Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbina evaporadora sem velocidade

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Turbina evaporadora sem velocidade

    Ola mestres. Tenho pego várias turbinas de evaporadoras sem velocidade adequada, quase que 100% da YORK. Conclusão: Não conseguem insulflar o ar gelado para o ambiente.

    Quando dessas ocorrências, nem coloco a mão, pois a demanda de serviço não me permite e o ganho de tal serviço é pouco. No entanto preciso saber com os colegas acostumados a realizar tal serviço se apenas substituindo o capacitor é pra resolver? Esse capacitor é soldado na placa (YORK) ?

    Abraços.

  • #2
    Amigo meu antigo professor me disse uma vez que nos aparelhos mais antingos esse capacitor era separado da placa mais com o passar dos anos os fabricantes colocaram esse capacitor na placa para que a mesma fosse trocada caso o capacitor fique defeituoso, estou com um problema parecido com o seu, a máquina que faço manutenção esta gelando pouco, já medi o gás, já fiz a limpeza do aparelho, a condensadora ta trabalhando normal, o compressor ta armando, só que quando ligo a maquina a impressão que tenho é que o ventilador da evporadora ta fraco nas três posições fazendo com que o ambiente interno não gele o suficiente. Será que é o capacitor do ventilador, relé que alimenta o ventilador na placa de comando ou o próprio ventilador que fica junto da turbina da evaporadora? É a primeira vez que pego um pipino desses, espero que haja companheiros de profissão que possam nos ajudar com dicas e macetes que aprenderam ao longo do tempo.

    Comment


    • #3
      Douglas, tanto pode ser o capacitor, quanto o próprio motor. Faz um teste de rodar a turbina e vê se ela não está pesada. Quando se desmonta toda a evaporadora para fazer a limpeza, você tem que prestar atenção na posição do eixo do motor, pois se você parafusar a turbina fora de posição pode ficar prendendo. Mede o capacitor também.
      Postado originalmente por Douglas José Ver Post
      Amigo meu antigo professor me disse uma vez que nos aparelhos mais antingos esse capacitor era separado da placa mais com o passar dos anos os fabricantes colocaram esse capacitor na placa para que a mesma fosse trocada caso o capacitor fique defeituoso, estou com um problema parecido com o seu, a máquina que faço manutenção esta gelando pouco, já medi o gás, já fiz a limpeza do aparelho, a condensadora ta trabalhando normal, o compressor ta armando, só que quando ligo a maquina a impressão que tenho é que o ventilador da evporadora ta fraco nas três posições fazendo com que o ambiente interno não gele o suficiente. Será que é o capacitor do ventilador, relé que alimenta o ventilador na placa de comando ou o próprio ventilador que fica junto da turbina da evaporadora? É a primeira vez que pego um pipino desses, espero que haja companheiros de profissão que possam nos ajudar com dicas e macetes que aprenderam ao longo do tempo.

      Comment


      • #4
        Valeu pela dica Marcio, eu vou mecher na máquina amanhã pela manhã e assim que eu puder darei um retorno pra dizer o que aconteceu.

        Comment


        • #5
          Boa sorte e bom final de domingo.

          Comment


          • #6
            Olá Márcio!
            Tenho inúmeros desses casos. Neste caso, os York's acusam F6 como código de erro.
            Porém, o capacitor é fixo na placa. Posso adaptar um outro capacitor semelhante já que não encontro esses capacitores fixos para venda?
            Outra dica, tem como medir o capacitor apenas com multímetro?
            Abraço.

            Comment


            • #7
              Esses capacitores são um pouco difícil de achar mesmo. Se você conseguir achar um do mesmo valor mas diferente na forma, como um que não seja de circuito impresso, você teria que soldar uns fios em seus terminais e uni-los aos que vem do ventilador. O problema vai ser conseguir um lugar para deixar o mesmo sem risco de os contatos causarem um curto por encostarem em um ponto qualquer. Medir o capacitor com o multímetro só se ele tiver a função de capacímetro, agora com o alicate amperímetro eu consigo medir usando uma fórmula eletrônica que aprendi no curso.
              Postado originalmente por Super Clima RN Ver Post
              Olá Márcio!
              Tenho inúmeros desses casos. Neste caso, os York's acusam F6 como código de erro.
              Porém, o capacitor é fixo na placa. Posso adaptar um outro capacitor semelhante já que não encontro esses capacitores fixos para venda?
              Outra dica, tem como medir o capacitor apenas com multímetro?
              Abraço.

              Comment


              • #8
                Foi isso que pensei. Vou tentar adaptar.
                Alicate amperímetro é o que tenho e uso.
                Poderia me auxiliar usando essa fórmula?
                Grato.

                Comment


                • #9
                  Amigos, aparelho inverter lg 12.000, a turbina da vaporizadora fica oscilando em qualquer das velocidades, dando para perceber nitidamente atraves de seu barulho de funcionamento. Não está interferindo no funcionamento. Mesmo o aparelho sendo novo, o que pode está ocorrendo?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Má Ventura Ver Post
                    Amigos, aparelho inverter lg 12.000, a turbina da vaporizadora fica oscilando em qualquer das velocidades, dando para perceber nitidamente atraves de seu barulho de funcionamento. Não está interferindo no funcionamento. Mesmo o aparelho sendo novo, o que pode está ocorrendo?
                    olha esse motoventilador é inverter então modula a velocidade mesmo.

                    Comment

                    Working...
                    X