraço jairo

                          Comment


                          • #14
                            Obrigado pela atenção.
                            Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                            1) este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação?
                            -> Aprendi isto no hvac-talk

                            2) vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante?
                            -> Nao sei.

                            3) quanto ao torquímetro, onde encontro?
                            Comprei esta chave torquimetrica:
                            http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181
                            Na verdade, nao consegui encontrar outra.

                            4) costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação
                            -> OK, mas nao se deve passar oleo na rosca, apenas nas faces interna e externa do flange. Ao passar oleo na rosca, o aperto sera maior que o recomendado.

                            5) onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange?
                            -> A força a ser aplicada, como o Jairo ja disse, esta no manual de instalaçao.

                            Eduardo

                            Comment


                            • #15
                              Eduardo, ajudou demais cara, muito obrigado mesmo. Seguem alguns comentários/dúvidas:

                              -> E' muito melhor do que usar somente o manifold, mas antes de comprar veja como coloca-lo no circuito. O ideal e' que fique o mais próximo possível da válvula de serviço. Procure saber se vai ser necessario usar algum adaptador ou conexao.

                              Normalmente, onde é conectado o vacuômetro? Eu sei que o manifold tem 3 entradas, uma seria para o vacuômetro? Um desses presta? http://www.congefrio.com.br/loja/vac...analogico.html

                              -> White Martins, mas o preço de R$ 30,00 e' (nao tenho certeza) na Air Liquid. Nao se dizer se eles tambem alugam o regulador de pressao e a mangueira.

                              Me explica o básico: eu imaginava que ligaria o cilindro no manifold e o manifold na válvula de serviço. Pressurizaria o sistema até um valor X. Fecharia a entrada do manifold, desconectaria o cilindro e deixaria assim por 24hs para ver se a pressão abaixa. Só com o manifold (e suas mangueiras) não dá pra fazer isso? Pra que serve o regulador de pressão e a mangueira?

                              -> O dinheiro nao esta sobrando, mas da para investir mais um pouco: Compraria a chave torquimetrica. Os apertos dos flanges de 1/4 e 3/8 sao muito diferentes. Nao da para fazer certo na base do achometro.

                              Sobre o torquímetro: procurei e procurei na internet mas não consegui tirar uma dúvida básica que eu tenho sobre esta ferramenta: o torquímetro é só o medidor de torque, que pode ser acoplado em qualquer tipo de ponta, ou seja, fenda, philips, boca, etc, ou já é uma ferramenta específica com o medidor de torque? Ou seja, eu compro uma chave de boca com torquímetro? Por exemplo, este aqui: http://www.lojadomecanico.com.br/pro...-estalo-14-pol eu conseguiria colocar uma chave de boca nele para apertar os flanges?


                              Agora, uma curiosidade: vi que vc comprou muito equipamento de primeira, pesquisou muito sobre refrigeração.... e instalou 1 aparelho, é isso mesmo? Tenho certeza que a instalação ficou ótima, mas não ficaria mais em conta pra vc pagar alguém pra instalar? Ou está pensando em começar a fazer disso um trabalho? rs

                              Abraço!

                              Ferrnando

                              Comment

                              Working...
                              X