[ x ] Fechar

Falta de ar condicionado leva centenas de criança a terem aula na rua

  • 04 de outubro de 2016
  • Nenhum Comentário

Falta de ar condicionado leva centenas de criança a terem aula na ruaNão é só no Brasil que estudantes e professores de escolas públicas sofrem com o calor durante o verão. Em Portugal, centenas de crianças do Centro Escolar de Rebordosa, em Paredes, estão assistindo as aulas no pátio da escola, por conta da falta de climatização nas salas de aula.

Protesto para fugir do calor

Levar as crianças para a parte externa do prédio e dar aula na sombra foi uma forma de aliviar o calor, mas que serviu como uma forma de protesto. “As salas não são Falta de ar condicionado leva centenas de criança a terem aula na ruaarejadas e ficam muito quentes. As janelas não abrem e o sol bate o dia todo. Já recorremos a ventoinhas que os pais trouxeram, mas o ar fica saturado, não circula, as crianças transpiram muito e é insuportável trabalhar”, lamenta a professora Carla Mendes.

O motivo da reivindicação é que desde que a escola foi inaugurada, em 2011, os funcionários reclamam da fala de condições das salas de aula, mas nunca foram ouvidos. “A situação existe desde que existe o edifício, mas este ano as temperaturas estão mais altas que o costume”, diz Carla.

Falta de ar condicionado leva centenas de criança a terem aula na ruaSegundo a Câmara Municipal de Paredes, o problema já estava sendo resolvido e os equipamentos de ar condicionado estão prontos para serem instalados em toda a escola a partir de hoje. “O presidente da câmara tinha assumido, no final do ano letivo anterior, que iriamos iniciar o processo de colocação de ar condicionado nesta e em mais três escolas, com orientação solar idêntica, e que também estão a dar problemas”, explicou a vereadora Hermínia Moreira.

Ar condicionado nas escolas brasileiras

Falta de ar condicionado leva centenas de criança a terem aula na ruaJá noticiamos aqui no blog, alunos que compraram ar condicionado para escola e não foram autorizados a instalar. Já publicamos também sobre estudantes que foram as ruas para protestar por falta de ar condicionado e alunos assistindo as aulas de biquíni.

Infelizmente aqui no Brasil não existe uma norma sobre temperatura adequada em salas de aula e nem uma lei que obrigue as escolas a fornecerem ar condicionado aos alunos e professores. Porém, altas temperaturas podem influenciar negativamente na concentração e no aprendizado dos estudantes.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *