O ar-condicionado é um aparelho bem mais complexo do que as pessoas normalmente pensam que é. São muitos os cuidados que devem ser tomados na hora da instalação, e o profissional de climatização deve estar preparado para isso. Então aqui vai uma lista do kit básico de ferramentas que se deve ter em mãos para colocar um ar-condicionado para funcionar.

Organizamos esses itens em categorias, para ajudar você a entender a utilidade de cada ferramenta:

Ferramentas para fazer o Vácuo no Ar-Condicionado

O vácuo é um processo importantíssimo da instalação do ar-condicionado. Esse procedimento retira a umidade e evita o transporte de detritos pela tubulação de gás do aparelho – a vida útil do aparelho, prevista na garantia e no manual, se baseiam numa instalação que executa o vácuo. Veja as ferramentas essenciais para esse serviço:

Bomba de vácuo

É uma espécie de compressor externo que faz o trabalho pesado de puxar o ar para fora do sistema interno do ar-condicionado.

 

Vacuômetro

Aparelho usado para medir o vácuo interno do sistema de ar-condicionado, que é calculado em microns.

 

Manômetro ou Manifold

O manifold é composto por válvulas, mangueiras e mostradores que servem para fazer a ligação entre a bomba de vácuo, o vacuômetro e o aparelho em si, enquanto mede a pressão do processo. Deve ser operado por um técnico treinado.

Ferramentas de Infraestrutura

O ar-condicionado costuma ser um aparelho grande e que precisa ser fixado e conectado à rede elétrica e outras estruturas do cômodo onde vai ficar. Mas antes de sair conectando fios e tubulações, é preciso colocar o equipamento em si no local. Conheça os itens necessários:

Tubulações

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mãos as tubulações corretas para cada ar-condicionado. Daí varia de acordo com a potência do aparelho que você quer instalar. Para equipamentos de 9 mil BTU você pode usar alguns metros de tubos de cobre 3/8″, se for de 18 mil BTU, melhor usar de 1/2“, e se for de 30 mil BTU, 5/8“.

Claro que, para as fiações e o tubo de dreno, podem ser usadas canaletas de outros materiais mais baratos.

Leia também: Tubulações em cobre e alumínio na instalação do ar-condicionado – Saiba as diferenças

 

Flanges

As flanges são ferramentas bem específicas para atar e desatar as tubulações dos condicionadores de ar. O conjunto flangeador é composto por uma série de peças pequenas que normalmente são vendidas todas juntas em uma pequena maleta. Para o uso em ar-condicionado, o melhor é que sejam cromadas e resistentes a produtos químicos.

.

Conjunto serra-copo

A serra-copo é uma das muitas brocas que se pode colocar na ponta da furadeira ao invés daquelas compridas e comuns que vemos por aí. A serra-copo realmente tem o formato de um copo, só que com as beiradas serrilhadas, podendo abrir buracos mais amplos na parede ou seja qual for a superfície que precisa ser atravessada por tubulações.

 

Cortador de tubo

O cortador de tubo parece com uma chave inglesa, e é feito para se encaixar em torno do corpo de uma tubulação na altura em que se pretende cortá-la.

 

O dobrador de tubos

Para adaptar as tubulações de forma correta sem prejudicar o seu funcionamento, é preciso desta ferramenta para fazer a estrutura dos tubos de cobre dobrar.

 

Suportes para a unidade condensadora

Muito simples, falamos daqueles suportes de metal que são usados até mesmo em prateleiras e podem ser comprados em qualquer ferragem. Seu uso é na unidade externa, a condensadora, que normalmente fica suspensa. Só deve ser cuidado o peso que elas aguentam e se possuem estrutura para que se fixe a condensadora nelas – a condensadora não podem ficar soltas para que não sejam derrubadas pelo vento ou batidas.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de suportes para ar-condicionado

 

Aparelho de solda

Como a maior parte das tubulações é de metal, um aparelho de solda se faz necessário para fixar os tubos.

 

Mangueira para dreno

Mangueira cristal para dreno, pode ser comprada em ferragens também. É usada na saída de água do aparelho para direcionar o fluxo para longe.

Elétrica e Verificação

Depois de colocado no lugar, você precisa de algumas ferramentas para fazer a elétrica e verificar se tudo está funcionando como deveria. Confira a lista:

Fiação elétrica

Alguns metros de cabo PP de 3 x 1,5 mm é o ideal, pode ser encontrado facilmente e é resistente às alterações de amperagem e voltagem.

 

Voltímetro

Serve para medir a voltagem a tensão da corrente elétrica da fiação. Se estiver muito baixa ou alta, existem problemas para serem arrumados.

 

Alicate de amperímetro

Serve para medir a amperagem e a intensidade da corrente elétrica. Também serve para estabelecer se o consumo está muito baixo ou alto.

 

Termômetro

Você também precisa de um termômetro digital específico para ar-condicionado. Ele normalmente é um mostrador pequeno atado a um fio com um sensor de metal longo. A temperatura ideal no ventilador do ar-condicionado deve ficar entre 38ºF e 42ºF.

Acabamento

Depois que tudo estiver ok e no lugar, um profissional que quer se diferenciar, também deve fazer os acabamentos preventivos. Vamos lá:

Massa de calafetar

Calafetar é o mesmo que vedar. É uma massinha para vedar e isolar fiações e tubulações.

 

Massa de acabamento

Serve para fechas as sobras de buraco em volta das tubulações atravessando as paredes.

 

Fitas adesivas

Fita adesiva normal e de acabamento servem para juntar fios e fazer vedações mais simples.

.

Tem alguma dúvida sobre alguma ferramenta? Comente aqui com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado