[ x ] Fechar

Estudo mostra que água do mar do Caribe pode ser usada em sistema de ar condicionado

  • 23 de outubro de 2015
  • Nenhum Comentário

Montego Bay na JamaicaUm estudo realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, o CAF, descobriu que a água fria do fundo do mar do Caribe pode ser bombeada para ser usada como energia limpa para ar condicionado. O estudo foi feito em oito locais, em quatro ilhas do Caribe e descobriu que, o método é viável em Montego Bay, a Jamaica e em Puerto Plata, na República Dominicana.

“Estas iniciativas representam um importante passo no sentido de encontrar novas maneiras de atender às necessidades da população Caribenha de uma maneira auto-suficiente e sustentável que respeite o meio ambiente”, disse o especialista em energia, Alvaro Atilano.

O sistema e relativamente simples, e envolve a instalação de um oleoduto que atinja o fundo do mar, onde a temperatura da água é de cerca de 5ºC.  A partir daí a água é bombeada para a superfície de arrefecimento do sistema de ar condicionado.

Segundo o CAF, atualmente 100% da energia elétrica gerada no Caribe vem de combustíveis fósseis, que geram maiores níveis de emissões de dióxido de carbono. E com este método de geração de energia limpa, será possível abastecer milhares de sistemas centrais de ar condicionado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *