[ x ] Fechar

Espanhóis criam sistema de climatização com painéis de cerâmica

  • 27 de outubro de 2013
  • 2 Comentários

“Simples, sustentável e eficiente”, esse é o lema dos pesquisadores da Universidade de Alicante (UA), na Espanha, que desenvolveram um painel inovador de condicionamento térmico de material cerâmico.

Inicialmente pode parecer semelhante ao piso radiante, mas o sistema de climatização espanhol combina cerâmica com distribuição de água. O líquido flui por tubos, cuja temperatura é regulada, podendo aquecer ou resfriar o ambiente, por isso permite o uso de energia renovável. A principal inovação deste do projeto é a utilização de painéis de cerâmica que podem ser instalados nas paredes ou teto, seja em casa ou no escritório.

“A inovação é composta de várias camadas e pode ser facilmente instalado em tetos e paredes. Ele requer uma manutenção mínima e pode ser implantado em vários projetos e configurações, permitindo a criação de painéis de diferentes tamanhos e formatos”, explica o professor Victor Echarri Iribarren, diretor do grupo de pesquisa em Tecnologia e Sustentabilidade na Arquitetura da UA.

Os painéis são ideais por que não ficam visíveis, diferentemente dos sistemas de condicionamento tradicional, além de possuir discrição e praticidade.

A estrutura do painel é composta pelos seguintes elementos:
• Duas placas de cerâmica com baixa espessura (3-5 mm)
• Malha fina de polipropileno
• Tubos de cobre para a distribuição da água (ida e volta).
• Interface adesiva que fica localizada no meio da composição, servindo como pasta condutora.
• O isolamento térmico. Esta camada isola o painel interno da placa.

O sistema de condicionamento térmico foi desenvolvido pelo grupo de Tecnologia e Sustentabilidade na Arquitetura da UA, cujo trabalho tem sido apoiado pela Associação Espanhola de Fabricantes de Azulejo (ASCER) e do Instituto de Tecnologia de pesquisa cerâmica (ITC). Não há dados sobre a comercialização do sistema.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações do Diário Información.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Espanhóis criam sistema de climatização com painéis de cerâmica"