Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

eletrica duvida sobre capacitores

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • eletrica duvida sobre capacitores

    boa tarde srs!!!

    e´uma duvida escrutinadora!!!

    se um capacitor é para armazenar energia e libera-la em algun momento como posso colocar um capacitor 110 v na sua entrada e sabendo que ele ira largar com provavelmente 5 x mais aquela uns 400 v. Isso não ira queimar o motor????? em vez se so dar a impulsão!!!!!!!! ou na hipoteze de eu colocar um capacitor de menos tensão ex 20v ele ria largar 110 v tudo bem , mais se eu to ligando nele um 110 v ele não ira queimar????????

    se alguem poder me ajudar desde ja agradeço!!!!!!

    sds
    maico de rio grande

  • #2
    Olá Maico, essa sua pergunta é muito boa acredito que irá gerar algumas discussões, o capacitor é para armazenar energia, mas penso que o motor e compressor são impulsionados pela capacidade em MF(MICROFARAD)a tensão especificada é a voltagem a qual pode-se ligar o capacitor, ex: se ligar 220v em um de 110v, provavelmente o mesmo irá se romper, é o contrário se ligar 220v em um de 380 v, irá funcionar normalmente, mas como escrevi, desde que a capacidade em MF esteja de acordo com o motor ou compressor peçam.Por favor me corrijam se estiver errado. Obrigado.

    Comment


    • #3
      ola!!! obrigado pela ajuda!!!!

      é que em refrigerador se usa um rele magnetico e nos ar condiciona do eu não vejo nenhum rele para apos a partida ele desarmar e ficar so com o marcha . o que de desativa o arranque???? no ar condicionado????
      falando em partida!!!!!

      se poderem me ajudar

      sds
      maico de rio grande

      Comment


      • #4
        no motor do ar condicionado e chamado de capacitor permanente ele tem a funçao de dar a partida no motor e continua alimentando a bobina auxiliar ou de arranque no refrigerador so serve para arranque quanto a potencia e aconselhavel substituir por outro semelhante pois se colocar um de maior potencia em farad voce tambem aumenta a tensao na bobina auxiliar e aumenta a temperatura do motor com o tempo pode causar a queima do motor

        Comment


        • #5
          Pra você entender o funcionamento do capacitor em corrente alternada, você tem que estudar sobre corrente alternada e sua forma senoidal. A corrente e a tensão, variam como uma onda, na velocidade de 60 vezes por segundo. Quando a corrente entra no capacitor, ele armazena esta energia, causando uma defasagem na saída. Então a corrente que entra pelo terminal R (marcha) está defasada da que entra no terminal S (auxiliar). Aí as duas bobinas por terem correntes diferentes, também possuem campos magnéticos diferentes, impulsionando o rotor do motor. Pega dois ímãs de auto-falante e aproxima um do outro pra ver se de um lado eles não se repelem. É esse efeito que é usado nos motores para fazer o eixo girar, só que com o eletromagnetismo. A questão de a tensão medida no capacitor ser maior que a da rede, é por que quando você mede a tensão diretamente com o multímetro na rede, o que aparece é a tensão RMS ou média, que é os 110 V, 127 V ou 220 volt, dependendo do caso. Já no capacitor, por ele armazenar a energia, você lerá a tensão de pico . Em uma rede de 127 volt, a tensão de pico é de 180 V, por isso a tensão do capacitor tem que ser bem maior que a da rede utilizada. Os motores de geladeira normalmente não usam capacitores por serem de baixo torque de partida.
          Last edited by Márcio Paco; 02/07/14, 02:19.

          Comment


          • #6
            obrigado amigos !!!
            do maico de rio grande rs

            Comment


            • #7
              Olá coloquei capacitor eletrolítico de 80 para destravar meu compressor da geladeira mas não deu certo . Será que se eu colocar um mais forte eu consigo ?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por charles.garcia-oliveira Ver Post
                Olá coloquei capacitor eletrolítico de 80 para destravar meu compressor da geladeira mas não deu certo . Será que se eu colocar um mais forte eu consigo ?
                motor de geladeira com calço mecanico ou com o auxiliar em curto é difícil destravar ..pode ser mas duvido ...dá o retorno boa sorte abraço apesar que eletrolítico de 80 mfd vc deve ter colocado oiu 80/108 mfd ?? quando eu trabalha com refrigeração costumava colocar no mínino de 127 mfd ou 145/175 mfd ...dá o retorno boa sorte abraço jairo
                Last edited by jairo bertoni; 07/08/19, 18:19.

                Comment


                • #9
                  Olá boa noite, estou com uma hitachi 36.000 btus compressor queimado , instalei um novo e na partida o compressor desarma o dijuntor .
                  estou usando um capacitor de 50mf mais o fabricante pede o de 90mf será a falta de capacitancia a alta amperagem do compressor .
                  fico grato pela resposta .

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Gladson Ver Post
                    Olá boa noite, estou com uma hitachi 36.000 btus compressor queimado , instalei um novo e na partida o compressor desarma o dijuntor .
                    estou usando um capacitor de 50mf mais o fabricante pede o de 90mf será a falta de capacitancia a alta amperagem do compressor .
                    fico grato pela resposta .
                    Se o fabricante pede 90 MFD e se essa for a capacitância nominal de trabalho com certeza um de 50 mfd não vai atender as especificações nominais de trabalho do compressor ...Eu sinceramente nunca vi nada dessa capacidade 36k com capacitor tão alto ..Mas o compressor substituído é hitachi .? É o mesmo compressor ?

                    qual o modelo desse equipamento ? Qual o fluido refrigerante que ele opera ?

                    qual a LRA do compressor essa informação está na etiqueta do compressor .
                    Last edited by jairo bertoni; 23/10/20, 20:33.

                    Comment

                    Working...
                    X