Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consul Bem Estar 12000 BTUs - Não gela, e quando gela congela

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Consul Bem Estar 12000 BTUs - Não gela, e quando gela congela

    Olá,

    Sou novo no forum e não entendo bem de ar condicionado, pra isso recorro ao google no qual aprendi algumas coisas e me trouxe a esse forum e espero que possam me ajudar.
    Estou com o seguinte problema;

    Mês passado comprei dois ar condicionado split da Consul, um de 9 e outro de 12 mil btus.
    Paguei o técnico aqui da cidade para fazer a instalação e correu tudo bem durante duas semanas, depois disso o ar do meu quarto (o de 12 mil btus) começou a congelar, quando eu colocava entre 18 a 19 graus, chamei o mesmo técnico que me disse que não havia problemas na instalação e que também não havia nenhum vazamento, dai então comecei a procurar outro técnico e a garimpar problemas semelhantes na internet.
    Na internet vi varias pessoas que possuem o mesmo ar condicionado que possuo com o mesmo tipo de problema, em todos os foruns que vi o problema de congelamento era devido a vazamento de gas pela flange. (retirei meu ar condicionado e verifiquei não so a flange da evaporadora quanto a da condensadora, e confirmei que não possuem vazamentos)

    Quando o "novo" técnico veio aqui ele fez a medição de gás e aparentemente estava ok com 80 libras de pressão.
    Ele me disse que pode ser ar (oxigênio) no sistema e que talvez fazendo uma limpeza do sistema, retirando todo o r22 juntamente com o o2, e reabastecer o sistema sem presença de o2 poderia resolver o problema, mas que não me garantia, e que durante a semana irá me dar um retorno sobre os possíveis problemas que pode estar acarretando esse problema.

    Também liguei para a consul solicitando a visita do técnico, uma vez que o produto ainda está na garantia, o mesmo veio aqui, só olhou a evaporadora e falou que minha instalação está mal feita, e me cobrou R$400 pela reinstalação por unidade, o estranho disso tudo é que todos os técnicos (que não são da cônsul) que vem aqui dizem que minha instalação está perfeita.

    Vi no site
    Agora eu preciso de uma ajuda de vocês, meu split de 12mil não gela, solta uma leve brisa gelada, que no máximo deixa o quarto agradável, meu quarto possui 19 m2...
    e sempre durante a madrugada mesmo não gelando, ele congela.

    Percebo que, quando ligo ele no turbo as laminas da evaporadora ficam bem geladas e começam a ficar extremamente molhadas(o que penso que causa a criação do gelo)..... enfim, moro no RJ e o Ar está com um péssimo rendimento, lembrando que possuo outro de 9mil btus num quarto de 15 m2 e que nos 21 graus o quarto fica extremamente bem refrescado.

    Sei que um diagnostico somente por relato é bem difícil, mas se alguém puder me apontar a direção que posso seguir somente para ter um bom argumento com qualquer técnico que vem e me passe um tipo absurdo de diagnostico, já me ajudaria bastante.

    De qualquer maneira, obrigado.

  • #2
    Postado originalmente por felipedsmendes Ver Post
    Olá,

    Sou novo no forum e não entendo bem de ar condicionado, pra isso recorro ao google no qual aprendi algumas coisas e me trouxe a esse forum e espero que possam me ajudar.

    Sei que um diagnostico somente por relato é bem difícil, mas se alguém puder me apontar a direção que posso seguir somente para ter um bom argumento com qualquer técnico que vem e me passe um tipo absurdo de diagnostico, já me ajudaria bastante.

    De qualquer maneira, obrigado.
    primeiramente seja bem vindo...pode ser que ele tá com vazamento ...como o tecnico falou que ele tá com 80 psi pode ser excesso de gás ,peça pra eles verificarem e deixarem no máximo com 65 psi..e faça o teste a noite ...um abraço dá o retorno boa sorte

    Comment


    • #3
      Jairo, Obridado pelo retorno.

      Foi exatamente isso que ele fez e esqueci de mencionar, estava com 80psi e ele deixou com exatos 65, e não mudou em nada.

      Qualquer nova ideia é bem vinda.

      Um abraço.

      Comment


      • #4
        UP...

        Alguma boa alma para me ajudar?

        Comment


        • #5
          Amigo...

          O que esta congelando? o cano de alta ( mais fino) ? ou o de sucção ( mais grosso)?

          Faça o seguinte teste... pegue o controle remoto e, perto da evaporadora, mude a velocidade da ventilação... observe se ela muda... se não mudar, defeito na placa eletrônica do seu aparelho...
          80 psi? amigo, tem que aliviar um pouco a pressão desse compressor...
          Verifique também o seguinte... abra a evaporadora e retire os filtros... observe a serpentina ( parte azulada com aletas ) se ela vai congelar... observe se congela apenas uma linha ou toda ela... se for apenas uma linha, certamente a serpentina esta entupida.

          Estas são algumas possibilidades...

          Onde fica Queimados?

          Abraço...

          Comment


          • #6
            Olá. Com 99% de certeza a evaporadora está entupida parcialmente. Na instalação que fiz ia a 150 psi e quando ligava o aparelho ia a vácuo, era serpentina bem entupida, sem passar gás algum.

            Comment


            • #7
              Olá. Com 99% de certeza a evaporadora está entupida parcialmente. Deves fazer uma limpeza interna com gás 141b, sob pressão.
              Na instalação que fiz ia a 150 psi e quando ligava o aparelho ia a vácuo, era serpentina bem entupida, sem passar gás algum.
              No meu caso foi sujeira que entrou na instalação.
              Foi meu primeiro trabalho e um desastre.

              Comment


              • #8
                O que congela é toda a serpentina, primeiro o meio, depois toda ela.

                Isso já é onde correr....

                A pressão já desceu, então mantenho a ideia do técnico em limpar o sistema ou peço para somente limpar a serpentina?

                Muito obrigado galera.

                Ps.

                Queimados fica perto de Nova Iguaçu...no RJ.

                Um abraço e muito obrigado pelo retorno.

                Comment


                • #9
                  UP Galera,

                  to ficando P da vida com isso..o terceiro técnico já limpou o sistema...trocando todo o gas r22...e o ar condicionado deu uma leve melhorada.... porém continua congelando...e o fato de não gelar como a 2 meses atras me deixa p da vida...

                  o cara diz que meu quarto é grande e que pega sol na parede porém o ar ja funcionou muito bem por um bom tempo..mesmo fazendo o calor que tem feito....e quando argumentei sobre a dica de vocês de ser a serpentina entupida ele disse que não tem nada a ver a serpentina com o congelamento e a falta de "potencia".

                  tenho que procurar outro técnico?

                  Comment


                  • #10
                    Ele ta jogando ar forte pode ser a turbina com defeito

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por alextonetti Ver Post
                      Amigo...

                      O que esta congelando? o cano de alta ( mais fino) ? ou o de sucção ( mais grosso)?

                      Faça o seguinte teste... pegue o controle remoto e, perto da evaporadora, mude a velocidade da ventilação... observe se ela muda... se não mudar, defeito na placa eletrônica do seu aparelho...
                      80 psi? amigo, tem que aliviar um pouco a pressão desse compressor...
                      Verifique também o seguinte... abra a evaporadora e retire os filtros... observe a serpentina ( parte azulada com aletas ) se ela vai congelar... observe se congela apenas uma linha ou toda ela... se for apenas uma linha, certamente a serpentina esta entupida.

                      Estas são algumas possibilidades...

                      Onde fica Queimados?

                      Abraço...

                      Meu aparelho esta assim, somente uma linha da serpentina esta congelada, como posso corrigir o problema, não sou técnico em ar condicionado, porem possuo todas ferramentas necessárias,

                      Comment


                      • #12
                        estava com uma carrier deste mesmo jeito serpentina congelando ! resolvi o problema trocando o rele da placa ai ficou tudo ok !!

                        Comment


                        • #13
                          amigo para ver se o ar ta gelando e bem simples vc tem que ver temperatura de insuflamento de de retorno vc coloca um termometo em condiçoes normais de funcionamento na velocidade media o diferencial de temperatura entre o retorno e o insuflamento deve estra entre 10c 15c gral com essa medida vc sabera se esta subdimensionado ou se o ar esta funcionando bem da retorno

                          Comment


                          • #14
                            Amigo estou com o mesmo problema

                            Amigo estou com mesmo problema;o meu ar Consul Bem Estar 12000 btus Congela os 2 canos o de alta e o de sucção e a evaporadora tb congela! será defeito crônico desse aparelho?O técnico diz que esta tudo ok o que fazer?Ajuda!

                            Comment


                            • #15
                              Sou novo neste fórum e notei a reclamação sobre o consul 12.000btus (inverter)

                              _ O meu esta com o mesmo problema, porem ele gela muito quando esta de dia e a noite ele para de gelar e comecei a notar barulhos na secadora e hoje começou a congelar e vazar agua do mesmo.
                              _ Alguem sabe o problema só tem um mês de uso?

                              Comment

                              Working...
                              X