[ x ] Fechar

Evaptainer: unidade de refrigeração para alimentos sem o uso de energia elétrica

  • 04 de janeiro de 2017
  • 2 Comentários

Uma unidade de refrigeração móvel e de baixo custo para armazenar e preservar alimentos está sendo desenvolvida por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A turma foi desafiada a criar algo que pudesse melhorar a vida de 1 bilhão de pessoas no Marrocos. Eles inventaram, então, um produto que mantém os alimentos frescos através do resfriamento evaporativo.

Entenda o conceito de resfriamento evaporativo

O Evaptainer não utiliza energia elétrica e pode ser usado em um amplo leque de aplicações. Seu conceito foi baseado nas antigas geladeiras de barro, as “Zeer”, criadas na África há mais de quatro mil anos. Para funcionar ele só necessita de água e areia. E mesmo assim, de acordo com os desenvolvedores, é capaz de triplicar e até mesmo quadruplicar o tempo de validade do alimento.

O dispositivo, que tem capacidade para cerca de 60 litros, é eficaz e durável. Inicialmente os testes foram realizados com 25 unidades no Marrocos e a durabilidade dos alimentos aumentou de dias para semanas. A ideia é testar mais produtos, cerca de 300 a 500 unidades no primeiro semestre de 2017. Desses, a metade será doada e a outra metade vendida por 25 dólares cada.

Problemas encontrados

O Evaptainer só é capaz de atingir o máximo de resfriamento em locais onde o clima seja seco. Quando a umidade do ar ultrapassa 40%, sua eficiência é reduzida, pois a refrigeração por evaporação depende das temperaturas externas e da baixa umidade relativa do ar.

O preço é outra questão que pode atrapalhar. Mesmo que para nós pareça ser relativamente baixo, no Marrocos muitas famílias ganham em média de 60 a 100 dólares por mês.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Evaptainer: unidade de refrigeração para alimentos sem o uso de energia elétrica"

  • gostaria de saber ,qual suporte mais resistente contra a marizia,pois eu tenho uma clientela que mora de frente pro mar,e o suporte esta enferrujando muito rapido ,menos de (03) tres anos poderia me indicar um suporte com material mais resistente desde ja obrigado