Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temperatura e pressão variando

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Temperatura e pressão variando

    Olá

    Gostaria de descrever aqui um fato que ocorreu comigo para que os colegas possam esclarecer o que pode estar acontecendo.

    Fui verificar o superaquecimento de uma máquina (Springer/Tempstar 60.000 BTUs / trifásica) pois o tubo de baixa estava congelando. Seguem os fatos e dúvidas encontradas :

    1 - A pressão estava em 44 PSI e pela tabela de temperatura/pressão a temperatura para o cálculo do superaquecimento seria -6,1º C e a temperatura no tubo de baixa estava em 4º C. Então a conta correta é (SA = Tsuc - Tev) ou seja SA = 4 - (-6,1) que implica em SA = 4 + 6,1 = 10,1? É isso mesmo?

    2 - Fui tentar tirar um pouco do gás para ver o que ocorria e percebi que saia ar pressurizado na mangueira do manômetro, mas quase nada de gás R22, será que isso ocorria porque a tubulação estava congelada? Como retirar gás nessas condições?


    3 - Depois disso notei que a tubulação parou de congelar mas a temperatura e pressão estavam variando. De 44 PSI / 4º C para 38 PSI / 0ºC. Dava pra notar nitidamente que a cada 60 segundos mais ou menos o cano começava a congelar e derretia antes do gelo se formar totalmente. Isso é indicio de sujeira na tubulação?



    Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar com essas dúvidas, fiz um curso recentemente mas como um amigo meu me disse é como tirar habilitação, eles te ensinam o básico, depois agente vai ralando na prática pra aprender de verdade. Por isso conto com ajuda de vcs.

    Vlw.

  • #2
    experimenta completar a carga de gás deixar entre 60 a 65 psi dá o retorno

    Comment


    • #3
      amigo a presao de 44c e baicha tem de colocar gas refrigerante nao tirar faz o que nosso amigo jairo disse coloca mais gaz entre 60 a 65 psi ok

      Comment


      • #4
        Amigo, parece que a evaporadora está bloqueada... Se o aparelho ainda não foi higienizado, a serpentina está bloqueada. Neste caso, vc nem irá conseguir colocar a pressão em 65 psi... Verifique também a ventilação na saída da evaporadora na velocidade máxima.

        Comment


        • #5
          Eu não quis colocar mais gás para chegar a 65 PSI pois a tubulação de sucção está congelando, primeiro eu queria descobrir o porque disto estar ocorrendo. Acredito que possa ser sujeira na evaporadora tbm. vou verificar isso amanhã. Caso seja isso gostaria de saber se é possível higienizar a evaporadora sem ter que retira-la.

          Comment


          • #6
            tenta verificar a turbina, ela pode estar bloqueada

            Comment


            • #7
              Nesses pepinos aí, eu prefiro fazer como manda o figurino: desmonta as duas unidades para uma higienização completa, pois se tiver bloqueio por sujeira, a pressão nunca vai ficar normal. Se der verifica também se não tem cano amassado, pois eu já peguei saída da evaporadora estrangulada e a pressão de baixa não subia mesmo pondo gás. Turbina lenta também causa congelamento.
              Postado originalmente por Michel Papageorgiou Ver Post
              Eu não quis colocar mais gás para chegar a 65 PSI pois a tubulação de sucção está congelando, primeiro eu queria descobrir o porque disto estar ocorrendo. Acredito que possa ser sujeira na evaporadora tbm. vou verificar isso amanhã. Caso seja isso gostaria de saber se é possível higienizar a evaporadora sem ter que retira-la.

              Comment

              Working...
              X