[ x ] Fechar

Fábrica que produzirá ar-condicionado para trens é inaugurada em Araraquara/SP

  • 18 de novembro de 2014
  • Nenhum Comentário

Fábrica que produzirá ar-condicionado para trens é inaugurada em Araraquara/SPA Ibayo CLK, fábrica de aparelhos de ar condicionado para trens, foi inaugurada na última semana em Araraquara, no estado de São Paulo. A empresa, que fica no Distrito Industrial V do município, pretende atender todo o mercado brasileiro, assim como o de outros países da América Latina.

Com um investimento de R$ 5 milhões, o empreendimento foi construído em seis meses, em uma área de 4,5 mil m², doada pelo município. Inicialmente a fábrica terá a capacidade de produzir 1000 aparelhos por ano, mas com uma previsão de chegar a 2000 até o final de 2015.

O objetivo é atender os contratos da Iesa/Hyundai Rotem com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de Salvador (BA). Os equipamentos serão destinados às empresas através de um consórcio gestor.

Dois fatores decisivos para a idealização do projeto na cidade foram a localização geográfica de Araraquara e a construção de um dos maiores pátios de manobras ferroviárias do país que o município irá receber. O empreendimento gerou inicialmente, 25 empregos diretos, entre técnicos e engenheiros.

Idealização do projeto
A Ibayo Equipamentos Ferroviários Ltda surgiu de uma associação entre os grupos Unicoba, uma empresa brasileira com atuação nos setores de energia, eletrônica, informática e serviços, e a CLK, que produz sistemas de ar condicionado para trens de passageiros, um empreendimento conjunto entre as empresas Global Carrier e Autech. Foi uma união entre várias companhias parceiras que resultou na instalação da empresa na cidade.

Como os equipamentos de ar condicionado para tens, ônibus e caminhões ainda são importados, o objetivo da Ibayo CLK é nacionalizar o máximo de componentes possível e desenvolver profissionais, além de fomentar a indústria ferroviária nacional.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *