Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida com relação a congelamento de tubulação dentro do gabinete

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida com relação a congelamento de tubulação dentro do gabinete

    Amigos, acabei de me cadastrar no forum.
    Não trabalho e não entendo nada de refrigeração ou afins. Tenho um ar condicionado que deu problema e apenas gostaria de me informar um pouco sobre o defeito e quais as possíveis soluções, a fim de não ser enganado pelo profissional que eu orçar o conserto.
    Eu acredito, obviamente, que existam muito profissionais sérios na área mas sabemos que nem todos são assim, então quero apenas me precaver um pouco.
    Se puderem me ajudar com alguma dica agradeço muito.

    Seguinte, eu tenho um ar condicionado de janela, marca Gree, o modelo não vem escrito nele, apenas "Gold Layer", possui timer, ajuste de temperatura para trabalhar em modo automático e controle remoto. Tenho ele há 3 anos e meio, nunca recebeu nenhuma manutenção, funcionou até esses dias sem nenhum problema.

    Como tudo iniciou:
    Há mais ou menos 1 semana atrás percebi que ele estava mentindo na temperatura, pois não estava tão frio e ele marcava 21 graus. Geralmente durmo com ele ajustado para 23, pois dessa forma fica agradável e ele economiza um pouco de energia desligando o compressor quando atinge a temperatura programada.

    Depois de alguns dias, percebi que ele estava perdendo mais ainda o rendimento, e eu sempre tinha que diminuir a temperatura programada, a fim dele 'gelar' um pouco mais.

    Há 2 dias atrás, ele simplesmente quase que parou de gelar, sai apenas um vento 'de natural a frio', e mesmo assim muito fraco, sem força. Também começou a fazer barulho de água se movendo dentro dele. Eu percebi que tinha água acumulada dentro do gabinete e ela estava sendo chacoalhada pelas hélices do ventilador que tem na parte de trás.
    Eu então resolvi aumentar um pouco o ângulo dele, deixando a frente um pouco mais alta, a fim dessa água acumulada sair. Funcionou, parou o barulho de água dentro dele, porém o mau funcionamento de "não gelar" permanece.

    Acordei hoje as 5:30h num calor danado por culpa dele (ou minha, de nunca ter cuidado do coitado kkk), e quando saí para olhar pelo lado de fora, percebi um congelamento de uma tubulação que fica parcialmente envolvida numa espécie de espuma térmica. Esse tubo é ligado na parte de baixo do compressor, mas não sei pra onde ele vai.
    Na mesma hora eu mudei o funcionamento dele, deixando apenas a função de ventilador ligada. Em coisa de 2 minutos o congelamento se foi, ficando a espuma toda molhada.
    Como havia deixado apenas no modo ventilador, o correto seria ele ventilar, mas em vez disso continuou apenas saindo o ar (agora natural) saindo bem fraquinho. Como eu li que alguns modelos tem 2 ventiladores, imaginei que fosse ele o culpado.

    Decidi então ligar o "ar frio" novamente e em 2 minutos o mesmo tubo voltou a formar uma camada branca de gelo.
    Detalhes:
    O ar quente no fundo dele sopra com a mesma intensidade e calor de antes;
    O ventilador de trás está girando normal e com força;
    O ar frio "que na verdade é quase natural" passou a sair muito fraquinho pra dentro do quarto;
    Percebi um cheiro ainda fraco de queimado, como se o motor ou outra peça estivesse trabalhando forçada.

    Se alguém puder me dar uma dica do que pode ser, só pra eu ter uma base pra conversar com o técnico, eu agradeço demais.

    ahh, bati umas fotos pra mostrar o congelamento/descongelamento dele.


    Demais imagens seguem nas respostas abaixo.
    Agradeço a todos!
    Rodrigo

  • #2
    Mais fotos

    Comment


    • #3
      Mais fotos

      Comment


      • #4
        Mais fotos

        Comment


        • #5
          verifique limpeza (filtro e serpentina) verifique se a turbina esta funcionado parte dianteira se tudo estiver correto seu problema deve ser um vazamento.

          Comment


          • #6
            Riva, obrigado por responder.
            Ontem um cliente meu me indicou um senhor aposentado da petrobrás que é engenheiro de refrigeração e atualmente passa o tempo consertando estes aparelhos em casa. Como me deram boas referências, de honestidade e preço bom, acabei levando pra ele. Quando eu for buscar vou perguntar o motivo do problema e relato aqui.
            Obrigado.
            Rodrigo

            Comment

            Working...
            X