PDA

Ver Versão Completa : Quanto custa a instalação?

Compra Facil - Split 9000 Quente / Frio Inverter - Samsung

WebArCondicionado
22-12-2011, 04:24 PM
Qual a média de preço da instalação de um ar split na sua cidade/região?

Diego Clima Electric
26-12-2011, 10:06 AM
Aqui em Santa Caratina Litoral, o valor médio de uma instalação é R$ 300,00 mas tudo depende. Este valor é para até 1 metro de tubulação. Mas na nossa região, este tipo de mão-de-obra está bagunçada. Tem até pedreiro instalando e cobrando R$ 150,00. É brincadeira!!!

Salvador Fraga
29-12-2011, 04:38 PM
Enquanto não houver uma campanha por parte dos fabricantes, de maneiras a que o consumidor tenha subsídios para diferenciar instaladores, ferramentas e materiais, teremos a concorrência desleal de quem, não tendo conhecimento de mecânica de refrigeração, acredita que a responsabilidade é a mesma na conexão da rede de tubos de cobre para água quente. Pressão de gás, parede de tubo, vácuo, flange e isolação térmica passam a ser apenas preocupações de quem tem responsabilidade com a instalação, seus usuários e com o condicionador de ar, e quem tem esta consciência sabe que não tem como cobrar R$ 150,00. Saudades do tempo em que o consumidor acreditava que se não instalasse com credenciado perderia a garantia!

Diego Clima Electric
29-12-2011, 04:43 PM
Enquanto não houver uma campanha por parte dos fabricantes, de maneiras a que o consumidor tenha subsídios para diferenciar instaladores, ferramentas e materiais, teremos a concorrência desleal de quem, não tendo conhecimento de mecânica de refrigeração, acredita que a responsabilidade é a mesma na conexão da rede de tubos de cobre para água quente. Pressão de gás, parede de tubo, vácuo, flange e isolação térmica passam a ser apenas preocupações de quem tem responsabilidade com a instalação, seus usuários e com o condicionador de ar, e quem tem esta consciência sabe que não tem como cobrar R$ 150,00. Saudades do tempo em que o consumidor acreditava que se não instalasse com credenciado perderia a garantia!

É verdade Salvador.
Concordo com você no quesito do Fabricante. Tem que existir esta campanha!
É muita Inconsciência por aí..

Abraço.

Marcelo Soares Calçada
05-01-2012, 05:52 PM
Bom, aqui no Rio de Janeiro ainda consigo cobrar 350,00 de MO para instalação de split, sendo até 12.000 btus. Acima disso ainda consigo cobrar a quantia de MO de 450,00. Como compro o material em grande quantidade (mantenho um estoque razoável de material para split), consigo convencer o cliente a comprar o material comigo, sendo assim, o cliente só paga realmente o que se gasta, não havendo exageros em relação à orçamentos de material.

Só uma observação, o amigo lá em cima, mencionou que cobra 300,00 para instalar split com um metro de tubo?! Mas a distância segura para não haver reverberação na unidade interna não seria de no mínimo 2 metros?

Diego Clima Electric
11-01-2012, 04:22 PM
Bom, aqui no Rio de Janeiro ainda consigo cobrar 350,00 de MO para instalação de split, sendo até 12.000 btus. Acima disso ainda consigo cobrar a quantia de MO de 450,00. Como compro o material em grande quantidade (mantenho um estoque razoável de material para split), consigo convencer o cliente a comprar o material comigo, sendo assim, o cliente só paga realmente o que se gasta, não havendo exageros em relação à orçamentos de material.

Só uma observação, o amigo lá em cima, mencionou que cobra 300,00 para instalar split com um metro de tubo?! Mas a distância segura para não haver reverberação na unidade interna não seria de no mínimo 2 metros?

----------

Poisé Marcelo. Eis a questão que todo mundo pergunta.
Existem manuais que pedem no mínimo 2 metros de tubulação, outros 3 metros. Aqui na nossa região, se tornou uma pratica comum fazer as instalações neste tipo (1 metro).
Concordo com você que 2, 3 metros é uma distância segura para não existir reverberação na unidade interna.
Eu por exemplo, já instalei Maquinas com 1 metro de tubulação à 2, 3 anos atraz e nunca deu se quer um problema. Nem ruidos internos não tem. Funciona redondinho!
Respeitando a quantidade mínima de Fluído Refrigerante no Sistema atravéz do peso e manômetro, não jogando Gás na atmosfera, está tranquilo.
Sem contar que esteticamente fica mais bonito sem aquela tubulação aparecendo.

Forte abraço.

sulfrio_daniel
14-03-2012, 11:04 PM
Concordo em parte com o que foi colocado pelos amigos aí de cima , aqui em Novo Hamburgo , tenho oficina a 15 anos e instalo Splits desde que surgiram por aqui , os valores que estamos cobrando ao meu ver é baixo , pois aqui temos o costume de vender a mão de obra e material junto em um único orçamento. Os preços por aqui variam entre R$ 280,00 para 7/9.000 , 300,00 para 12.000 e 380,00 18.000 e para as maiores como 24/30.000 cobramos R$ 500,00 para até 3 mts de linha . Nosso trabalho é técnico , especializado , deveria ser mais valorizado . Existem picaretas cobrando R$ 190,00 pra instalar as pequenas com material e tudo , esses estão pagando pra trabalhar e tirando o nosso serviço. Quanto as empresas buscarem uma maior fiscalização mediante os instaladores , acredito que seria legal um cadastramento junto as empresas com critérios de avaliação de qualificação para execução das instalações destes equipamentos não tendo necessidade de ser uma prstadora autorizada e sim qualificada , e poderia haver inclusive uma padronização dos valores cobrados , isso seria bem legal.

skinkas
19-03-2012, 05:07 PM
Aqui na região de Campinas e Piracicaba a coisa pega feio, concorrencia desleal, acredito que tem gente morrendo de fome, infelizmente, mas, preço justo gira em torno de trezentos e cinquenta, é o valor que eu cobro e já perdi por não tirar dez por cento, tem firmas com representação cobrando quatrocentos e cinquenta, e também temos além de pedreiro outros que por cento e vinte faz funcionar redondinho, a realidade é que se dane quem pagou e o futuro dirá o quanto custa essa economia, conheci esses dias atras um individuo com certo destaque nesta cidade, que dito por sua própria boca que nunca usou vácuo nem tao pouco mediu pressão, temperatura ou qualquer coisa, congelou ponho gás e o contrário fica como está!!!
Será lorota do mesmo?

Gabi Marschner Muller
27-03-2012, 09:13 PM
Daniel, já que conheces nosso inverno, diga-me o seguinte, estou querendo comprar um split, mas para aquecer, pretendo instalar no subtelhado, onde normalmente o ambiente já é mais quente pois o forro fica preso próximo ao telhado, o espaço é de mais ou menos 28m², com sol o dia todo... quantos btus vc indica? Lembrando para aquecer... pois Canela é um geloooo. Obrigada. Podes passar teu orçamento para instalação também.

luiz arcondicionados
12-04-2012, 07:38 PM
luiz arcondicionado aqui no interiorda bahia a istalacao custa em media 250,00 reais com 3 metro de tubulacao com suporte , com certeza os precos da aqui estao muitos defazados.

Gilmar Nascimento
31-08-2012, 10:40 AM
Prezados senhores, tenho visto que muitos instaladores cobram aqui no RJ, os valores de R$450,00 a R$600,00, esse valor pelo que entendo é somente para o vácuo no sistema e colocação de gás no sistema. Esse valor é valido quando o aparelho esta próximo a janela.
Porém existe muito casos, em que o instalador tem a necessidade de vazar varias paredes e gesso e depois de tudo recompor o ambiente como estava antes. Neste caso o valor acaba fugindo o conceito de R$600,00 .

Riva
25-09-2012, 07:45 PM
Pedreiro instalando split a culpa não é dele e sim de quem contrata mão de obra desqualificada e depois quer cobrar qualidade.

Riva
25-09-2012, 07:51 PM
Boa noite sou novo no fórum mas vc quiz dizer 350 de mão de obra e material por conta do cliente?

Arisclene Marques
05-10-2012, 09:55 PM
Gente aqui em Goias a realidade é bem diferente!tem muito instalador aqui que tem 2 preços!250 com tubo de cobre e 150 com tubo de aluminio,com até 5 mt de tubulação!Tem muita gente porca por aqui que vai instalar um ar e vai só com o matérial e uma furadeira e só! Não se preocupa em fazer vácuo verificar temperatura, pressão e outros!

ALTAIR
12-11-2012, 09:00 AM
aqui na região metropolitana de Porto Alegre é cobrado em media R$340,00 até 2 mts de tubos e não baixo o preço por nada.

onildo
26-11-2012, 02:27 PM
luiz arcondicionado aqui no interiorda bahia a istalacao custa em media 250,00 reais com 3 metro de tubulacao com suporte , com certeza os precos da aqui estao muitos defazados.

luis aqui em guajará mirim interior de Rondonia tem peão instalando por 100,00 reais nos que somos assistente tecnico de algumas marcas ficamos sem saber o que fazer
e dificil eu não instalo pois tenho que valorizar meu tabralho

estou com 2 dois aparelhos que queimou o compressor mas foi devido variação eletrica e preciso de um laudo ou parecer tecnico se voce ou alguem poder me ajudar eu agradeço

Pierrotti
28-11-2012, 12:15 AM
Boa noite caros colegas, porque não montamos uma bela para ficar um coisa padrão,vejamos abaixo como ficaria:

MG mão de obra metros de tubulação linha de sução mm2 linha de liquido mm2

ok 250,00 05 metros 3/4 1/2

SP 300,00 06 metros 3/4 1/2

Assim por diante isso é somente uma ideia geral, partir dai vcs podem fazer as modificações necessárias abrs

Silvana
29-11-2012, 03:49 PM
Marcelo você é de qual localidade no Rio, pois acabei de comprar um ar Split 9000 Inverter e estou precisando de um instalador em que posso confiar, pois já li tanta coisa que me amedronta, lembrando que o ar deve chegar semana que vem.
Grata
meu email
silvanasilsouza@gmail.com

Silvana

Silvana
29-11-2012, 03:52 PM
Marcelo esse valor é apenas MO e o material chega em torno de quanto?

Silvana

Margnet Rangel
07-12-2012, 04:05 AM
Olá, Marcelo
Você poderia me informar se é possível instalar a máquina do Split naquele espaço que é reservado para os ares de janela? O vão para este fim, abaixo da janela do meu quarto mede 1,40 de comprimento x 0.40 de profundidade x 0,60 de altura. Estas medidas estão entre duas placas de concreto que, acredito irá suportar o peso do equipamento e, protegê-lo na parte de cima. Pretendo adquirir um Aparelho da Marca Consul frio/quente 12.000 BTUs. Sou-lhe grata pela informação que puder me prestar. Abraços,

Margnet Rangel
07-12-2012, 04:14 AM
Concordo com você. Estou pesquisando o aparelho mais adequado para mim. Tenciono comprar um frio/quente de 12.000 BTUs da Consul. Também moro no Rio e, assim como você fico preocupadíssima com certos "profissionais". Caso já tenha tratado com o Marcelo, informe quanto a qualidade do serviço de instalação. Grata, Margnet (margnetra@yahoo.com.br)

Riva
07-12-2012, 02:52 PM
Boa tarde magnet,não sei qual seria a sua necessidade mais como aqui no rio de janeiro quase não temos inverno a compra de equipamento quente frio alem de ser mais caro tem partes que por não serem usadas habitualmente podem acabar apresentando defeito por exemplo pra que um carro com tração nas quatro rodas se vc não vai colocar ele nas dunas é só uma opinião, quanto ao local para colocar a unidade condensador não é aconselhável que a unidade fique totalmente escondida pois vai acabar prejudicando a troca de calor,boa sorte.

CJSPLIT
23-12-2012, 05:04 PM
Bom Natal e Prospero Ano Novo a todos do Forum Web ar

Deisepim
27-12-2012, 09:57 PM
Boa noite caros.
Estou quase feixando a compra de um split de 9000 BTU's. Como vou fazer a compra on-line, fiquei praticamente sem informações sobre a instalação, já sabia que precisava pois trabalhei em home center.
Resumindo...
Alguém aqui faz instalação em São Paulo (capital)?
Ja vi na tabela aqui mais ou menos o preço, mas gostaria de uma boa empresa que instale pra mim, já que não conheço ninguém.

jairo bertoni
27-12-2012, 10:58 PM
Boa noite caros.
Estou quase feixando a compra de um split de 9000 BTU's. Como vou fazer a compra on-line, fiquei praticamente sem informações sobre a instalação, já sabia que precisava pois trabalhei em home center.
Resumindo...
Ja vi na tabela aqui mais ou menos o preço, mas gostaria de uma boa empresa que instale pra mim, já que não conheço ninguém.

ligue 011 3352 6919 fale com o rafael leal .retorne pra gente sua pesquisa ..e se der certo o nome da empresa instalador e a instalação qual o modelo excolhido o que que vc achou usa impressões ,prós e contras se possível com fotos ..e depois se não for pedir muito o consumo boa sorte

Cícero Freitas
29-12-2012, 06:55 PM
Boa noite caros.
Resumindo...
Caro amigo, caso ainda não tenha fechado negócio com ninguém, eu sou técnico instalador e faço serviços em toda a Grande São Paulo.
Se precisar de um orçamento, ligue (11)2704-1999 ou (11)95268-8610, falar com Cícero.
Conheça também o nosso site para saber um pouco da nossa empresa: http://www.technoclima.com.br
Um abraço!

Diego Berri
07-01-2013, 03:40 AM
Vc disse tudo Diego o valor certo é este mesmo, mas como vc disse o povo quer saber de pagar barato, e acabam contratando qualquer pessoa para fazer o serviço o que acaba acarretando futuramente em dor de cabeça para o cliente.

marcelo
10-01-2013, 02:19 PM
Aqui na região de Campinas e Piracicaba a coisa pega feio, concorrencia desleal, acredito que tem gente morrendo de fome, infelizmente, mas, preço justo gira em torno de trezentos e cinquenta, é o valor que eu cobro e já perdi por não tirar dez por cento, tem firmas com representação cobrando quatrocentos e cinquenta, e também temos além de pedreiro outros que por cento e vinte faz funcionar redondinho, a realidade é que se dane quem pagou e o futuro dirá o quanto custa essa economia, conheci esses dias atras um individuo com certo destaque nesta cidade, que dito por sua própria boca que nunca usou vácuo nem tao pouco mediu pressão, temperatura ou qualquer coisa, congelou ponho gás e o contrário fica como está!!!
Será lorota do mesmo?

boa tarde tenho lido os comentários e estou a procura de informações de como testar as placas de ar cond. split se o amigo puder me ajudar fico grato skinkas

pimentel
17-01-2013, 01:07 AM
aqui no rio de janeiro a média dos preços está em 400,00,porém há casos em que dá para fazer por 300,00 só a mão de obra,material cobrado à parte.o perigo são os curiosos que avacalham com o mercado,fiz curso no SENAI,investi e me vejo concorrendo com os picaretas que cobram barato sem dar garantias de um bom serviço.

jairo bertoni
17-01-2013, 10:13 PM
aqui no rio de janeiro a média dos preços está em 400,00,porém há casos em que dá para fazer por 300,00 só a mão de obra,material cobrado à parte.o perigo são os curiosos que avacalham com o mercado,fiz curso no SENAI,investi e me vejo concorrendo com os picaretas que cobram barato sem dar garantias de um bom serviço.

parabéns pelo post!! extremamente claro e conciso...falou pouco mad falou tudo ..um grande abraço ..apareçamais vezes ..dá uma força ...jairo

Riva
19-01-2013, 12:12 AM
Em que senai vc fez curso?

Ednaldo
01-03-2013, 12:14 PM
ola pessoal, sou de Tubarão - SC, aqui o preço é de R$ 250,00 a 300, mas tem os morto de fome que mal sabem fazer um flange cobrando R$ 150,00 a 200,00, mas ja fiquei sabendo que tem um na regão que andava cobrando R$ 80,00, bom calculando o valor da tubulação, suporte, fita, esponjoso, cabo pp, gasolina, desgaste de ferramentas, possivel retorno de garantia, o cara esta pagando para trabalhar, na pior das epoteses, ele ganha R$ 20 reais, oque me irrita, é o idiota que compra um equipamento por mais de R$ 1.000,00 mendigar instalação e da para um cara deste so para ter antagens, olha eu adoro quendo me chamam por ter dado defeito, ou vazamento de gas, pois cobro R$ 150,00 por uma carga de gaz, não importando a quantidade que vai. mas a culpa disto, é da montadoras de ar, que ficam dando vez somente as autorizadas e não qualificando instaladores.

Eduardo7
01-03-2013, 01:46 PM
... tem um na regão que andava cobrando R$ 80,00, ...

Vejo duas possibilidades para este caso:

1) O material é roubado da empresa na qual ele trabalha.

2) O sujeito é "experto" - cobra absurdamente barato para ganhar o cliente e depois recupera o prejuizo para consertar os problemas (vazamento, estrangulamento da linha, falta de refrigerante, etc) que ele mesmo vai deixar, de propósito, para serem "consertados" depois de duas ou três visitas.

Air Planet
13-03-2013, 06:21 PM
Concordo em tudo o que disse Salvador, o negócio de instalação de ar condicionado, virou bagunça, hoje em dia. O que mais assombra é esses cursos relâmpago, que formam instaladores em 1 mês. E detalhe, esses cursos são dados sem autorização por próprios instaladores, que na maioria das vezes, não tem tanta competencia.

http://airplanetsplit.com.br

Energy
10-04-2013, 05:04 AM
Bom pessoal, instalador profissional que se presa que investiu em estudos e investiu em ferramentas principalmente na famosa BOMBA DE VACUO, que usa e sabe muito bem o mal que causa ao compressor e quem NÃO faz vacuo, esse profissional tem que manter o preço correto os demais picaretas afim não se preocupem porque a mau instalação deles é que vai garantir o futuro dos bons profissionais com muito serviço e manutenção para realizar, que já está acontecendo só mes passado troquei 08 compressor que queimou por má instalação mais as limpezas e instalações do dia a dia.Custo da instalação com material até dois metros de tubulação de cobre 400,00 ar de 7000/9000 e de 12000 até dois metros 450,00 e de 18000 - 500,00 acima de 22000 - 650,00 e acima de 30000 BTU's 750,00 - Ar condicionado com R-22 e se for o inverter o valor muda. ok

Wagner
10-04-2013, 11:01 AM
Me desculpe o pitaco Energy, mas me permita uma pequena observação. Segundo o manual de instalação da maioria dos fabricantes de aparelhos split, quiça todos, o comprimento da tubulação de interligação das unidades deve ser de no mínimo 3 m, apesar de que muitas instalações serem feitas sem respeitarem tal recomendação dos fabricantes e até mesmo serem feitas com menos de 2 m de comprimento dos tubos.
Abraço.

andre babynton
10-04-2013, 02:08 PM
bulação de cobre 400,00 ar de 7000/9000 e de 12000 até dois metros 450,00 e de 18000 - 500,00 acima de 22000 - 650,00 e acima de 30000 BTU's 750,00 - Ar condicionado com R-22 e se for o inverter o valor muda. ok

por que inverter mais caro se é o mesmo procedimento??????

lourival
10-04-2013, 11:25 PM
estou de preno acordo com os colegas ai em cima quando disem que estao defasando os preços da instalaçao um bando de amadores que se disem instaladores mais nao entende nada sao apenas pendurador de ar na parede nem tem as feramentas para efetuar o seviço um par de chave um frangeador e quando se fala em superaquesimento eles nao sabe do que vc esta falando e quando pergunta vc fas o vacuo? eles responde nao presisa faser o vaso e bobagem nao sabem o que fasem e concordo com salvatore no quisito dos fabricante
pra concluir aqui em criciuma sc costumo cobrar entre R$ 250,00 e R$ 300,00 com 1 metro de tubo

lourival
10-04-2013, 11:36 PM
concordo com andre porque inverte mais caro se a instalaçao e igual a da ar com gas r22? se vc falar de uma carga de gas ai concordo porque r410a o preço e maior em relaçao ao r22 concorda? abraços

lourival
10-04-2013, 11:37 PM
estou de preno acordo com os colegas ai em cima quando disem que estao defasando os preços da instalaçao um bando de amadores que se disem instaladores mais nao entende nada sao apenas pendurado de ar na parede nem tem as feramentas para efetuar o seviço um par de chave um frangeador e quando se fala em superaquesimento eles nao sabe do que vc esta falando e quando pergunta vc fas o vacuo? eles responde nao presisa faser o vaso e bobagem nao sabem o que fasem e concordo com salvatore no quisito dos fabricante
pra concluir aqui em criciuma sc costumo cobrar entre R$ 250,00 e R$ 300,00 com 1 metro de tubo

andre babynton
10-04-2013, 11:38 PM
llourival esse tb é a media aqui em cassilandia e tb temos que comcorrer com muitos picaretas

naum sou autorizado mais tb fiz cursos inclusive em janeiro fiz com o arnoldo do arnoldo cursos ele é o cara

lourival
10-04-2013, 11:51 PM
andre sou novo no remo de intalaçao e manutençao de ar faz trez anos que trabalho com refrigeraçao mais fiz o curso com um engenheiro de refrigeraçao o cara entende tudo tanto na teoria quanto na pratica

lourival
10-04-2013, 11:56 PM
andre sou novo no remo de intalaçao e manutençao de ar faz trez anos que trabalho com refrigeraçao mais fiz o curso com um engenheiro de refrigeraçao o cara entende tudo tanto na teoria quanto na pratica

lourival
11-04-2013, 12:08 AM
estou de preno acordo com os colegas ai em cima quando dizem que estao defasando os preços da instalaçao um bando de amadores que se dizem instaladores mais nao entende nada sao apenas pendurador de ar na parede nem tem as ferramentas para efetuar o seviço um par de chave um flangeador e quando se fala em superaquecimento eles nao sabe do que vc esta falando e quando pergunta vc fas o vacuo? eles respondem nao presisa faser o vaso e bobagem nao sabem o que fasem e concordo com salvatore no quisito dos fabricante

Riva
11-04-2013, 02:40 PM
Boa tarde quanto deve ser em média a instalação de um split de 30k Gree a uma distância de seis metros sendo q vai ser necessário a instalação de bomba de dreno pois onde se imagina a instalação ñ é possível colocar dreno direto a tubulação vai passar por cima de forro de gesso e a condensadora vai ficar a uns dois metros do chão em suporte fixado por chumbadores a parede,grato pela atenção de todos.

Energy
11-04-2013, 02:55 PM
por que inverter mais caro se é o mesmo procedimento??????

Por que no Inveter o cuidado é muito maior, a pressão é bem maior a tubulação é mais grossa o gas é mais caro e bem mais caro TEM QUE TER O TERRAMENTO por causa do inversor de frequencia, tem que usar outro manifold um só para R-22 e outro só para R-410a por que um gas pode contaminar o outro e danificar o compressor e sem falar que o compressor do R-410a também é mais caro do que o R-22 enfim varios cuidados que muita gente NÃO ta levando em conta infelizmente. Prejudicado é o consumidor

Energy
11-04-2013, 03:00 PM
Boa tarde quanto deve ser em média a instalação de um split de 30k Gree a uma distância de seis metros sendo q vai ser necessário a instalação de bomba de dreno pois onde se imagina a instalação ñ é possível colocar dreno direto a tubulação vai passar por cima de forro de gesso e a condensadora vai ficar a uns dois metros do chão em suporte fixado por chumbadores a parede,grato pela atenção de todos.

Boa tarde Riva, no teu caso eu cobraria em torno de R$ 850,00 a R$ 950,00

Riva
11-04-2013, 03:14 PM
Obrigado era mais ou menos isso q tinha em mente na verdade ainda verei as condições de instalação pois existe casos q o cliente quer q vc seja alpinista e em primeiro lugar vem a segurança obrigado.

andre babynton
11-04-2013, 03:25 PM
riva é hi-wall ou piso/teto?

Riva
11-04-2013, 04:02 PM
Boa tarde é hi-wall.
riva é hi-wall ou piso/teto?

Wagner
12-04-2013, 11:05 AM
Por que no Inveter o cuidado é muito maior, a pressão é bem maior a tubulação é mais grossa o gas é mais caro e bem mais caro TEM QUE TER O TERRAMENTO por causa do inversor de frequencia, tem que usar outro manifold um só para R-22 e outro só para R-410a por que um gas pode contaminar o outro e danificar o compressor e sem falar que o compressor do R-410a também é mais caro do que o R-22 enfim varios cuidados que muita gente NÃO ta levando em conta infelizmente. Prejudicado é o consumidor

Me perdoe mais uma vez, mas há de se ter os devidos cuidados com a instalação de qualquer tipo de aparelho split, seja ele inverter ou não. Por norma o aterramento deve ser feito em qualquer um dos tipos de aparelho, pois se assim não fosse necessário, ambos não viriam com fio terra. Quanto ao manifold suponho que um bom técnico instalador deve ter uma para cada tipo gás e utilizar o que for necessário de acordo com o tipo de gás do aparelho a ser instalado. Enfim os cuidados durante o procedimento da instalação deve existir sempre e é independente do tipo de gás que o aparelho utiliza. Quanto ao gás, realmente o R410A é mais caro do que que o R22, porém o aparelho já vem com gás suficiente para ser instalado até uma distância máxima "X" citada no manual de instalação e que costuma ser bem generosa. Portanto, somente se por algum descuido do instalador houver uma perda significativa de gás durante os procedimentos da instalação é que será necessário a complementação de mais carga de gás - mas este erro não é culpa do cliente - ou se a distância entre as unidades for superior a distância máxima citada no manual.
Humildemente peço desculpas e solicito que me corrijam se escrevi alguma bobagem.

andre babynton
12-04-2013, 07:14 PM
wagner na minha opinião vc está plenamente certo por que ai fica caracterizado abuso do cliente por falta de conhecimento dele acerca do que é inverter.
o que eu penso é que se o aparelho requer mais cuidado nai instalação naum devo cobrar mais do cliente por isso e sim me especializar e efetuar um bom serviço.
ainda naum entendi por que o amigo cobra mais caro o aparelho inverter.
ps. respeitosamente meu comentario

ronaldo adriano
14-04-2013, 08:12 PM
quanto estar sendo cobrado para instalação de vrf e set free pois estou querendo pegar umas instalações e não tenho a base de preço desde já agradeço

jairo bertoni
14-04-2013, 09:50 PM
quanto estar sendo cobrado para instalação de vrf e set free pois estou querendo pegar umas instalações e não tenho a base de preço desde já agradeço

ronaldo esses projetos demandam e dependem de uma series de fatores que fica difícil definir um preço ou tabela ...a começar pelo calculo do equipamento e o calculo das linhas primárias e secundárias e suas derivações ...o preço do equipamento depois de definida sua capacidade é até facil,agora o da instalação propriamente dita já não é tão simples e é complicado te passar um valor nem que seja aproximado ..vai depender da capacidade do equipamento, quantidade de evaporadoras,distancias,derivações(refinetes ou branchs),serviço de alvenaria,bitolas das tubulações de cobre,soldas ,tempo de execução,material como nitrogenio,gas refrigerante,interligações eletricas ,de comando,isolações,enfim todos os acessórios e ferrramental tanto mecanico como o humano pra se instalar esse tipo de equipamento...pra esse tipo de empreendimento tem que se ter um projeto,um planejamento, um estudo do calculo da carga termica e a distribuição dessa carga,distancias entre as unidades,desníveis, um planejamento executivo com previsibilidade do tempo e material a ser gasto e além que é aconselhável ter uma segunda máquina de retundância,então é um empreendimento que geralmente não fica barato e não se pode errar,pois os tubos são passados por cima de forros ,lages,subterraneos,embutidos em paredes,ou com passagens previamente estabelecidas em lages vigas ou colunas ..portanto vc tem que ter uma assessoria de preferencia do fabricante ...o set free citado é um sistema vrv da hitachi por exemplo...vrv é um sistema..o condicionador controla o volume,fluxo por variação de frequencia ,potencia e rpm...(volume de refrigerante variável) é um sistema inverter que dependendo do fabricante e modelo atende de 8 ambientes até mais de 70 ,sendo que ele é compatível pra se instalar tanto cassetes,parede,piso teto e embutidos no teto etc portanto vc tem que ter um parceiro que te forneça essa assessoria tecnica ..pra que vc venda o equipamento e treine uma equipe pra executar ...a hitachi por exemplo nesses projetos sempre mantem um tecnico dela pra acompanhar a execução do mesmo nas obras pra aprovar o conograma e o serviço executado, e o start up é feito pelo tecnico que acompanhou a obra ..portanto vc fica resguardado de responsabilidade de algum problema de erro de calculo do projeto que surgir a não ser se vc errar na execução o que é dificil pois esse tecnico geralmente inspeciona todas as fases da instalação ...é um bom mercado que ainda tá caro mas que devagar vai sendo implantado no nosso país ..tem um colega engenheiro especializado em vrv aqui no forum com uma serie de artigos e colunas legais no sub forum engenheiros e arquitetos http://www.webarcondicionado.com.br/colunistas/ dá uma zapeada lá.. pra vc começar a se inteirar do assunto taí os telefones da hitachi(sr sergio hazuma 012 3906 2142 secretária vanessa) e daikin (robson previatti ou genivaldo 011 3123 2525 ramal 2580 fala com a débora ou silvia secretárias deles) boa sorte dá um retorno

maurinho
04-05-2013, 08:21 AM
oi, preciso colocar um splits aqui no rio favor fazer contato:

maurinholivros@hotmail.com

Wagner
05-05-2013, 04:26 PM
Te indico procurar o Claudio da CJSPLIT - 8190-8264 ou 7776-3929; excelente profissional e nosso colega de fórum aqui do Rio.
Abraço.

Marco Vaz
07-05-2013, 07:50 PM
aqui em cachoeira paulista a média é de 350.00, mas eu que estou lutando com gigantes e quero entrar no mercado cobro 250.00. blz

Joel Carvalho
12-05-2013, 02:16 AM
Pessoal, caso conheçam instaladores aqui na Baixada Santista Santos-SP, postem por favor.

abs

jairo bertoni
12-05-2013, 04:42 AM
Pessoal, caso conheçam instaladores aqui na Baixada Santista Santos-SP, postem por favor.

abs

tem o jedeias ..diga que foi dica do forum 13 9793 4736 dá um retorno pra gente tem um outro aqui não sei se tá certo 966* 15977 boa sorte

FABIANA
22-05-2013, 06:16 PM
Ola sou de Cuiabá, aki na minha cidade ta cada vez mas complicado, tem muito instalador que trabalha 4 meses como ajudante,ai monta uma cx de ferramenta, e ja se acha um técnico, e sai pela cidade fazendo serviço de graça(sem garantia e sem qualidade),aqui tem instalador fazendo instalação de 12.000 btus por R$ 100,00 reais equipamento, piso teto de 60.000 btus por 400,00 reais!!! sem brincadeira pessoal, aki esta desse jeito, ai quem se fera somos nos que temos firma seria, com CNPJ que emite nota fiscal , e da garantia.!!!!

Edilson silva
26-05-2013, 12:53 PM
Pessoal bom dia, tenho contato com vários instaladores do país e a média de preço que eu ouço é de R$500,00 para os Mini Split's de até 12000Btu/h para uma linha de até 2m, já para os demais estão cobrando em média também R$500,00 só que por TR. Nota: A maioria são empresas, não isntaladores autônomos.
Eu houvi em Porto Velho/RO um instalador cobrar 6mil reais o HP de um SET FREE, este sim eu acho bem caro, porém não faço nem idéia do custo de instalação deste equipamento.

Thiago Luis Franco
27-05-2013, 02:37 AM
Bom dia sou thiago luis,mecanico de refrigeração na baixada.. Sou de sao vicente..qualquer dúvida é só ligar refrinew 13-9605-6959 7818-8616 114*91206

Joel Carvalho
27-05-2013, 06:50 PM
Thiago Luis, mandei MP OK!!!

abs

EARCLIMA
29-05-2013, 09:02 PM
Nossas instalações avista é a partir de r$230,00, mas a média é r$270,00 para os equipamentos vendidos na nossa loja, porém, como não é diferente dos demais locais citados, tem autônomos que cobram r$120,00... R$150,00.
Não me incomodo muito com essas pessoas, tanto que já fiz muitos serviços até por bem menos. O problema é do cliente quando contrata o serviço.
Eu costumo falar para o cliente, que alegam sobre preços de instaladores autônomos que não posso concorrer nessa modalidade, devido todos os fatores que os senhores já sabem de co. Informo ainda que nem sempre pessoas ou empresas que cobram caro, fazem um bom serviço, mas sempre os serviços malfeitos e sem nenhum procedimento que os fabricantes exigem (limpeza e vácuo no sistema, dimensionamento de bitolas, carga correta de refrigerante, etc) são feitos pelos que cobram bem abaixo do preço.
Boa sorte a todos e estamos a disposição

Ar em Bauru
29-05-2013, 11:43 PM
Me desculpem, mas duvido que alguém que cobre R$ 250,00 ou até menos consiga dar o suporte adequado ao cliente, por exemplo no pós instalação quando a "tiazinha " te liga dizendo que o ar não gela e vc vai até na casa dela explicar que o aparelho esta no modo desumidificar e não no "gelar". Duvido que o cara forneça uma nota fiscal. Duvido que o cara possua equipamentos adequados, que são caros. Duvido que o cara capriche, protegendo móveis contra pueira, piso e parede etc e tal. Esse cara tem que instalar 3 ou 4 máquinas por dia pra compensar...ai já viu né.

jairo bertoni
30-05-2013, 12:01 AM
ah! o script ! a rotina..o custo ..os preços ....rsrsrsrs como vencer no fim ...isso é igual o papo de usuário e o traficante ou do traficante e o usuário a ordem não altera o produto ..tudo bem tem gente que cobra R$ 250,00 por que tem gente que paga e acha que tá bem pago e quem cobra R$ 400,00 é pior que a dilma e o lula junto ...e essa é a grande batalha ..a mãe de todas elas ..convencer o cliente que pagando R$ 400,00 ele está comprando qualidade,tranquilidade,o pré o durante e o pós atendimento de primeira,serviço garantido...tomara que vc vença essa guerra...vai ser bom pra todos nós... e esse é o objetivo..convencer ,mudar e fidelizar quem pagava R$ 200,00 achando que está bem pago, a pagar R$ 400.00 R$ 600,00 e conscientemente ...quem consegue essa façanha,consegue qualquer coisa ...mas não vamos desistir ...a grande batalha é essa ..primeiro se qualificar,qualificar os funcionários,etc de depois fidelizar o cliente com preço justo ,mesmo que esse preço considerado justo seja 2 X vezes mais do que os atiradores de split na parede ...amém!!! rsrsrsrsrsrs

Ar em Bauru
30-05-2013, 12:26 AM
Pois é Jairo, falo da minha realidade, de uma cidade um pouco maior. Quando falo de orçamento, incluo todos os custos, fixos e variáveis, projeções de pós atendimento, projeção de investimento em especialização, aquisição de melhores ferramentas, de um bom veículo pra estacionar na frente da casa do cliente, de uma diária descente pro ajudante, uma viajem para Minas pra aprender mais, em fim, tanta coisa... Tudo isso para atender melhor o próprio cliente e conseguir um espaço entre os grandões. A gente percebe que o cliente paga 700,00 pra loja bem conceituada e não paga 200,00 pro zé ruela...e não tão mágica, pra vc poder competir e ser igual do grandão, tem que se parecer com ele....eu preciso batalhar, preciso de um nome, preciso aprender quase tudo ainda...e assim vamos tocando..

jairo bertoni
30-05-2013, 12:39 AM
Pois é Jairo, falo da minha realidade, de uma cidade um pouco maior. Quando falo de orçamento, incluo todos os custos, fixos e variáveis, projeções de pós atendimento, projeção de investimento em especialização, aquisição de melhores ferramentas, de um bom veículo pra estacionar na frente da casa do cliente, de uma diária descente pro ajudante, uma viajem para Minas pra aprender mais, em fim, tanta coisa... Tudo isso para atender melhor o próprio cliente e conseguir um espaço entre os grandões. A gente percebe que o cliente paga 700,00 pra loja bem conceituada e não paga 200,00 pro zé ruela...e não tão mágica, pra vc poder competir e ser igual do grandão, tem que se parecer com ele....eu preciso batalhar, preciso de um nome, preciso aprender quase tudo ainda...e assim vamos tocando..

rsrsrs ....então o alvo não é o cliente mas o inimigo" o grandão"rsrsrs pois é,,,, achei que essa dura realidade ainda ia demorar a cair na sua frente mas ela veio mais cedo do que eu esperava ..isso é bom ..acaba o entusiasmo,a inocencia e a ingenuidade ...e entra foco,organização ,disciplina,planejamento,objetivo,...quanto mais cedo isso desabar sobre nossas cabeças melhor... tamo torcendo por vc ..quando entrar algum serviço grande e tivermos que concorrer com os grandões quem sabe a gente começa a incomodar esses "golias" sendo esses indômitos ,arrogantes,corajosos,baixinhos rsrsrsrs como o dom quixote e seu fiel escudeiro sancho pança..já entrei em batalhas renhidas e ganhei ..tÔ entrando numa aqui ..naquela concessionária ...posso até não ganhar mas que vou incomodar isso vou ...pode contar coigo nem que seja na torcida uma abraço e boa sorte jairo

Erik Nava
30-05-2013, 12:47 AM
preço$$ x qualidade... claro que isso não é regra pois tem gente q cobra caro e não sabe o que está fazendo... mais investir em ferramentas, pagar um bom ajudante, e se qualificar... ahh a santa qualificação... todo anúncio de serviço de instalação que eu leio está escrito assim "técnicos altamente qualificados" outro dia vi duas pessoas penduradas na janela... isso em uma fotografia de um anúncio... e a legenda dizia o seguinte... equipe especializada neste tipo de instalação... nem uma corda envolvendo o corpo dos aventureiros não tinha... na verdade muitas pessoas pensam que os instaladores de ar condicionado ganham muito dinheiro... esse mercado dos R$ 250,00 não vai acabar... basta que os profissionais de verdade não se prostituam e nivelem o mercado por cima... como disse o Jairo o pré o durante e o pós atendimento de primeira... Mais como queremos aqui falar de coisas boas... de capricho de cuidado... proteger os móveis e o piso dos nossos clientes... segue em anexo duas fotos de coletores de pó... dust collector
http://www.netupload.org/files/2h0ikpjz7m531ebydljf.jpg
http://www.netupload.org/files/erdy55u8vk9nj3opea2u.jpg
uma é usada juntamente com a serra copo... que sendo a serra copo de um tamanho que consiga furar a parede de uma vez só não cai sujeira nenhuma no chão do cliente... o outro coletor de pó é para furos menores... estes coletores são ligados a um aspirador de pó... usando este tipo de equipamento o próprio cliente se surpreende com a limpeza e o cuidado na execução do serviço ... exemplo de que o cliente sabe que está pagando mais ... mais também sabe que está valendo a pena...

Ar em Bauru
30-05-2013, 12:51 AM
Mas é isso mesmo Jairo, focar em quem obteve sucesso. Split não vai faltar pra instalar, mas também ficar só nessa não vai me levar a muito longe. Já consegui algumas vitórias pra alguém a tão pouco tempo na área que depois comento com vc...e é claro, sempre agradendo a disponibilidade dos amigos mais experientes...

rsrsrs ....então o alvo não é o cliente mas o inimigo" o grandão"rsrsrs pois é,,,, achei que essa dura realidade ainda ia demorar a cair na sua frente mas ela veio mais cedo do que eu esperava ..isso é bom ..acaba o entusiasmo,a inocencia e a ingenuidade ...e entra foco,organização ,disciplina,planejamento,objetivo,...quanto mais cedo isso desabar sobre nossas cabeças melhor... tamo torcendo por vc ..quando entrar algum serviço grande e tivermos que concorrer com os grandões quem sabe a gente começa a incomodar esses "golias" sendo esses indômitos ,arrogantes,corajosos,baixinhos rsrsrsrs como o dom quixote e seu fiel escudeiro sancho pança..já entrei em batalhas renhidas e ganhei ..tÔ entrando numa aqui ..naquela concessionária ...posso até não ganhar mas que vou incomodar isso vou ...pode contar coigo nem que seja na torcida uma abraço e boa sorte jairo

jairo bertoni
30-05-2013, 07:46 AM
te cutuquei com a vara curta ...rsrsrs vc se saiu bem ...tenho certeza que vc vai chegar lá ..vc tá começando do jeito certo ..e vc sabe que as portas sempre estarão abertas ...vc ainda tem aquelas fotos do laboratório que a gente foi ? do hitachi inverter de 240 k ?? se sim poste elas pra gente ...tô ficando manso de coçar rsrsrs

jairo bertoni
30-05-2013, 08:07 AM
erik tem uns marteletes de 1/2 e 5/8 de polegada com coletores de pó que são meu sonho de consumo ..um dia eu vi na feira se não me falha a memória da bosch ..mas acho que esses grandes fabricantes tipo makita,hitachi,etc.. tem modelos com esse acessório tentei pesquisar sem sucesso na net nos sites e representantes aqui no brasil vc viu ou conhece ? esse seu achei legal ele tampa o buraco e aspira com o eixo pra cada tamanho e diâmetro de broca ..legal mesmo ..acho que aqui não tem esse acessório pra comprar legal mesmo ...pro pequeno igual a gente isso as vezes fica caro ...e não deveria ser ...o goveno ,fala em qualificação e fica subsidiando usineiro malandro ,que ganha tubos de dinheiro e a gente tem que se sacrificar pra ter ferramentas que condizem com o que gente acha e quer oferecer como serviço qualificado e são muito mais caras por que o governo tributa tudo pra gente pagar e sobrar pra enfiar no rhabo desses malas ...

achei uns kit´s adaptáveis na net mas assim a distancia me pareceram meia boca ...existem brocas e serras copos legais aqui no brasil pra paredes grossas mas custam o olho da cara ...principalmente aqui no interior ..mas a net ajuda muito ..tenho comprado bastante coisa por ela ...os preços de ferramentas aqui na minha cidade são muito altos ... e são aquelas feijão com arroz...um abração

Ar em Bauru
30-05-2013, 06:16 PM
Jairo, tenho as fotos sim, vou te enviar...

EARCLIMA
30-05-2013, 08:36 PM
Já percebi que todos aqui são além de feras em refrigeração, também experts e doutores em administração.
O problema não é somente a prostituição dos R$250,00 x qualidade e sim a organização da empresa em todos os contextos. A qualidade de um atendimento começa nos cuidados operacionais com a instalação e se completa pela satisfação do cliente. Um retorno qualquer vai ser prejuízo, tanto para a empresa quanto para o cliente e esse desgaste acarretará outros fatores. Então, estamos no lucro, pois no ano de 2012 foram apenas 5 retornos em garantia dos 415 aparelhos instalados, sendo que os problemas foram no aparelho e não na instalação.
Na nossa região devido à cultura de "só quero o mais barato, nem que não preste", não conseguimos um preço melhor que R$350,00 na instalação para todos os clientes, por isso, que somente instalamos equipamentos vendidos pela nossa empresa. Em algumas de nossas obras fechamos com bons preços chegando a R$900,00 Und instalação de split de 7000 e 9000Btus e o material cedido pelo cliente, self contained a R$500,00 o TR fora o material, e tbm já fizemos instalação de graça para os bons clientes. Também concordo que R$250,00 não é justo para o empresario, por isso estamos reajustando esse valor, aos poucos.
No ano passado chegou uma empresa aqui na cidade e saiu contratando todos que pediram emprego, jardineiro, eletricista, dispensados do exercito, ex presidiário, etc até ofereceram bons salários para os funcionários já empregados em outras firmas. Fizeram promoções absurdas como (split classe A gree 12000 btus 899,00 instalado... inverter 1500,00 instalado.) Fiquei muito surpreso com essa promoção, pois nunca tinha visto nada parecido e pensei... tem caroço nesse angu... Eu não estava errado. A empresa foi embora do mesmo jeito que chegou. Isso sim acho sacanagem, prostituição. Depois da irresponsabilidade desta empresa, o cliente sempre lembra que eles faziam todas as instalações a 120.. 150R$ e nos colocam em cada situação. Resumindo, a empresa foi embora e deixou 90% dos serviços que eles fizeram com vários problemas. Autônomos proceder desta forma é normal, mas empresa não!!
Tudo é relativo, então não adianta rotular um ou outro pelo preço anunciado e sim pela potencialidade da sua empresa.
Estou há alguns meses "curiando" os fóruns, agora to com um pouco mais de tempo pra participar.
Espero mais comentários e tópicos.
Abraços Jairo Bertoni e a todos colegas.

jairo bertoni
30-05-2013, 10:08 PM
Já percebi que todos aqui são além de feras em refrigeração, também experts e doutores em administração.
Estou há alguns meses "curiando" os fóruns, agora to com um pouco mais de tempo pra participar.
Espero mais comentários e tópicos.
Abraços Jairo Bertoni e a todos colegas.

é... isso não é uma coisa pontual e´nacional e global..o problema é a gente vencer esse mal com o bem...fazendo bem feito do jeito certo...pois isso demanda uma infra que é o dinheiro que ganhamos no campo que nos mantem...e como alavancar e manter a qualidade se o mercado tá prostituído...pelo menos estamos discutindo isso ..e trocando informações e experiencias ...

tem gente que pode alegar e já me disse "então se vc sabe fazer direito,faça vc que já é um ótimo começo,um exemplo" sendo que se essa postura trouxesse o retorno necessário, o benefício que a qualidade e capacitação trariam pra minha empresa e para a comunidade e trouxese e tivesse o respaldo da população ,aí a gente teria mais forças pra lutar .tenho a fama de ser careiro principalmente por gente que nunca fez um orçamento comigo, como disse anteriormente descrevemos todo o serviço,os custos ,obrigações e direitos e a grande maioria nem olha já vai lá no custo final ..ou entrega pra uma pessoa menos qualificada,nosso projeto ..e se a gente cobra pra fazer o projeto alguns dizem depois te ligo e tchau...essa é a realidade que temos que mudar ...claro que sempre começando por nós mesmos...ou então cair no nosso colo a grande oportunidade e nós estarmos preparada pra ela,isso é que os orientais chamam de sorte ...aí colega ,vê se aparece mais e dá mais pitaco tecnico e de nosso problemas não só tecnicos mas também administrativos embora nós vimos que todos temos uma luta e rotina meio que igual...rsrsrs abraço

Erik Nava
30-05-2013, 10:23 PM
erik tem uns marteletes de 1/2 e 5/8 de polegada com coletores de pó que são meu sonho de consumo ..um dia eu vi na feira se não me falha a memória da bosch ..mas acho que esses grandes fabricantes tipo makita,hitachi,etc.. tem modelos com esse acessório tentei pesquisar sem sucesso na net nos sites e representantes aqui no brasil vc viu ou conhece ? esse seu achei legal ele tampa o buraco e aspira com o eixo pra cada tamanho e diâmetro de broca ..legal mesmo ..acho que aqui não tem esse acessório pra comprar legal mesmo ...pro pequeno igual a gente isso as vezes fica caro ...e não deveria ser ...o goveno ,fala em qualificação e fica subsidiando usineiro malandro ,que ganha tubos de dinheiro e a gente tem que se sacrificar pra ter ferramentas que condizem com o que gente acha e quer oferecer como serviço qualificado e são muito mais caras por que o governo tributa tudo pra gente pagar e sobrar pra enfiar no rhabo desses malas ...

achei uns kit´s adaptáveis na net mas assim a distancia me pareceram meia boca ...existem brocas e serras copos legais aqui no brasil pra paredes grossas mas custam o olho da cara ...principalmente aqui no interior ..mas a net ajuda muito ..tenho comprado bastante coisa por ela ...os preços de ferramentas aqui na minha cidade são muito altos ... e são aquelas feijão com arroz...um abração

Grande Jairo... então procurei procurei no Brasil e nada de encontrar... mesmo no Japão custa caro esses coletores... mais é uma mão na roda em residências principalmente quartos, a sujeira é 0 ... vamos mudar esse negócio de ferramenta feijão com arroz... em setembro na febrava a gente conversa e vou trazer coisa boa pra você... profissional de primeira merece coisa de primeira...
Grande Abraço
Erik
amanhã a luta continua...

jairo bertoni
30-05-2013, 10:34 PM
Grande Jairo... então procurei procurei no Brasil e nada de encontrar... mesmo no Japão custa caro esses coletores... mais é uma mão na roda em residências principalmente quartos, a sujeira é 0 ... vamos mudar esse negócio de ferramenta feijão com arroz... em setembro na febrava a gente conversa e vou trazer coisa boa pra você... profissional de primeira merece coisa de primeira...
Grande Abraço
Erik
amanhã a luta continua...

e como ..brigado pela força não pra mim mas pro forum e sua disponibilidade pra mostrar pra gente que tem coisas boas e que podem tornar acessíveis e possíveis...e que sonhar e querer é bom e que existem possibilidades ... um abraço ...

Erik Nava
30-05-2013, 10:49 PM
Poxa vida... o mundo dá voltas mesmo... durante tanto tempo lá do Japão eu ficava lendo os fóruns em off e hoje poder participar desta comunidade que muito me agrega valor é um enorme prazer... eu estou aqui pra ajudar sempre... Qualificação+um ferramental de boa qualidade=ótimo serviço prestado o que resulta em satisfação para o cliente e $$ pra gente....rs...

Erik Nava
12-10-2013, 07:11 PM
Um assunto que volta e meia vem a tona nos fóruns é Quanto custa a instalação ??

Dia desses o amigo Ar em Bauru disse que toda a dedicação da engenharia, o projeto, os testes, e as tecnologias presentes nos aparelhos terminam nas mãos dos instaladores, se estes não encerrarem o ciclo como deve ser, de nada adianta a fabricante do aparelho se dedicar para colocar no mercado bons equipamentos.
Só para dar exemplo do que estou falando, seguem algumas fotos de uma instalação que me deparei em um studio pilates.
Tirei as fotos porque é difícil de acreditar !

http://img594.imageshack.us/img594/8001/4wun.jpg

Aparelho de 12.000 BTUs ligado em um disjuntor de 30 Amperes, quando o correto seria em um disjuntor de 10 Amperes

http://img856.imageshack.us/img856/2248/ri63.jpg

Vejam que capricho do instalador !

http://img10.imageshack.us/img10/9800/19jc.jpg

Vejam que capricho do instalador !

http://img849.imageshack.us/img849/544/h6hs.jpg

Tecnologia nova para drenagem ??

Erik Nava
12-10-2013, 07:12 PM
http://img17.imageshack.us/img17/3079/oyso.jpg

O furo por onde passava a tubulação, o furo não foi feito com serra copo... o instalador deve ter usado uma granada !

http://img819.imageshack.us/img819/189/fxbb.jpg

Vejam só ... Tubulação de 3/8 soldado a um tubo de 1/2 !!! clássico do serviço bem executado !

http://img842.imageshack.us/img842/7830/6xng.jpg

O instalador estrangulou a tubulação !!!

http://img62.imageshack.us/img62/5995/cb9p.jpg

Não satisfeito ele estrangulou em outro ponto... acho que é para ter a certeza de que o gás não passaria de jeito nenhum !!! e outra solda...

Erik Nava
12-10-2013, 07:13 PM
http://img30.imageshack.us/img30/1285/hrkh.jpg

Fiz a higienização, substitui toda a tubulação e reinstalei !

QUANTO CUSTA A INSTALAÇÃO ??

De olho na qualidade !!!

Sempre que me deparar com essa situação e tiver oportunidade tiro fotos e posto aqui.

Abraços

Erik

obs. não sei o nome da empresa que fez isso ! se soubesse divulgaria com certeza.

Ar em Bauru
13-10-2013, 08:48 AM
http://img30.imageshack.us/img30/1285/hrkh.jpg

Fiz a higienização, substitui toda a tubulação e reinstalei !

QUANTO CUSTA A INSTALAÇÃO ??

De olho na qualidade !!!

Sempre que me deparar com essa situação e tiver oportunidade tiro fotos e posto aqui.

Abraços

Erik

obs. não sei o nome da empresa que fez isso ! se soubesse divulgaria com certeza.

Pois é Erick, e a diferença de valores nem sempre é tão grande assim...por causa de R$70,00 o cliente não fecha com vc.

O grande desafio é fazer ele comparar os serviços que esta adquirindo. É assim que eu faço. Nunca questiono o serviço do concorrente, mas estimulo o contratante a comparar as propostas.

O problema é que nem sempre o cliente faz isso. O brasileiro não tem o hábito de ler o manual de instruções, questionar qualidade dos serviços, vai sempre no preço!!

Um engenheiro da Elgin me disse que 80% dos defeitos de compressores que chegam pra eles não tem defeito nenhum...

Tem autorizada da Fujitsu informando que não é obrigatório vácuo...em fim...enquanto existirem esse monte de barbaridade ai acho que da pra ir tocando...

Valew...

jairo bertoni
13-10-2013, 11:12 AM
olha acho que tudo na vida tem que ter consenso e equilíbrio..acho que temos que ter conhecimento,treinamento,qualificação,know how ...MAS!!! o que seria um fator ou adendo pra que essa qualidade e conhecimento tenha eficácia,e que ajude a encontrar e a diagnosticar defeitos com exatidão essas são as ferramentas ..o que condena um compressor é o saber fazer teste de compressão geralmente na linha de gás ,mas que acontece também na linha de liquido e isso nós conseguimos com testes de manifold,os problemas eletromecanicos internos com o megômetro capacitores com capacímetros e nisso as vezes o alicate amperímetro ajuda ..já cansei de atender clientes que me chamarem pelo fato deles acharem o orçamento caro para substituição de compressores,sendo que na grande maioria das vezes o defeito era simplesmente o capacitor ,,o cara faz o teste de carregar e descarregar e não o de capacitância acha que tá bom e pimba condena o compressor.. e isso vc pode multiplicar por mil..

hoje fasímetros e teste de falta de fase já estão integrados por exemplo nos megômetros ..mas antigamente (não muito) não existia riff´s pra controle automático pra inversão de sentido de rotação e falta de fase nos sistemas de acionamento dos compressores trifásicos ,dai o cara ligava as tres fases e nem sabia que tinha que alimentar com sentido certo(horário) principalmente os compressores scroll´s sendo que esses operavam no máximo um dia e "voilá" pifavam..pra espanto do tecnico que colocava todo tipo de defeito no equipamento menos na sua própria pessoa...e ai de quem falasse que ele errou ..admitir então nem se fala ..

então como conversar com colegas que respeitamos e até sentimos um pouco constrangidos em responder certos tipos de questionamentos e perguntas,e por favor não me considerem um "BAM BAM BAM" ou que eu acho que sou alguma coisa,longe disso o que estou tentando enfatizar que isso que falo é o minimo que temos que entender e tentar utilizar..não tem como ninguém se dar bem numa profissão qualquer que seja ela sem conhecimento e ferramentas

podemos colocar e usar como desculpa a falta de incentivo e de cursos verdadeiramente profissionalizantes e acessíveis,mas podemos também colocar que os colegas com tantas postagens sobre ferramentas e uso adequados delas não tenham um vislumbre de que elas são necessárias e são ajudadoras e que nos dão uma tranquilidade em encontrar defeitos e saná-los,ou o famoso custo brasil sobre preços de equipamentos ,ou mesmo a famosa frase"eu sempre trabalhei assim,meu serviço nunca deu problema,não preciso ,isso é frescura,gastar dinheiro nessas coisas é bobagem" ou "se eu não fizer o fulano faz"

sei que nossa luta é insana ...sei que tem colegas que tem muitas dificuldades de aprender por falta de oportunidades pra isso,abrir portas no brasil é difícil,quase impossível,e elas só abrem pra pessoas que as a vezes não precisam. e espero que colegas não se sintam constrangidos em perguntar qualquer coisa ..não quero e nem penso que isso possa acontecer..isso aqui não é uma crítica ..é só um olhar sobre uma palavrinha mágica chamada de "oportunidade e sua irmã mais velha a possibilidade" perguntem qualquer coisa,se eu não souber,pois tenho meus limites,tenho certeza que tem colegas que sabem responder qualquer coisa de nosso ramo.

mas lembrem que podemos ter no forum talvez quem sabe uma fonte indagadora e inspiradora,que pode contribuir com o nosso crescimento como pessoas,tecnicos,administradores,gestores,visionár ios,focados e com desafios e formas de vencê-los e para que sejamos e nos tornemos melhores do que já somos e que o fim de alguma etapa da nossa vida seja sempre melhor do que o começo..

por isso aqui nesse domingo lanço aqui um desafio com uma indagação afirmativa positiva se é que isso existe rsrssr

"POR QUE NÃO?????"um grande abraço

Erik Nava
13-10-2013, 01:23 PM
Belas palavras Jairo... PORQUE NÃO ???

Quando falamos em capacitação, temos conteúdos infinitos na internet acerca de diversos assuntos relacionados a climatização, desde pendurar o aparelho na parede até estudos aprofundados a respeito da importância do vácuo nos sistemas de refrigeração e por aí vai.
Precisamos investir em nós mesmos e para isso é preciso nivelar por cima o mercado, pendurar splits pro resto da vida não deve ser o objetivo de ninguém !
Só sairemos deste ciclo com investimento, conhecimento e força de vontade, o mercado existe e está aí para ser explorado.

Para continuar o assunto quanto custa a instalação, hoje me deparei com uma condensadora aqui bem perto de onde moro.
Vejam só !

http://img34.imageshack.us/img34/6230/j33b.jpg

ronipablo
14-10-2013, 12:23 PM

Mano, esta muito defasado, já calculo o quanto vc gasta pra fazer a instalação ???
eu pago 50 reais o kg da tubulação aqui em araçatuba, comprando na cidade, suporte 20,00 ate 12.000...
e cobro de 230,00 à 250,00, e quando da eu subo o preço. acho barato demais, me preocupo com o nome da empresa...

Ar em Bauru
15-10-2013, 07:34 AM
É isso aí "mano"...

alayr
27-10-2013, 04:32 PM
O preço medio em Santos SP. e R$ 450,00 ate 12000

lcquinto
03-11-2013, 01:26 AM
Estou a menos de 1 ano trabalhando em João Pessoa na Paraíba e o que mais vejo é este tipo de instalação(as que estão nas fotos acima), e o pior é que se eu cobro acima de R$ 200,00 na instalação, eu não consigo realizar nenhuma. Os mortos de fome aqui não dão nenhum valor a profissão.

jairo bertoni
03-11-2013, 01:34 AM
Estou a menos de 1 ano trabalhando em João Pessoa na Paraíba e o que mais vejo é este tipo de instalação, e o pior é que se eu cobro acima de R$ 200,00 na instalação, eu não consigo realizar nenhuma. Os mortos de fome aqui não dão nenhum valor a profissão.

seja bem vindo ...boa sorte ...obrigado por contribuir

claudia
11-11-2013, 07:16 PM
Marcelo;

Boa Noite estou querendo comprar um split de 9 mil BTUS da Springer e estou me assustando com os valores empregados no RJ, tem empresa cobrando 600,00. Poderia me dar um orçamento médio? moro em prédio 1º andar , vai ficar na parede ao lado da janela, local : Jacarepaguá

Meu e-mail : melchior.claudia@gmail.com

Obrigada

Paty144
10-12-2013, 09:12 PM
Boa noite. Moro no Rio e estou fazendo orçamento para instalar um ar de 18000btus inverter.
Minha distância é curta, mas já teve técnico (por telefone) me falando que para 18k tinha quer ser no mínimo 3m e outros 5m.
Qual é o certo?
Se preferirem me mandem e-mail patylonghi@hotmail.com
Obrigada.

Juniorni
11-12-2013, 11:06 PM
PATY144

Liga p/ Cláudio (CJSPLIT) 98190-8264

Faça um orçamento com ele, vc vai ser bem atendida.

Paty144
12-12-2013, 09:34 PM
Já estou em contato com ele.
Obrigada.

leodejesus33
19-12-2013, 02:06 PM
Amigos, aqui em Maringá-Pr está em 250,00 só instalação, por autonomo. São pessoas que trabalham em empresas de ar e que após o expediente fazem instalações particulares. Abraços.

Paty144
26-12-2013, 06:33 PM
Comprei um fujitsu e o vendedor da loja me informou que para ter a garantia da fujitsu eu teria que fazer a instalação com uma pessoa credenciada na loja ou na fujitsu. Isso procede?

Erik Nava
27-12-2013, 11:31 PM
Utilizei este tópico algumas vezes para mostrar instalações mal feitas que me deparei.

Hoje vou postar algumas fotos de uma instalação que realizamos ontem de um equipamento Daikin realizada na residência do amigo wgentine.

http://img198.imageshack.us/img198/4103/zki9.JPG

Suporte de aço inox e coxins especiais.

http://img854.imageshack.us/img854/204/f2vg.jpg

Toda a ligação elétrica executada com terminais.

http://img594.imageshack.us/img594/2403/ykqf.jpg

Todas as curvas da tubulação feita com ferramenta adequada.

http://img560.imageshack.us/img560/3725/usg6.jpg

Flanges apertadas com torquímetro conforme especificação da fabricante.

Erik Nava
27-12-2013, 11:34 PM
http://img62.imageshack.us/img62/2007/rydn.jpg

Condensadora já no suporte aço inox e coxins.

http://img839.imageshack.us/img839/9002/qq0b.jpg

Manifold Testo 570 e software EasyCool.

Aproveitando o título do tópico, quanto custa a instalação ??

Abraços a todos

Erik

jairo bertoni
27-12-2013, 11:39 PM
como a gente gosta de falar aqui em minas "cê é danado heim? jogando terra no pé do coitado" esse aí tá fisgado kkkkkk ...então quer dizer que a solução nº 42 funcionou? abraço

Erik Nava
27-12-2013, 11:46 PM
Daikin é máquina ! e esse suporte é tudo de bom Jairo... agrega muito valor a instalação, gostei muito !

Eduardo7
28-12-2013, 01:45 AM
Daikin é máquina ! e esse suporte é tudo de bom Jairo... agrega muito valor a instalação, gostei muito !

Erik,

Um imã gruda nesse suporte? Se grudar, o aço não é tão inox assim...

Qual é o fabricante desse suporte?

Um abraço,
Eduardo

Erik Nava
28-12-2013, 08:58 AM
Gruda Eduardo ... Compramos na Dufrio

jairo bertoni
28-12-2013, 10:22 AM

kkkkkkkkk acho que é um suporte de aço com uma pele de inox por galvanização ou eletrolise sei lá mas acho que já é uma vantagem...nosso querido erik vai ser nossa cobaia ..ele é mais caro por isso erik?

talvez seja esse o fabricante http://www.metavila.com.br/2012/01/suporte-de-split-formato-%E2%80%9Cu%E2%80%9D-inox/

ton_yam
28-12-2013, 10:30 AM
Tenho uma dúvida. Se fizer a instalação com uma não autorizada, como fica a questão da garantia do produto? Me preocupo com a qualidade na instalação e ainda mais com a assistência depois, caso dê algum problema. Vou instalar um Electrolux Eco 7k, poderiam me indicar alguém na região de Bauru?

jairo bertoni
28-12-2013, 10:54 AM
Tenho uma dúvida. Se fizer a instalação com uma não autorizada, como fica a questão da garantia do produto? Me preocupo com a qualidade na instalação e ainda mais com a assistência depois, caso dê algum problema. Vou instalar um Electrolux Eco 7k, poderiam me indicar alguém na região de Bauru?

ar em bauru fale com o rodrigo 3018 7822 cel 9803 9651 não sei se nesse celular precisa acrescentar o 9 dá o retorno

Eduardo7
28-12-2013, 12:01 PM

kkkkkkkkk acho que é um suporte de aço com uma pele de inox por galvanização ou eletrolise sei lá mas acho que já é uma vantagem...nosso querido erik vai ser nossa cobaia ..ele é mais caro por isso erik?

talvez seja esse o fabricante http://www.metavila.com.br/2012/01/suporte-de-split-formato-%E2%80%9Cu%E2%80%9D-inox/

Comprei este mesmo suporte da Metávila na Dufrio aqui do Rio. Foi o melhor suporte que achei na época (nov/2012).
Infelizmente, com apenas 1 ano de uso, já apresenta sinais de ferrugem. Não consigo entender porque o fabricante não usa um aço decente para fazer o produto.

jairo bertoni
28-12-2013, 12:28 PM
Comprei este mesmo suporte da Metávila na Dufrio aqui do Rio. Foi o melhor suporte que achei na época (nov/2012).
Infelizmente, com apenas 1 ano de uso, já apresenta sinais de ferrugem. Não consigo entender porque o fabricante não usa um aço decente para fazer o produto.

pois é eduardo isso que que as vezes nos desanima com esse espírito de tapeação ...tipo parece mas não é ...antigamente quando a gente fazia um projeto de aterramento por exemplo usávamos as barras ou hastes padrão de cobre maciço ..depois veio aquelas cilíndricas que foi uma mão na roda pra enterrá-las ..mas com o tempo nossos aterramentos vinham perdendo rendimento ...fomos verificar a mesma coisa... uma barra cilíndrica com uma pele de cobre...ia decapando com o tempo e rapidamente corroía a haste...enfim voltamos a utilizar novamente as hastes tipo cantoneira galvanizada que tinham uma sobre vida melhor ..claro que quando entrou as betuminas alguns materiais higroscópicos e melhores condutores tipo esse https://erico.com/public/library/fep/LT32478.pdf vida e hastes com exosoldas eu já tinha largado de mão..

mas suportes de aço inox devem ser bem mais caros e acredito que existam no mercado como maresia não meu problema maior ainda não pesquisei essa parte...um abraço

Eduardo7
28-12-2013, 09:35 PM
pois é eduardo isso que que as vezes nos desanima com esse espírito de tapeação ...tipo parece mas não é ...antigamente quando a gente fazia um projeto de aterramento por exemplo usávamos as barras ou hastes padrão de cobre maciço ..depois veio aquelas cilíndricas que foi uma mão na roda pra enterrá-las ..mas com o tempo nossos aterramentos vinham perdendo rendimento ...fomos verificar a mesma coisa... uma barra cilíndrica com uma pele de cobre...ia decapando com o tempo e rapidamente corroía a haste...enfim voltamos a utilizar novamente as hastes tipo cantoneira galvanizada que tinham uma sobre vida melhor ..claro que quando entrou as betuminas alguns materiais higroscópicos e melhores condutores tipo esse https://erico.com/public/library/fep/LT32478.pdf vida e hastes com exosoldas eu já tinha largado de mão..

mas suportes de aço inox devem ser bem mais caros e acredito que existam no mercado como maresia não meu problema maior ainda não pesquisei essa parte...um abraço

Obrigado pelo link. Não conhecia o GEM.

Erik Nava
28-12-2013, 10:00 PM

Jairo próximo de R$ 50,00 na Dufrio

jairo bertoni
28-12-2013, 11:45 PM
Obrigado pelo link. Não conhecia o GEM.

hoje eu não sei quanto custa ,mas pela sua durabilidade e eficácia até que não era caro..nossas malhas de aterramento estão integras até hoje ...e depois esse pessoal lançou no mercado suas malhas pré fabricadas com análise de solo e tudo..uma mão na roda ...http://www.erico.com/public/library/fep/LT33793.pdf um abraço

veniciusgp
02-01-2014, 03:01 PM
Pretendo estar adquirindo um inverter de 12000 btus. Tem alguém por aqui que faça o serviço na cidade de campinas-sp?

Nickolau
07-01-2014, 03:12 PM
Olá Galera,

Preciso de 3 unidades para controlar umidade na minha casa. São dois quartos de 11m2 e um de 14m2. (as roupas ficam todas mofadas)
Pretendo comprar 1 unidade de 9.000 BTU´s e 2 de 12.000 BTU´s. Todos INVERTER e estou tendendo a investir no FUJITSU. O que acham???

O representante me indicou um técnico instalador que me passou um orçamento de 500 reais por unidade. Achei um pouco salgado, alguém conhece algum instalador na região de Belo Horizonte?

jairo bertoni
07-01-2014, 03:19 PM
seja bem vindo fujitsu no brasil é considerada "TOP" mas vc vai ter garantia ? ele faz vácuo ? instala com tubulações separadas ? tem ferramentas adequadas? conhece o produto? é bem recomendado? se sim não tá caro não...90% de problemas em condicionadores são causados por problemas na instalação/instaladores

Nickolau
07-01-2014, 04:25 PM
Obrigado!

Uai, (como um bom mineiro) quem me recomendou ele foi o revendedor da Frigelar (com quem comprarei as unidades). Vou perguntar, mas acredito que sim!
Outra pergunta, como três unidades, vale chorar um desconto??

E por fim, a diferença entre o 9.000 pro 12.000 é minúscula (140 reais), nao vale a pena pegar os 3 12.000???

Abs!

jairo bertoni
07-01-2014, 05:03 PM
Obrigado!

Uai, (como um bom mineiro) quem me recomendou ele foi o revendedor da Frigelar (com quem comprarei as unidades). Vou perguntar, mas acredito que sim!
Outra pergunta, como três unidades, vale chorar um desconto??

E por fim, a diferença entre o 9.000 pro 12.000 é minúscula (140 reais), nao vale a pena pegar os 3 12.000???

Abs!

claro uai rsrsrs

Eduardo7
07-01-2014, 05:44 PM
Preciso de 3 unidades para controlar umidade na minha casa. São dois quartos de 11m2 e um de 14m2. (as roupas ficam todas mofadas)

Se o objetivo é apenas controlar a umidade, a melhor opção é usar desumidificador, que é mais eficiente para esta tarefa do que o aparelho de ar condicionado.

http://www.alergohouse.com.br/produtos-para-alergicos/tratamento-do-ar/desumidificadores/desumidificador-exclusive-1-150-m3-thermomatic.html

http://www.alergohouse.com.br/produtos-para-alergicos/tratamento-do-ar/desumidificadores/desumidificador-desidrat-mini-2-10m3.html

http://www.relaxmedic.com.br/Produto/umidificadores-e-desumidificadores/desumidificador-relaxair/rm-da881

Nickolau
08-01-2014, 02:58 PM
Ja tenho uma jamanta dessas! Ela ajuda e tiro por dia uns 2 a 3 litros d´água do meu quarto.

Só é impossível dormir com isso ligado, muito barulho!
Além de que pra usá-lo preciso deixar o quarto fechado pra nao entrar umidade e assim passo calor!
Por isso pensei nos ar condicionado...
Sem contar que pelo preço, o ar ganha pelo conforto proporcionado ao regular a temperatura do ambiente.

Abs

thierre
15-01-2014, 11:21 AM
aqui em curitiba eu cobro em torno de 250,00 reais a mão de obra, para equipamentos ate 12000.

wilson macioti
16-01-2014, 01:07 PM
Erik ,como manda o figurino sua instalação,parabéns, aproveitando gostaria de saber onde adquiriu a chave com torquimetro?? pois ja procurei e nao é facil encontrar, obrigado!!!

Erik Nava
20-01-2014, 07:11 PM
Erik ,como manda o figurino sua instalação,parabéns, aproveitando gostaria de saber onde adquiriu a chave com torquimetro?? pois ja procurei e nao é facil encontrar, obrigado!!!

Desculpe a demora, obrigado, tento fazer o melhor possível, trouxe do Japão ...

bshade23
21-01-2014, 10:03 PM
Desculpe a demora, obrigado, tento fazer o melhor possível, trouxe do Japão ...

Eric, vc é do Rio? Preciso instalar um split amanhã aqui em casa? Se não for conhece alguém confiável?

Abs,

Erik Nava
23-01-2014, 06:24 PM
Eric, vc é do Rio? Preciso instalar um split amanhã aqui em casa? Se não for conhece alguém confiável?

Abs,

Sou de SP por favor entre em contato com o nosso amigo de fórum Cláudio da CJ Split.

Cleber Lucena
30-01-2014, 11:34 AM
Na minha cidade São Carlos SP técnicos estão cobrando 380,00 a 420,00

Erik Nava
31-01-2014, 12:05 AM
Cobre
Tubo Blindado
Cabo PP
Fita PVC
Acabamento para o furo da serra copo
Mangueira cristal para Dreno
Suporte de condensadora
Buchas e parafusos
almoço
gasolina
Ainda tem que sobrar para investir em ferramentas e pagar as contas no fim do mês.
Furar parede, pendurar as máquinas, trocar o óleo da bomba de vácuo constantemente... os clientes acham caro a instalação, mas é difícil manter a qualidade sem dinheiro, sem contar que no meu caso ás vezes levo 4 horas no transito para chegar em casa... que diga o Jairo Bertoni que quase morreu de sede na 23 de maio...rsrs

jairo bertoni
31-01-2014, 12:39 AM
Cobre
Tubo Blindado
Cabo PP
Fita PVC
Mangueira cristal para Dreno
Suporte de condensadora
Buchas e parafusos
almoço
gasolina
Ainda tem que sobrar para investir em ferramentas e pagar as contas no fim do mês.
Furar parede, pendurar as máquinas, trocar o óleo da bomba de vácuo constantemente... os clientes acham caro a instalação, mas é difícil manter a qualidade sem dinheiro, sem contar que no meu caso ás vezes levo 4 horas no transito para chegar em casa... que diga o Jairo Bertoni que quase morreu de sede na 23 de maio...rsrs

kkkkkk agua é logo alí kkkkkkk

jairo bertoni
31-01-2014, 01:07 AM
alguns colegas acham um absurdo instalação com 2/3metros de tubulação a um preço médio de R$ 600,00 ,pessoal sinceramente uma instalação bem feita com vácuo a gente fica praticamente o dia inteiro,quando no fica pro outro dia..

esse preço tem muita coisa embutida ...aí vc pode argumentar que R$ 3000,00 por semana por volta de R$10000,00 por mes é uma baita remuneração ..de fato é ..mas tenho um sócio que não me dá retorno que leva quase 47% disso,fora despesas com reposição de material, gasolina,translado,hospedagem,alimentação,deprecia ção de ferramentas ,carro,etc...se me sobra 20%(quando sobra) desse dinheiro posso dar pulinhos de alegria..já espremi e fiz todo tipo de conta ...se cobrar R$300,00 por instalação que é o preço médio daqui tô empatando ou tendo preju.daí usam a argumentação que não somos organizados,não aproveitamos a oportunidade,não sabemos gerir,que isso dá trabalho,realmente dá um trabalho danado ,pra vc ver o fruto de seu trabalho suado ir pra mãos de um ávido e insaciável governo,e não estou olhando ou enxergando o lado vazio do copo,não tenho nenhuma teoria conspirativa e nem sou pessimista de plantão ,e não quero desanimar ninguém e muito menos "explorar" os incautos e desprotegidos clientes.e também entendo e respeito a opinião de colegas que acham um absurdo e partem pra instalar diy .

eu sou diferenciado.por que aprendi a ser.e cobro por isso.minhas instalações são perfeitas ,não aceito nada abaixo OU MENOS DO QUE ISSO,MAS ACOMPANHO DESDE A PLANTA ,FACILITO A VIDA DO CLIENTE ,ASSESSORO O DIMENSIONAMENTO, COMPRA,PONTOS DE INSTALAÇÃO,COMBINO PONTOS DE INSTALAÇÃO,DRENAGEM,ELÉTRICA,PASSAGENS DE TUBULAÇÃO.PRÓS E CONTRAS,COM ARQUITETOS,ENGENHEIROS,MESTRES DE OBRA,E TODA A CLASSE DE PROFISSIONAIS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NUMA INSTALAÇÃO.DESCULPEM MEU CAP´S LOck opa voltou... portanto dependendo da instalação meu custo é bem barato pelo benefício que dou ao meu cliente ..tem cliente que percebe e reconhece isso.não tem dor de cabeça..conheço as marcas e fabricantes..quando dá algum BO eu dou suporte ,não abandono,não deixo na mão etc..e vc pode argumentar claro mas tem que ser assim é isso mesmo ..eu também acho mas a realidade não é bem assim os foruns da vida que o digam..mas beleza aqui todo mundo tem seu espaço um abraço boa sorte

spikesp
04-02-2014, 09:19 AM
Bom dia pessoal, gostaria de uma indicação de um bom técnico em São Paulo - Capital, Zona Leste (Patriarca).
Split 7.000buts perto da janela.
Poderiam me ajudar?

jairo bertoni
04-02-2014, 09:36 AM
Bom dia pessoal, gostaria de uma indicação de um bom técnico em São Paulo - Capital, Zona Leste (Patriarca).
Split 7.000buts perto da janela.
Poderiam me ajudar?

tente agendar com o nosso colega erik nava 9 4999 4858 operadora tim ..dá um retorno boa sorte

spikesp
04-02-2014, 11:19 PM
tente agendar com o nosso colega erik nava 9 4999 4858 operadora tim ..dá um retorno boa sorte

obrigado por responder jairo.

edit: Jairo, não consegui falar com o erik, só chama!!! Já chegou o meu, só precisa ser instalado.
A autorizada quer me cobrar R$600,00 sem puxar o 220v, esse preço é normal?

Willian Morgan
05-02-2014, 08:13 PM
Gostaria de uma indicação de um instalador na região de Criciúma /SC.... Alguém pode me ajudar?

Aqui o povo não está mais aceitando ou prorrogando para Março.

Erik Nava
05-02-2014, 09:07 PM
obrigado por responder jairo.

edit: Jairo, não consegui falar com o erik, só chama!!! Já chegou o meu, só precisa ser instalado.
A autorizada quer me cobrar R$600,00 sem puxar o 220v, esse preço é normal?

Peço desculpas, a demanda de serviço está altíssima por isso não consigo atender o telefone, por favor me envie um e-mail erik@eacon.net.br consigo lhe atender.

Atenciosamente

Erik

upl0ad
11-02-2014, 07:17 PM
Concordo em parte com o que foi colocado pelos amigos aí de cima , aqui em Novo Hamburgo , tenho oficina a 15 anos e instalo Splits desde que surgiram por aqui , os valores que estamos cobrando ao meu ver é baixo , pois aqui temos o costume de vender a mão de obra e material junto em um único orçamento. Os preços por aqui variam entre R$ 280,00 para 7/9.000 , 300,00 para 12.000 e 380,00 18.000 e para as maiores como 24/30.000 cobramos R$ 500,00 para até 3 mts de linha . Nosso trabalho é técnico , especializado , deveria ser mais valorizado . Existem picaretas cobrando R$ 190,00 pra instalar as pequenas com material e tudo , esses estão pagando pra trabalhar e tirando o nosso serviço. Quanto as empresas buscarem uma maior fiscalização mediante os instaladores , acredito que seria legal um cadastramento junto as empresas com critérios de avaliação de qualificação para execução das instalações destes equipamentos não tendo necessidade de ser uma prstadora autorizada e sim qualificada , e poderia haver inclusive uma padronização dos valores cobrados , isso seria bem legal.

nossa tah BARATO PRA CARAMBA!aqui em sao paulo cobram R$600 pelos 9.000btus q eu solicitei e R$800 pelo 18.000 !ambos 2 metros de cabeamento!fala serio!inflacao?ou aproveitadores por conta do verao?

Erik Nava
13-02-2014, 12:03 AM
Gasolina
Pedágio
Estacionamento
Alimentação
Tubos de Cobre
Isolação Blindada
Fita Isolante
Fita PVC
Cabo PP
Mangueira Dreno
Suporte da Condensadora
Kit de buchas e parafusos
Ferramentas específicas para a instalação do equipamento
Cursos de qualificação
Garantia da instalação

Quanto custa a instalação ?

Márcio Paco
13-02-2014, 10:20 AM
E mais um sócio que não faz nada e fica com quase a metade de tudo, mão-de-obra e materiais. No final, se o instalador não for administrador também, vai trabalhar de graça ou até pagar pra trabalhar. O cliente está no direito dele de querer o máximo pelo mínimo, mas ele tem que se por na nossa posição. Por quanto ele faria o serviço se vivesse disto?
Gasolina
Pedágio
Estacionamento
Alimentação
Tubos de Cobre
Isolação Blindada
Fita Isolante
Fita PVC
Cabo PP
Mangueira Dreno
Suporte da Condensadora
Kit de buchas e parafusos
Ferramentas específicas para a instalação do equipamento
Cursos de qualificação
Garantia da instalação

Quanto custa a instalação ?

milico
13-02-2014, 01:20 PM
qual cidade e perto de k

Edivando Araujo
13-02-2014, 03:55 PM
E aki em Porto Velho cara até a policia instala e tem muito vagabundo instalando até por 80,00 não tiram nem o do material.

Edivando Araujo
13-02-2014, 04:07 PM
Isso sem falar gente que cada instalação é uma novela a parte. Umas são mamão com açúcar, outras são raladas, outras quase acabam contigo. O cliente muitas vezes acha mole a nossa vida " ahhh! vc só fura uns buraquinhos na parede, enrosca dois caninhos e me levou 500,00!" Mas vai ele passar o dia todo sobe e desce escada, fura parede, atarraxa parafuso, vai de un lado para outro no transito para cumprir horarios marcados, muitas vezes aturando um ajudante mala que só te suga. A maioria desistiria no primeiro dia. kkkk.

Edivando Araujo
13-02-2014, 04:10 PM
E aki em Porto Velho cara até a policia instala e tem muito vagabundo instalando até por 80,00 não tiram nem o do material.

Chegam ao cúmulo de usar 10cm de tubulação. Sem bomba de vácuo, sem manifold... sem furadeira pode! Empresta a do cliente quando tem ou vem pedir pra gente.

santos junior
13-02-2014, 06:06 PM
Srs comprei um split 12000btus , sao paulo sp vila matilde, alguem que aceite cc, favor entrar em contato r.d-junior2008@ig.com.br

jackson
07-05-2014, 12:59 PM
aqui em Campo Grande MS, isso é até vergonhoso, não existe profissional, bomba de vácuo é conto de fadas, lenda, ninguém usa, a maioria cobra 150 quando muito 200, quando não fazem por 100, com isso a gente que faz o trabalho profissional, acaba sendo obrigado a fazer instalação por 250, e ainda a cada 10 orçamentos, pega uma ou duas instalações, e quase sempre a mesma resposta, "mais fulano faz por 150" só posso dizer boa sorte. Por conta desses supostos instaladores, nossa profissão ta cada vez mais degradada, e quem paga o preço são os clientes, triste realidade.

b8ky
10-05-2014, 04:33 PM
Alguma recomendação de instaladores ou uma empresa séria em Brasília - DF ? Estava querendo comprar um Fujitsu mas o fato de ter lido reclamações na internet sobre a autorizada daqui me deixou desanimado. Obrigado

Clebi
10-05-2014, 07:48 PM
Infelizmente aqui no interior do MS existem muitos penduradores de ar cobrando R$150,00...
Eles usam 2 palmos de tubo e nem sabem oque é uma bomba de vácuo...
Fiz um curso, me qualifiquei e investi em equipamentos e vou ser obrigado a cobrar R$200,00, pois se cobrar mais perco para os penduradores...
Triste realidade...

Clebi
10-05-2014, 07:51 PM
aqui em Campo Grande MS, isso é até vergonhoso, não existe profissional, bomba de vácuo é conto de fadas, lenda, ninguém usa, a maioria cobra 150 quando muito 200, quando não fazem por 100, com isso a gente que faz o trabalho profissional, acaba sendo obrigado a fazer instalação por 250, e ainda a cada 10 orçamentos, pega uma ou duas instalações, e quase sempre a mesma resposta, "mais fulano faz por 150" só posso dizer boa sorte. Por conta desses supostos instaladores, nossa profissão ta cada vez mais degradada, e quem paga o preço são os clientes, triste realidade.
Infelizmente aqui em Glória de Dourados, interior de MS é a mesma coisa... Fiz um curso, me qualifiquei e investi em equipamentos e não posso cobrar mais do que R$200 pois aki na cidade tem uns 3 que penduram ar e nem sabem oque é uma bomba de vácuo...
Por acaso vc não fez o curso com o pessoal da Qualifica Treinamentos ?