Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Split esquenta ao invés de gelar ( Komeco 9000 QF)

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Split esquenta ao invés de gelar ( Komeco 9000 QF)

    Boa tarde!

    Instalei um Komeco 9k Q/F Novo, e ao ligar selecionei resfriar no controle, coloquei 20 graus e o compressor parte, mas começa a aquecer na evaporadora e na condensadora gela, e o ventilador dela não parte.

    Perguntei para 2 amigos que não souberam o que é.

    Chequei a ligação eletrica várias vezes e tudo ok, não achei fios invertidos.

    Alguem ja se deparou com algum problema desses? Procurei nas 37 paginas e não encontrei nada.

    O compressor ele faz um barulho, pra mim está estranho e mais alto do que deveria.

    Eu segui o diagrama eletrico e a principio não achei nada de anormal.

    Tentei colocar em aquecer pra ver se ele gelava, mas nada acontece, ele só circula o ar, em auto ele aquece.

    Obrigado.

  • #2
    Postado originalmente por Tiagossouza Ver Post
    Boa tarde!

    Instalei um Komeco 9k Q/F Novo, e ao ligar selecionei resfriar no controle, coloquei 20 graus e o compressor parte, mas começa a aquecer na evaporadora e na condensadora gela, e o ventilador dela não parte.

    Perguntei para 2 amigos que não souberam o que é.

    Chequei a ligação eletrica várias vezes e tudo ok, não achei fios invertidos.

    Alguem ja se deparou com algum problema desses? Procurei nas 37 paginas e não encontrei nada.

    O compressor ele faz um barulho, pra mim está estranho e mais alto do que deveria.

    Eu segui o diagrama eletrico e a principio não achei nada de anormal.

    Tentei colocar em aquecer pra ver se ele gelava, mas nada acontece, ele só circula o ar, em auto ele aquece.

    Obrigado.
    ele tá ligando e operando o ciclo quente ..ele tá entrando em operação como ciclo quente..tá ligando a solenoide do ciclo reverso que pode estar aberta (travada) ou tem algum erro talvez de fábrica que tá enviando sinal de alimentação para a solenoide e ela tá acionando e dando o ciclo reverso..pode ser isso verifique dá o retorno boa sorte

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      ele tá ligando e operando o ciclo quente ..ele tá entrando em operação como ciclo quente..tá ligando a solenoide do ciclo reverso que pode estar aberta (travada) ou tem algum erro talvez de fábrica que tá enviando sinal de alimentação para a solenoide e ela tá acionando e dando o ciclo reverso..pode ser isso verifique dá o retorno boa sorte
      Amigo, desliguei um fio da válvula reversora, e a maquina passou a gelar, mas o ventilador continuava sem funcionar, então em pouco tempo a condensadora ja estava quente e ela desligou o compressor.

      Além disso, o compressor estava fazendo um barulho bem alto ( eu achei).

      Entrei em contato com a Komeco e eles me passaram 2 autorizadas deles em Santo André.

      A primeira que tentei foi a REFRICOM ( ninguém atendia o telefone)

      A segunda foi a CESTAC, me passaram para 3 pessoas, as 3 pessoas vieram com um discurso, dizendo que eu deveria estar ciente que se fosse erro de instalação ( não foi feito por técnico credenciado deles), estaria obrigado a pagar uma taxa de visita no valor de R$ 316,92, após ser informado 3x sobre isso, a ultima pessoa me pediu o email e disse que eu tinha que fazer um cadastro por email, e que esse cadastro era para a segurança deles também ( taxa de 316,92), isso foi de manhã agora 18:41 ainda não recebi o tal de cadastro.

      Realmente é muito difícil ( ligar 4 fios(1234)) eu sei que tem gente que erra, mas....

      É no Brasil agente é bandido até que se prove o contrario

      Obrigado Jairo pela dica, eu estava desconfiado que era alguma coisa com a válvula reversora, ou com a placa (sinal errado), mas tem mais coisa pois o ventilador de fora não parte, eu poderia até fazer um jumper do ventilador ligar junto do compressor, mas ainda tem o barulho alto do compressor, realmente tem coisa errada.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Tiagossouza Ver Post
        Amigo, desliguei um fio da válvula reversora, e a maquina passou a gelar, mas o ventilador continuava sem funcionar, então em pouco tempo a condensadora ja estava quente e ela desligou o compressor.

        Além disso, o compressor estava fazendo um barulho bem alto ( eu achei).

        Entrei em contato com a Komeco e eles me passaram 2 autorizadas deles em Santo André.

        A primeira que tentei foi a REFRICOM ( ninguém atendia o telefone)

        A segunda foi a CESTAC, me passaram para 3 pessoas, as 3 pessoas vieram com um discurso, dizendo que eu deveria estar ciente que se fosse erro de instalação ( não foi feito por técnico credenciado deles), estaria obrigado a pagar uma taxa de visita no valor de R$ 316,92, após ser informado 3x sobre isso, a ultima pessoa me pediu o email e disse que eu tinha que fazer um cadastro por email, e que esse cadastro era para a segurança deles também ( taxa de 316,92), isso foi de manhã agora 18:41 ainda não recebi o tal de cadastro.

        Realmente é muito difícil ( ligar 4 fios(1234)) eu sei que tem gente que erra, mas....

        É no Brasil agente é bandido até que se prove o contrario

        Obrigado Jairo pela dica, eu estava desconfiado que era alguma coisa com a válvula reversora, ou com a placa (sinal errado), mas tem mais coisa pois o ventilador de fora não parte, eu poderia até fazer um jumper do ventilador ligar junto do compressor, mas ainda tem o barulho alto do compressor, realmente tem coisa errada.
        pode ser que ele esteja com entupimento em alguma solda ...assim a distancia fica difícil te dar uma boa opinião ..tire o capacitor e teste com um capacímetro a sua capacitância pode ser que ela esteja abaixo do que pede o fabricante

        Comment


        • #5
          bom dia esses komecos ja instalei dois com problema de excesso de gas um com 80 psi o outro nao partia o compresso fazia um barulho como se o capacitor tava com problema insistir varias vezes quando partiu fazia um barulho horivel e vibrava inacreditavel pressao tava com 95 psi corrente nas altura retirei o gas ate 70 psi ficou tudo ok isso faz 3 meses cliente ate hoje nao reclamou te alerto a respeito do barulho de uma olhada na pressao nao da para confiar no fabricante igual tem instalador que afirma nao se deve mexer na pressao discordo com isso espero ter ajudado

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Lourival Silva Ver Post
            bom dia esses komecos ja instalei dois com problema de excesso de gas um com 80 psi o outro nao partia o compresso fazia um barulho como se o capacitor tava com problema insistir varias vezes quando partiu fazia um barulho horivel e vibrava inacreditavel pressao tava com 95 psi corrente nas altura retirei o gas ate 70 psi ficou tudo ok isso faz 3 meses cliente ate hoje nao reclamou te alerto a respeito do barulho de uma olhada na pressao nao da para confiar no fabricante igual tem instalador que afirma nao se deve mexer na pressao discordo com isso espero ter ajudado
            Boa noite amigo, eu tentei isso, a maquina desligada estava com 165 de pressão, eu liguei a maquina com a válvula reversora desligada ( senão ela ligava em aquecimento e a pressão ia lá pra cima, dai a maquina ligou, baixou pra 30 e dai começou a subir até 115, estabilizou em 110 apos alguns minutos, dai comecei a tirar gas, tirei até 75, mas a maquina continuava vibrando muito com barulho bastante elevado, e continuava com o problema de ligar em aquecimento e o ventilador não partia, eu fiquei até meio assustado com o tratamento que tive das assistências técnicas, só faltou falar bem feito e rir da minha cara.

            Eu acho que pra instalar split, basta um pouco de conhecimento e atenção, e tendo os meios a instalação fica decente, ja consertar eu reconheço que não é pra qualquer um precisa de conhecimento e experiencia ( muita) .

            Como fui muito bem tratado pelas assistências técnicas ( conversei com 4, 2 em S.B. Campo e 2 em Santo André), e de qualquer maneira eu teria que remover o aparelho e levar em Santo André que foi a única que não quis me furar o olho antes de olhar, eu retornei na Leroy Merlim e lá me devolveram o dinheiro pois não tinham outra para trocar.

            Retirei a infra, de 2 metros e meio e olhei pra ver se tinha alguma coisa errada e nada, durante a desmontagem chequei a fiação novamente pra ver se pegava erros e nada, então se nao tem nada errado nos fios de comando e se a infra não está estrangulada, é coisa errada dentro da maquina.

            O promotor da Komeco da Leroy disse que nao poderia trocar nem devolver meu dinheiro pois precisava de um laudo técnico, dai eu disse que a Komeco dava 90 dias de garantia pra qualquer instalador e que eu não estava pedindo, dai ele murchou e liberou o papel do estorno rsrsrs.

            Obrigado pela ajuda, infelizmente não ficaremos sabendo do final da novela.

            Abraços!

            Comment


            • #7
              ola, hoje passei pelo mesmo problema com um ar condicionado springer Medea 18.000 BTUS quente e frio, foi feito toda instalação correta mas na hora de ligar ele parte o compressor e liga a solenóide e passa a esquentar ao invés de esfriar .
              após todas as tentativas, resolvi acionar a garantia e quando o técnico chegou relatei o defeito e ele me informou que e um erro da fabrica no diagrama elétrico , pois bastou inverter o fio 4 pelo fio 5 em uma das unidades somente e meu aparelho passou a funcionar perfeitamente.
              resumindo , o esquema elétrico no manual e na tampa da condensadora estão errados .

              Comment


              • #8
                Bom dia senhores, ontem 07/02/2019 instalei dois ar condicionados Midea 12.000 BTUS aquele da condensadora redonda e aconteceu O MESMO DEFEITO do tópico apenas com um deles, funcionando exatamente conforme os colegas acima descreveram em 2014 tive até mesmo a ideia de desligar o fio 4 (da solenóide) ele até começa a resfriar mas não liga o exaustor e depois de um tempo o compressor desliga. Estou indo agora no cliente para ajustar a ligação e já dou retorno sobre o funcionamento.

                Comment


                • #9
                  Fui ao cliente e solucionei o problema graças ao fórum. Fiz um video: https://youtu.be/LbTjtlDIvBc
                  Obrigado!

                  Comment

                  Working...
                  X