Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalação de relê e capacitor de partida em substituição do ptc.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalação de relê e capacitor de partida em substituição do ptc.

    Boa tarde prezados Colegas.

    Existe um aparelho de ar condc. Elgin de 6000 btu 3/4 de HP - 900W/hr - 115 volts, que devido a carga da rede ser baixa na região ele custa a partir tendo que ser desligado.
    Quero colocar esses equipamentos , o relê e um capacitor de partida para ver se consigo um desempenho na partida mais eficiente substituindo o ptc.
    Gostaria de solicitar ajuda técnica nesse sentido, pois todas as lojas especializadas que visitei me disseram não ser possível, mas tecnicamente não me convenceram...

    Grato

    Carlos Leitão.

  • #2
    jeito tem já fiz isso instalei capacitor de partida eletrolítico em reles de partida que desligam o auxiliar mais o capacitor ficando só na marcha..depois que desliga o rele volta a armar novamente ...pode ser um rele voltimétrico ou um rele

    https://www.google.com.br/search?q=r...94%3B420%3B425

    e tem esse link também https://www.google.com.br/search?q=r...revid=93455540

    um abraço dá um retorno

    Comment


    • #3
      Você até poderia por um capacitor de partida, mas sem tirar o capacitor de marcha. O compressor do ar tem um torque de partida maior que os de geladeira devido ele trabalhar com pressões bem mais altas, por isso ele precisa do capacitor permanente. Mas antes, por que você não verifica se o seu problema de queda de tensão não é devido a uma instalação mal feita ou antiga?
      Postado originalmente por Carlos Leitão Ver Post
      Boa tarde prezados Colegas.

      Existe um aparelho de ar condc. Elgin de 6000 btu 3/4 de HP - 900W/hr - 115 volts, que devido a carga da rede ser baixa na região ele custa a partir tendo que ser desligado.
      Quero colocar esses equipamentos , o relê e um capacitor de partida para ver se consigo um desempenho na partida mais eficiente substituindo o ptc.
      Gostaria de solicitar ajuda técnica nesse sentido, pois todas as lojas especializadas que visitei me disseram não ser possível, mas tecnicamente não me convenceram...

      Grato

      Carlos Leitão.
      Last edited by Márcio Paco; 24/01/14, 18:00.

      Comment


      • #4
        Bom dia Jairo.
        Agradeço a presteza e a gentileza em me responder, vou tentar expor mais profundamente o problema e quem sabe obter a solução mais viavel e mais rápida.
        A necessidade de solução é extrema, pois minha mulher esta recem operada e de repouso total. O Rio de Janeiro esta uma sucursal do inferno... ai vc consegue imaginar a situação.
        Salvei os esquemas dos sites que vc me informou, mas meus conhecimentos são limitados.
        Se puder me descrever um passo a passo de que ligação seria a mais adequada e segura lhe agradeço.
        Aqui no local que resido a tensão não é constante, na rede de 127v medi 95v, e na de 220v 156v. reforço de carga por parte da Light, nem pensar não compensa o investimento e existem construções irregulares também...

        No aguardo, um fraterno abraço.

        Comment


        • #5
          Bom dia Márcio.
          Agradeço a presteza e a gentileza em me responder, vou tentar expor mais profundamente o problema e quem sabe obter a solução mais viável e mais rápida.
          A necessidade de solução é extrema, pois minha mulher estar recém operada e de repouso total. O Rio de Janeiro esta uma sucursal do inferno... ai vc consegue imaginar a situação.
          Se puder me descrever um passo a passo de que ligação seria a mais adequada e segura lhe agradeço, meus conhecimentos de elétrica são domésticos não profissionais.
          Aqui no local que resido a tensão não é constante, na rede de 127v medi 95v, e na de 220v 156v. reforço de carga por parte da Light, nem pensar não compensa o investimento e existem construções irregulares também...

          Comment


          • #6
            Seu problema pode ser com a Light ou interno, nas conexões elétricas e disjuntores. Você deve procurar um eletricista com conhecimentos técnicos e aparelhos de medição para verificar onde está havendo esta queda de tensão. Pode ser um disjuntor velho, uma emenda oxidada ou um conector com zinabre. Se a queda estiver ocorrendo antes do ponto de medição, é obrigação da Light resolver. Olhe na sua conta de energia que tem os limites da tensão fornecida que fica entre 116 V e 132 V por fase. Se não estiver alcançando o mínimo, procure a concessionária para que ela regularize a situação.
            Postado originalmente por Carlos Leitão Ver Post
            Bom dia Márcio.
            Agradeço a presteza e a gentileza em me responder, vou tentar expor mais profundamente o problema e quem sabe obter a solução mais viável e mais rápida.
            A necessidade de solução é extrema, pois minha mulher estar recém operada e de repouso total. O Rio de Janeiro esta uma sucursal do inferno... ai vc consegue imaginar a situação.
            Se puder me descrever um passo a passo de que ligação seria a mais adequada e segura lhe agradeço, meus conhecimentos de elétrica são domésticos não profissionais.
            Aqui no local que resido a tensão não é constante, na rede de 127v medi 95v, e na de 220v 156v. reforço de carga por parte da Light, nem pensar não compensa o investimento e existem construções irregulares também...

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
              Seu problema pode ser com a Light ou interno, nas conexões elétricas e disjuntores. Você deve procurar um eletricista com conhecimentos técnicos e aparelhos de medição para verificar onde está havendo esta queda de tensão. Pode ser um disjuntor velho, uma emenda oxidada ou um conector com zinabre. Se a queda estiver ocorrendo antes do ponto de medição, é obrigação da Light resolver. Olhe na sua conta de energia que tem os limites da tensão fornecida que fica entre 116 V e 132 V por fase. Se não estiver alcançando o mínimo, procure a concessionária para que ela regularize a situação.
              nesse caso vc pode até melhorar a partida do compressor mas vai ter problemas na operação pela baixa tensão oferecida,que está abaixo do minimo que o fabricante pede .talvez o problema esteja no transformador da fornecedora principalmente fim de linha,alguns tem "tapes"elevatórios de tensão outros não...o certo é vc reclamar com a fornecedora.elevar essa tensão aí na sua residencia fica complicado pois pra vc obter um resultado legal ficaria muito caro,acho que o mais prático e racional seria vc tentar uma solução com sua fornecedora.

              Comment


              • #8
                É jairo. Fazendo uma analogia, seria como um atleta não se alimentar direito e querer compensar com suplementos vitamínicos. Uma hora a máquina para. Outra opção caso não for possível resolver com a fornecedora seria usar um estabilizador de tensão com potência suficiente para o ar. Mas não seria muito econômico.
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                nesse caso vc pode até melhorar a partida do compressor mas vai ter problemas na operação pela baixa tensão oferecida,que está abaixo do minimo que o fabricante pede .talvez o problema esteja no transformador da fornecedora principalmente fim de linha,alguns tem "tapes"elevatórios de tensão outros não...o certo é vc reclamar com a fornecedora.elevar essa tensão aí na sua residencia fica complicado pois pra vc obter um resultado legal ficaria muito caro,acho que o mais prático e racional seria vc tentar uma solução com sua fornecedora.

                Comment


                • #9
                  Boa tarde Márcio.
                  Depois de ouvir suas considerações e a do colega Jairo, resolvi remover o Aparelho da janela e abrir a carcaça.
                  Constatei que o mesmo possui um capacitor escondido sob o painel frontal com as seguintes características: 25mf 15amp 115volts e 50/60Hz.
                  Ajudaria se eu colocasse um capacitor de maior capacidade? sabendo que o compressor é de 3/4 de HP.

                  Com relação à rede elétrica, houve a pouco tempo atraz uma interrupção de energia, quando a energia voltou fui rapidamente ao cômodo e liguei o ar cond. que entrou simultaneamente tanto os ventiladores que não trabalham com capacitor e o compressor.
                  Provavelmente nesse retorno de energia a voltagem veio dentro do padrão de funcionamento

                  No aguardo, um fraterno abraço.

                  Carlos Leitão.

                  Comment


                  • #10
                    Boa tarde Jairo.
                    Depois de ouvir suas considerações e a do colega Márcio, resolvi remover o Aparelho da janela e abrir a carcaça.
                    Constatei que o mesmo possui um capacitor escondido sob o painel frontal com as seguintes características: 25mf 15amp 115volts e 50/60Hz.
                    Ajudaria se eu colocasse um capacitor de maior capacidade? sabendo que o compressor é de 3/4 de HP.

                    Com relação à rede elétrica, houve a pouco tempo atraz uma interrupção de energia, quando a energia voltou fui rapidamente ao cômodo e liguei o ar cond. que entrou simultaneamente tanto os ventiladores que não trabalham com capacitor e o compressor.
                    Provavelmente nesse retorno de energia a voltagem veio dentro do padrão de funcionamento

                    No aguardo, um fraterno abraço.

                    Carlos Leitão.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Carlos Leitão Ver Post
                      Boa tarde Jairo.
                      Depois de ouvir suas considerações e a do colega Márcio, resolvi remover o Aparelho da janela e abrir a carcaça.
                      Constatei que o mesmo possui um capacitor escondido sob o painel frontal com as seguintes características: 25mf 15amp 115volts e 50/60Hz.
                      Ajudaria se eu colocasse um capacitor de maior capacidade? sabendo que o compressor é de 3/4 de HP.

                      Com relação à rede elétrica, houve a pouco tempo atraz uma interrupção de energia, quando a energia voltou fui rapidamente ao cômodo e liguei o ar cond. que entrou simultaneamente tanto os ventiladores que não trabalham com capacitor e o compressor.
                      Provavelmente nesse retorno de energia a voltagem veio dentro do padrão de funcionamento

                      No aguardo, um fraterno abraço.

                      Carlos Leitão.
                      só se substitui capacitores quando estão abertos ,baixa capacitância ou em curto..vc tem que pedir uma inpoeção pela concessionária eles são obrigados a fazer isso

                      Comment


                      • #12
                        ola boa noite amigo.
                        para resolver o problema de queda de tensão so trocando o transformador da rua por um de maior potencia, se a concessionaria for a cpfl vc ta com um problema muito difícil de se resolver, pois vai ter que entrar em uma fila de espera muito grande, reúna-se com vizinhos ligue na central reclamando de queda de tenção na rua, mais tem quer ser muita gente reclamando, ai eles vão mandar um técnico fazer levantamento de carga, se de uma queda de tenção maior que 10% do normal eles mandam trocar o Trafo, mais isso pode levar muito tempo, principalmente se for preciso construir uma rede primaria ate o local do Trafo , ai tudo fica mais complicado porque vai envolver cabos e poste.

                        a melhor solução a curto prazo e vc fazer o que o Sr Marcio paco falou, use um estabilizador ele vai melhorar a tensão mais vai gastar um pouco mais, ao meu ver não adianta trocar capacitor uma vez que o capacitor so serve para partida do motor, depois que o motor parti a corrente abaixa e fica na corrente normal
                        no caso se vc tem uma queda de tenção não vai ajudar muito.

                        Comment


                        • #13
                          Prezados amigos, da Eletroar, Márcio Paco e Jairo Bertoni, Boa noite.

                          Agradeço todo o interesse e gentileza a mim dispensada.
                          O problema do aparelho foi resolvido graças às informações fornecidas por vcs.
                          Por incrível que pareça após testar o capacitor de partida constatei que o mesmo estava dando passagem, o substitui e esta funcionando bem.
                          A esposa também agradece o "clima de montanha" que voltou a se instalar no quarto KKKK

                          Um fraterno abraço, e se precisarem de alguma informação da área Marítima me avisem, se estiver a meu alcance ajudarei.

                          Carlos Leitão.

                          Comment

                          Working...
                          X