WebArCondicionado http://m.webarcondicionado.com.br Seu portal de Climatização Wed, 18 Oct 2017 10:00:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.4.2 Acarômetro: tecnologia analisa qualidade do ar condicionado em veículos http://acarometro-tecnologia-analisa-qualidade-do-ar-condicionado-em-veiculos http://acarometro-tecnologia-analisa-qualidade-do-ar-condicionado-em-veiculos#respond Wed, 18 Oct 2017 10:00:23 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35722 Entrar no carro e ligar o ar-condicionado é demais, não é mesmo? Apesar disso, considerar a qualidade do ar circulando por meio do aparelho é necessário por uma questão de saúde. Pensando nisso, algumas tecnologias estão sendo desenvolvidas a fim de analisar o ar mantido dentro dos automóveis. Um exemplo disso é o chamado “acarômetro”. […]

O post Acarômetro: tecnologia analisa qualidade do ar condicionado em veículos apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
acarometro

Entrar no carro e ligar o ar-condicionado é demais, não é mesmo? Apesar disso, considerar a qualidade do ar circulando por meio do aparelho é necessário por uma questão de saúde. Pensando nisso, algumas tecnologias estão sendo desenvolvidas a fim de analisar o ar mantido dentro dos automóveis. Um exemplo disso é o chamado “acarômetro”.

Leia também: Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Levando um nome um tanto quanto informal, o dispositivo utiliza sensores também aplicados em plataformas de extração de petróleo para medir a qualidade do filtro do ar-condicionado dos carros. Eles agem detectando impurezas como ácaros, bactérias, entre outros indicativos, para analisar o status do ar que motorista e passageiros respiram dentro dos veículos. A partir disso, o aparelho categoriza o ar como adequado ou inadequado.

“Um serviço antigo e tradicional tem perdido espaço, a higienização interna. As pessoas não enxergam mais isso como prevenção para problemas de saúde”, afirma Anderson Macena, fundador da Top Spa Car – empresa responsável por oferecer o produto para concessionárias de carro.

Melhora na limpeza dos filtros de ar-condicionado

Com isso, Macena explica que a ideia do acarômetro é trazer maior transparência para a limpeza de filtros de ar-condicionado nos automóveis. “Muitas vezes, o consumidor não quer autorizar a limpeza e manutenção por achar que a concessionária pode estar agindo de má fé”, explica, justificando que a tecnologia busca fornecer evidências ao consumidor e substituir o famoso “achômetro”.

A ideia do dispositivo baseia-se na importância da troca de filtro de ar como ação de prevenção contra doenças. Segundo uma análise da Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas, foram encontrados até 10 mil fungos e bactérias dentro de carros.

Você já tinha ouvido falar sobre uma solução como essa?

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Exame.

O post Acarômetro: tecnologia analisa qualidade do ar condicionado em veículos apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://acarometro-tecnologia-analisa-qualidade-do-ar-condicionado-em-veiculos/feed 0
40% dos modelos atuais de Split deverão ser retirados do mercado em até dois anos http://40-dos-modelos-atuais-de-split-deverao-ser-retirados-do-mercado-em-ate-dois-anos http://40-dos-modelos-atuais-de-split-deverao-ser-retirados-do-mercado-em-ate-dois-anos#respond Tue, 17 Oct 2017 09:30:00 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35710 Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, o Ministério de Minas e Energia (MME) está propondo aos fabricantes de ar-condicionado uma maior eficiência energética dos equipamentos vendidos no país. Para isso, deverão ser eliminados do mercado, cerca de 40% dos modelos de Split atuais. Na regra atual, para ser comercializado no Brasil, um ar-condicionado […]

O post 40% dos modelos atuais de Split deverão ser retirados do mercado em até dois anos apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, o Ministério de Minas e Energia (MME) está propondo aos fabricantes de ar-condicionado uma maior eficiência energética dos equipamentos vendidos no país. Para isso, deverão ser eliminados do mercado, cerca de 40% dos modelos de Split atuais.

Na regra atual, para ser comercializado no Brasil, um ar-condicionado Split, que representa mais de 80% do mercado, deve ter um coeficiente de eficiência energética (CEE) de, pelo menos, 2,6. O Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) do MME propôs que esse índice fosse elevado para 2,81 e depois para 3,02, em diferentes etapas.

Prazos para as alterações

De acordo com o cronograma do MME, todos os Split que tiverem o CEE abaixo de 3,02 deverão ser retirados do mercado em até dois anos após a data de aprovação da nova regulamentação. Porém, o próprio Criador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Energéticas da Unicamp e representante da academia no CGIEE, Sergio Bajay considera “tímidos” os valores que o colegiado decidiu propor.

Já o presidente da Abrava, Arnaldo Basile, alega que, como a indústria está concentrada na Zona Franca de Manaus, muitos dos componentes precisam ser comprados localmente e não são tão eficientes quanto peças trazidas de fora do país, para se ter acesso a incentivos fiscais.

A decisão ainda não foi estabelecida, a próxima reunião do CGIEE está agendada para o dia 6 de dezembro.

Coincidência com proposta pelo fim do horário de verão?

A proposta coincidiu com a discussão sobre o fim do horário de verão. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a hora adiantada, não gera mais economia de energia, e o uso dos aparelhos de ar condicionado é o principal vilão.

Leia mais: Economia de Energia – Selo PROCEL

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post 40% dos modelos atuais de Split deverão ser retirados do mercado em até dois anos apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://40-dos-modelos-atuais-de-split-deverao-ser-retirados-do-mercado-em-ate-dois-anos/feed 0
Escola móvel de Climatização e Refrigeração do SENAI oferece cursos em SP http://escola-movel-de-climatizacao-e-refrigeracao-do-senai-oferece-cursos-em-sp http://escola-movel-de-climatizacao-e-refrigeracao-do-senai-oferece-cursos-em-sp#respond Mon, 16 Oct 2017 09:13:26 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35706 Já pensou em aprender mais sobre climatização sob quatro rodas? A Escola Móvel do SENAI de São Paulo oferece cursos nas áreas de Climatização e Refrigeração, rodando pelas cidades paulistas e arredores. A unidade é estruturada com equipamentos de refrigeração, condicionadores de ar, câmara fria e simuladores de componentes que utilizam sistemas de resfriamento dedicados […]

O post Escola móvel de Climatização e Refrigeração do SENAI oferece cursos em SP apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Já pensou em aprender mais sobre climatização sob quatro rodas? A Escola Móvel do SENAI de São Paulo oferece cursos nas áreas de Climatização e Refrigeração, rodando pelas cidades paulistas e arredores. A unidade é estruturada com equipamentos de refrigeração, condicionadores de ar, câmara fria e simuladores de componentes que utilizam sistemas de resfriamento dedicados à manutenção de geladeiras, freezers, balcões e câmara frigorífica..

São 14 metros de comprimento, 5 metros de largura e 4,4 metros de altura; e os cursos são separados em duas categorias: iniciação profissional e qualificação profissional. Os de iniciação oferecem:

• Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split (56 horas)
• Auxiliar de Manutenção Preventiva de Refrigeração e Climatização (56 horas)

Já os cursos de qualificação englobam três opções:

• Mecânico de Manutenção em Sistemas Multi Split (160 horas)
• Mecânico de Manutenção Preventiva de Refrigeração e Climatização (160 horas)
• Eletricista de Refrigeração e Climatização (160 horas)

O WebAr esteve na última Febrava e conferiu de perto a escola móvel:

Além disso, o SENAI oferece outras 74 escolas móveis em outras áreas tecnológicas.

Para maiores informações acesse http://www.sp.senai.br/

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Escola móvel de Climatização e Refrigeração do SENAI oferece cursos em SP apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://escola-movel-de-climatizacao-e-refrigeracao-do-senai-oferece-cursos-em-sp/feed 0
Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas http://ar-condicionado-desligando-sozinho-entenda-as-causas http://ar-condicionado-desligando-sozinho-entenda-as-causas#respond Fri, 13 Oct 2017 10:30:38 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35695 O Portal WebArCondicionado recebe diariamente mensagens de consumidores e profissionais questionando sobre aparelhos de ar condicionado que desligam sozinhos. Com o objetivo de desvendar esse “mistério” fomos buscar informações com quem entende do assunto: fabricantes, técnicos e os próprios consumidores (que já passaram por problemas semelhantes e conseguiram resolver). Sempre pensando na qualidade da informação, […]

O post Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

O Portal WebArCondicionado recebe diariamente mensagens de consumidores e profissionais questionando sobre aparelhos de ar condicionado que desligam sozinhos. Com o objetivo de desvendar esse “mistério” fomos buscar informações com quem entende do assunto: fabricantes, técnicos e os próprios consumidores (que já passaram por problemas semelhantes e conseguiram resolver).

Sempre pensando na qualidade da informação, preparamos esse material que irá lhe ajudar a entender o que pode estar ocorrendo com o seu equipamento.

Função timer ativada

O aparelho pode estar configurado na função timer para desligar em um determinado horário ou em horários variados e o usuário, por desconhecer o funcionamento dessa função, pode achar que o equipamento está com problema.

Essa situação é possível de ser resolvida verificando no manual a forma de programar o aparelho para que ele não desligue mais em horários determinados ou resetando o ar-condicionado. Aqui neste post nós explicamos o passo a passo de como executar o reset.

“Eu havia comprado meu ar-condicionado Samsung há pouco menos de mês e sem querer, mexendo no controle, programei ele para desligar. Fiquei uma semana achando que o aparelho estava dando defeito até que resolvi ler o manual. Por isso, agora indico, leiam o manual sempre”, relata a consumidora Roberta Prado, de Porto Alegre/RS.

Problemas com o controle remoto do ar-condicionado pode estar com defeito

Esse é um problema mais raro de ocorrer, mas não impossível. Pode ser que o controle remoto esteja emitindo sinais indevidos ao aparelho. Nesse caso deve-se retirar o controle remoto do ambiente em que o ar-condicionado está instalado, ou retirar as pilhas e observar se ele voltará a desligar sozinho. Se o aparelho funcionar normalmente sem desligar com o controle remoto em outro local, quer dizer que o problema está na comunicação entre o controle e o ar-condicionado, pode ser no próprio controle, no sensor infravermelho, ou até mesmo na placa receptora.

Leia mais: O controle do ar-condicionado não funciona, e agora?

Erro EEPROM

O problema pode estar também na memória do aparelho e pode estar relacionado ao erro de EEPROM, que causa conflito entre o ar-condicionado e os seus comandos. Quando isso ocorre é preciso entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da marca para que o código correto seja configurado na máquina.

Uso de transformador

O uso de transformadores não é indicado para ligar ar-condicionado. Porém, muitos aparelhos são instalados desta forma. Transformadores quando aquecem muito podem desligar por motivo de segurança.

Problemas com a unidade externa

Se o ar-condicionado desliga sozinho repentinamente, pode ser que o problema esteja relacionado a unidade condensadora. Nesse caso, deve-se verificar se o equipamento foi instalado em local com ventilação adequada, pois quando o local não possui ventilação, a capacidade de refrigeração pode ser comprometida e o equipamento pode superaquecer, travando e desligando.

Motivo técnico mais recorrente

Mas existe um motivo técnico mais recorrente. “Ele tem um motivo técnico para desligar sozinho, normalmente esse motivo é quando a máquina está sem gás. O compressor tem uma proteção térmica, que ele desliga três vezes, e na terceira vez ele desliga e precisa de reset para ser ligado novamente, daí ele desliga toda a máquina e só volta a ligar se alguém cortar a energia toda dele (reset) e religar a energia. Como se alguém estivesse desligando um disjuntor (vai lá tira da tomada e coloca outra vez), aí ele volta a ligar. Só que o defeito vai acontecer novamente, vão ter dias mais frios que não vai acontecer se ele estiver no limite, vão ter dias mais quentes que vai acontecer”, explica Charles Dorscheid, da empresa Clima Sinos de Novo Hamburgo/RS.

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://ar-condicionado-desligando-sozinho-entenda-as-causas/feed 0
Curso Técnico de Refrigeração e Climatização em Porto Alegre inicia na próxima semana http://curso-tecnico-de-refrigeracao-e-climatizacao-em-porto-alegre-inicia-na-proxima-semana http://curso-tecnico-de-refrigeracao-e-climatizacao-em-porto-alegre-inicia-na-proxima-semana#comments Wed, 11 Oct 2017 10:30:10 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35702 Na próxima segunda-feira, dia 16, começa o curso técnico de Refrigeração e Climatização do Senai RS. O curso é presencial e tem duração de 1600 horas. Para participar é necessário ter 16 anos completos e estar matriculado no 2º ano ou comprovar conclusão do mesmo. O Técnico em Refrigeração e Climatização “é o profissional que […]

O post Curso Técnico de Refrigeração e Climatização em Porto Alegre inicia na próxima semana apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Na próxima segunda-feira, dia 16, começa o curso técnico de Refrigeração e Climatização do Senai RS. O curso é presencial e tem duração de 1600 horas. Para participar é necessário ter 16 anos completos e estar matriculado no 2º ano ou comprovar conclusão do mesmo.

O Técnico em Refrigeração e Climatização “é o profissional que apresenta competências requeridas para supervisionar projetos de instalação de equipamentos e sistemas de refrigeração e climatização, planejar rotinas de manutenção além de liderar equipes operacionais de pós-venda ou instalação/manutenção, atuando nas mais variadas áreas onde sejam necessárias preservação de componentes alimentares ou de bem-estar em ambientes residenciais ou comerciais”.

Para obter mais informações sobre o curso, entre em contato diretamente com o Senai Visconde de Mauá pelo telefone (51) 3904-2615 ou 0800-518555.

Grade Curricular

O post Curso Técnico de Refrigeração e Climatização em Porto Alegre inicia na próxima semana apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://curso-tecnico-de-refrigeracao-e-climatizacao-em-porto-alegre-inicia-na-proxima-semana/feed 2
Dormir com o ar-condicionado ligado: dicas para um bom sono e economia http://dormir-com-o-ar-condicionado-ligado-dicas-para-um-bom-sono-e-economia http://dormir-com-o-ar-condicionado-ligado-dicas-para-um-bom-sono-e-economia#respond Tue, 10 Oct 2017 10:30:09 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35685 Não basta deitar-se no colchão. Em temperaturas mais extremas, pegar no sono vira uma tarefa o tanto quanto difícil na falta do conforto térmico adequado. Nessas horas, o ar-condicionado se torna o salvador da pátria ao climatizar o ambiente e trazer a sensação da temperatura ideal para o corpo, nos ajudando a relaxar e finalmente […]

O post Dormir com o ar-condicionado ligado: dicas para um bom sono e economia apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
ar-condicionado-sono-dormir

Não basta deitar-se no colchão. Em temperaturas mais extremas, pegar no sono vira uma tarefa o tanto quanto difícil na falta do conforto térmico adequado. Nessas horas, o ar-condicionado se torna o salvador da pátria ao climatizar o ambiente e trazer a sensação da temperatura ideal para o corpo, nos ajudando a relaxar e finalmente dormir. Mesmo com essa solução em relação ao aparelho, muitas pessoas ainda questionam:

Dormir com o ar-condicionado ligado faz mal à saúde?

Isso não passa de um mito. Durante muito tempo algumas pessoas acreditavam que o aparelho em funcionamento durante a noite poderia comprometer a saúde dos usuários. Na verdade, tudo que você precisa fazer é seguir algumas dicas para utilizar o ar-condicionado da maneira correta ao dormir, como sugerimos abaixo.

Dicas para dormir com o ar-condicionado ligado

• Ajuste a temperatura ideal

temperatura-23Dormir com uma temperatura muito acima ou muito abaixo do ideal é um fator que pode sim influenciar na saúde. Portanto, é fundamental saber ajustar a temperatura do ar-condicionado. No caso do verão, a ideia deve ser manter o quarto confortável durante a noite, e não fazer nevar. Para os médicos, a temperatura ideal é aquela que você no máximo se cobre com um lençol para sentir aquela sensação gostosa de acolhimento.

De acordo com a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), a recomendação é regular o ar condicionado em 23°C, tanto para o verão quanto para o inverno – muita gente não sabe, mas como o aparelho evita a troca de ar com o exterior, regula a temperatura ambiente também no inverno.

No caso de locais públicos, a Anvisa fornece uma orientação técnica específica em relação à climatização.

• Cuide o posicionamento do fluxo de ar

fluxo-ar-condicionadoSentir o vento do ar-condicionado direto no rosto não costuma ser bom para a maioria das pessoas, imagine então na hora que você mais precisa relaxar. Gelado ou quente, o fluxo de ar projetado direta e continuamente na cara não é legal. Por isso, a dica é evitar que isso aconteça, principalmente durante o sono.

Caso não haver como escapar do vento insistente, uma solução é regular as aletas do ar-condicionado, também chamadas de direcionadores de ar ou grelhas. Presentes em todos os equipamentos, a maioria dos splits conta com a função “air direction” localizada no controle remoto. Esse botão serve para alterar automaticamente a posição da aleta na evaporadora, sem precisar que o usuário faça isso manualmente. Para mudar a direção do vento clique na tecla quantas vezes forem necessárias, até a aleta atingir a posição desejada.

Outra funcionalidade presente nos modelos mais modernos é o botão “swing”. Quando ativado, ele faz com que as aletas fiquem em constante movimento, distribuindo de maneira uniforme o ar condicionado. Se o problema continuar, a melhor opção é instalar defletores no aparelho. Essas placas de acrílico colocadas abaixo das unidades direcionam o ar climatizado para cima, impedindo que seja jogado direto nos usuários e evitando o desconforto na utilização do aparelho.

• ATENÇÃO para as crianças

criança-ar-condicionadoBebês são muito sensíveis a climas bruscos, e isso deve ser cuidado principalmente ao utilizar o aparelho com os pequenos durante o sono. Além de ajustar a temperatura ideal e cuidar o direcionamento do fluxo de ar, é recomendado evitar de utilizar o ar-condicionado durante o período integral de noite, pois o aparelho funcionando durante o tempo inteiro pode fazer a criança ter problemas respiratórios. 

Para manter o bebê sem riscos, o melhor é deixar o ar ligado por um tempo antes do banho e desligá-lo quando for fazer os procedimentos com a criança. Pode-se ligar novamente só depois que o filho já estiver com os cabelos bem secos.

Leia também: Hora da maternidade: dicas de ar-condicionado para bebês

EXTRA: Vale lembrar que hoje vários aparelhos de ar condicionado modernos, como os que têm o sistema inverter, tem um fluxo mais natural, perfeito para o quarto das crianças de qualquer idade. No caso do Inverter, eles são inclusive mais econômicos, pois ajustam o trabalho do compressor conforme a necessidade.

• Use a tecla Timer

timer-tecla-ar-condicionadoPara não precisar utilizar o ar-condicionado durante a noite toda e economizar energia, a grande solução é utilizar a tecla Timer, também chamada de “Sleep” em alguns aparelhos. Hoje em dia todos os aparelhos que estão sendo fabricados oferecem essa função.

Assim, se você ligar o ar-condicionado antes de dormir e quiser desligá-lo depois de atingir a temperatura agradável, você pode ativar o Timer no controle remoto e definir o tempo.

Dormir bem é necessário

Noites de sono bem dormidas são fundamentais para a saúde não apenas do corpo, mas da mente também. Portanto, utilize as dicas acima ao ligar o ar-condicionado. Fazendo o uso correto do aparelho, além de melhorar sua qualidade de vida com uma noite tranquila, a vida útil do aparelho também é aumentada, ajudando inclusive na economia de energia, como falamos acima.

Redação do Portal WebArCondicionado

O post Dormir com o ar-condicionado ligado: dicas para um bom sono e economia apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://dormir-com-o-ar-condicionado-ligado-dicas-para-um-bom-sono-e-economia/feed 0
Beehive: Ar-condicionado ou uma peça de arte moderna? http://beehive-ar-condicionado-ou-uma-peca-de-arte-moderna http://beehive-ar-condicionado-ou-uma-peca-de-arte-moderna#respond Mon, 09 Oct 2017 10:30:07 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35675 Mais uma vez os indianos resolveram inovar no setor de climatização sem usar a tecnologia. A empresa de design Ant Studio, com sede em Nova Deli, construiu uma estrutura que ajuda a arrefecer o ar e decidiu chama-la de “ar-condicionado sem energia elétrica”, porém, o objeto aparenta mais uma peça de arte moderna. O “ar-condicionado […]

O post Beehive: Ar-condicionado ou uma peça de arte moderna? apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Mais uma vez os indianos resolveram inovar no setor de climatização sem usar a tecnologia. A empresa de design Ant Studio, com sede em Nova Deli, construiu uma estrutura que ajuda a arrefecer o ar e decidiu chama-la de “ar-condicionado sem energia elétrica”, porém, o objeto aparenta mais uma peça de arte moderna.

O “ar-condicionado sem energia elétrica” Beehive (nome inspirado nas colmeias de abelha devido a semelhança), foi construído com uma armação metálica circular que concentra centenas de tubos de argila de terracota. Esses tubos, quando são molhados, absorvem a água e evaporam brisas frescas, enquanto o ar quente é empurrado para fora.

Baixo custo de investimento e manutenção

Segundo os desenvolvedores do projeto, ele possui baixo custo de manutenção, é econômico e sustentável. “Como arquiteto, queria encontrar uma solução ecológica e artística, e ao mesmo tempo evoluísse métodos artesanais tradicionais”, disse Monish Siripurapu, fundador da Ant Studio, ao jornal Arch Daily.

Na Índia o Beehive pode fazer sucesso devido a cultura das pessoas, as construções, e a facilidade com que se encontra argila por lá. E por aqui, você acha que seria possível? 

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Beehive: Ar-condicionado ou uma peça de arte moderna? apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://beehive-ar-condicionado-ou-uma-peca-de-arte-moderna/feed 0
Relógio com ar condicionado pode ser a solução para os mais calorentos http://relogio-com-ar-condicionado-pode-ser-a-solucao-para-os-mais-calorentos http://relogio-com-ar-condicionado-pode-ser-a-solucao-para-os-mais-calorentos#respond Fri, 06 Oct 2017 10:30:57 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35672 Aqui no blog já falamos sobre diversas roupas e acessórios com ar condicionado, como calças, camisas, chapéus, entre outras coisas que talvez nem tenham vindo ainda aqui para o Brasil. Mas esta vez a ideia que pode chamar a atenção de investidores e quem sabe em breve teremos um “relógio com ar condicionado”. “O relógio […]

O post Relógio com ar condicionado pode ser a solução para os mais calorentos apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Aqui no blog já falamos sobre diversas roupas e acessórios com ar condicionado, como calças, camisas, chapéus, entre outras coisas que talvez nem tenham vindo ainda aqui para o Brasil. Mas esta vez a ideia que pode chamar a atenção de investidores e quem sabe em breve teremos um “relógio com ar condicionado”.

“O relógio Aircon é um produto revolucionário que dará ao usuário a capacidade de assumir o controle da sua temperatura corporal, independentemente do clima. Com a tecnologia ClimaCon, o usuário deste relógio recebe um influxo controlado de calor ou frio diretamente no pulso, e isso dá à pessoa que usa uma sensação de frio/calor, independentemente do clima em que se encontra” prometem os desenvolvedores do Aircon.

Como funciona o Aircon

O corpo humano possui uma temperatura corporal média de 36,5 a 37ºC, porém, dependendo da temperatura externa, nosso corpo responde enviando um sinal para o sistema nervoso central, o cérebro esse sinal, e é quando sentimos frio ou calor.

Segundo os desenvolvedores do Aircon, ele muda o sinal que o sistema nervoso envia para o cérebro, gerando pulsos de calor ou frio, enganando o cérebro, para pensar que somos mais quentes ou mais frios do que realmente somos. O segredo, ainda de acordo com os fabricantes do relógio, está nas tiras, que contém um pequeno dispositivo com a tecnologia ClimaCon.

​A empresa desenvolvedora está em busca de investidores e lançou uma campanha de crowdfunding no KickStarter. Eles já ultrapassaram a meta de US $ 5000, elevando 115 mil dólares em apenas 10 dias.

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Relógio com ar condicionado pode ser a solução para os mais calorentos apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://relogio-com-ar-condicionado-pode-ser-a-solucao-para-os-mais-calorentos/feed 0
Tinta que reflete o Sol e reduz até 9 graus na temperatura é testada em Los Angeles http://tinta-que-reflete-o-sol-e-reduz-ate-9-graus-na-temperatura-e-testada-em-los-angeles http://tinta-que-reflete-o-sol-e-reduz-ate-9-graus-na-temperatura-e-testada-em-los-angeles#respond Thu, 05 Oct 2017 10:30:33 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35667 Alguns bairros de Los Angeles estão testando no asfalto uma tinta que promete diminuir até 9 graus a temperatura ambiente. Ela foi desenvolvida para camuflar os aviões, escondendo-os de satélites espiões e para combater o fenômeno “ilha de calor” urbana. Leia mais: A influência das cores na temperatura A CoolSeal, que em livre tradução chama-se “selo […]

O post Tinta que reflete o Sol e reduz até 9 graus na temperatura é testada em Los Angeles apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Alguns bairros de Los Angeles estão testando no asfalto uma tinta que promete diminuir até 9 graus a temperatura ambiente. Ela foi desenvolvida para camuflar os aviões, escondendo-os de satélites espiões e para combater o fenômeno “ilha de calor” urbana.

Leia mais: A influência das cores na temperatura

A CoolSeal, que em livre tradução chama-se “selo fresco”, é uma espécie de tintura de cor cinza claro que reflete o sol e refresca o asfalto. “Vimos que, em média, uma zona pintada com CoolSeal é entre 8 e 9 graus mais fresca que o asfalto escuro no mesmo estacionamento”, disse o diretor-assistente do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles, Greg Spotts.

Produto foi criado como tecnologia de defesa

A ideia é do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles que está tocando o projeto piloto junto à empresa californiana GuardTop, que fabrica cobertura para asfalto.

Eles criaram a tinta para a indústria de defesa dos Estados Unidos, pois as autoridades queriam reduzir a temperatura das pistas de decolagem, impedindo “que satélites espiões usassem raios infravermelhos para localizar aviões”.

A CoolSeal é parecida com essa tinta, porém foi aperfeiçoada para refletir ainda mais o sol e aliviar os efeitos do calor sufocante que atingiu o sul da Califórnia recentemente.

“Já temos uma tecnologia eficaz para nos protegermos das ondas de calor, chama-se ar condicionado”, diz em tom de brincadeira Alan Barreca, professor de ciência do meio ambiente da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Leia mais: Telhado branco e tinta térmica ajudam a reduzir custos com ar-condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Tinta que reflete o Sol e reduz até 9 graus na temperatura é testada em Los Angeles apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://tinta-que-reflete-o-sol-e-reduz-ate-9-graus-na-temperatura-e-testada-em-los-angeles/feed 0
ONU cria painel para solucionar desafios de resfriamento do mundo http://onu-cria-painel-para-solucionar-desafios-de-resfriamento-do-mundo http://onu-cria-painel-para-solucionar-desafios-de-resfriamento-do-mundo#respond Wed, 04 Oct 2017 10:30:01 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35633 A Energia Sustentável para Todos (SEforALL) anunciou recentemente um novo painel global durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e a Semana do Clima de Nova York. A iniciativa foi tomada após a Comissão Econômica da União Europeia ter estimado que, até 2050, a população mundial alcance cerca de nove bilhões, com 70% das pessoas […]

O post ONU cria painel para solucionar desafios de resfriamento do mundo apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
seforall-painel-onu

A Energia Sustentável para Todos (SEforALL) anunciou recentemente um novo painel global durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e a Semana do Clima de Nova York. A iniciativa foi tomada após a Comissão Econômica da União Europeia ter estimado que, até 2050, a população mundial alcance cerca de nove bilhões, com 70% das pessoas vivendo em cidades. Isso equivale a adicionar 235 cidades do tamanho de Paris!

Mas o que isso tem a ver com ar-condicionado? Tudo: combinando esses índices ao crescente aumento global das temperaturas, o resultado será um boom na demanda de equipamentos de resfriamento, como os condicionadores de ar e refrigeradores. “Se a demanda de energia não for gerenciada por meio de tecnologias super eficientes ou fontes limpas, causarão novos impactos nas mudanças climáticas e aumento de emissões”, explica Rachel Kyte, diretora executiva da SEforALL. “O trabalho do Painel Global, portanto, será fundamental para desenvolver as evidências que precisamos para compreender os desafios e as oportunidades de fornecer acesso ao resfriamento para todos”, completa Rachel, que atuará como secretária do painel.

Leia também: Estudo revela novas tendências sobre a demanda de ar-condicionado e emissões de gases

co2-ar-condicionadoPara você ter uma ideia, atualmente os sistemas de ar condicionado e de refrigeração causam 10% das emissões globais de CO2, ou seja, três vezes as emissões totais atribuídas à aviação e à embarcação, por exemplo. Apesar desse número elevado, estima-se ainda que 1 bilhão de pessoas não tenha acesso ao resfriamento. Assim, para estimular a ação e a liderança no aumento do acesso a soluções sustentáveis de resfriamento, a Energia Sustentável para Todos (SEforALL) lançou a iniciativa junto ao Painel Global.

Danfoss é nomeada novo membro do painel da ONU

Entre as empresas que participam da ação para aumentar o acesso a soluções de resfriamento sustentáveis em todo o mundo está a Danfoss. A fabricante é a única empresa industrial no painel e será representada por Jürgen Fischer, presidente da Danfoss Cooling.

“O resfriamento tem uma influência poderosa em nossa vida e saúde; é o que mantém nossa comida fresca e segura para consumir, ajuda a disponibilizar vacinas em todo o mundo e mantém nossas casas e escritórios confortáveis”, justifica Fischer, continuando: “Precisamos dar um passo adiante, fornecendo o resfriamento de uma maneira sustentável e que aborde ao mesmo tempo o aquecimento global. Esperamos contribuir com nosso conhecimento profundo neste campo, ajudando a acelerar a implementação de soluções energeticamente eficientes e limpas”.

O trabalho no Painel Global de Resfriamento para Todos será em conjunto com outros líderes de alto nível nos segmentos de negócios, político e acadêmico. A presidente Hilda Heine, das Ilhas Marshall, e o Dr. Vicent Biruta, Ministro dos Recursos Naturais da República de Ruanda, serão os dois co-presidentes do painel.

Relatório será encaminhado pelo painel

Para efetivar a proposta em pauta na ONU, um relatório abrangente será desenvolvido pelo painel, sugerindo recomendações e evidências sobre como acelerar a aceitação de soluções que promovam acesso sustentável ao resfriamento em todo o mundo. O documento deverá ser publicado em 2018.

Cabe informar ainda que o trabalho do painel criará pela primeira vez uma convergência direta entre três acordos internacionais: o Acordo de Paris, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Emenda Kigali do Protocolo de Montreal – que é um dos principais objetivos da emenda limitar o consumo e produção HFCs, fluidos famosos por contribuírem com o efeito estufa.

Redação do Portal WebArCondicionado

O post ONU cria painel para solucionar desafios de resfriamento do mundo apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://onu-cria-painel-para-solucionar-desafios-de-resfriamento-do-mundo/feed 0