WebArCondicionado http://m.webarcondicionado.com.br Seu portal de Climatização Fri, 23 Feb 2018 17:53:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.4.2 HFO: Conheça os Fluidos Refrigerantes que ganharam força no Varejo Brasileiro http://hfo-conheca-os-fluidos-refrigerantes-que-ganharam-forca-no-varejo-brasileiro http://hfo-conheca-os-fluidos-refrigerantes-que-ganharam-forca-no-varejo-brasileiro#respond Thu, 22 Feb 2018 19:00:02 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36455 Entre tantas classificações de fluidos refrigerantes, uma categoria que está se destacando por seu menor impacto climático são aqueles à base de HFO (hidrofluoretinas). Os compostos já estão sendo adotados por diversos estabelecimentos comerciais brasileiros. Tendência tecnológica na Europa e nos EUA, as HFOs foram desenvolvidas para substituir os hidrofluorcarbonos (HFCs) em sistemas de refrigeração […]

O post HFO: Conheça os Fluidos Refrigerantes que ganharam força no Varejo Brasileiro apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
HFO-fluido-refrigerante

Entre tantas classificações de fluidos refrigerantes, uma categoria que está se destacando por seu menor impacto climático são aqueles à base de HFO (hidrofluoretinas). Os compostos já estão sendo adotados por diversos estabelecimentos comerciais brasileiros. Tendência tecnológica na Europa e nos EUA, as HFOs foram desenvolvidas para substituir os hidrofluorcarbonos (HFCs) em sistemas de refrigeração e ar condicionado.

Historicamente, três HFCs – R134a, R404A (ou R507A) e R410A – têm atendido a um amplo leque de aplicações no setor. Entretanto, embora não destruam a camada de ozônio, os HFCs têm alto potencial de aquecimento global (GWP). Por isso, eles também deverão ser eliminados nas próximas décadas, assim como também vem ocorrendo com os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e já ocorreu com os clorofluorcarbonos (CFCs), devido ao potencial de depleção de ozônio (ODP) dessas substâncias, ou seja, que provoca o declínio do volume total de ozônio na estratosfera.

De acordo com especialistas, a estrutura química das HFOs puras contém uma dupla ligação entre os átomos de carbono. Isso faz com que as moléculas desses fluidos refrigerantes sintéticos de quarta geração tenham uma vida curtíssima na atmosfera, característica que reduz, consideravelmente, seu impacto ambiental.

Exemplos de HFO

O R1234yf e R1234ze são exemplos de HFOs puras com índices baixíssimos de GWP. As moléculas desses fluidos, porém, ainda têm custo elevado, quando comparadas às dos tradicionais HFCs, e ainda não são homologadas para uso em sistemas de refrigeração comercial, além de serem levemente inflamáveis. Entretanto, misturas entre HFOs e HFCs criam alternativas seguras, eficientes e de baixo GWP que podem ser usadas em sistemas de refrigeração novos ou existentes.

opteon x40Desenvolvido para substituir o R404A, o R449A, por exemplo, é uma mistura entre o R32, R125, R1234yf e R134a que tem sido amplamente adotada por supermercados que buscam um refrigerante de baixo efeito climático e melhor performance. Um exemplo de R449 é o Opteon XP40 (foto) comercializado pela Chemours. O fluido tem GWP 67% menor que o R404A e, inclusive, pode ser usado para retrofitar sistemas projetados para operar com R22, um HCFC cujas cotas de importação vêm sendo reduzidas pelo governo brasileiro.

honeywell solstice n40A Honeywell também está introduzindo fluidos à base de HFOs no mercado local. Um deles é o R448A, uma mistura de baixo GWP comercializado como Solstice N40 (foto). Contudo, por questões de confidencialidade, a companhia norte-americana ainda não pode revelar os detalhes das negociações envolvendo essa substância, especificamente. “Por outro lado, fornecemos o primeiro lote de R455A (Solstice L40X) para um grande cliente no Brasil, que está trabalhando em um projeto de refrigeração para um centro de distribuição e processamento de alimentos”, diz Fernando Tanaka, da área de fluorquímicos da empresa.

arkemaVale lembrar também da Arkema, que iniciou há poucos meses a comercialização do R1233zd no país. Essa HFO pura substitui o R141b no setor de agentes de expansão, componentes vitais dos termoisolantes dos sistemas frigoríficos. “Todos os players deste segmento já estão testando o produto”, diz o gerente de fluorquímicos da companhia francesa no Brasil, Alexandre Lopes. “Uma parte significativa da energia que consumimos hoje é perdida devido ao mau isolamento térmico”, lembra o gestor, ao destacar que o fluido está sendo comercializado como Forane FBA 1233zd.

Vejamos agora alguns cases do varejo brasileiro que começaram a utilizar HFO:

Casos de sucesso com HFO

Sediada em Jundiaí (SP), a Superfrio foi a primeira empresa da América Latina a realizar um processo de Retrofit do fluido refrigerante R404A em um supermercado na cidade de São Paulo usando o fluido à base de HFO. Para isso, precisou apenas realizar ajustes em válvulas de expressão termostáticas e na configuração nas válvulas de expansão eletrônica, sem a necessidade de troca de óleo ou vedações.

Opteon-XP40-Supermercado-2-990x520A substituição requereu dois procedimentos técnicos – um na seção de resfriados e outro na de congelados – durando poucas horas cada. Como foram realizados durante a madrugada, não houve a necessidade de interrupção da operação da loja.
Na seção de produtos resfriados (média temperatura), o fluido foi aplicado em um sistema de refrigeração de expansão indireta (em cascata com glicol) e, em dias com temperaturas ambiente semelhantes, a economia de energia chegou a 9,5%. Na seção de congelados, o refrigerante foi aplicado em expansão direta, e a redução atingiu 4,7%.

Segundo o fabricante do fluido, a economia média total foi de 8,3%, o que significa, em um ano, o equivalente a um mês de funcionamento da loja toda.
“O retrofit faz parte de um caminho de maior consciência ambiental. Estar na vanguarda em qualquer segmento é muito importante para qualquer empresa, ainda mais quando nos referimos à sustentabilidade”, afirma Alexandre Bastos, diretor-geral da Superfrio.

Após um retrofit em seus balcões refrigerados, uma loja da rede ABC na cidade de Passos (MG) obteve uma redução de 3% no consumo de energia elétrica, abaixo da média geral de 8 a 12% para esse tipo de conversão. Isso ocorreu porque a loja já havia passado, recentemente, por processos de otimização dos equipamentos.
Num primeiro momento, a economia pode parecer baixa, mas a realização futura desse procedimento nos outros 36 estabelecimentos da rede certamente levará a uma economia considerável para o caixa da empresa mineira.

Economia de energia no Retrofit

Quem também reduziu gastos operacionais após o retrofit do R404A para o R449A em suas câmaras frigoríficas foi a distribuidora de alimentos congelados Frigofoods.
Além de diminuir a pegada de carbono de sua operação, a conversão tecnológica proporcionou à empresa de Campinas (SP) uma grande economia de energia elétrica.

Em geral, a redução de consumo energético nesse tipo de retrofit é de 3 a 4%. No caso da Frigofoods, foi registrada uma economia de 9% de eletricidade, insumo que atualmente equivale a 8% de seu custo fixo. Há pouco mais de um ano e meio no mercado e dona de equipamentos praticamente novos, a Frigofoods tem câmaras frigoríficas que totalizam 800 metros cúbicos (em torno de 300 toneladas) de capacidade.

Segundo a empresa, o payback previsto sobre os investimentos na realização de um futuro retrofit no restante de suas câmaras frias e no túnel de congelados é de somente oito meses. “Além de proporcionar sustentabilidade ao negócio, que é uma bandeira da nossa empresa e um processo cada vez mais demandado pelo mercado, a troca de fluido refrigerante nos deu esse diferencial competitivo”, argumenta Pietro Moschetta, diretor de desenvolvimento de negócios da Frigofoods.

De acordo com o empresário, o mercado brasileiro, felizmente, já subiu de patamar na questão da sustentabilidade nas atividades de seus fornecedores, com clientes cada vez mais propensos a fechar negócios com quem compartilha desses mesmos princípios. “Claro que o fato de nos tornarmos mais competitivos também foi decisivo para nossa rápida consolidação nesse segmento”, complementa.

Você já tinha ouvido falar nos HFOs? O que você acha desse fluido? Deixa um comentário aqui.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Revista do Frio.

O post HFO: Conheça os Fluidos Refrigerantes que ganharam força no Varejo Brasileiro apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://hfo-conheca-os-fluidos-refrigerantes-que-ganharam-forca-no-varejo-brasileiro/feed 0
09/03 – Curso “Nova Lei de manutenção de ar-condicionado – da teoria à prática” abre inscrições http://0903-curso-nova-lei-de-manutencao-de-ar-condicionado-da-teoria-a-pratica-abre-inscricoes http://0903-curso-nova-lei-de-manutencao-de-ar-condicionado-da-teoria-a-pratica-abre-inscricoes#respond Wed, 21 Feb 2018 12:00:30 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36451 Com a aprovação da Lei 13.589/2018 – que tornou obrigatória a manutenção de ar-condicionado em prédios de uso coletivo (referente ao PMOC) -, surgiram algumas dúvidas sobre como irá funcionar esses serviços. Nesse momento muitos profissionais técnicos estão questionando diversos detalhes sobre as proposições da nova lei.  A partir desse cenário, após inclusive responder a […]

O post 09/03 – Curso “Nova Lei de manutenção de ar-condicionado – da teoria à prática” abre inscrições apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
curso-webarcondicionado

Com a aprovação da Lei 13.589/2018 – que tornou obrigatória a manutenção de ar-condicionado em prédios de uso coletivo (referente ao PMOC) -, surgiram algumas dúvidas sobre como irá funcionar esses serviços. Nesse momento muitos profissionais técnicos estão questionando diversos detalhes sobre as proposições da nova lei. 

A partir desse cenário, após inclusive responder a perguntas e respostas do públicoa ABRAVA desenvolveu o curso “Nova Lei de manutenção de ar-condicionado – Lei 13.589/2018 – da teoria à prática”. A aula está programada para o dia 9 de março de 2018, sexta-feira, em Goiânia (Veja abaixo o horário e endereço).

O objetivo do curso é promover a troca de conhecimento técnico, científico e de legislação, com base na Lei 13.589/2018; esclarecendo todas as dúvidas de acordo com as normas estabelecidas. O público-alvo do evento são engenheiros, técnicos em manutenção de sistemas de ar condicionado e demais profissionais envolvidos no processo, tais como: Profissionais que atuem na área hospitalar, Shopping Center, Supermercados, Laboratórios de Análise Clínica, Indústria Farmacêutica, Indústria Alimentícia, Universidades, Escolas, Facilities.

Conheça os palestrantes

Dr. José Renato Marchiori – Advogado militante, especialista em Direito Constitucional, Mestre com tema em Direito Ambiental. Foi coordenador de Curso de Direito – Faculdades Alfa e Esup, Professor, Sócio Proprietário da Eakon Climatização e Saúde Ambiental. Membro do QUALINDOOR ABRAVA.

Eng. Leonardo Cozac – Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho formado pela Universidade Paulista; Membro do Grupo Setorial de Qualidade do Ar Interno, em 97/98; Participante do Green Building Council – Divisão Qualidade do Ar de Interiores; Past President do Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA – Gestão 2008-2010 e 2013-2015; Consultor Certificado de Qualidade do Ar de Interior pela ACAC – American Council for AccreditedCertification; Diretor na Conforlab Engenharia Ambiental.

Investimento do curso

Associados: R$ 30,00
Não Associados: R$ 60,00

Programação do curso

08h30 às 09h00 – Credenciamento
09h00 às 10h00 – Aspectos legais sobre a Nova Lei e a Responsabilidade Civil
10h00 às 10h20 – Coffee break
10h20 às 11h20 – A Nova Lei na prática.
11h20 às 12h – Mesa Redonda.

Curso “Nova Lei de manutenção de ar-condicionado – Lei 13.589/2018 – da teoria à prática”

Data: 09 de março de 2018
Horário: 09h às 12h
Local: Edifício New Times Square
Rua T 10 número 208 – 24º andar, Setor Bueno – Goiânia GO
Telefones de contato: (11) 3361-7266 (62)-3087-9812 ou (62) 981131284

Clique aqui para se inscrever

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ABRAVA.

O post 09/03 – Curso “Nova Lei de manutenção de ar-condicionado – da teoria à prática” abre inscrições apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://0903-curso-nova-lei-de-manutencao-de-ar-condicionado-da-teoria-a-pratica-abre-inscricoes/feed 0
Eficiência Energética: Sistema de ar condicionado de grande complexo de negócios tem apoio da Danfoss http://eficiencia-energetica-sistema-de-ar-condicionado-de-grande-complexo-de-negocios-tem-apoio-da-danfoss http://eficiencia-energetica-sistema-de-ar-condicionado-de-grande-complexo-de-negocios-tem-apoio-da-danfoss#respond Tue, 20 Feb 2018 12:00:55 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36444 Trazer ao público cases de eficiência energética no setor de HVAC é sempre uma grande oportunidade para o WebAr, e dessa vez viemos falar sobre o Órion Business & Health Complex. O complexo reúne o edifício comercial mais alto do Brasil, com 50 pavimentos, shopping com cerca de 60 lojas, 673 salas clínicas e comerciais, […]

O post Eficiência Energética: Sistema de ar condicionado de grande complexo de negócios tem apoio da Danfoss apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
orion-eficiencia-energetica-ar-condicionado

Trazer ao público cases de eficiência energética no setor de HVAC é sempre uma grande oportunidade para o WebAr, e dessa vez viemos falar sobre o Órion Business & Health Complex. O complexo reúne o edifício comercial mais alto do Brasil, com 50 pavimentos, shopping com cerca de 60 lojas, 673 salas clínicas e comerciais, 160 quartos de hotel 5 estrelas, centro de convenções para 600 pessoas, além de hospital de referência nacional.

Localizado na cidade de Goiânia, O Órion é o maior complexo de negócios e saúde da região Centro-Oeste e um dos maiores do país. Em fase final de instalações, o empreendimento deve iniciar suas operações em junho de 2018, a partir das Clínicas, do Shopping e do Hotel, enquanto o Hospital tem previsão para ser inaugurado no fim do segundo semestre do mesmo ano.

Considerando a gigante demanda de energia necessária para abastecer o Órion, foram buscadas soluções em eficiência energética para o sucesso do projeto. Segundo informações da Danfoss, parceira comercial do novo empreendimento, foi fornecida uma linha completa de produtos de alto padrão de qualidade – exigência em edifícios triple A. Veja em detalhes mais informações sobre os sistemas de ar condicionado adotados no projeto:

Ar Condicionado do Órion Business & Health Complex

A fabricante informa que os sistemas fornecidos para o Órion operam no chamado District Cooling, que é baseado no fornecimento de água gelada para cada unidade, a partir de uma central única para todo o complexo. Esse conceito, que é inovador para o mercado goiano, garante mais eficiência e economia de energia ao condomínio – até 40% com relação aos sistemas convencionais, além de menor custo de manutenção.

vlt-101-danfossO conjunto de componentes fornecido pela Danfoss inclui mais de 1100 válvulas de balanceamento independente de pressão ABQM, 750 válvulas de balanceamento estático e válvulas borboletas para a Central de Água Gelada, 750 atuadores de válvulas Novocon com Bacnet, que serão aplicados na medição do consumo energético de cada unidade da torre comercial, bem como cinco Sonometer, que são medidores de energia que calculam a energia consumida em cada sub-divisão do complexo, além de variadores de frequência VLT101 HVAC, que serão aplicados nos motores dos ventiladores do sistema de pressurização de escadas.

Eficiência em energia e em consumo é promovida

A maior eficiência energética é o que garantirá o baixo custo operacional, de acordo com José Manuel Toledo França, sócio-diretor da Joule Engenharia Térmica, empresa responsável pelas instalações do ar condicionado central. “Nossa expectativa é uma instalação hidraulicamente balanceada, no qual possamos ter a certeza de fornecer a vazão de água gelada aos clientes dentro do padrão projetado e ainda realizando o rateio de consumo de energia corretamente. Por meio dos variadores de frequência buscaremos também a maior eficiência energética possível em busca de um baixo custo operacional, o que, certamente, irá refletir significativamente no valor da taxa de condomínio”, projeta o executivo.

Vale lembrar que todos os equipamentos da Central de Água Gelada são dotados de conversores de frequência Danfoss, tanto os chillers quanto as bombas in-line primárias e secundárias, bem como as de água de condensação.

O consumo eficiente de energia é um dos principais atributos das tecnologias e soluções desenvolvidas pela marca, de acordo com o gerente de vendas para a América Latina, João Paulo Piovesan: “Baseado na nossa premissa de reinventar o amanhã, isto é, prover soluções que permitam ao mundo fazer mais com menos, estar presente em um projeto desta magnitude como o Complexo Órion nos deixa muito satisfeitos, uma vez que aponta que estamos na direção certa em colaborar para que os prédios sejam cada vez mais eficientes”.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Danfoss.

O post Eficiência Energética: Sistema de ar condicionado de grande complexo de negócios tem apoio da Danfoss apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://eficiencia-energetica-sistema-de-ar-condicionado-de-grande-complexo-de-negocios-tem-apoio-da-danfoss/feed 0
Teste de Estanqueidade: Como detectar Vazamento de Gás no Ar-Condicionado http://teste-de-estanqueidade-como-detectar-vazamento-de-gas-no-ar-condicionado http://teste-de-estanqueidade-como-detectar-vazamento-de-gas-no-ar-condicionado#respond Mon, 19 Feb 2018 12:00:45 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36433 Hoje iremos falar sobre o Teste de Estanqueidade, algo essencial para o bom funcionamento do aparelho de ar condicionado, considerando que “estanqueidade” significa verificar se algo está estanque, hermético, ou seja: sem vazamento. Por isso, a ideia é entender a necessidade de fazer esse teste nas tubulações de gás e como ele é feito. Para […]

O post Teste de Estanqueidade: Como detectar Vazamento de Gás no Ar-Condicionado apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
teste-estanqueidade-vazamento-gás

Hoje iremos falar sobre o Teste de Estanqueidade, algo essencial para o bom funcionamento do aparelho de ar condicionado, considerando que “estanqueidade” significa verificar se algo está estanque, hermético, ou seja: sem vazamento. Por isso, a ideia é entender a necessidade de fazer esse teste nas tubulações de gás e como ele é feito.

Para começar, vale lembrar que o objetivo do teste de estanqueidade nessas tubulações é examinar o sistema para garantir que não haja nenhum vazamento de gás, até porque, caso isso aconteça, os problemas vão além da perda financeira com a execução dos reparos.

O vazamento que acontece em um pequeno quarto de hotel, por exemplo, alimentado por um equipamento de alta potência, é extremamente perigoso. Por ser mais denso do que o ar, o gás irá se concentrar na parte baixa do ambiente. Caso o ocupante esteja dormindo, não irá perceber que a quantidade de oxigênio está diminuindo e pode acabar morrendo asfixiado.

Portanto, a tubulação que transporta o gás refrigerante precisa de atenção redobrada, pois está sujeita a pressões bem mais elevadas. Essa característica, somada ao uso de tubos de cobre com paredes menores e à quantidade elevada de pontos de solda, faz com que os vazamentos de gás ocorram com mais frequência do que os de água, por exemplo, daí a importância de realizar o Teste de Estanqueidade. Antes de falarmos sobre como realizar esse teste, vejamos quais são as causas desse problema:

Principais causas do vazamento de gás no ar-condicionado

principais-causas-vazamento-gásHá diferentes defeitos no sistema que podem ocasionar os vazamentos. Entre os mais comuns está a fadiga da tubulação, resultado de um aumento de pressão inesperado (acima da capacidade suportada) e acabando por romper os canos.

Vídeo: como detectar vazamento de gás no ar-condicionado Split

A falta de manutenção no ar-condicionado também é um potencial para criar pontos de vazamentos, com a ausência da troca do gás ou então a utilização de fluidos de qualidade duvidosa. Vale lembrar que a limpeza realizada de maneira inadequada é outro fator de risco, pois permite a presença de impurezas no interior do equipamento e a sujeira bloqueia a tubulação.

Por último, as falhas na etapa de execução também influenciam no surgimento de problemas. Por exemplo: uma solda mal realizada apresentará microporos, e com o passar do tempo essas aberturas minúsculas irão se expandir.

Agora que é possível entender as principais causas de vazamento, é hora de falarmos sobre o Teste de Estanqueidade, utilizado justamente para detectar esse problema. Vamos lá:

Teste de Estanqueidade: como fazer

Após a instalação do aparelho, é imprescindível a realização do teste de pressão nas linhas de cobre. O recomendado é que o teste seja realizado com nitrogênio nas pressões de max. 300 PSI em Splits convencionais e max. 600 PSI em sistemas VRF, seguindo duas etapas (primária e secundária), para garantir que o sistema não apresente vazamentos futuros.

E Atenção: Nos testes de vazamentos, principalmente em sistemas VRF – onde são utilizadas pressões de até 600 PSI – é fundamental a utilização de válvulas reguladoras de pressão na saída dos cilindros de nitrogênio. É comum encontrar mangueiras conectadas diretamente na saída do cilindro ou com os manifolds das válvulas reguladoras quebrados, e isso é bastante problemático pois oferece grandes riscos, podendo causar acidentes letais.

Teste Primário
No teste primário é pressurizado somente as linhas de cobre, conforme mostram as imagens abaixo (a primeira no Split e a segunda em sistema VRF). Os pontos a serem verificados são as soldas, se houver. Veja:

teste-primario-split

…….

teste-primario-vrf

Teste Secundário
No teste secundário todo o sistema é pressurizado, sendo recomendado a estanqueidade por 24 horas. Os pontos a serem verificados são as conexões, flange e serpentinas das unidades internas e externas, caso apresente oscilação na pressão do manifold. Veja:

teste-secundario

É importante lembrar ainda que o teste de estanqueidade em sistemas VRF não pode ultrapassar 24 horas, considerando a possibilidade do nitrogênio migrar para dentro do sistema.

CUIDADO: O nitrogênio pode oscilar sua pressão conforme a temperatura externa, o que muitas vezes leva a uma percepção errada pensando que há vazamento. Por isso, fique atento à fórmula de correção abaixo, e quando finalizar o processo de pressurização, anote a temperatura externa e a pressão registrada no sistema.

A pressão de Nitrogênio varia 1,45 PSI a cada grau Celsius de temperatura.

Exemplo:

Temperatura Externa na hora da carga: 24 ºC

Carga de Nitrogênio: 600 PSI

24 horas depois

Temperatura Externa: 22 ºC (diferença de 2 ºC da hora da carga)

Carga de Nitrogênio = 600 PSI – (2 x 1,45) = 597 PSI OK Sem vazamento!

Se a pressão for abaixo de 597 PSI, verifique soldas e conexões!

Encontre os pontos de vazamento

Um grande erro nesse processo é simplesmente reabastecer o gás e não se preocupar em procurar por pontos de vazamento. Essa prática, além de resultar em perdas financeiras, causa problemas para o meio ambiente. Afinal, o gás refrigerante é nocivo para a camada de ozônio. Portanto, seja consciente e saiba que o Teste de Estanqueidade deve ser realizado corretamente, ou seja, por um profissional técnico habilitado que entenda sua importância.

Leia também: Como realizar a carga de gás no ar-condicionado Split

Leia também: Quanto tempo dura o gás do meu ar-condicionado?

Ficou com alguma dúvida? Participe do nosso Fórum do Ar Condicionado e compartilhe seus questionamentos!

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Dufrio.

O post Teste de Estanqueidade: Como detectar Vazamento de Gás no Ar-Condicionado apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://teste-de-estanqueidade-como-detectar-vazamento-de-gas-no-ar-condicionado/feed 0
Empresas brasileiras fazem sucesso na AHR Chicago 2018 http://empresas-brasileiras-fazem-sucesso-na-ahr-chicago-2018 http://empresas-brasileiras-fazem-sucesso-na-ahr-chicago-2018#respond Fri, 16 Feb 2018 11:00:16 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36429 Lembra da AHR Expo 2018 em Chicago? O evento realizado no final de janeiro teve um grande feedback para o setor, principalmente das empresas brasileiras que participaram da AHR. Segundo informações da ABRAVA, que esteve no evento com o programa ABRAVA Exporta (projeto em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações […]

O post Empresas brasileiras fazem sucesso na AHR Chicago 2018 apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
abrava-ahr-chicago

Lembra da AHR Expo 2018 em Chicago? O evento realizado no final de janeiro teve um grande feedback para o setor, principalmente das empresas brasileiras que participaram da AHR. Segundo informações da ABRAVA, que esteve no evento com o programa ABRAVA Exporta (projeto em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), doze empresas do País representaram o Brasil na maior feira mundial do setor. 

Foram elas: Deltafrio, Elefant, Elite clima, Frigoking, Globus, Joape, LCPetry, Multivac, Novus, Paranapanema, RLX e Trox; buscando estimular a exportação das empresas do setor HVAC.

O resultado da participação na AHR Expo 2018 – que teve mais de 600 reuniões – foram negócios fechados de US$ 760 mil, sem contar uma expectativa de geração de negócios para os próximos 12 meses da ordem de US$ 16 milhões.

Segundo a gestora do Programa Abrava Exporta, Leila Vasconcellos: “a AHR tem apresentado inúmeras oportunidades comerciais para as empresas expositoras brasileiras com a possibilidade de encontrar novos distribuidores e importadores, contribuindo significativamente para o aumento de suas exportações e internacionalização”.

Objetivos realizados

A comitiva Abrava Exporta alcançou seu objetivo com a participação na feira realizada nos Estados Unidos por meio da divulgação dos produtos das empresas brasileiras do setor, no stand compartilhado do Programa, buscando não só o estreitamento de novos relacionamentos comerciais, como também a apresentação de seus produtos aos mais de 140 países visitantes, mantendo o foco nos países da América Latina, América Central e México. Entre o público visitante, empresas importadoras, distribuidores, empresas de engenharia e gestores com poderes de compra de produtos brasileiros.

Vale lembrar que a AHR Expo é considerada a maior e mais importante Feira do Setor HVAC nos Estados Unidos, sendo realizada pela ASHRAE – entidade representativa do setor – atraindo a representação de países da América Latina, América Central, Caribe, México, Europa, Ásia e África, com ampla visitação.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ABRAVA.

O post Empresas brasileiras fazem sucesso na AHR Chicago 2018 apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://empresas-brasileiras-fazem-sucesso-na-ahr-chicago-2018/feed 0
WebArCondicionado lança novo visual no site http://webarcondicionado-lanca-novo-visual-no-site http://webarcondicionado-lanca-novo-visual-no-site#respond Thu, 15 Feb 2018 11:00:48 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36403 O portal WebArCondicionado está atualizando o layout do site como um dos objetivos de 2018. A ideia principal é facilitar a navegação, tornando mais prático inclusive a jornada de compra do consumidor. O primeiro passo foi atualizar o cabeçalho de todo o site, onde na maioria das vezes o consumidor inicia a busca pelos produtos […]

O post WebArCondicionado lança novo visual no site apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
capa-webar

O portal WebArCondicionado está atualizando o layout do site como um dos objetivos de 2018. A ideia principal é facilitar a navegação, tornando mais prático inclusive a jornada de compra do consumidor.

O primeiro passo foi atualizar o cabeçalho de todo o site, onde na maioria das vezes o consumidor inicia a busca pelos produtos ou então acessa nosso conteúdo. A nova versão está mais leve e repaginada. Veja a diferença entre a versão nova e a antiga:

Visual novo:

cabeçalho-webarcondicionado-novo

Visual antigo:

cabeçalho-webarcondicionado-antigo

A troca do preto pelo azul no fundo resulta em um visual mais limpo para quem está navegando. Vale ressaltar também os ícones que foram acrescentados aos modelos de aparelhos, como vemos na nova versão, facilitando a identificação de cada modelo, desde o Split até o modelo de Duto.

Através de mudanças como essas são esperadas melhorias na experiência de navegação, considerando que os filtros e o layout de produtos foram alterados e podem ser percebidos ao analisarmos a diferença entre a página de Home na versão nova e antiga:

home-novo-webarcondicionado

Na nova versão (acima), buscamos um visual que evitasse causar qualquer tipo de confusão para quem está navegando e prezasse pela organização. A aparência está mais limpa com o maior espaçamento entre os produtos.

Na versão antiga, a distribuição dos ícones e textos havia sido desenvolvida com os elementos mais próximos fisicamente, como mostra abaixo:

home-antiga-webarcondicionado

Cabe lembrar ainda o deslocamento dos itens relacionados aos “Fabricantes”, “Lojas em destaque” e a “Busca rápida” da direita para a esquerda. Confira melhor a página de home do WebAr aqui.

Após realizar a busca de maneira mais refinada, o resultado, ou seja, os produtos disponíveis que serão apresentados na página a seguir após a pesquisa, também sofreram alterações no visual. Note a diferença entre a versão atual e o modelo anterior:
____________
Recorte da versão atual:
produto-disponivel-nova-corte
.
Recorte da versão antiga:
_____
produto-disponivel-corte
..
Iniciamos também a atualização da versão mobile, considerando que o WebAr tem uma boa parcela de acessos por dispositivos móveis e busca sempre facilitar a navegação. Veja um exemplo de tela via smartphone:
___
.
webar-mobile

WebAr busca mais mudanças

Nas próximas semanas, o plano é proporcionar novos ajustes, principalmente em nosso comparador de preços. Estamos monitorando tudo em tempo real para agirmos conforme a navegação dos nossos usuários, com o foco em entregar melhores resultados para nossos parceiros.

Nessa hora, sua opinião é muitíssimo importante. Fique à vontade em responder com seu feedback sobre nosso novo layout. Nossa equipe inteira gostaria de ler comentários sobre o que você achou!

Redação do Portal WebArCondicionado

O post WebArCondicionado lança novo visual no site apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://webarcondicionado-lanca-novo-visual-no-site/feed 0
19/02 – Curso Técnico em Refrigeração e Climatização em Curitiba http://1902-curso-tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao-em-curitiba http://1902-curso-tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao-em-curitiba#respond Wed, 14 Feb 2018 11:00:31 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36399 Seguem abertas as inscrições para o Curso Técnico em Refrigeração e Climatização da Escola Técnica Profissional (ETP) em parceria com a ASBRAV em Curitiba, no Paraná. O curso foi desenvolvido para atender as demandas do setor HVAC com o propósito de formar profissionais altamente qualificados. Segundo a ASBRAV, o aluno poderá se registrar no CREA […]

O post 19/02 – Curso Técnico em Refrigeração e Climatização em Curitiba apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
curso-refrigeração-climatização

Seguem abertas as inscrições para o Curso Técnico em Refrigeração e Climatização da Escola Técnica Profissional (ETP) em parceria com a ASBRAV em Curitiba, no Paraná. O curso foi desenvolvido para atender as demandas do setor HVAC com o propósito de formar profissionais altamente qualificados.

Segundo a ASBRAV, o aluno poderá se registrar no CREA e ter todas as vantagens de um profissional habilitado ao concluir as aulas. Vale lembrar também que o curso é reconhecido pelo MEC.

Há a possibilidade de inscrever-se em duas turmas: uma com aulas durante a semana ou outra com aulas no fim de semana. Aos interessados em fazer o curso de segunda a quinta-feira, as aulas iniciam no dia 19 de fevereiro, das 19h às 22h (30 vagas). Para quem for fazer no final de semana, as aulas serão às sextas, das 13h30 às 22h e aos sábados, das 08h às 17h – de dois em dois meses (35 vagas).

VEJA AQUI OUTROS CURSOS E EVENTOS

Portanto, o curso de segunda à quinta tem duração de 18 meses e o curso de sexta e sábado será ministrado durante 28 meses.

Investimento

Em ambas as turmas a taxa de matrícula é de R$510,00 +21 parcelas de R$510,00 (para alunos matriculados durante a semana) ou +28 parcelas de R$510,00 (alunos do final de semana). Há desconto de R$ 20,00 para pagamento em dia, e ex alunos e/ou Associados da ASBRAV também têm um desconto especial.

Informações Curso Técnico em Refrigeração e Climatização

Data: 19/02 ou 23/02
Local: Escola Técnica Profissional – ETP (Rua Engenheiro Rebouças, nº 2213, Curitiba/PR)

Grade Curricular do Curso

1º semestre
Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado;
Cálculo de Carga Térmica para Ambientes de Conforto;
Cálculo e Geometria;
Eletricidade Básica;
Administração;
Total de Horas – Módulo I – 400 horas

2º semestre
Cálculo de Câmaras Frigoríficas;
Sistema de Ar Condicionado;
Acionamentos de Motores;
Termodinâmica;
Sistema de Refrigeração;
Total de Horas – Módulo II – 400 horas

3º semestre
Cálculo e Instalação de Rede de Dutos e Hidráulica;
Sistema de Refrigeração;
Acionamentos Especiais;
Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado II;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Metodologia;
Estágio Supervisionado: 180 horas
Total Geral de Horas do Curso: 1.380 horas

Mais informações pelo telefone (41) 3332-7025

Matrícula da turma do dia 19/02 (aulas durante a semana) aqui
Matrícula da turma do dia 23/02 (aulas durante o fim de semana) aqui

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ASBRAV.

O post 19/02 – Curso Técnico em Refrigeração e Climatização em Curitiba apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://1902-curso-tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao-em-curitiba/feed 0
[VÍDEO] Projeto de Climatização: Quais os principais cuidados? http://video-projeto-de-climatizacao-quais-os-principais-cuidados http://video-projeto-de-climatizacao-quais-os-principais-cuidados#respond Thu, 08 Feb 2018 17:03:39 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36371 Ao iniciar um projeto de climatização, seja qualquer segmento da indústria de HVAC, é necessário não apenas seguir um passo a passo para entregar uma instalação adequado ao cliente, mas estar atento a certos cuidados para que tudo ocorra da maneira ideal. Na verdade, tudo começa com a noção da importância que um planejamento tem […]

O post [VÍDEO] Projeto de Climatização: Quais os principais cuidados? apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
projeto-climatização-cuidados

Ao iniciar um projeto de climatização, seja qualquer segmento da indústria de HVAC, é necessário não apenas seguir um passo a passo para entregar uma instalação adequado ao cliente, mas estar atento a certos cuidados para que tudo ocorra da maneira ideal. Na verdade, tudo começa com a noção da importância que um planejamento tem na hora de dar início a um novo projeto de ar condicionado. [ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO]

“Um projeto de climatização vai além do estrutural e da peça decorativa, ele tem uma interface com o sistema de elétrica e com o hidráulico, então planejar é fundamental”, justifica Salvador Fraga, Consultor de sistemas de climatização e Gerente de Franquias da WebContinental. “Além de interferir nesses sistemas, há outros cuidados que precisam ser levados em consideração ao instalar um condicionador de ar, o projeto precisa pensar todos os detalhes”, complementa.

Mas quais cuidados seriam esses? Será que esse planejamento é realmente tão importante assim a ponto de atrapalhar uma instalação e consequentemente o funcionamento do ar-condicionado? “Eu diria que mais de 90% das vezes que o condicionador de ar tem um problema – seja ele Split, Janela ou outro modelo – esse problema é decorrente da instalação feita de forma inadequada”, alerta Salvador.

Confira na íntegra a entrevista que o WebAr realizou com Salvador Fraga e saiba:

• Quando é necessário fazer um projeto de climatização?
• O que levar em conta ao elaborar um planejamento?
• Qual a importância do vácuo?
• Como funciona a carga de gás no ar-condicionado?
• Existem técnicos de ar-condicionado que trabalham sem planejamento?
• Qual o maior erro cometido por esses técnicos?

Veja mais entrevistas e materiais de Salvador Fraga

Lembrou de mais algum detalhe importante na hora de planejar um novo projeto? Compartilhe com a gente nos comentários para promovermos juntos a importância de projetos de climatização bem pensados.

Redação do Portal WebArCondicionado

O post [VÍDEO] Projeto de Climatização: Quais os principais cuidados? apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://video-projeto-de-climatizacao-quais-os-principais-cuidados/feed 0
Técnico de ar-condicionado: 5 maneiras eficientes de divulgar seus serviços http://tecnico-de-ar-condicionado-5-maneiras-eficientes-de-divulgar-seus-servicos http://tecnico-de-ar-condicionado-5-maneiras-eficientes-de-divulgar-seus-servicos#respond Wed, 07 Feb 2018 11:00:40 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36336 Todo negócio, independente do segmento, precisa de divulgação para atrair e fidelizar clientes, e isso inclui nosso setor de ar condicionado e climatização. Sempre insistimos aqui no WebAr em falar sobre a importância da qualificação dos profissionais técnicos, mas é necessário lembrar também que isso deve ser acompanhado de estratégias que coloquem em evidência esses […]

O post Técnico de ar-condicionado: 5 maneiras eficientes de divulgar seus serviços apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
como-divulgar-serviço-ar-condicionado

Todo negócio, independente do segmento, precisa de divulgação para atrair e fidelizar clientes, e isso inclui nosso setor de ar condicionado e climatização. Sempre insistimos aqui no WebAr em falar sobre a importância da qualificação dos profissionais técnicos, mas é necessário lembrar também que isso deve ser acompanhado de estratégias que coloquem em evidência esses serviços.

Na nossa categoria de Carreira e Negócios, por exemplo, você pode acessar diversos materiais com conteúdos desenvolvidos para ajudar a alavancar sua carreira profissional. Pensando nisso, reunimos 5 dicas focadas na divulgação do seu trabalho, classificadas como ótimas maneiras de atingir a atenção do seu público, seja na internet ou na rua.

Veja a seguir quais são as maneiras eficientes de divulgar seus serviços, incluindo uma dica EXTRA:

1. Aposte nas redes sociais

instalador-redes-sociaisTer um perfil ou página nas redes sociais referente ao seu trabalho é algo que não se deve abrir mão. Essa é uma estratégia que só vem a somar a sua atuação com o ar-condicionado, considerando que muitos dos seus clientes estão navegando nessas redes e dessa forma podem conhecer seu trabalho.

Recebemos muitos comentários de técnicos que afirmam a importância de estar presente nessas plataformas da internet, dizendo que há um bom retorno do público e que essa é uma das melhores formas de fazer a propaganda dos seus serviços. Portanto, investir um tempinho na semana ou no dia para dar atenção a isso pode fazer uma grande diferença no seu rendimento mensal. E lembre-se: não basta criar uma página com o nome do seu serviço, é preciso alimentar as redes sociais com assuntos que chame a atenção das pessoas.

Veja aqui dicas específicas para cada rede social e veja como criar conteúdos

Aproveite e siga o WebAr no Facebook, Instagram,Twitter e YouTube.

2. Considere criar um site

como-criar-site-de-ar-condicionadoCom o avanço da era digital, muitas pessoas utilizam a internet para pesquisar qual empresa de climatização contratar, e nessa hora muitos correm direto para o Google. Portanto, criar um site é uma forma de divulgação, principalmente se você tem uma empresa que presta serviços de ar-condicionado.

Dessa forma você pode criar anúncios e inclusive divulgar o seu site nas redes sociais para descrever melhor seu trabalho e atividades, além de passar uma credibilidade a mais aos seus possíveis clientes. Ao pensar nessa opção, vale lembrar que existem diversos caminhos a percorrer entre a vontade de possuir um site próprio e a divulgação dele depois que tudo estiver pronto.

Veja aqui um passo a passo para criar um site da sua empresa de climatização 

3. Distribua cartões de visita

cartao-de-visita-ar-condicionadoEm meio a tantas ferramentas digitais, como o caso das redes sociais e dos sites, como falamos acima, não podemos deixar de esquecer o bom e velho cartão de visita. Você já possui um modelo para divulgar seus serviços?

Assim como em outros segmentos, o cartão de visita para quem atua com ar-condicionado é um dos itens mais importantes para divulgar o seu contato profissional e se mostrar disponível. Nesse post explicamos o impacto que eles podem causar nos futuros clientes, além de dicas para utilizá-los da melhor forma e alguns modelos nos quais você pode se inspirar ao criá-los.

4. Cole adesivos no carro dos seus serviços de climatização

adesivo-ar-condicionado-carroAdesivar o carro que você usa para trabalhar é a melhor maneira de atrair atenção de quem está na rua, aumentando a exposição da sua marca no dia a dia. Essa é uma forma muito poderosa de divulgar a sua empresa, pois você transforma o seu carro em um outdoor ambulante.

Uma empresa de pesquisas divulgou um estudo onde diz que se o seu veículo circular 50 km em um dia, ele será visto por cerca de 2 mil pessoas. Isso quer dizer que se você circular 50 km por dia, em uma semana (contando apenas os dias úteis) cerca de 10 mil pessoas verão a sua marca. Ou seja, o carro se transforma em uma mídia em tempo integral, podendo ser vista 24 horas, em qualquer lugar e por muitas pessoas.

Veja aqui um case de sucesso no setor de climatização com o uso de adesivos

5. Cadastre-se no Banco Nacional de Instaladores e no Fórum do Ar-Condicionado

banco-instaladores-webarcondicionadoAlém das dicas que publicamos até agora, não podemos deixar de lembrar que o WebAr busca sempre dar uma mãozinha aos profissionais que nos acompanham, e o Banco Nacional de Instaladores foi criado justamente para que você divulgue sua empresa, sendo útil também aos consumidores que procuram técnicos de ar-condicionado.

Ele é um cadastro online que agrupa profissionais de todas as regiões brasileiras, divididos por estados e cidades. Se você trabalha com instalação e manutenção de ar-condicionado, ou então tem uma empresa que atue na área da climatização, cadastre-se de graça neste canal de divulgação. Veja aqui como se cadastrar.

Outra opção que oferecemos é participar do Fórum do Ar Condicionado. Ele é um dos melhores espaços na internet para responder dúvidas e criar discussões quando o assunto for climatização, e dessa forma você pode aproveitar para divulgar os seus serviços enquanto interage com outros interessados. Acesse e cadastre-se no Fórum aqui.

Extra: Seja um bom profissional acima de tudo

Ao divulgar o seu serviço, lembre-se que ser um bom profissional é um pré-requisito para que tudo dê certo. Fazer um serviço limpo, com competência e utilizando métodos adequados são itens preferenciais entre os clientes.

Portanto, qualifique-se, estude e busque sempre conhecimento, pois só assim será possível oferecer um serviço de qualidade. E lembre-se: quando você presta um bom serviço, o cliente além de voltar a lhe contratar, ele indica você e sua empresa, aumentando a sua clientela.

Veja cursos e eventos do setor de ar-condicionado

Lembrou de mais alguma forma eficiente de divulgar os seus serviços? Compartilhe com a gente e bons negócios!

Redação do Portal WebArCondicionado

O post Técnico de ar-condicionado: 5 maneiras eficientes de divulgar seus serviços apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://tecnico-de-ar-condicionado-5-maneiras-eficientes-de-divulgar-seus-servicos/feed 0
Janelas do futuro captam energia solar e climatizam o ambiente http://janelas-do-futuro-captam-energia-solar-e-climatizam-o-ambiente http://janelas-do-futuro-captam-energia-solar-e-climatizam-o-ambiente#respond Tue, 06 Feb 2018 11:00:29 +0000 http://beta.webarcondicionado.com.br/?p=36330 Até agora, as janelas que costumamos ver a nossa volta não são nada mais que aberturas utilizadas para trazer iluminação e ventilação ao ambiente. Mas no futuro a tecnologia vai torná-las janelas inteligentes. Na verdade, isso já se tornou realidade e uma equipe de engenheiros conseguiu desenvolver uma janela que capta a energia dos raios […]

O post Janelas do futuro captam energia solar e climatizam o ambiente apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
janela-inteligente-eficiencia-energetica

Até agora, as janelas que costumamos ver a nossa volta não são nada mais que aberturas utilizadas para trazer iluminação e ventilação ao ambiente. Mas no futuro a tecnologia vai torná-las janelas inteligentes. Na verdade, isso já se tornou realidade e uma equipe de engenheiros conseguiu desenvolver uma janela que capta a energia dos raios solares, muda a opacidade do vidro e inclusive climatiza o ambiente.

Unindo design e engenharia, os pesquisadores da Universidade Alemã Friedrich-Schiller criaram essa tecnologia que promete revolucionar o mercado nos próximos anos, considerando que assim as janelas são muito mais funcionais. Feitas com o design da Linha de Fluidos Wide-Area (LaWin), elas usam uma suspensão fluida de partículas de ferro. Esse fluido está contido dentro da janela em uma série de longos canais verticais, permitindo que a janela altere a opacidade e absorva e distribua o calor no ambiente.

Leia também: Tudo sobre Kits de Energia Solar

Desse modo, a novidade ganha valor sustentável por trazer economia, considerando que a luminosidade do ambiente pode ser controlada por meio de um interruptor que arrasta as nanopartículas fluidas do ferro, deixando a janela totalmente transparente, como mostra a imagem:

janela-inteligente-energia-solar

Janela funciona como ar-condicionado

Ao captar a luz do sol e transformar em energia, as janelas são capazes de atuar como sistemas de ar condicionado interno. Ou seja, dá para resfriar o ambiente usando a energia proveniente das janelas, algo que seria de grande proveito para prédios comerciais e residenciais ao reduzir o gasto com sistemas de refrigeração.

Para fazer isso, é necessário integrar os painéis LaWin aos vidros – o que os desenvolvedores dizem ser um processo fácil – pois já existem tecnologias mais avançadas na fabricação de vidro. A instalação é parecida com o processo de criação de vidros duplos e triplos.

Leia também: Ar-condicionado portátil movido a energia solar

Desenvolvimento das janelas é incentivado pela União Europeia

horizon-2020A tecnologia vem recebendo apoio desde 2015 com o financiamento do Programa Horizonte 2020, da União Europeia. Esse é o maior projeto europeu de incentivo à pesquisa e à inovação e prevê investimentos de até 80 bilhões de euros (cerca de R$ 270 bilhões) em 5 anos, abrindo espaço também para outros projetos.

Vale lembrar que o programa europeu também passou a incluir projetos desenvolvidos no Brasil. Então, se você tiver uma ideia inovadora e consistente, vale a pena pesquisar sobre as regras.

Comercialização das janelas inteligentes

A estimativa é de que demore um pouco ainda para que prédios possam ser projetados com as janelas. O produto deve passar a ser comercializado apenas a partir de 2019.
Mas e aí, o que achou das janelas inteligentes? Acredita que essa pode ser uma boa solução? Investiria nessa ideia? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Redação do Portal WebArCondicionado

O post Janelas do futuro captam energia solar e climatizam o ambiente apareceu primeiro em WebArCondicionado.

]]>
http://janelas-do-futuro-captam-energia-solar-e-climatizam-o-ambiente/feed 0