Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar condicionado Split Brize (komeco) 9000 disparando ventilador!! me ajudem?!

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ar condicionado Split Brize (komeco) 9000 disparando ventilador!! me ajudem?!

    ola pessoal... eu fiz a limpeza de um ar condicionado da marca brize (komeco) modelo BZS09FC, 9000 btus, que funcionava perfeitamente, porem com barulho no eixo do rotor, e com cheiro ruim devido a falta de manutençao... foi feita toda limpeza e troquei os 2 rolamentos do mancal do eixo. o barulho parou completamente, porem quando liga-se o ar condicionado, o rotor fica em alta velocidade o tempo todo, nao abaixa a rotaçao. alguem tem noçao do que poderia ser esse problema? muito obrigado por qualquer ajuda!!! abraços!

  • #2
    Amigo,quando vc diz que o ventilador só atua em alta velocidade,da o entender que esta no modo AUTO......os conectores na placa não tem como errar.....e o comando vem co CR.Portanto precisa verificar em qual modo vc esta usando e se o CR ta emitindo sinal ao acionar a tecla FAN.Boa sorte.

    Comment


    • #3
      bruce, voce deve ter trocado os rolamentos do ventilador da condessadora? se for, a rotação não varia. O motor da fan da evaporadora é inviolável. Se for as buchas da turbina (fan), aí o Macedo deu uma dica, senão, voce caiu nas dúvidas anteriores já tratada neste fórum!

      Comment


      • #4
        Amigos, eu creio q tenha acontecido algum problema na placa, pois o ar esta no modo "cool", e no controle indica q esta na velocidade mais baixa.... Porem ele fica sempre em alta velocidade desde a hr q eh ligado. Os conectores estao tds ligados perfeitamente... Somente fiz a limpeza e troquei os rolamentos dos dois mancais q seguram o motor, pois eles estavam fazendo barulho.... Sera q tem algum componente eletronico na placa q possa ter danificado, e eu possa testa-lo?? Muitissimo obrigado pela ajuda!! Abcss

        Comment


        • #5
          Bruce meu amigo,o q eu tenho pra falar é o seguinte:Com o aparelho funcionando,pegue os dois sensores,de temperatura e de congelamento(um por vez) e coloque dentro de um copo com gelo e observe a situação,se a maquina desliga a condensadora e se o ventilador diminue a rotação.CONCLUSÃO:Mesmo assim eu testaria com outros sensores e com outro Controle Remoto, se depois de todos esses teste ele se mantiver do mesmo jeito,ai é hora de trocar a placa, porque? Por que não da pra dizer qual componente seria o suposto causador do defeito e se for o processador que não reconhece o pulso do CR nesta função, pior ainda,ai que vc tem mesmo que trocar a placa.OBSesde que vc não tenha achado um jeito de abrir o motor,que como o proprio Skinkas já falou é blindado.Abraços e boa sorte.

          Comment


          • #6
            ventilador da evaporadora

            bruce, tem um triac (transistor) ligado nos bornes de saída do motor, se ele tiver em curto pode ocasionar esse defeito.
            para testar desligue o motor retirando os bornes e com um meter na escala de teste de resistencia meça entre os tres terminais alternando entre eles, se alguma combinação tiver zerada (geralmente é entre os terminais da esquerda em relação ao terminal do centro, vire a escrita da especificação da peça para sua frente) como a coca-cola então é só troca a peça por outra igual ou equivalente. qualquer dúvida leve a placa para um técnico em eletrônica (bom) que vai conseguir fazer o teste. essa peça tem um macete para fazer a prova dela, eu montei um testador de triacs, que funciona bem também em teste das saídas dos invertes.

            Comment


            • #7
              Aproveitando a deixa.....Skinkas, tem como disponibilizar o esquema desse testador de triacs,temos que nos aprimorar rsrs.
              Se possível.....anisiomneto@ig.com.br Abraços.

              Comment


              • #8
                Meu caro Macedo, pra testar um TRIAC com um multímetro analógico é simples. Basta colocar as pontas de prova nos terminais T1 e T2, porém de forma que você consiga encostar a ponta de prova do T2, no Gate, para dar um pulso. Como é um TRIAC não importa a polaridade. Inicialmente não conduz entre T1 e T2, mas quando encosta a mesma ponta de teste do T2, no Gate (claro sem desligar do T2, como se fosse para dar um pulso no gate) ai ele passa a conduzir. Desligando uma das pontas ele conduzir..... ou fachando um curto entre os terminais T1 e T2.

                Comment

                Working...
                X