[ x ] Fechar

Experiência do cliente com o profissional de climatização: veja o que pode fazer toda a diferença

  • 13 de julho de 2017
  • Nenhum Comentário

Como você define o grau de satisfação dos seus clientes? Responda para si mesmo com toda a sinceridade. Você gostaria de receber na sua casa ou no seu estabelecimento comercial um profissional como você?

Hoje levantamos esse questionamento considerando um assunto que está em alta nos negócios e precisa ser priorizado: a experiência do cliente. Na verdade, esse assunto é aplicável a todos os segmentos, mas hoje iremos falar sobre a importância no setor de ar condicionado e o que deve ser feito para que isso possibilite bons resultados para o seu serviço.

Portanto, a seguir você irá ver:
• Quais são as boas práticas que todo profissional deve seguir
• O que deve ser proibido nessa atuação
• Vantagens da boa experiência do cliente

Alguns aspectos dessa jornada podem parecer bastante sutis, mas têm a chance de fazer toda a diferença para a pessoa que está contratando o seu trabalho, trazendo benefícios para você também, como veremos a diante. Para começar, iremos pontuar o que deve estar presente no seu serviço quando a ideia é oferecer a melhor experiência que o cliente pode ter.

Boas práticas que todo profissional de ar-condicionado deve seguir

O primeiro mandamento do nosso manual de como entregar uma ótima experiência ao cliente é investir em qualificação. E não estamos falando exclusivamente em pagar cursos caros e renomados. Claro que, se você tem a oportunidade de fazer isso, o ideal é aproveitar esse benefício (aliás, você pode ver aqui os últimos Cursos e Eventos do setor), mas nosso foco também engloba o tempo de estudo.

Recentemente publicamos aqui em nosso blog uma postagem sobre a prostituição do setor de ar condicionado, e recebemos muitos comentários de profissionais desestimulados devido à existência de muitos “penduradores” de ar – ou seja, pessoas que se dizem profissionais e atuam sem ter um embasamento técnico, o que acaba desvalorizando a profissão por cobrarem valores inferiores.

Com certeza o mau desempenho desse “serviço” acaba sendo percebido pelo cliente posteriormente, que se dará conta da importância de contratar um profissional qualificado, e não ir pelo “mais barato”. Portanto, fazer um serviço limpo e competente são pré-requisitos para satisfazer a clientela. Estudar e atualizar seu conhecimento em climatização são o caminho para oferecer um serviço agradável ao contratante.

Além disso, disponibilizar a garantia do serviço prestado também é necessário, se colocando à disposição inclusive para esclarecer possíveis dúvidas e solicitações. Essa abertura aliada a um bom atendimento pode ser um diferencial do seu trabalho, pois aproxima o cliente e torna o relacionamento um ponto positivo dos seus serviços.

Existem outras várias atitudes que podem ser aplicadas no dia a dia de trabalho para garantir um serviço e atendimento de excelência, como executar um trabalho limpo e caprichado, por exemplo. Os profissionais que se preocupam com os detalhes estão um passo à frente dos demais. Até mesmo um “bom dia!” ou “boa tarde!” dado com um sorriso no rosto pode influenciar para o cliente. Profissionais que conseguem unir competência e uma presença agradável na casa do cliente aumentam as chances de conseguir novos trabalhos.

O que não fazer

Não podemos nos restringir a orientar sobre como melhorar a experiência do usuário sem dar atenção também ao que você NÃO deve fazer. Considerando que explicamos acima sobre como o investimento em conhecimento é importante, fica implícito que não é adequado adentrar no setor sem ter uma instrução apropriada.

No entanto, precisamos ir além disso, e falar também sobre um fator de peso no jogo: a honestidade do profissional. Possuir o certificado de diversos cursos e anos de experiência podem ser grandes diferenciais, mas podem perder credibilidade caso você minta para o cliente ou aumente o problema, cobrando um preço mais elevado por um conserto simples e assim levando vantagem.

Podemos refletir melhor sobre essa questão com o vídeo abaixo, onde o programa CQC, da Band, exibiu um quadro que testava a honestidade de profissionais de diversas áreas. No caso dos técnicos de ar-condicionado, colocaram uma câmera escondida para simular a situação de uma cliente que queria o orçamento de um simples problema no aparelho. Os valores e as explicações dadas variaram bastante, conforme você pode ver:

Por isso, seja franco com os seus clientes e dê a real situação do problema, favorecendo assim a experiência com o seu serviço.

Vantagens da boa experiência do cliente

Após chegar até aqui você pode estar pensando “ok, mas o que eu ganho com tudo isso?”. Afirmamos com toda a certeza de que não são poucos os benefícios resultantes de um cliente satisfeito. Além da boa reputação e da confiança no seu trabalho que acabam sendo conquistados naturalmente, é preciso considerar que o cliente irá lembrar de você e voltará a te contatar para possíveis pedidos de manutenção preventiva e corretiva, sendo uma grande oportunidade de fidelizá-lo.

Além disso, o cliente que passa por boas experiências ajuda na divulgação do seu serviço automaticamente, indicando o seu contato para outras pessoas que precisam de um profissional atencioso e capacitado. Detalhes como esse podem aumentar o seu faturamento e fortalecer o seu trabalho, trazendo resultados positivos no final do mês.

Viu só como é importante pensar na experiência do cliente? Esperamos que você priorize essas observações no seu serviço e tenha um ótimo retorno. Se quiser, compartilhe com a gente um comentário sobre o seu relacionamento com a clientela.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *