Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tubulação de aluminio

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • tubulação de aluminio

    Gostaria de saber se e correto usar tubulação de alumínio em instalações de split, se for mesmo assim qual opção e a melhor alumínio ou cobre.

  • #2
    Oi, Fernando
    Respondendo sua questão, digo de cara...se querer evitar problemas com seu cliente, evite instalar com tubulação de alumínio... digo por mim, e deixo claro não instalo...eu vendo split...e das marcas que vendo somente uma abre excessão e da garantia para instalação com tubulação de alumínio...a Springer é mais flexível nesse caso, mas para essa garantia ser dada o cliente deve instalar com autorizada da marca. Eu vendo split's da LG, SAMSUNG, ELECTROLUX E GREE...e digo, essas marcas não dão garantia de produto se for confirmado a instalação com tubulação de alumínio, e isso gera uma burocrácia com a marca e cliente que você não vai querer ter.
    Por isso antes de instalar uma determinada marca, procure saber o que a marca exige para não ter dor de cabeça depois com seu cliente. Falo isso por experiência com as marcas que estão diminuindo sua garantia para não ter que dar assistência nesses casos.
    EX. Garantia:LG tinha 2 anos de peças e 5 anos de compressor, hoje é somente 1 ano para peças e compressor...a regra nova de garantia vale a partir de maquinas compradas de julho/2012...

    Espero ter ajudando...boa sorte!
    Luzia VK - Consultora de Vendas
    Continental Electronics Ar Condicionados
    E-mail / MSN : luzia@infoar.com.br

    Comment


    • #3
      Olá Fernando!
      A Luzia está certa, alguns fabricantes não dão garantia se o equipamento for instalado com alumínio. Mas é uma questão meramente comercial. Tecnicamente falando, não vejo problema algum em se utilizar alumínio. Sendo bem feito (flanges, emendas, isolamento, etc.) os dois materiais, cobre ou alumínio, são tecnicamente viáveis para tubulações frigoríficas e quimicamente compatíveis com os fluidos utilizados atualmente, exceto aqueles utilizados em aparelhos inverter, onde as pressões de condensação são elevadas e o alumínio não aguentaria. O problema é mesmo econômico-comercial.
      Last edited by Cícero Freitas; 15/08/12, 19:11. Razão: informação adicional

      Comment


      • #4
        Obrigado Luzia e Cicero Freitas vcs resolveram uma duvida minha.

        Comment


        • #5
          O grande problema na utilização do alumínio Fabinho que não é citado por nenhum fornecedor é a corrosão galvânica causada pelo contato do alumínio com o latão das conexões, além de que pelo fato de ser um material muito mais frágil a uma dilatação maior e também facilita a vibração nas tubulações.
          Observo que grande parte dos fabricantes não pre determina qual material deve ser utilizado na instalação ,mas grande parte das autorizadas não gostam de dar garantia quando a instalação é feita com alumínio.
          Att,
          Junior Freitas
          (051) 9401-4370

          Comment


          • #6
            A questão é puramente econômica os instaladores querem ganhar mais pois o alumínio é bem mais barato do q o cobre sem falar na corrosão a "maioria dos instaladores" não tem conhecimento técnico sobre a corrosão do alumínio em contato com latão,cobre e sem falar que em alguns casos a maior corrosão se da telo contato com cimento no momento de preparação do serviço eu continuo fazendo com cobre pois fica bem mais seguro pois atender garantia não é pago.

            Comment


            • #7
              Já utilizei aluminio em algumas instalaçõens mas foi pq o cliente queria um preço mais em conta.Com autorização do fabricante porque os aparelhos era da Carrier!e a propria carrier autoriza desde que os tubos seja da marca hydro e as ferramentas como conjunto de flageadores e outros não deve ser os mesmos que é utilizados em tubulação de cobre!As ferramenta para a tubulação de aluminio deve ser utilizadas somente em aluminio!

              Comment


              • #8
                Olha Cícero!Foi muito bom vc ter falado que não é recomendado o uso de aluminio em aparelhos inverter , porque eu não sabia!Moro na região centro-Oeste e por aqui não se vê muitos aparelhos inverter!Obrgd

                Comment


                • #9
                  Tubulação de aluminio

                  Postado originalmente por Fernando Dantas Ver Post
                  Gostaria de saber se e correto usar tubulação de alumínio em instalações de split, se for mesmo assim qual opção e a melhor alumínio ou cobre.
                  Um problema que pode ocorrer com tubulações de aluminio é a corrosão galvânica, o contato entre metais de diferentes potenciais galvanicos inevitavelmente ocorre a corrosão, sempre o material mais nobre irá sofrer mais corrosão.

                  Comment


                  • #10
                    olha eu tamebm não sabia sobre o inverter ter problemas com o aluminio, e sobre os outros aparelhos, tenho utilizado somente cano de meia polegada, os demais de cobre e o unico problema que observei em um ano utilizando aluminio foi vazamento, se bobear vaza, nem sempre da tempo de ver no vacuo, mas ja tie alguns prejuizos.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Ednaldo Ver Post
                      olha eu tamebm não sabia sobre o inverter ter problemas com o aluminio, e sobre os outros aparelhos, tenho utilizado somente cano de meia polegada, os demais de cobre e o unico problema que observei em um ano utilizando aluminio foi vazamento, se bobear vaza, nem sempre da tempo de ver no vacuo, mas ja tie alguns prejuizos.
                      Não entendi o que vc quis dizer com "tenho utilizado somente cano de meia polegada".

                      O problema de utilizar aluminio vai muito além de vazamento. O vazamento é apenas a parte visivel do problema. A corrosâo galvanica aje como um cancer no interior da máquina. Faz uma destruição lenta e gradual do equipamento sem que o usuário perceba - do mesmo modo que o cancer.

                      Comment


                      • #12
                        Pois é! O Edu matou a charada. Estava lendo um pouco sobre corrosão química (também conhecida como corrosão galvânica) que gera um problema muitíssimo mais grave do que um mero vazamento do gás - um câncer como muito bem comparou o Edu ) e, muito provavelmente, é o que engenheiros de marcas como as citadas lá no primeiro post pela Luzia já conhecem e por isso cancelam a garantia de seus produtos, independentemente de serem inverter ou não, se verificarem que a instalação foi realizada com tubos de alumínio. A Panasonic é outra marca que cita isso claramente no manual dos aparelhos dela - tubo de alumínio na instalação é igual a garantia cancelada.
                        Isto posto, não o que discutir: nunca se deve utilizar tubos de alumínio em instalação de split.
                        Abraço.
                        Last edited by Wagner; 01/03/13, 20:16.

                        Comment


                        • #13
                          Galera aqui na minha regiao eu nao trabalho com aluminio ,nunca gostei,mas em compensaçao varios amigos meus trabalhao direto com aluminio.Resultado ,depois de alguns meses la vou eu sendo chamado pelos clientes pra trocar os canos por cobre ,nenhum que eu conheço conseguiu segurar gas...

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por marcio lustosa Ver Post
                            Galera aqui na minha regiao eu nao trabalho com aluminio ,nunca gostei,mas em compensaçao varios amigos meus trabalhao direto com aluminio.Resultado ,depois de alguns meses la vou eu sendo chamado pelos clientes pra trocar os canos por cobre ,nenhum que eu conheço conseguiu segurar gas...
                            kkkkkkkkk.é a gente fala mas tem os que olham o lucro imediato ..mas é isso aí não tem com ser diferente ..obrigado marcio

                            Comment

                            Working...
                            X