WebArCondicionado http://m.webarcondicionado.com.br Seu portal de Climatização Fri, 08 Dec 2017 14:46:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.4.2 Quais os cuidados ao manipular cilindros refrigerantes? http://quais-os-cuidados-ao-manipular-cilindros-refrigerantes http://quais-os-cuidados-ao-manipular-cilindros-refrigerantes#respond Thu, 07 Dec 2017 09:30:46 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36045 Após o acontecimento de tragédias envolvendo a explosão de cilindros de gás de ar-condicionado, é preciso fazer um alerta sobre os cuidados necessários na manutenção do equipamento. Considerando que o fluido refrigerante se dilata com o aumento da temperatura, até aí isso não é um problema se dentro do cilindro existe espaço suficiente para dar conta […]

O post Quais os cuidados ao manipular cilindros refrigerantes? apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
cilindro-refrigerante

Fonte: TV Jornal Uol

Após o acontecimento de tragédias envolvendo a explosão de cilindros de gás de ar-condicionado, é preciso fazer um alerta sobre os cuidados necessários na manutenção do equipamento. Considerando que o fluido refrigerante se dilata com o aumento da temperatura, até aí isso não é um problema se dentro do cilindro existe espaço suficiente para dar conta dessa dilatação.

No entanto, é preciso atenção para evitar uma sobrecarga que coloque a segurança em risco. Para entender melhor como isso funciona, podemos fazer uma analogia com um termômetro de vidro, por exemplo. É possível que o vidro se quebre quando o bulbo é aquecido a uma temperatura acima do seu término de escala. O líquido do termômetro, quando não tem como se expandir mais, atinge o topo capilar e acaba quebrando o recipiente.

Leia também: Cuidado com fluidos refrigerantes falsificados ou adulterados

Do mesmo modo, o cilíndro refrigerante também traz sérios riscos quando está sobrecarregado, merecendo atenção pelo perigo que pode ocasionar, levando em conta as explosões que já aconteceram com as vítimas. Veja abaixo algumas dicas básicas para evitar que isso aconteça:

Siga um padrão de fator de enchimento

Ao falarmos em cuidados com os cilíndros, uma das primeiras coisas a se lembrar é a necessidade de seguir um padrão de fator de enchimento. Por exemplo: Fluido R22 – 1,03 kg para cada litro de volume interno do cilindro. Considere que o peso específico é de 1,213 kg por litro à temperatura ambiente de 20ºC e 1,132 por litro à temperatura ambiente de 40ºC. Isso significa que um cilindro de 10 litros de volume interno carregado adequadamente terá uma quantidade igual a 8,49 litros à temperatura de 20ºC e 9,1 litros à temperatura de 40ºC.

Cuidado com as altas temperaturas

Em relação ao deslocamento do refrigerante líquido num cilindro de serviço ou no cilindro de uma estação de carga, deve-se evitar a exposição dos cilindros de refrigerantes a altas temperaturas, como por exemplo em um veículo fechado ou em um caminhão parados há tempo no sol. Isso pode ser muito perigoso.

Fique atento a detalhes importantes

Utilize sempre cilindros com válvula de segurança. Além disso, use a balança caso vá transferir fluido refrigerante de um cilindro para outro e nunca reutilize cilindros descartáveis – eles não possuem válvula de segurança.

Conhece mais alguma recomendação em relação aos cilindros? Comente aqui com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Paulo Neulaender.

O post Quais os cuidados ao manipular cilindros refrigerantes? apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://quais-os-cuidados-ao-manipular-cilindros-refrigerantes/feed 0
6 medidas para ajudar a reduzir as mudanças climáticas http://6-medidas-para-ajudar-a-reduzir-as-mudancas-climaticas http://6-medidas-para-ajudar-a-reduzir-as-mudancas-climaticas#respond Wed, 06 Dec 2017 11:36:17 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36036 Conforme falamos ontem aqui no blog, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram e 2017 fechará com um aumento de 2%. Ou seja, as mudanças climáticas são o grande problema do planeta. Essa situação afeta a longo prazo, prejudicando a nossa geração e ainda mais as gerações futuras. Os governos são os principais responsáveis […]

O post 6 medidas para ajudar a reduzir as mudanças climáticas apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Conforme falamos ontem aqui no blog, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram e 2017 fechará com um aumento de 2%. Ou seja, as mudanças climáticas são o grande problema do planeta. Essa situação afeta a longo prazo, prejudicando a nossa geração e ainda mais as gerações futuras.

Os governos são os principais responsáveis por realizar ações estratégicas capazes de combater esse grave problema. Porém, nós cidadãos também devemos fazer a nossa parte.  Com pequenas mudanças no dia a dia, podemos diminuir a pegada ecológica de forma significativa. Veja algumas dicas.

1- Não desperdiçar água

A água é um produto da primeira necessidade para toda a humanidade, que afeta a nossa sobrevivência, a indústrias e as atividades econômicas. Por isso, economizar água é um fator de extrema importância para o meio ambiente e para a riqueza da biodiversidade.

Saiba como reaproveitar a água do ar-condicionado.

2 – Comprar somente o que for essencial e durável

É importante nos conscientizarmos do que realmente precisamos e deixar de comprar por impulso e investir em objetos “descartáveis”. O consumo excessivo também afeta o meio ambiente, gera gases de efeito estufa e polui o planeta.

3 – Optar por tecnologias mais eficientes

No momento da escolha do ar-condicionado, por exemplo, devemos parar para analisar todas as suas funções e características, optando por aquele que oferece maior eficiência energética. Ou seja, escolher o ar-condicionado mais econômico, pensando não somente no preço que vamos pagar na compra, mas também na economia de energia que ele oferece. Assim, consequentemente, estaremos pensando no meio ambiente.

4 – Gestão adequada do lixo que produzimos

Separar o lixo não serve apenas para ajudar o zelador do seu condomínio ou o caminhão que faz a coleta. O mais importante em reciclar, tanto na diferenciação quanto na separação do tipo de lixo, é mesmo a questão do meio ambiente

5 – Optar por transporte público ou privado não poluente

O aumento de veículos privados nas ruas afeta seriamente o meio ambiente.  E uma das medidas para diminuir esse impacto é o uso do transporte público. Sim, nós sabemos o quão ruim é o transporte público e a mobilidade urbana na maioria das cidades brasileiras. Mas saiba que através desta medida, é possível reduzir as emissões de CO2 e os gases poluentes na atmosfera. 

6 – Não desperdiçar comida

Muitas pessoas não sabem, ou preferem ignorar essa informação, mas o setor de alimentos também é um dos grandes responsáveis ​​pela produção de gases de efeito estufa e da redução da massa florestal no planeta. Se aproveitarmos melhor os alimentos, podemos ajudar a reduzir a necessidade de produção, e em consequência, a pegada ecológica do setor também será reduzida.

Algumas dessas ações são mais fáceis de desempenhar do que outras, mas o importante é cada um de nós “contribuímos com o nosso grão de areia”. 

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post 6 medidas para ajudar a reduzir as mudanças climáticas apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://6-medidas-para-ajudar-a-reduzir-as-mudancas-climaticas/feed 0
Emissões de gases de efeito estufa aumentaram em 2017 http://emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-aumentaram-em-2017 http://emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-aumentaram-em-2017#respond Tue, 05 Dec 2017 09:30:16 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36030 De acordo com o relatório “Orçamento do Carbono de 2017” apresentado na 23ª Conferência do Clima na Alemanha, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram. Com a primeira alta dos últimos três anos, 2017 fechará com um aumento de 2%. A China é a maior emissora, em 2017 teve um aumento de 3,5% em […]

O post Emissões de gases de efeito estufa aumentaram em 2017 apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

De acordo com o relatório “Orçamento do Carbono de 2017” apresentado na 23ª Conferência do Clima na Alemanha, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram. Com a primeira alta dos últimos três anos, 2017 fechará com um aumento de 2%.

A China é a maior emissora, em 2017 teve um aumento de 3,5% em relação a 2016 e hoje é responsável por 28% do total em todo o Planeta. Na Índia, a alta foi de 2%, um aumento relativo ao seu crescimento econômico. Na Europa e nos EUA, felizmente houve quedas de 0,2% e 0,4%, respectivamente.

“Com as emissões globais de CO2 de todas as atividades humanas estimadas em 41 bilhões de toneladas métricas para 2017, o tempo está se esgotando em nossa capacidade de manter o aquecimento global abaixo da margem de 2ºC, muito menos abaixo de 1,5ºC”, disse a pesquisadora-chefe e diretora do departamento de mudanças climáticas da universidade inglesa Esat Anglia, Corinne Le Quere.

No Brasil também houve retrocesso

Esse ano o Brasil bateu o recorde de emissão de gases poluentes. As emissões aumentaram 8,9% em relação a 2016 e chegaram ao nível mais alto desde 2008.

Durante a COP 23, o país assumiu o compromisso de estimular a recuperação das florestas e a produção de biocombustíveis, mas não foi isso que aconteceu, os números mostram que estamos bem longe de cumprir as metas.

Esse aumento é preocupante pois o Brasil passa por um momento de recessão na economia. Ou seja, estamos poluindo mais sem gerar benefícios para a sociedade.

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Emissões de gases de efeito estufa aumentaram em 2017 apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-aumentaram-em-2017/feed 0
Inaugurada no Piauí a maior Usina de Energia Solar da América Latina em operação http://inaugurada-no-piaui-a-maior-usina-de-energia-solar-da-america-latina-em-operacao http://inaugurada-no-piaui-a-maior-usina-de-energia-solar-da-america-latina-em-operacao#respond Mon, 04 Dec 2017 09:30:22 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36026 Com cerca de um milhão de painéis fotovoltaicos instalados, foi inaugurada na última semana, a maior Usina de Energia Solar da América Latina em operação. Localizado em Nova Olinda, no Piauí, o local tem 690 hectares (equivalente a 700 campos de futebol), e capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano. As placas fotovoltaicas […]

O post Inaugurada no Piauí a maior Usina de Energia Solar da América Latina em operação apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

Com cerca de um milhão de painéis fotovoltaicos instalados, foi inaugurada na última semana, a maior Usina de Energia Solar da América Latina em operação. Localizado em Nova Olinda, no Piauí, o local tem 690 hectares (equivalente a 700 campos de futebol), e capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano.

As placas fotovoltaicas contam com um sistema de auto ajuste informatizado, capaz de acompanhar a direção da radiação solar, captando ainda mais energia. A energia produzida na usina é transmitida de uma subestação própria para a subestação da Chesf em São João do Piauí e de lá fornecida para o sistema nacional de distribuição elétrica. Sua capacidade elétrica pode abastecer até 300 mil famílias.

Local propício para a geração de energia limpa

Assim como em grande parte do Brasil, o Piauí tem um grande potencial para a geração de energias limpas. A boa incidência solar, os ventos, a legislação e as linhas de transmissão elétrica do estado, o tornam um local ideal para se investir. Por isso os investidores em energias renováveis apostam que em pouco tempo a energia solar será mais barata do que outras matrizes energéticas.

Leia também: Kits de energia solar para ar condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Inaugurada no Piauí a maior Usina de Energia Solar da América Latina em operação apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://inaugurada-no-piaui-a-maior-usina-de-energia-solar-da-america-latina-em-operacao/feed 0
Ar-condicionado será desenvolvido para libertar os trabalhadores do cansaço http://ar-condicionado-sera-desenvolvido-para-libertar-os-trabalhadores-do-cansaco http://ar-condicionado-sera-desenvolvido-para-libertar-os-trabalhadores-do-cansaco#respond Fri, 01 Dec 2017 09:30:24 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36017 Aparelhos de ar condicionado que ajudam a evitar o cansaço no trabalho ​​estão sendo desenvolvidos pela Daikin. Em parceria com o Instituto de Pesquisa Riken, organização localizada na Inglaterra, a fabricante vem estudando os prós e contras da fadiga das pessoas para atingir seu objetivo. Com isso, a empresa irá iniciar um experimento neste mês […]

O post Ar-condicionado será desenvolvido para libertar os trabalhadores do cansaço apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
ar-condicionado-estudo

Aparelhos de ar condicionado que ajudam a evitar o cansaço no trabalho ​​estão sendo desenvolvidos pela Daikin. Em parceria com o Instituto de Pesquisa Riken, organização localizada na Inglaterra, a fabricante vem estudando os prós e contras da fadiga das pessoas para atingir seu objetivo.

Com isso, a empresa irá iniciar um experimento neste mês de dezembro para determinar os melhores níveis de temperatura e umidade para melhorar a eficiência do trabalho. Os participantes irão utilizar sensores para monitorar a freqüência cardíaca, temperatura corporal, quantidade de suor e outras condições enquanto permanecem em uma sala nas instalações do instituto. A temperatura na sala pode ser alterada em 0,1 grau de 20 a 30ºC, enquanto o nível de umidade será ajustado em 30 a 70%.

Leia também: O ar condicionado pode influenciar a produtividade no trabalho?

Em busca de conforto térmico

Segundo a Daikin, foram analisados diversos questionários para estudar sobre as condições de ar sob as quais as pessoas se sentem confortáveis. No entanto, a expectativa é que a cooperação planejada com a Riken permita medir a fadiga das pessoas e os níveis de estresse com base na freqüência cardíaca, temperatura corporal e outras informações biológicas.

“Planejamos identificar a temperatura e outras condições sob as quais as pessoas não se cansam até o final de 2018 para o desenvolvimento de aparelhos de ar condicionado”, disse Tomohiro Yabu, funcionário sénior da Daikin.

Vale lembrar ainda que no experimento também será examinado o impacto do deslocamento de um local para o outro com diferentes temperaturas. A pesquisa destina-se a identificar as condições ambientais mais favoráveis, como o fluxo de ar, perfume e iluminação, tudo para reduzir a fadiga e o estresse.

Redação do Portal WebArCondicionado

O post Ar-condicionado será desenvolvido para libertar os trabalhadores do cansaço apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://ar-condicionado-sera-desenvolvido-para-libertar-os-trabalhadores-do-cansaco/feed 0
12/12: Curso gratuito de Boas Práticas em ar-condicionado Split em São Paulo http://1212-curso-gratuito-de-boas-praticas-em-ar-condicionado-split-em-sao-paulo http://1212-curso-gratuito-de-boas-praticas-em-ar-condicionado-split-em-sao-paulo#respond Thu, 30 Nov 2017 09:30:50 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35990 As inscrições para o curso gratuito de “Boas Práticas em Condicionadores de Ar tipo Compacto e Split” da Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves” estão abertas. A próxima turma inicia no dia 12 de dezembro e o curso tem duração de três dias. O objetivo do treinamento é reduzir os vazamentos e emissões de fluidos frigoríficos nas […]

O post 12/12: Curso gratuito de Boas Práticas em ar-condicionado Split em São Paulo apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

As inscrições para o curso gratuito de “Boas Práticas em Condicionadores de Ar tipo Compacto e Split” da Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves” estão abertas. A próxima turma inicia no dia 12 de dezembro e o curso tem duração de três dias.

O objetivo do treinamento é reduzir os vazamentos e emissões de fluidos frigoríficos nas áreas de climatização, com o desenvolvimento das boas práticas de manutenção. Os interessados devem ter experiência de pelo menos três anos na área de refrigeração e climatização, no mínimo 16 anos de idade e ensino fundamental completo.

Turmas

Duas turmas estão com inscrições abertas. Uma inicia no dia 12 de dezembro e vai até 15 de dezembro e a outra inicia no dia 18 e vai até o dia 21. As aulas ocorrem em turno integral, das 8h às 17hs.

Local

Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”

Endereço: Rua Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 76 – Ipiranga – São Paulo

Telefone: (11) 2065 2810

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post 12/12: Curso gratuito de Boas Práticas em ar-condicionado Split em São Paulo apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://1212-curso-gratuito-de-boas-praticas-em-ar-condicionado-split-em-sao-paulo/feed 0
Conheça o Blö, o ar-condicionado que gruda no corpo para refrescar http://conheca-o-blo-o-ar-condicionado-que-gruda-no-corpo-para-refrescar http://conheca-o-blo-o-ar-condicionado-que-gruda-no-corpo-para-refrescar#comments Wed, 29 Nov 2017 09:30:24 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36003 O Blö é uma espécie de ventilador que oferece um ar refrescante semelhante ao do ar-condicionado e que promete reduzir a sensação térmica do corpo em até 4ºC. Ele é um pequeno aparelho em formato de cilindro que possui um sistema de ventilação interno, composto por um mini motor, uma placa de circuito e uma […]

O post Conheça o Blö, o ar-condicionado que gruda no corpo para refrescar apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

O Blö é uma espécie de ventilador que oferece um ar refrescante semelhante ao do ar-condicionado e que promete reduzir a sensação térmica do corpo em até 4ºC. Ele é um pequeno aparelho em formato de cilindro que possui um sistema de ventilação interno, composto por um mini motor, uma placa de circuito e uma ventoinha.

Não se trata de um ar-condicionado portátil e nem de um ventilador comum, é um acessório que ajuda a melhorar a qualidade do ar em momentos de calor extremo.

Como funciona o Blö

Ele conta com três configurações de velocidade: baixa, regular e turbo. Sua bateria tem duração de quatro a oito horas e ele traz um carregador portátil que promete recarga em uma hora e 15 minutos.

O aparelho possui um compartimento para inserir alguns tipos de óleos especiais. O ventilador suga o ar e o transfere por uma Câmara com esses óleos e ao girar a hélice, o aparelho joga a essência, que entra em contato com a pele, diminuindo a temperatura do corpo e aumentando a sensação de frio.

Segundo o fabricante, o óleo de hortelã-pimenta, por trazer uma substância refrescante, é o mais indicado. Mas pode ser usado também o óleo de capim-limão, que funciona como um repelente natural.

O aparelho pode ser colocado na roupa, preso por um clipe, em qualquer parte do corpo, mas os desenvolvedores recomendam colocá-lo próximo da nuca, ou seja, perto do troco cerebral, que é onde a temperatura do corpo é controlada. E por ele ser pequeno e ficar posicionado por dentro da roupa, fica quase imperceptível.

Financiamento coletivo

O blö está em fase de financiamento coletivo no site Kickstarter e no Indiegogo, mas já arrecadou mais do que era necessário para que o produto pudesse ser lançado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Conheça o Blö, o ar-condicionado que gruda no corpo para refrescar apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://conheca-o-blo-o-ar-condicionado-que-gruda-no-corpo-para-refrescar/feed 2
Black Friday 2017: veja como o setor de ar-condicionado se comportou nesta edição http://black-friday-veja-como-o-setor-de-ar-condicionado-se-comportou-nesta-edicao http://black-friday-veja-como-o-setor-de-ar-condicionado-se-comportou-nesta-edicao#respond Tue, 28 Nov 2017 09:30:56 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35994 O evento mais importante do ano para o comércio eletrônico brasileiro ocorreu no dia 24, seguindo o padrão global de ser comemorado na “última sexta-feira de novembro”. Assim como nas edições passadas, este ano nós também acompanhamos de perto todas as alterações realizadas, durante a semana do Black Friday, nos preços de ar-condicionado no mercado […]

O post Black Friday 2017: veja como o setor de ar-condicionado se comportou nesta edição apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>

O evento mais importante do ano para o comércio eletrônico brasileiro ocorreu no dia 24, seguindo o padrão global de ser comemorado na “última sexta-feira de novembro”.

Assim como nas edições passadas, este ano nós também acompanhamos de perto todas as alterações realizadas, durante a semana do Black Friday, nos preços de ar-condicionado no mercado online. E dessa vez pudemos observar promoções e descontos ainda maiores.

Veja alguns descontos que encontramos no Black Friday

Durante todo o ano de 2017, nenhum Split de 9.000 BTU poderia ser encontrado por menos R$ 1 mil, mas durante o evento, encontramos lojas oferecendo aparelhos por R$799. Isso possibilitou uma economia de 20% para quem aguardou a data para comprar ar-condicionado.

Outra alteração relevante que encontramos foi nos aparelhos Split Hi Wall de 12.000 BTU. Antes do dia 24, o preço mínimo praticado pelas lojas online foi de R$1.150, já no dia do evento, em alguns e-commerce haviam aparelhos por R$999. Ou seja, R$150 de desconto.

Os Split quente/frio de 7500 BTU também sofreram queda de preço na data. Durante todo o mês de novembro, os aparelhos estavam sendo ofertados por, no mínimo R$1.059. E já na quinta-feira, dia 23, encontramos parelhos por R$ 849, quase 20% de desconto.

Aparelhos de ar condicionado mais procurados pelos consumidores

Fizemos um levantamento sobre os aparelhos de ar condicionado que os consumidores mais buscaram nas lojas online. 52% foram por Split Inverter, 24% foram por Split Hi Wall e 6% foram por aparelhos de janela. Ou seja, mais de 50% das buscas são por equipamentos Inverter, por oferecerem maior economia de energia.

Ar-condicionado nas capacidades 9000 BTU e 12000 BTU são os mais procurados pelo consumidor, com cerca de 30% das buscas, cada um. Em seguida vieram os de 18000BTU e 24000BTU, com 15% e 12%, respectivamente.

Outra informação bem importante que encontramos foi sobre o ciclo dos equipamentos mais procurados. Não houve diferença na procura entre os ciclos frio e quente/frio. Ou seja, 50% das buscas foram por aparelhos de ciclo frio e 50% foram por aparelhos de ciclo quente/frio.

E você, aproveitou o Black Friday para comprar o seu ar-condicionado? Se não aproveitou, não se preocupe, algumas lojas ainda não aumentaram os preços, dá uma olhada lá no comparador do WebAr e na página especial do BlackFriday.

Monitoramento de preços

Em uma pesquisa realizada pela WebGlobal, empresa especialista em Big Data Analytics aplicada ao monitoramento de preço, análise de sortimento e precificação no mercado online, pudemos confirmar a legitimidade das reduções de preços da categoria de ar-condicionado nesse Black Friday. Os dados levantados foram referentes a quinta e sexta-feira que antecederam a semana do evento, dias 16 e 17 de novembro e comparados aos dias 23 e 24.

Um dia antes do evento, no dia 23, foi registrado a maior quantidade de alterações de preços, com mais de oito mil alterações, em mais de 12 mil ofertas. Sendo que dessas, 78,3% foram para reduzir valores.

Redação do Portal WebArCondicionado.

O post Black Friday 2017: veja como o setor de ar-condicionado se comportou nesta edição apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://black-friday-veja-como-o-setor-de-ar-condicionado-se-comportou-nesta-edicao/feed 0
Temperaturas acima dos 28 graus afetam raciocínio e aprendizagem http://temperaturas-acima-dos-28-graus-afetam-raciocinio-e-aprendizagem http://temperaturas-acima-dos-28-graus-afetam-raciocinio-e-aprendizagem#respond Mon, 27 Nov 2017 09:30:34 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35984 Que as altas temperaturas atrapalham o bem-estar e inclusive o rendimento no trabalho, isso não é novidade, a partir disso podemos imaginar que isso também pode acontecer no ambiente de aprendizagem. Na verdade, hoje já é possível chegar a essa conclusão através de estudos que comprovam essa informação: temperaturas acima dos 28 graus centígrados nas […]

O post Temperaturas acima dos 28 graus afetam raciocínio e aprendizagem apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
temperatura-afeta-estudante

Que as altas temperaturas atrapalham o bem-estar e inclusive o rendimento no trabalho, isso não é novidade, a partir disso podemos imaginar que isso também pode acontecer no ambiente de aprendizagem. Na verdade, hoje já é possível chegar a essa conclusão através de estudos que comprovam essa informação: temperaturas acima dos 28 graus centígrados nas salas de aula podem dificultar o raciocínio, a lógica e a aprendizagem dos alunos.

A conclusão corresponde aos resultados preliminares do estudo “Condições Térmicas e Desempenho em Ambientes de Ensino – Norte de Portugal e Nordeste do Brasil”, no qual investigadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Porto, uma das entidades portuguesas que participam do projeto, analisam a influência das mudanças de temperatura no desempenho cognitivo dos alunos. A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.

Leia também: Por que muitos ônibus não ligam o ar-condicionado mesmo no calor?

“A temperatura mais elevada do ar pode provocar o aumento da frequência cardíaca dos estudantes acima de 100 batimentos por minuto, passando a consumir ‘mais calorias’ e a diminuir o seu ‘desempenho cognitivo’”, explica o investigador Paulo Oliveira, da ESTG. Segundo o professor, essa situação foi observada em algumas regiões do nordeste do Brasil, como Manaus e Teresina. Com isso, você já deve ter pensado:

Existe uma temperatura ideal para as salas de aula?

O WebAr já tratou sobre esse questionamento e aqui você pode conferir qual a climatização ideal para as escolas. Resumindo, aqui no Brasil não há uma legislação específica para isso, sendo a resolução 09 da ANVISA uma alternativa para regulamentar a temperatura nesses ambientes.

Por outro lado, de acordo Paulo Oliveira, “a temperatura ideal para as salas de aula depende da estação do ano, sendo que no inverno a mesma deve estar entre os 22 e os 24 graus, enquanto no verão deve ficar por volta dos 18 graus”. Embora no Norte de Portugal não se tenham verificado diferenças no desempenho cognitivo dos estudantes quando os fatores ambientais foram alterados, espera-se que até ao término do projeto (previsto para início de 2018) seja possível obter resultados mais substanciais.

“É necessário que as salas de aula tenham um bom isolamento térmico e, caso este não funcione de forma adequada, devem ter também sistemas de climatização”, indica ainda o pesquisador. Nesses casos, é importante que os filtros dos equipamentos sejam verificados com regularidade, para impedir a entrada de poeira e de partículas de ar.

Mais detalhes sobre o estudo

Para o trabalho luso-brasileiro foram recolhidos dados ao nível de parâmetros cardiovasculares, consumo de energia e de conforto ambiental, em contexto de sala de aula. O estudo abrangeu uma amostra de estudantes de várias turmas, tendo sido efetuadas medições durante a utilização de aparelhos eletroeletrônicos, como notebooks, por exemplo

No decorrer das medições, os estudantes tinham que responder, em simultâneo, a testes de sequência lógica para avaliação do seu desempenho cognitivo, com registro do tempo e das calorias consumidas pelo organismo, enquanto eram expostos aos parâmetros de conforto ambiental.

O trabalho de cooperação arrancou em 2016, com o projeto “Mudanças Climáticas e Elevação da Temperatura do Ar: Implicações na Saúde e no Desempenho de Alunos em Ambientes Climatizados”, cofinanciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Brasil.

Redação do Portal WebArCondicionado

O post Temperaturas acima dos 28 graus afetam raciocínio e aprendizagem apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://temperaturas-acima-dos-28-graus-afetam-raciocinio-e-aprendizagem/feed 0
29/11: Treinamento Básico de Energia Fotovoltaica em São Paulo http://2911-treinamento-basico-de-energia-fotovoltaica-em-sao-paulo http://2911-treinamento-basico-de-energia-fotovoltaica-em-sao-paulo#respond Fri, 24 Nov 2017 09:30:05 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=35862 Com a energia solar cada vez mais em evidência, quem está procurando entender mais sobre o assunto e atuar na área tem a oportunidade de participar do Treinamento Básico de Energia Fotovoltaica, que será realizado em São Paulo no dia 29 de novembro. Organizado pela ABRAVA em parceria com a Elgin, o treinamento tem como […]

O post 29/11: Treinamento Básico de Energia Fotovoltaica em São Paulo apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
treinamento-energia-solar-fotovoltaica

Com a energia solar cada vez mais em evidência, quem está procurando entender mais sobre o assunto e atuar na área tem a oportunidade de participar do Treinamento Básico de Energia Fotovoltaica, que será realizado em São Paulo no dia 29 de novembro.

Organizado pela ABRAVA em parceria com a Elgin, o treinamento tem como objetivo detalhar, tanto na parte comercial quanto técnica, os produtos e kits fotovoltaicos e discutir sobre o segmento que mais cresce no Brasil.

Programação

• Breve apresentação do mercado de solar brasileiro;
• Apresentação da política de representação e distribuição;
• Características básicas da legislação brasileira para mercado de geração distribuída;
• Dimensionamento básico de uma planta residencial com kits Elgin;
• Apresentação do kit solar Elgin com as características técnicas de montagem;
Palestrantes

Marcel Tavares Coelho: Gerente de Produtos – Solar Elgin; Mestrando em Energia – UFABC; Pós-graduação em Energia com foco em Solar – USP; Membro ativo da ABINEE / ABNT para grupos setoriais de solar desde 2012; Conhecimento de legislação brasileira especifica para o seguimento de Energia Solar; Homologação e licenciamento de projetos para leilão do governo; Projeto de nacionalização de inversores; Projeto completo de 3 plantas solares de 10 MW no Chile; Start-up da GE e Danfoss no mercado de solar de Geração Distribuída e Usinas; Participação do processo de Finame de inversores solar – Danfoss / GE; Homologação e Instalação de plantas de micro geração solar (projeto elétrico); Viagens nacionais e internacionais para instalação de plantas solares.

Júlio Rocha: Gerente de Vendas – Solar; Engenheiro Eletricista com especialização em Eletrônica e Telecomunicações pelo INATEL Instituto Nacional de Telecomunicações;
MBA em Gestão Executiva de Negócios pela PUC – Minas Gerais; Gerente de Projetos com Certificação Internacional PMP – Project Management Professional; Mais de 25 anos de experiência nas áreas técnica e comercial em empresas como Panasonic, HP – Hewlett Packard e Thomson Reuters; 04 anos de experiência em energia solar fotovoltaica como usuário, integrador e fornecedor de soluções.

Data, Horário e Local

Data: 29 de novembro 2017
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório ABRAVA (Avenida Rio Branco, 1492 – Campos Elíseos – São Paulo/SP)

Investimento

Modalidade presencial: associados R$ 200,00 e não associados R$ 300,00
Estudantes pagam R$ 100,00

Modalidade online: associados R$ 150,00 e não associados R$ 250,00
Estudantes pagam R$ 75,00
O pagamento é realizado via boleto bancário com vencimento em 2 dias úteis.

Maiores informações com Aline pelo tel. (11) 3361-7266 r.123 ou e-mail: cursos@abrava.com.br.
Inscrições pelo site da ABRAVA

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ABRAVA.

O post 29/11: Treinamento Básico de Energia Fotovoltaica em São Paulo apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://2911-treinamento-basico-de-energia-fotovoltaica-em-sao-paulo/feed 0