[ x ] Fechar

Escolas de Cuiabá não possuem fiação para ligar aparelhos de ar-condicionado

  • 14 de julho de 2013
  • Nenhum Comentário

Cuiabá é a maior cidade do Estado do Mato Grosso. Além de fazer parte da região do pantanal, a capital está entre as cidades mais quentes do Brasil, podendo chegar facilmente aos 42ºC. Durante todo o ano o clima que predomina na cidade é bastante alto, não baixando dos 30ºC. E mesmo assim ainda têm escolas da rede pública que não possuem aparelhos de ar-condicionado em suas salas de aula.

falta de ar MT

Tempo seco e calor constante. Mesmo no inverno o termômetro marca 30ºC em Cuiabá. Para estudar a situação fica ainda mais difícil, pois em algumas escolas públicas da capital mato-grossense a rede elétrica que é instalada no local não suporta aparelhos de ar-condicionado. A saída para os alunos é utilizar o ventilador de teto. Na Escola Estadual Nilo Povoas, há dois meses foi instalado um transformador de energia e 26 condicionadores de ar. Nesta mesma instituição já tinha alguns janeleiros instalados em algumas das 22 salas de aula, porém os novos aparelhos ainda permanecem sem funcionar.

Para José Donizete Ribeiro, diretor da instituição, é necessário que primeiro haja um reforço na estrutura da rede elétrica interna na escola para que o posto de instalação possa gerar energia para os novos aparelhos de ar-condicionado. Ainda neste mês, a escola recebeu cerca de R$42.000,00 da Secretaria de Estado de Educação para fazer a adequação interna.

A Escola Estadual Senador Azeredo também recebeu uma verba de R$24.000,00. Além disso, foi enviado para a instituição um transformador e 24 aparelhos de ar condicionado Split Hi Wall. Essa escola tem 13 salas de aula e nenhuma é climatizada.

ESCOLA RECEBE 24 APARELHOS

Através do programa Dinheiro na Escola, cuidado pela Secretaria de Estado de Educação, Mato Grosso recebeu cerca de 3 milhões e 300 mil reais para 82 entidades de ensino. Esse dinheiro será destinado para 739 escolas de Cuiabá, Vargem Grande, Rondonópolis, Confresa e Barra do Garças para manter a rede elétrica e assim, tentar manter os aparelhos de ar-condicionado ligados.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *