[ x ] Fechar

Febrava 2017: Entrevista com Ivan Romão, gerente de produtos da feira

  • 02 de agosto de 2017
  • 2 Comentários

A Febrava está chegando, ocorre no próximo mês, entre os dias 12 e 15 de setembro. Como parte da nossa cobertura da principal feira de AVAC-R da América Latina, conversamos com exclusividade com Ivan Romão, gerente de produtos da Febrava, sobre a feira e o atual momento do setor. Confira abaixo:

Ivan Romão, gerente de produtos da Febrava

Ivan Romão, gerente de produtos da Febrava

WebArCondicionado – Qual a expectativa dos organizadores para a Febrava 2017?

Ivan Romão – Neste ano comemoramos 20 edições, o que nos dá muito orgulho e ao mesmo tempo muita responsabilidade por se tratar do único evento da América Latina que proporciona uma apresentação completa de todos os setores de AVAC-R.

Para 2017, esperamos receber mais de 30 mil visitantes durante os quatro dias de evento, no moderno pavilhão do São Paulo Expo. Lembrando que esta edição acontece simultaneamente à Equipotel, feira que reúne profissionais do setor de hotelaria, ampliando os negócios de empresário do ramo hoteleiro e também para diversos segmentos que utilizam a cadeia AVAC-R.  A Equipotel está entre as cinco principais feiras do mundo no setor de hospitalidade e reúne proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurante e outros estabelecimentos.

Entendemos que estes eventos devem estar em simultaneidade por conta do perfil do público visitante. Acreditamos que os mercados atingidos têm sinergia e isto facilita tanto para expositores quanto para visitantes, não só na questão de climatização, mas também pela perspectiva de economia e redução de gastos.

WebAr – Essa Febrava, em sua 20ª edição, promete ter algo diferente das edições anteriores?

Ivan Romão – Vamos reunir tendências e soluções inovadoras integradas, com foco em eficiência e ganho de performance e conhecimento. Além disso, teremos um conteúdo relevante por meio de palestras e debates com especialistas renomados, nacionais e internacionais, abordando temas relevantes para o setor de AVAC-R.

Nesta edição o visitante contará com experiências para atualização profissional e networking segmentado por perfil, o que a nosso ver é mais assertivo e agrega mais valor ao evento.

Em se tratando de conteúdo teremos seis ilhas temáticas que irão fornecer conteúdo relevante para ampliar o conhecimento profissional de toda cadeia AVAC-R. Sem contar com o CIAR CONBRAVA 2017, organizado pela ABRAVA, com palestrantes renomados que irão discutir tendências, eficiência energética e demais temas para este importante segmento.

Para os negócios, iremos apresentar dois espaços extremamente importantes para visitantes e expositores. O Premium Club Plus, que é um programa de relacionamento com compradores VIPs da cadeia produtiva, e o Rodada de Negócios ABRAVA, onde haverá reuniões de negócios entre expositores e compradores, proporcionando maior interação e assertividade para ambos.

WebAr – O que você acha do mercado AVAC-R no Brasil se comparado com o da Europa, EUA e Ásia?

Ivan Romão – O setor AVAC-R é um segmento extremamente importante e engloba diversos setores de nossa economia. Segundo dados da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o setor deve apresentar crescimento de 5% e faturamento de R$ 28 bilhões em 2017.

Acredito que a eficiência energética seja a questão mais importante a ser tratada nos próximos anos, não só pela questão sustentável, mas também por contribuir para competitividade de empresas brasileiras.

A FEBRAVA tem por finalidade contribuir para aprofundar o conhecimento nos setores de refrigeração, ar condicionado, ventilação, aquecimento e tratamento do ar, além de alavancar os negócios de toda cadeia do ar. Queremos que tanto o visitante como o expositor tenham uma excelente experiência e saiba que trabalhamos para contribuir com a economia nacional.

WebAr – Embora existam profissionais super capacitados no país, a falta de profissionalização regulamentada ainda é o maior entrave para uma mão de obra qualificada no setor em geral? Ou seriam outros pontos?

Ivan Romão – Acreditamos que a capacitação profissional é fundamental para que o setor AVAC-R cresça de forma exponencial. Tanto que para esta edição contamos com dois espaços destinados à educação. São duas ilhas destinadas ao ensino técnico e superior com parceria do Senai e Fatec respectivamente.

A Ilha de formação profissional FATEC contará com  aulas práticas, laboratórios e experiência que inserem os futuros profissionais do setor no mercado de trabalho. Além de projetos desenvolvidos nos campos da FATEC serão apresentados para o mercado neste espaço.

Na Ilha Senai o visitante poderá assistir uma série palestras e uma programação voltada para capacitação e reciclagem em diversos cursos técnicos disponibilizados pela entidade de ensino.Outro ponto importante é ter acesso à novas soluções e tendências do mercado, além do uso correto de gases refrigerantes respeitando a regulamentação vigente.

WebAr – Quais dicas você dá aos visitantes para que aproveitem ao máximo a Febrava 2017?

Ivan Romão – Como já citado acima, a 20ª edição da FEBRAVA contará com seis Ilhas Temáticas, espaços que levarão aos profissionais tendências e novas soluções para otimizar todo setor AVAC-R, destinados ao aquecimento solar, cadeia do frio (refrigeração), meio ambiente e sustentabilidade no setor, e sala limpa. Além de duas ilhas destinadas ao ensino técnico e superior com parceria do Senai e Fatec respectivamente. Visitar esses espaços irá contribuir para o melhor conhecimento técnico do visitante.

Outro espaço que vale a pena conferir é a Arena do Conhecimento, espaço que irá abrigar palestras gratuitas de conteúdo técnico e discussões de cases de sucesso, que visam ampliar o conhecimento profissional dos visitantes.

Ainda destacamos o Selo Destaque Inovação FEBRAVA, que conta com curadoria da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), premiará expositores de todo segmento contribuindo para que as empresas mostrem novas soluções e produtos para os mais de 30 mil visitantes esperados na 20ª edição. E será oferecido a todos os expositores que apresentarem em seus estandes, durante a FEBRAVA, produtos, soluções ou serviços que se destaquem em relação aos já existentes no mercado e que não tenham sido apresentados na última edição.

O Selo Destaque Inovação será afixado junto ao produto inovador, no estande da empresa reconhecida pela comissão julgadora. Além de painel em destaque na entrada da FEBRAVA onde o visitante encontrará todas as inovações apresentadas. O totem informativo é fundamental para que o visitante, ávido por novidades para o setor, possa encontrar a solução que lhe interessa, localizar o estande correspondente e aprofundar seu conhecimento em novas tecnologias e soluções dos expositores premiados com o Selo Destaque Inovação.

Além, é claro, de visitar os 400 expositores que estarão presentes em uma área de 50 mil m² de área de exposição. Dentre as marcas já confirmadas estão a EBM Papst, Full Gauge Controls, Elgin, Samsung, Danfoss, Bitzer, Chemours e Embraco, Rocktec e RAC Brasil. Também contamos com empresas PMEs como Vulkan, Delta Frio, Apema, Frnaklin, Pizzani e outras que são fundamentais para o setor AVAC-R. Vale ressaltar que também contaremos com marcas de outros países como Itália, Turquia, Alemanha, Estado Unidos, que vêem no Brasil um grande mercado consumidor para o segmento.

Os expositores da Feira irão apresentar diversas soluções como máquinas, equipamentos, componentes para refrigeração, instrumentação e controle, isolantes térmicos, para arquitetos, atacadistas, compradores, consultores, distribuidores, engenheiros, instaladores, projetistas, técnicos e varejistas do Brasil e América Latina.

 

Contando os dias para a Febrava 2017? Dê uma olhada enquanto isso em nossa cobertura da última edição da feira, em 2015.

Saiba tudo sobre a FEBRAVA 2017 – A maior feira de refrigeração, ar condicionado e ventilação do Brasil

Visitantes já podem fazer credenciamento para a FEBRAVA 2017

Febrava 2017 – 20ª EDIÇÃO
Data: 12 a 15 de setembro de 2017 (de terça a sexta)
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo, São Paulo – SP
Informações: www.febrava.com.br

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Febrava 2017: Entrevista com Ivan Romão, gerente de produtos da feira"