[ x ] Fechar

Europa aplica multa de 155 milhões de euros a gigantes de ar-condicionado

  • 22 de março de 2017
  • Nenhum Comentário

Após apurações e confissões, a Comissão Europeia (CE) decidiu multar seis empresas do setor por terem participado de cartéis de fornecimento de componentes de ar condicionado para automóveis. O valor total a ser pago devido ao envolvimento é de 155 milhões de euros.

Foi comunicado que as seis fornecedoras do caso – Behr (Alemanha), Calsonic (Japão), Denso (Japão), Panasonic (Japão), Sanden (Japão) e Valeo (França) – fixaram preços e trocaram informações sigilosas para dominar o mercado e aumentar os lucros. O contato foi realizado através de reuniões, e-mails e por telefone em quatro cartéis distintos que operaram entre 2005 e 2009. Todas as empresas admitiram a participação, considerando que Behr e Sanden foram as mais penalizadas, com multas de 62 e 64 milhões de euros, respectivamente.

A Denso, empresa japonesa, evitou uma multa de 287 milhões de euros ao revelar três dos cartéis, baixando consideravelmente o valor que deverá pagar por sua participação para 20 mil. Já a Panasonic também desviou das multas por divulgar o outro cartel.

Montadoras de carros que utilizaram peças das fabricantes

As envolvidas nos cartéis instalaram seus componentes em carros da Volkswagen, BMW, Daimler Mercedes, Volvo, Suzuki, Nissan, Renault e Jaguar Land Rover.

Margrethe Vestager, presidenta da European Commission for Competition, responsável por monitorar a competição comercial europeia, comentou sobre o caso. “Embora os componentes de ar condicionado e refrigeração não sejam vistos como produtos, são algo que representam bastante. Nesse caso, também foram algo que podem ter pesado na carteira, mesmo com o benefício de regularem a temperatura nos nossos carros. A decisão enfatiza que não aceitamos cartéis que afetem o mercado europeu”, declarou a comissária europeia.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *